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sábado, 22 de setembro de 2012

Wing Chun - A arte dos punhos imbatíveis!

                                   
                                     Nenhuma arte marcial é mais consistente na arte dos punhos, tanto quanto o Wing Chun, não somente pela destreza e variações de bloqueios e golpes simultâneos, mas principalmente pela simplicidade de seus movimentos onde buscam a dinâmica fluente de seus golpes! Para compreendermos esta dinâmica, devos levar em conta que o Wing Chun não é uma arte em que salienta os "os golpes formais" como é constantemente visto nas demais artes marciais, o Wing Chun é conhecido também como a "arte dos punhos que enganam", pela sua versatilidade em atrair o golpe de seus oponentes para um alvo de penetração de seus ataques simultâneos...De braços e pernas, cotovelos e esquivas deslizantes!
                                     Para muitos praticantes de artes marciais, parece estranho a conduta de movimentação do W.C (Wing Chun), principalmente pela expressiva redução de movimentos, onde recuos e ataques jamais desgastam energias em movimentos sem necessidade, diferente das outras modalidades marciais, o W.C enfatiza o corpo estático em uma determinada ação de combate, mantendo sempre seu espaço e território protegido por duas barreiras intransponíveis ou seja; Braços e punhos de média, longa e curta distância! Suas pernas servem somente como demarcador de território e bloqueio de avanço de seus oponentes, seus chutes são curtos e ameaçam o movimento de avanço de seus adversários, atancando principalmente os membros inferiores e as pernas que buscam quebrar suas defesas!
                                        Muitas são as diversificações dos punhos do W.C, com movimentos de defesa circulares, utilizando como recurso a trajetória dos golpes dos oponentes, transferem a força exercida pelos ataques do oponente para eixos de ataque e defesa simultânea para diferentes partes do corpo ao mesmo tempo, como disparos rápidos e consequentemente impossibilitando reação de contra-ataque!
                                          Um praticante de W.C bem preparado não sai de seu perímetro de defesa, não pula para frente ou para trás, nem recua diante de um ataque eminente, age como uma muralha intransponível! Os punhos que interceptam, impedem que o avanço ocorra antes de sua finalização, os punhos que aderem, não permitem que seu oponente sinta-se livre para aplicar seus golpes pois isto ocorre a curtas distâncias, onde o principal objetivo é negativar a explosão de um golpe.
                                            Já os punhos que perseguem, tem com o critério principal a constante ação de um golpe em uma determinada região do corpo do oponente, com três ou mais sequências na mesma localidade, como um cão raivoso que ataca o tempo todo sem dar descanso a sua vítima ou reação de defesa!
                                             Os punhos que enganam, atraem a defesa do oponente para um alvo falso de ataque, abrindo a guarda do oponente na região do golpe real a ser aplicado um ataque efetivo, o W.C visualiza a defesa do oponente em determinada situação, chamando sua atenção para o lugar errado, fatalmente levando-o à derrota!
                                              Não menos importante, os punhos deslizantes,  escorregam entre os golpes de ataque do adversário, não bloqueiam, não prendem ou agarram, simplismente usam os braços para deslizar suavemente diante do ataque e atingido profundamente por onde passa...Como uma "onda que circula ao redor de uma pedra", assim age os punhos que deslizam!
                                                 Todo e qualquer praticante deve aprender a usar no momento certo cada punho, podendo usar diversos movimentos de punhos ao mesmo tempo, sempre buscando manter seu perímetro de ação focado em 1,5m (Um metro e meio) ao seu redor...determinando assim sua ação territorial, qualquer coisa que se movimente dentro deste perímetro, determina sua ação imediata, nada antes da invasão de seu territótio irá acionar seus movimentos, não importando o quanto se movimente seu adversário, desde que não invada seu espaço chamado de "Lua de ação".
                                                   Ainda teremos os punhos que aremessam, agindo principalmente nas articulações, os punhos que prendem, com o objetivo de impedir a movimentação de um agressor, os punhos que pressionam, na tentiva de romper o fluxo da força ou interromper a dinâmica de resistência corporal.
                                                     Falar de Wing Chun é o mesmo que falar dos movimentos dos galhos de uma árvore que agem de acordo com o vento, movimentam-se com os braços para várias direções ao mesmo tempo, esquivam-se como galhos mantendo seu tronco flexivel sem sair do lugar, isto é Wing Chun
"A Árvore das artes marciais", geradora de movimento dentro da inércia, sistema marcial que intensifica "o disparo" de golpes contínuos com velocidade, superando os golpes que usam a força bruta, poderíamos dar como exemplo os golpes de bico de um pica pau ou seja: Rápidos, continuos e no mesmo alvo...Assim age os punhos do Wing Chun!!! Como veremos no vídeo abaixo com o lutador de camiseta branca!



Vídeo demonstrativo das técnicas dos punhos do Wing Chun!



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Great Master Makáo

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As artes marciais mais eficazes em combate!...

                                   

                                    Pode parecer fácil dizer que esta ou aquela arte marcial e melhor ou pior ou se uma é mais eficiente que a outra, mas na verdade todas possuem seus pontos fortes e fracos diante de uma premissa de combate.
                                      É normal que um praticante de arte marcial considere sempre a sua "arte" melhor que as outras, seria como torcedores de um time de football (futebol) que consediram os seus times melhores que os demais.
                                      Mas na verdade não é bem assim, se analizarmos as diversas modalidades veremos que algumas técnicas marciais, enfatizam os ataques enquanto outros ao contrário, valorizam mais a defesa.
                                      As diferenças existentes entre as artes marciais são diretamente ligadas as metas e objetivos que buscam emn combate, não existe arte marxial somente de ataque be, como somente de defesa, todas possuem uma visão ambivalente de seus golpes, hora de defesa, hora de ataque!
                                       Nossa análise puramente técnica, irá focar somente nos princíos básicos dos fundamentos no combate de múltiplas diciplinas marciais, independente de sua origem ou seus predicativos culturais e aptidão de beleza em formas e movimentos! Nem sempre um golpe bonito é eficiente , um golpe rápido é preciso ou um golpe forte demonstra qualidade de impácto...Portanto, deixando de lado a arte marcial de apresentações e espetáculos, deixando de lado fatores como: performance física de seus praticantes, habilidades com armas, irei me restringir somente na "arte marcial" como objetivo de análise, deixando de lado as outras influências externas (Mestres- escolas- atletas), mesmo porque não estaremos analizando o combate como desempenho humano, mas sim como desempenho sistêmico de combate... Então vejamos:
                                           Quais seriam os elementos ao qual poderíamos dispor para esta análise imparcial ?

