Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 9 de outubro de 2011

Os pontos vitais II - E suas aplicações na arte da luta!

                                Falar em arte marcial, combates, sem que possamos nos aprofundar nos pontos vitais na fisiologia humana, seria impossivel. Mais que um estudo é uma obrigação dos praticantes, reconhecer, determinar e acima de tudo, tornar-se ciente dos danos que possa ocasionar caso defira determinados golpes, bem como dimensionar os riscos da prática das artes marciais sem o devido conhecimento, seja como um simples praticante amador ouaté mesmo como profissional!
                                Infelizmente, na grande maioria das escolas e academias ao redor do mundo, os instrutores, professores e Mestres, parecem não valorizar tais conhecimentos, pois buscam apenas a prática de suas artes sem se preocupar em transmitir pelo menos na teoria, a fundamentação básica dos traumas, lesões que possam ocorrer em determinados golpes e técnicas de chaves, socos,chutes e mobilizações!
                               Fica claro a periculosidade da transmissão de aplicações de golpes ao aluno, sem a devida informação a respeito dos perigos que envolvem o fato. Desta forma, o aluno e praticante pode tornar-se um perigo para a segurança física de seus oponentes bem como para sua própria vida!
                               Por este motivo, venho tocar neste assunto mais uma vez, agora de forma mais profunda, para que todo o praticante assuma as consequencias de seus atos no momento de um combate, bem como, criar uma obrigação entre aqueles que ministram aulas, é inadmisível alguém ser formado como profissional ou ser considerado um instrutor técnico, professor ou mestre, sem que tenha a bagagem de conhecimento teórico de fisiologia, anatomia e pontos vitais, para que possa transmitir aos seus alunos e praticantes! Sou um grande adepto de que as Universidades ao redor do mundo, tenham uma cadeira de artes marciais, com qualificação em nível superior, obrigando que os profissionais destas áreas tenham uma formação academica além da arte pretendida! é caso de se pensar!!!
                              Não é uma questão de elitismo, mas de preparo sério e preparação de bons profissionais! Bem, sigamos então em nossos estudos: 


                             OS PONTOS VITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES AVANÇADAS! 
                             
                             Os pontos vitais se subdividem em quatro funções aplicativas nas artes marciais, são eles:

1º- Áreas de pressão e compressão (áreas vasculares), 2º áreas de lesões (ósseas, articulares e musculares), 3º áreas de congelamentos dos sentidos (nervos e tendões), 4º- áreas de impáctos flutuantes (orgãos internos digestivos, renais e reprodutor).
                
                              Como vemos a seguir na imagem abaixo, o tronco humano, possui pontos onde encontraremos áreas de pressão e compressão, lesões, congelamentos e de impácto flutuante simultâneamente,  perfazendo um total de 14 pontos básicos no tronco frontal e  12 pontos básicos no troco costal!                            
                              São considerados pontos de pressão, os três primeiros pontos de cima para baixo (coração-29- esôfago-30 e pulmão-31). Em seguida teremos o quarto ponto de cima para baixo, que representa uma área  considerada área de lesão (osso esterno-32), posteriormente a este ponto, teremos duas áreas de impacto flutuante (fígado-33.1 e estômago-33.2), vimos até este momento seis áreas descritas abaixo, o próximo ponto (sétimo) de cima para baixo, indica um ponto de lesão ou seja a costela flutuante!
Teremos abaixo da costela flutuante (34), à esquerda o oitavo ponto, possui o cólon ascendente, que é uma área também de impa cto flutuante, bem como os quatro pontos centrais no meio do abdome (intestino delgado-jejuno e ilio- 36), seguido do ponto da pelve (37) que é uma área de pressão e ao mesmo tempo de lesão, seguido do ponto genital (38), considerado  de impacto flutuante!
          Todos estes pontos fazem parte das quatro áreas respectivas de aplicações de golpes, sendo que cada  qual poderá ser atingido por golpes peculiares de cada técnica marcial (Ver aqui  no blog dos pontos vitais parte- I).
                                                    O mesmo ocorre com os membros inferiores, na prática podemos perceber seis pontos de áreas de aplicação de golpes  nas pernas, na área frontal, teremos áreas simultâneas de golpes de lesões e congelamentos, pois são locais que refletem lesões ósseas, nervosas e de tendões.  As áreas atingidas podem ser vistas na imagem abaixo! Sendo o primeiro ponto de lesão (femur- 39) em seguida a patela (joelho-40) também de lesão a articulação de joelho (42) , mais abaixo, dois pontos de lesão e congelamento (tíbia e fíbula 41 e 44), e por fim o ponto de congelamento (metatarso- 45). Qualquer aplicação de golpes na região das pernas que não provoquem lesões ósseas ou de tendões, poderá refletir principalmente como congelamento dos sentidos nervosos e impulsos musculares, na maioria das vezes ocasionados por chutes nestas regiões, mas podendo ainda ser constatado técnicas de chaves de pernas, trações  e golpes de mobilizações!
                                