Os principais quesitos para um combate perfeito são estes dez ítens abaixo:

1º- Técnica que mais evita sofrer golpes nos orgãos considerados mortais em um combate.
2º-  Técnica que movimenta-se com facilidade para todos os lados sem dificuldade.

3º- Técnica que disponibiliza em combate, movimentos com objetividade de ataque e defesa, sem que com isso permita alto índice de contra-ataque.

4º- Usa proporcionalmente os braços e pernas simultâneamente em combate, bem como outras partes do corpo (cabeça- articulações quadril- ombro).

5º- Técnica que adapta-se em qualquer ambiente de combate, seja ele aberto, fechado, grande, pequeno e até mesmo em espaço reduzido como em um elevador!

6º-  Técnica que idependente de acessórios (protetores, luvas, vestimentas especiais),  que obtenham bons resultados... 

7º- Técnica  com aplicativos eficientes em  "chaves e contra-chaves", bloqueios, esquivas, saltos e mobilizações...

8º-  Técnica que tenha bom desempenho em combate, com mais ou igual a  dois oponentes ao mesmo tempo! 

9º-   Técnica que saiba agir em movimento, bem como estático, na defesa ou no ataque!

10º-   Técnica que saiba atuar em combate em curta, média ou longa distância!

                                        Perceberam? Um combate nas artes marciais, serão analisados neste 10 (dez) princípios básicos, desta forma poderemos ter uma noção correta de desempenho e funcionabilidade de uma arte marcial, seja ela qual for!
                                          As "artes das lutas" que obtem as maiores partes dos ítens acima citados, evidentemente serão consideradas as mais eficientes entre as outras, não há como refutar tal princípio! Muitos lutadores aprendem duas ou mais artes para melhorar seus resultados, isto prova que muitas delas são insuficientes em algum ponto caso sejam usadas individualmente, então nestes casos, é o atleta que é mais bem preparado e não sua arte pois não é completa, necessitando buscar outras modalidades que supram suas deficiências! Baseado nas 10 (dez) atribuições necessárias para um bom desempenho no combate, ao qual foi demonstrado anteriormente, podemos facilmentereconhecer os pontos fracos e fortes de cada arte!
                                           Algumas limitam-se apenas no uso de braços, outras limitam-se somente no uso das pernas, enquanto muitas somente buscam a mobilização, poderemos encontrar aquelas que nem propiciam técnicas de chão!
                                            A variedade de artes marciais são enormes, mas na sua maioria aplicam e destribuem golpes semelhantes com pequenas variações técnicas.
                                            Fica visível que uma modalidade técnica marcial, depende em muito de seu praticante, pois todas as artes marciais só seriam completas se unidas em uma só! Isto é quase impossível técnicamente, pois cada qual reage de forma diferente diante de um combate! Mesmo o Kung Fu (Arte Marcial Chinesa e considerada a mãede todas as artes marciais), possui centenas de estilos com diferentes formas de ação em combate, mesmo estas técnicas se proliferaram separadamente e com características distintas uma da outra! 
                                             Se analisarmos friamente perceberemos que "nenhuma" arte marcial atualmente possui todos os ítens acima mencionado, sempre faltará pelo menos um ítem a ser desenvolvido pelo praticante...
                                             Enfim, temos mais um fator significativo para levar em conta, o "fator Psicológico da arte da luta", sendo assim, devemos considerar importatante a cultura de treino mental e emocional do praticante, afinal de contas uma arte marcial deve ter atributos filosoficos ou pelo menos psicológicos para manter o corpo e a mente alinhados em perfeito equilíbrio, caso contrário de nada adianta a boa qualidade de golpes sem um percepção de luta e um perfil emocional bem organizado... 
                                               Muitas artes marciais não valorizam o desenvolvimento mental de sua arte, achando que apenas a força, flexibilidade e perícia técnica seja suficiente para um bom combate, enquanto outras, paralelamente aos treinamentos técnicos, amplificam suas possibilidades de combate, com técnicas de meditação, relaxamentos, técnicas de observância corporal e intensos treinos de superação emocional diante de um combate.... Sua arte também aplica tais objetivos?

                                                De qualquer forma, o mundo das artes marciais renovam -se na busca do caminho do "Tao", cada qual de sua maneira...
                                                 Mas acredito na "assinatura " de cada uma delas, no encanto de suas técnicas portanto posso afirmar:

"A arte marcial é como uma tela em branco, onde cada qual possui o dom de criar sua obra, basta fluir externamente o que interiormente é guardado. como na arte de um artista plástico, são necessários o desnvolvimento de algumnas técnicas, o conhecimento da alguns acessórios (tintas e pincéis), a arte marcial não deve restringir-se ao óbvio, nem tão pouco limitar-se aos conceitos, mas acima de tudo fluir...
                                              Criando assim, uma verdadeira arte, onde o principal combate a ser travado é contra a limitação e superando o maior adversário em questão...Si mesmo!  
  
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Great Master Makáo

                                     
                                      

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

                                 Lam Sai Wing 林世榮
                                (1860 - 1943)


Lam Sai Wing  nasceu em 1860 e morreu em 1943. Mestre ao qual seguindo sua linhagem de "kung fu", foi o responsável pelo desenvolvimento do estilo Hung Ga (Tigre) até os dias atuais. Falar no estilo Tigre Shaolin do Sul seria impossivel sem a devida mensão do nome de Lam Sai Wing. Ele teve diversos alunos, entre eles os mais famosos são os grande-mestres Lam Jo e Chiu Kao, patriarcas das famílias mais numerosas de Hung Ga hoje em dia.
Quatro são consideradas os pilares do Hung Ga, são elas:
  1. Gung Gee Fuk Fu Kuen (工字伏虎拳, "Domando o Punho do Tigre na Forma da Letra Kung - Trabalho")
  2. Fu Hok Seung Ying Kuen (虎鶴雙形拳 - "Punho Combinado da Forma do Tigre e da Garça")
  3. Tid Sin Kuen (鐵線拳, "Punho da Linha de Ferro")
  4. Sap Ying Kuen (十形拳,"Punho dos Dez Padrões"), também chamada de Ng Ying Ng Hong Kuen (五形五行拳, "Punho dos 5 Animais e dos 5 Elementos").
    Lam Sai  incrível Mestre do estilo tigre, elevou sua arte tradicional aos mais altos níveis de desenvolvimento marcial, foi ele o responsável pela supremacia deste estilo entre os mais difundidos em toda a China bem como ao redor do mundo!
                    Sendo ele cultuado por todos os seguidores de seu estilo, bem como por outros Mestres de outros estilos, está entre os mais celebres personagens da história do Kung Fu do último século...





As posturas do Hung Ga (Tigre) eternizados pela figura do Grande Mestre



Os conhecimentos de Lan Sai Wing podem ser encontrados em livros sobre seu estilo "O Tigre" em diversos idiomas

                                   Estilo profundamente eficiente tornou-se mundialmente  conhecido, e a imagem do Honorável Mestre reconhecido por muitas escolas de diversos estilos de Kung Fu!


"As garras do Tigre" deram origem a diversos seguimentos do Kung Fu atual, sendo responsável também pela origem de outras técnicas felinas de Kung Fu. 

Mestre em fotos raras no período da divulgação de seu estilo!


Uma lenda do Kung Fu


Lam Sai Wing 林世榮

""Grão Mestre das virtudes, homem com alma de Tigre desenvolveu suas Garras em nome de uma tradição ao qual todos devem se espelhar"

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Great Master Makáo

sábado, 8 de setembro de 2012

Martial Arts Philosophy- Filosofia das artes marciais - 武術哲學

                        

                                                    Não haveria uma forma de manter as artes marciais até os nossos dias atuais, caso não houvesse uma profunda filosofia por de trás de seus ensinamentos. Séculos e séculos de busca interior mantiveram a arte marcial e seus seguidores, direcionados a lapidação de suas armas, de seus corpos e mentes, com a única meta a ser seguida... A evolução da alma de um guerreiro!
                                                    Em tempos atuais, o objetivo das artes marciais, perderam parte de seu significado raiz, mesmo assim, muitos buscam manter a tradição dos antigos Mestres, monges e guerreiros, trazendo uma chama de luz que mantem-se, iluminando os caminhos da senda das artes marciais... 

                                                  Para muitos, as artes marciais não passam de movimentos que tem como intento apenas a arte do combate com golpes mortais, mas na verdade, existe uma série de desenvolvimentos por de trás destes golpes buscando a integração do ser como um todo, seja na busca física, mental ou espiritual, tornando seu praticante conciente de todas as suas atribuições existenciais!

                                                  Como veremos a seguir, a filosofia marcial possui uma integração de seu praticante com o mundo ao seu redor, a busca do equilíbrio é fundamental seja qual for o método praticado... Nesta postagem teremos a grata satisfação de encontrar algumas pérolas dos ensinamentos  de alguns Mestres e praticantes, que sem dúvida irão abrilhantar o desenvolvimento nas artes marciais de meus leitores!



"A 3 coisas que nuncam voltam para trás a flecha lançada, a palavra falada e a oportunidade perdida"!
Provérbio chinês!
A arte marcial manifesta-se no homem, quando este chega a tomar consciência de que faz parte do Universo e inteligentemente faz uma analogia entre a expressão do Movimento Universal e a expressão de seu próprio movimento...
Pensamento Anônimo
“É o ego que se mantém rígido contra as influências de fora. É essa rigidez do ego o que torna impossível, para nós, aceitar tudo o que nos confronta...Devemos fluir, apenas isto, o resto é usar a imaginação".
Bruce Lee


"A natureza humana não deve apenas perceber o movimento das coisas que lhe interessam, deve acima de tudo, perceber o movimento do que está aparentemente inerte e em silêncio... O segredo do conhecimento oculto, está a disposição daqueles que percebem a vacuidades de todas as coisas"!
Monge Wong Xiá Jun ( Templo Shaolin) 

" Para o discípulo que busca o conhecimento das lutas, para o lutador que quer vencer suas batalhas internas e externas, para o professor que quer ensinar sem erros, para o Mestre que não se deixa corromper pelas inquietudes de seus discípulos, para o verdadeiro adepto, resta apenas uma questão...Aprender a silenciar as "ondas" de seu oceano interior!
Lan Fay Chang - Mestre de Kung Fu (1818).