                                                      Nos membros superiores (braços), os pontos que se seguem, são áreas de lesões, congelamento respectivamente: (Bíceps 22, longo supinador 23, flexor do antebraço 24, cubital anterior 25 e cubital posterior), todos estes pontos são focos de memória muscular onde os impulsos nervosos desta região, ao serem aplicados golpes de bloqueios,   irão reagir com congelamentos dos sentidos fibrosos, tornando limitado os movimentos, e podem ocorrer lesões musculares ou articulares até mesmo nos punhos e mãos 26,27 e 28. Veja abaixo:            



                                      O corpo humano possui na sua totalidade 108 pontos vitais, que são divididos em meridianos e quadrantes, por sua vez, cada alinhamento destes pontos reagem em níveis, (profundos ou superficiais),  os pontos considerados profundos ao sofrerem impactos por meio de golpes de punhos, irão gerar hemorragias internas, enquanto os golpes de baixa profundidade (superficiais) provocam congelamentos momentâneos, tirando qualquer iniciativa de contra-ataque! Os meridianos passam pelo centro do corpo da cabeça aos pés como duas linhas invisiveis paralelas, entre elas encontraremos os principais orgãos de manutenção da vida! Os quadrantes se dividem em três partes, quadrante superior (da cabeça ao osso esterno), quadrante central (do estômago à bexiga, por fim o quadrante inferior da pelve aos pés! Cada quadrante possui 36 pontos vitais (36 X 3= 108),  os quadrantes superiores são chamados de  corrente dos punhos de pressão e é chamado de aquecedor central pelo fato de ser responsável pelo elemento do ar (coração e pulmão), golpes nestes locais podem gerar parada cardíaca e respiratória, sendo assim, os golpes mais comuns são socos de punhos fechados, golpes com as palmas das mãos, golpes com as pontas dos dedos e cotoveladas! Isto varia de estilo para estilo! No eixo do quadrante central, denominamos como sendo  corrente do duplo aquecedor (fogo e água), pois respectivamente encontraremos estes dois elementos nos orgãos internos, golpes nesta região podem causar lesões hemorrágicas! Juntos, o quadrante superior e quadrante central, são denominados como Quadrante triplo aquecedor ou Caminho do Dragão!
                      Por fim teremos o quadrante inferior, responsável pela mobilidade e reflexo de esquivas dos quadrantes superiores e centrais, as pernas são na verdade o principal mecanismo de equilíbrio sensorial em um combate, para isto o treino constante deste quadrante, irá liberar alto indice de equilíbrio postural no combate! É chamado de fluxo da serpente, pelo fato de ser esta área responsável pela vascularização profunda dos membros inferiores. Ataques nestas regiões, na maioria dos caso com chutes, acarretam uma perda de equilíbrio, disfunção motora ou abalo dos sentidos de defesa!



Para maiores informações entre em contato pelo Email- mestremakao@hotmail.com


Um comentário:

  1. Muito bom o conteúdo do texto, porém foi utilizada letra amarela clara em um plano de fundo branco e por isso eu li em 3 prestações ao longo de 3 dias. A visão é o mais importante dos sentidos do homem, sendo responsável por 70% das nossas percepções, por isso devemos preserva-la. Sugiro uma cor mais escura para as letras. Talvez assim mais pessoas leiam e comentem. É um tema muito pesquisado e acredito ser pela dificuldade de leitura que não há comentários no blog. Espero ter ajudado. Você me ajudou bastante. Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.