  
"Conhecer-se é dominar, dominar-se é triunfar..."
Jigoro Kano (Patriarca do Judô)


"Quando comecei a treinar artes marciais, descobri uma força interior que não conhecia, tempos depois tornei-me Instrutor, aí descobri ainda sabia muito pouco para ensinar, passou alguns anos e tornei-me Professor de minha escola...Aí percebi  que ainda havia muito que aprender, agora que sou Mestre, percebo que por mais que eu me esforce, o conhecimento é uma estrada que se inicia a caminhada, mas nunca se sabe quando termina..."
Bill Walace ( Mestre de Karatê)


"Semeie um pensamento, colha uma ação:
semeie uma ação, colha um hábito;
semeie um hábito, colha um caráter;
semeie um caráter, colha um destino"
Provérbio Chinês

" Se voce tem medo de perder uma luta,mesmo que saiba lutar...
Se voce tem medo de decepcionar seu Mestre, mesmo que ele se orgulhe de voce...
Voce está preparado, pois o que sente não é medo...É respeito por tudo que aprendeu". Cheng  Park Lee (Mestre de Kung Fu- 1924)  


"Quando sou atacado eu fujo o mais rápido possivel.. Para dentro de meu oponente".
Rocky Marciano (Lutador de Boxe- 1952)

"Se quero se perfeito em meus golpes, busco fazer tudo o possivel para evitar repetir os mesmos movimentos em uma luta...nunca ataco duas vezes de forma igual ou no mesmo lugar, este é meu segredo"! Mohamed Ali (lutador de Boxe)

"Para fluir o corpo, a mente deve ser como a água, deve fluir ...Sem medo DE AGIR"!
Bruce Lee

" Não basta ser duro como a rocha é preciso ser a rocha, não basta ser rápido como o vento é preciso ser o vento, não basta ser flexível como o bambú é preciso ser o bambú...Não basta entender estas coisas é necessário ser todas as coisas e ao mesmo tempo, isto é o Tao! Mestre Lung Xian (Mestre de Kung Fu- 1912)  

"Fique em silencio, não abra os olhos, não se mova, deixe a mente respirar, deixe o corpo adormecer, deixa a alma despertar, sinta-se ...Isto é fluir, isto é meditar".
Tang Fay Chun ( Monge Shaolin)

"Agarrar como se subisse uma montanha, deslizar como uma pena ao vento, penetrar profundamente como uma pedra lançada ao rio, aderir e absorver o movimento como a areia absorve a água, mover-se como o bambú fixo, porém maleável para todos os lados como um pêndulo, isto é fluir o corpo ordenado é libertar a mente  do movimento óbvio, isto é Kung Fu" Mestre Makáo



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Great Master Makáo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Wing Chun sem Fronteiras-詠春無國界

                              

                                A cada dia que passa, as modalidades de artes marciais, vem de encontro as principais características que fazem do Wing Chun uma das artes mais praticadas na atualidade em todo o mundo: Mobilidade-direcionamento e Velocidade...
                                 O Wing Chun ou Vin Tsun(詠春) entre muitas as maneiras e formas aos quais é chamado, propões uma visão totalmente voltada a defesa simultânea com o ataque e diferencia-se das demais artes, pela sua dinâmica de movimentos que variam entre golpes de longa, média e pequena distância!
                                Voltado para o menor número possivel de movimentos e menor desgaste de energia em um ataque ou defesa, procura em sua ação a passagem entre bloqueios e golpes do oponente, ao qual coloca-se diante dele em um combate!
                                    Mesmo sendo um estilo de Kung Fu, possui diversos seguimentos em sua doutrina marcial, baseado no uso de 70% do uso dos punhos, 20% do uso de chutes e 10% de chaves e contra-chaves, tornou-se a arte marcial mais bem recebida neste novo século, sendo considerado por muitos, a arte marcial mais eficiente  em defesa pessoal e social...
                                  Ultrapassando os limites aplicativos das artes atualmente praticadas, onde muitas vezes a agressividade de movimentos tornou-se uma vertente coletiva entre elas, o Wing Chun devidamente praticado, proporciona ao seu praticante uma visão mais ampla e natural de um combate corpo a corpo, quebrando regras onde outras artes sugerem a força desmedida e a agressividade em seus golpes.
                                      Ao ver um Mestre de Wing Chun, com pelo menos 20 anos de treino, aplicar seus golpes e movimentos, iremos perceber uma incrivel versatilidade de golpes e uma perícia inigualável no uso das mãos e braços, bem como a facilidade de atingir seus alvos no momento de um combate.
                                       Velocidade é a "chave" para seu desempenho, evitando espaços intermediários de tempo, entre um golpe e outro, impedindo desta maneira, golpes de contra ataque e tempo para a retomada de iniciativa de seu oponente! Seu alvo? Todas as articulações, terminais nervosos e pontos de fluxo sangüineo (vasos-veias e artéreas).



                                          Para um iniciante, que pretende praticar a arte do Wing Chun, terá que levar em consideração o fato de que a força é a menor das aplicações usadas no Wing Chun, no lugar da força a pressão, no lugar do impácto rígido será visto o impácto consecutivo e colineares... Onde a farramenta principal são os golpes contínuos em diferentes partes do corpo ao mesmo tempo!  
                                            Wing Chun é um "jogo de Xadrez" onde cada movimento é feito, buscando a visualização dos possiveis movimentos de seu adversário, muitas vezes, três ou mais movimentos a diante. 

                                              Praticar esta arte é mais que aprender uma maneira sutíl de se defender, para muitos é um mecanismo suave e ao mesmo tempo instintivo de trabalhar o cérebro com movimentos rápidos e reflexos imediatos, enfim, no "piloto automático".
                                            Um bom lutador não pode pensar no golpe a ser aplicado, a resposta cerebral deve ser imediata, sendo este o principal objetivo das artes marciais, mas poucos atingem com tanta facilidade como o Wing Chun!
                                               Dentro da filosofia do Wing Chun, o desgaste deve ser minimo na aplicação de golpes, a economia de movimentos é sua principal característica, mesmo que para isto obrigue seus adversários em usar da maioria de suas defesas para evitar apenas uma série de ataque do Wing Chun!
                                               O período mínimo para um bom desempenho de um praticante é de aproximadamente 6 anos de intensa aprendizegem e pesquisa. A partir deste princípio, o adepto começa a se desvencilhar de antigas características de defesa sistêmica e passa a reagir por instinto e percepção amplificada!
                                               Primeiramente o adepto iniciante deverá controlar de forma igual as reações dos seus membros superiores (lado direito e esquerdo), aprendendo a se tornar ambidestro no momento de aplicar seus golpes. Desta forma não terá dificuldades em disponibilizar qualquer um dos lados para a aplicação de defesa e ataque! Em seguida, deverá iniciar uma nova fase, a visualização de espaço entre golpes curtos e longos, desta forma saberá reagir em qualquer distância de seu alvo de ataque ou de defesa! Posteriormente a esta fase o adepto deverá tomar conhecimento dos quadrantes de bloqueios, triangulações de pernas e referências de meridianos internos de "ação", sendo assim, a arte do Wing Chun permite ao seu praticante uma visão mais ampla de tudo que está a sua volta, como um radar capta todas as diversas vibrações de movimento e por meio delas, reage de imediato!
                      Wing Chun, a arte marcial sem fronteiras deste século! 

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Great Master James Makáo


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jackie Chan - Uma vida dedicada ao Kung Fu Mundial

                                     Chan Kong-Sang ( 房仕龍), mais conhecido como Jackie Chan, ( nascido em Victoria Peak, Hong Kong, no dia 7 de abril de 1954) é uma das figuras mais bem quistas junto aos praticantes de artes marciais, tornou-se  a representação chinesa mais respeitada no ocidente após  Bruce Lee ao qual foi responsável pela sua aparição nas telas de cinema como dublê, fato este, que tornou Jackie famoso em seus filmes, por interpretar as cenas de perigo, sem auxílio de dublês, muitas vezes pondo sua própria vida em perigo! Mas o que a maioria das pessoas não sabem,  que Jackie Chan iniciou os estudos nas artes marciais ainda muito cedo...Jackie Chan (conhecido na China como (Dragão Chan sheng long" 成龙) nasceu em uma família extremamente pobre, tão pobre que Chan quase foi vendido para um rico casal britânico quando ainda era bebê.
                                    Em 1976, quando Jackie foi para Austrália para rever seus pais, decidiu que deveria trabalhar um pouco por lá para ajudar em casa. Então, um dos amigos de seu pai, um sujeito chamado Jack, levou Yuen Lo para uma construção. Jack soube que Chan Kong-Sang não era um nome para trabalhadores australianos. Então Jack juntou o seu nome com mais algumas letras, primeiro ficou Jacky e depois formou Jackie, daí em diante todos por lá o chamavam de Jackie Chan.
                                    Desde seus nove anos, Jackie Chan, praticou alguns estilos de Kung Fu, em função de sua participação na "Ópera de Pequim, berço de sua profissão como ator". A partir dos dez anos o jovem Chan Kong-Sang teve contato com os estilos de Kung fu, Hung Gar (Tigre), o She Chuan (Punho da Serpente), o Zui Ba Chien (Oito Imortais Bêbados), e claro o Wing Chun. Seu primeiro Mestre, foi um Instrutor respeitado de Hapkido chamado Jin Pal Kim conhecido como"Tigre Voador", mais tarde iniciou seus estudos propriamente dito no Kung Fu clássico nos anos 60, sua trajetória nas artes chinesas atingiram uma grande transformação que mudaria toda a sua vida.
Jackie Chan - praticantes de cinco estilos de Kung Fu
Tigre - Serpente - Bêbado- Macaco e Wing Chun
                               "Wing Chun foi uma das grandes formas onde Jackie Chan desenvolveu, entre os demais estilos por ele praticado, esta técnica mundialmente conhecida por ter sido praticada por Bruce Lee, também fez parte da vida de Jackie Chan, ao qual teve como seu Mestre, o filho de Ip Man (Ip Ching). 

                                  Jackie Chan praticando Wing Chun no Mudjong
                                          O artista marcial sempre teve uma preocupação em transferir para as telas de cinema, a íntegra dos estilos por ele praticado, mesmo dando uma visão mais humorística em seus personagens, jamais deixou de levar a sério a sua conduta como artista marcial, transmitindo a verdadeira prática dos estilos tradicionais que ele dispões em seu conhecimento vasto sobre o Kung Fu!
                                        Considerado por muitos Mestres, um dos mais completos conhecedores da técnica da serpente da atualidade, estilo este que o consagrou como artista marcial nas telas de cinema do mundo inteiro!
                                        Atualmente Jackie Chan possui muitas atribuições em sua vida, como empresário, possui uma grande representatividade no Ocidente, como representante de sua terra de Origem (China), rico, bem sucedido homem de negócios, ainda mantém sua escola de Kung Fu (Hong Kong). Exemplo de dedicação entrou para o corredor da fama e inspirando muitos, na prática do Kung Fú mundial!
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Great Master Makáo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

-Perguntas e respostas com o Monge Shaolin Shi De Yang 释德扬.

                                            
http://www.shiyang.com
网站建设中

                                             Muito se fala da supremacia marcial do Kung Fu, da mesma forma, a curiosidade sobre o Templo Shaolin e seus fundamentos filosóficos, aqui será retratado por intermédio de um texto, onde o Grande Mestre dá seu depoimento sobre a filosofia Shaolin em 2010, Grande Mestre Shi De Yang, 31ª geração monge Shaolin, é considerado por muitos estilos  como sendo uma das maiores sumidades sobre a filosofia Shaolin da atualidade!
                                             

                                                 Este exemplo de conhecimento, ao visitar o E.U.A deixou em seu relato, o verdadeiro significado do Kung Fu, não somente como arte marcial, mas também como filosofia e compreensão da alma humana (matéria do Day Post)!
                                                 Estudioso dos três sublimes tradições Shaolin (Chan - Wugong e a medicina tradicional Chinesa), oferece uma profunda reflexão desta filosofia budista, para todos os Praticantes de Artes Marciais e propriamente dito, a Arte do Kung Fu e seus diversos estilos!

                        Mestre Shi De Yang, como iniciou nos estudos do Kung Fú?

-  Iniciei aproximadamente a vinte poucos anos quando conheci meu Mestre, eu o conheci por intermédio de um outro monge! com este Mestre aprendi a filosofia Budista bem como a técnica Chan... Particularmente posso afirmar que uma das coisas mais importante que ele me transmitiu como devemos aprender a conviver e relacionarmos com outras pessoas...

              Como o Senhor poderia nos explicar o método Shaolin de Kung Fu?
Todo praticante do método Shaolin, tem como princípio básico a comunhão das forças geradoras da vida, para isto, não basta desenvolver o corpo físico com técnicas de Kung Fu, mas também perceber mentalmente a integração emocional  que são geradas , pois uma mente que não está bem preparada usará os conhecimentos do Kung Fu de forma errada....Kung Fu Shaolin é a união do corpo e da mente, criando um ser completo em pensamento e ação física!
               Mestre Shi De Yang, a prática de uma arte marcial como o Kung Fu, não pode fugir um pouco dos conceitos tradicionais do Budismo, que vai contra a violência?
Kung Fu é a habilidade em todos os sentidos, a violência existe para uma mente violenta, mas para um praticante que aprende a dominar sua mente, a violência deixa de existir, em seu lugar  resta a "habilida" de servir ao semelhante....Pode parecer que o Kung Fu seja violento, mas o objetivo principal é dominar a fera interior que predomina na alma humana que torna o indivíduo violento...
              No budismo afirmamos que "Até mesmo uma rosa mantém seus espinhos para se defender...Isto é Kung Fu!  

               Mestre, qual é a trajetória que um discípulo irá seguir no templo Shaolin? 

A natureza humana precisa conviver diariamente com atribuições comuns, tais como cuidar do alimento, estudar os livros sagrados, nutrir-se de bons pensamentos pela meditação diária, ser um monge é acima de tudo viver simplificando a vida, com ações simples, pensamentos simples e sentimentos simples...O caminho da vida é gerado pela simplicidade das ações...nada mais!
                  O esforço pessoal de cada iniciante nas artes do Shaolin estão diretamente ligados a exclusão mental e física dos conceitos de ambições interiores, praticar o Kung Fu é superar os obstáculos que cada um de nós costuma criar, buscando de forma "simples" a compreensão da complexidade da alma humana...

                Porque o Kung Fu busca praticar os movimentos dos animais?

   O kung Fu busca nos animais a simplicidade instintiva de seus movimentos, o lado racional do ser humano impede com que seja  realizado muitos feitos extraordinários, para isto, o Kung fu busca mais do que imitar as ações dos animais, mas compreender a dinâmica do instinto animal, não é o caso de "imitação" mas sim reconhecer os predicativos animais em cada um de nós!
                     
A filosofia Budista no templo Shaolin bem como seus ensinamentos são transmitidos na íntegra, como no ínicio?

Tudo que é "verdadeiro e correto" é imultável, não haverá como mudar a verdade, desta forma, os ensinamentos do Templo Shaolin permanecem sempre da mesma forma, com os mesmos conceitos desde sua fundação...

O conhecimento Shaolin divide-se em diversos atributos, seja na medicina oriental, na arte e na filosofia, poderia falar a respeito disto?

                  Não existe uma maneira de separar estes atributos, no Kung Fu devemos conhecer a arte da cura, conhecer os pontos vitais, pois tudo isto é fundamental para a prática correta do Kung Fu, já a filosofia é a manutenção dos pensamentos, sem a filosofia Zen, perderíamos a compreensão de nós mesmos e de tudo que existe a nossa volta. Kung Fu é a unificação do corpo hábil com uma mente sadia e um espírito voltado ao "simples"!
                  Em nossa filosofia temos o objetivo de conviver em paz com o mundo em que vivemos, não agredir a natureza, mesmo que para isto tenhamos que superar a agressividade diária que levamos nossas vidas. Aprender os movimentos do Kung Fu, seja qual for o estilo pretendido, tem como objetivo fluir todo o potencial adormecido, não para vencer lutas, mas aprender a lutar para vencer a si mesmo e vencer a violência gratuita de algumas almas sem distinção do certo ou do errado! 
Sabemos que o Kung Fu é a mãe de todas as artes marciais, mas nos dias como é visto pelo Kung Fu as novas modalidades como o M.M.A?
Uma águia não pode julgar o rastejar de uma serpente, nem a serpente poderá compreender o vôo de uma águia, ambas são o que são, cada qual em seu jeito de ser, mesmo sendo diferente uma da outra, cada qual busca defender-se de acordo com sua natureza... O kung Fu vê desta forma, o que achamos? Achamos que serpentes não voam e águias não rastejam, cada qual sobrevive de sua forma, na simplicidade de sua natureza... Não devemos tentar dar asas as serpentes e nem tão pouco veneno para a águia, cada qual é o que é e não devemos misturar ... Muitas artes surgiram desde a criação do Kung Fu, São diferentes formas de ver a mesma coisa!

Que conselho o Mestre Shi De Yang, daria para aqueles que desejam aprender o Kung Fú?

Aprender o Kung Fu é respeitar e fluir bons pensamentos, treinar Kung Fú é acima de tudo, exige higiene física, mental e espiritual, sem isto não existe maneira de praticar ...Muitos procuram o Kung Fu para defender-se e ter mais segurança, mas a segurança é algo que estaremos sempre arriscados a perder...
                            Não devemos ver a segurança como algo definitivo, devemos aprimorar nossos recursos, pois caso não façamos isto a segurança some!
                             Pratique Kung Fu com a mesma simplicidade e com a mesma rotina em que voce come, banha-se, veste-se e trabalha, a rotina diária irá manter os recursos para um bom desempenho na arte do Kung Fú!


Quais os princípios básicos do Kung Fu Shaolin?

Resistência física, persistência mental, consistência emocional, coerência espiritual!
                     Sem estes princípios tudo que é simples se torna mais dificil em aprender! Kung Fu significa "Tempo de Habilidade ou habilidade humana", somos todos hábeis se soubermos seguir o caminho da simplicidade...



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 Great Master Makáo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

INTERNATIONAL SCHOOL OF WING CHUN AND KAK KAN CHUN BRAZILIAN STYLE

                                        Em meados dos anos 80, iniciei minha trajetória de estabelecer uma escola de kung fu no sul do Brasil, especificamente no Paraná, em sua Capital Curitiba, a partir desta época, percebi o quanto seria grande a minha luta para introduzir o Kung Fu na sociedade Curitibana. Neste período já havia se passado sete anos desde o falecimento de meu amado Mestre "(Chen) Lo" ao qual havia me determinara a continuidade de seu estilo e linhagem! Minha primeira escola na Capital do Paraná foi na Rua Pedro Ivo, onde estabeleci o contato com meus primeiros alunos, onde firmei convênio com o colégio Anchieta...Ministrando aulas para os alunos daquele estabelecimento de ensino, naquela época minha escola chamava-se "Academia Templo de Kung Fu" e chegou a ter 200 alunos matriculados.
                                           Assim iniciou-se minha carreira como educador de arte marcial no Paraná, após três anos com minha escola neste endereço, tive que buscar um local maior para que meus alunos obtivessem melhores condições de espaço, foi quando mudei-me para o Edificio Moreira Garcez, onde ocupei metade de um andar, com mais de 500 metros de área. Mas infelizmente o local após dois anos, fora vendido para um grupo de empresários que tinham como objetivo a criação de um Shopping naquele local, assim todos os ocupantes do edifício tiveram que mudar-se novamente! 
                                        Meu novo endereço, foi na Rua Vicente Machado 666, ao qual não possuia o tamanho ideal, pois contava com 300 alunos naquela época, neste período eu iniciei um projeto de expansão da escola, criando uma filial  na rua Barão do Cerro Azul, no final dos anos 80, com tais mudanças e com um crescimento contínuo, no início dos anos 90, minha escola mudou seu nome para "Escola Chan Tao", nome este que perdurou por oito anos, período este, que montei mais cinco filiais espalhadas pelo Paraná, nas cidades de Londrina, Cascavel, Medianeira, Foz do Iguaçu e Maringá!                      
                                      Neste período, minha escola contava com o total de 800 alunos, somando as academias de outras cidades, foi neste momento que introduzi o estilo Kak Kan  ao qual fui seu codificador, unindo os estilos Wing Chun e a técnica do Leão! Ao mesmo tempo que coordenava todas as escolas com meus axiliares formados, novamente mudei o nome da escola para seu nome definitivo ou seja:
                                    International School of Wing Chun and Kak Kan, pois naquela época, havia inaugurado mais duas escolas, uma nos E.U.A e outra na Argentina.
                                    Em 1995, quinze anos após a criação de minha primeira escola, meu estilo de kung fu era praticado por mais de 1.500 pessoas espalhadas pelo Brasil e em outros cantos do mundo, foi quando decedi afastar-me das artes marciais em 1996, retomando minha vida em outras atribuições! Deixando aos cuidados de alunos formados, o meu estilo e as escolas por mim fundadas! Hoje retomei o ensino, difundindo meus conhecimentos na mesma Capital (Curitiba). Mantendo a tradição ao qual meu Mestre amado havia me incumbido...Hoje a International Schoolk of Wing Chun and Kak Kan Chun é devidamente reconhecida pelas principais Instituições Mundiais, como sendo pioneira no Paraná no ensino do Kung Fu!
                                    Esta é minha história...
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Great Master Makáo- 10 º Nível (Gung)

                                   Maiores informações- mestremakao@hotmail.com 
   

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Técnicas e treinamentos para ter um chute eficiente ....

                                  

                                        A maioria dos praticantes de artes marciais, sejam quais forem os estilos escolhidos, sentem uma incrível atração pelas técnicas de chutes e pontapés, mas na verdade, um chute eficiente tem como princípio quatro fatores a serem considerados, sem estes princípios, um chute pode ser bonito mas não atinge seu objetivo que seria a finalização de um ataque! Então vejamos:

OS quatro princípios básicos de um bom chute:

1º- Equilíbrio- Um chute diferente do que muitos pensam, tem seus segredos e métodos para um bom desempenho, primeiramente o praticante deve preocupar-se com a "estabilidade corporal", não apenas no momento de lançar a perna em um chute, mas principalmente na hora do impácto com o alvo pretendido.
                            Para isto, será necessário uma série de exercícios que possibilitem o equilíbrio corporal, o equilíbrio na trajetória do chute e finalmente o equilíbrio do movimento de retorno da perna ao chão após efetuar o chute em questão!

Equilíbrio corporal- Na maioria dos casos, o praticante  marcial, acredita ser necessário apenas praticar chutes em um "saco de pancada" e tudo estará resolvido, isto é um grande erro, afinal, de contas , como Bruce Lee sempre comentava; "Saco não revida e nem se esquiva de um ataque, já um alvo móvel...".
                            O equilíbrio deve ser encontrado em diferentes situações, em diferentes tipos de solo e ambientes...Para isto o praticante pode ter como principal fundamentação alguns exercícios que irei expor aqui:
                              Desde o tempo mais remoto da história das artes marciais, a preocupação com o equilíbrio dos chutes tem sido sempre a principal fundamentação para se ter um golpe eficiente, para isto alguns "monges" criaram alguns ambientes propícios para tal finalidade:

Equilíbrio: Nos templos de Shaolin na China, a prática mais comum em técnicas de equilíbrio corporal e de chutes, são realizados em pequenos troncos de madeira fixados no chão, até troncos de grande elevação, o praticante fica voltado a manter apenas uma de suas pernas de apoio, enquanto que defere golpes precisos com a outra perna, pode parecer absurdo, mas este exercício vai mais além, permita combates e movimentações entre troncos...




O equilíbrio pode também ser praticado em exercícios feitos dentro da água, tentando arremessar a perna com um chute para fora d'água, nestes casos, a resistência e pressão irá condicionar o chute em força e resistência, outras técnias podem trazer um perfeito equilíbrio na hora do chute, tais como praticar chutes em terrenos acidentados ou em declive...





Agilidade, resistência e flexibilidade- Para muitos praticantes esta pode ser a parte mais dificil, mas uma boa quantidade de exercícios de alongamento são bastante eficientes, podemos citar entre muitos exercícios, os exercícios chamados de
Tuǐ shān (山) ou simplismente "pernas da montanha", esta técnica de exercícios
chineses provem também dos templos de Shaolin na prática do Kung Fu. 
Sua prática é bem simples: "procura-se uma escada onde tenha pelo menos  dez degraus, ficando com um dos pés em um degrau superior, vai descendo os degraus abaixo, um por um sem tirar a primeira perna do degrau superior, vai descendo degrau por degrau com a outra perna, podendo apoiar as mãos nos degraus intermediários, até que ambas as pernas fiquem em um ângulo reto entre os degraus de cima e de baixo!
                              Esta prática é muito antiga (650 anos atrás), eram realizadas nas escadarias que davam acesso aos templos, que na maioria das vezes se encontravam no alto de montanhas, por isto o nome pernas da montanha!Este treino serve para alongar os musculos e ao mesmo tempo, a corrente sanguinea ia para a perna em declive, em função dos degraus, enquanto a perna de apoio no primeiro degrau mantinha-se com menos irrigação e fluxo de sangue, permitindo asssim uma menor intensidade de dor na prática de alongamento. O praticante percebia sua evolução de acordo com o distanciamento das pernas e a quantidade de degraus entre elas!
                    Atualmente existem formas mais modernas e seguindo uma linha de procedimentos dentro da visão da "medicina do Esporte" onde busca aperfeiçoar antigas tradições milenares, um exemplo disto é o espacate, tanto praticado por  dançarinos e artistas marciais!




Trajetória do movimento da perna no momento de chutar!
                                
                                  Podemos perceber que os chutes variam de estilo para estilo, mas "todos" aplicam chutes considerados universais que se definem como:
Chutes de giros- chutes frontais - chutes laterais- chutes transversais e  chutes aéreos!
                                  Cada um desses chutes citados possuem uma dinâmica diferente na hora do treino, pois cada ação gera um trajeto diferente e portanto, um músculo diferente será acionado em cada golpe aplicado com a perna!
                                  Para que possamos compreender esta dinâmica do movimento, temos primeiramente que alongar músculo por músculo, para isto teremos uma série de exercícios com este intuito...Isto chamamos de alongamento dinâmico! Eis a importância do alongamento muscular:
Objectivos dos alongamentos
  • Eliminar ou reduzir os encurtamentos do sistema muscular;
  • Reduzir a resistência muscular antagonista e aproveitar de forma mais eficaz a força dos agonistas;

  • Aumentar ou manter a flexibilidade;

  • Diminuir os riscos de lesões músculo-articulares;

  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Combater a rigidez;

  • Promover simetria muscular.


                               Por mais simples que pareça ser, um chute depende do equilíbrio, da trajetória e da elasticidade muscular, mas para que se possa ter o melhor aproveitamento de um chute não podemos esquecer da "explosão de impácto". Muitos praticantes de artes marciais possuem uma mobilidade articular e muscular, mas isto não significa que seu chute possua força de impácto, para obter um chute potente existem muitos métodos, mas eu atribuo a melhor condição de impácto para o exercício chamado Tuī shítou 石頭 ou simplismente "empurrando pedra".
                              Este método de origem chinesa (Kung Fu), praticado em uma boa parte dos estilos do Sul da China, tem como princípio empurrar com a perna que se pretende chutar, alguém segura a perna do praticante , seja qual for o chute a ser aplicado, impedindo sua movimentação, o indivíduo que aplica a tentativa do chute terá uma força contrária ao seu movimento, neste caso, ele deverá "puxar, arrastar ou empurrar" com a perna o ato de seu colega que irá tentar de todas as formas impedir o movimento do chute...Isto consiste em praticar o movimento de explosão muscular,sendo assim, empurrar, puxar com a perna é o primeiro princípio do chute, antes de propriamente dito, "querer chutar", alguns métodos mais novos prendem a perna do praticante do chute (no tornozelo) com uma corda elástica forte, para que impeça o chute a ser realizado, no decorrer do exercício, as cordas são trocadas por cordas mais flexiveis, para fornecer velocidade ao chute...Bem como MAIOR potência de arranque...  


                                                É de extrema importância que os chutes tenham uma uma dinâmica de movimento onde o contrôle seja total, tanto em sua trajetória bem como em sua finalização, a velocidade, deve ser considerado fator importante para um bom resultado, mas nunca podemos deixar de enfatizar que o bom chute é aquele que segue em direção ao alvo com objetividade , deixando claro que "todo chute tem como função bloquear, manter distância de um oponente" bloquando golpes, interceptando movimentos, isto é mais importante que apenas chutar sem objetivo...
                                               
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Great Master Makáo