Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 22 de setembro de 2012

Wing Chun - A arte dos punhos imbatíveis!

                                   
                                     Nenhuma arte marcial é mais consistente na arte dos punhos, tanto quanto o Wing Chun, não somente pela destreza e variações de bloqueios e golpes simultâneos, mas principalmente pela simplicidade de seus movimentos onde buscam a dinâmica fluente de seus golpes! Para compreendermos esta dinâmica, devos levar em conta que o Wing Chun não é uma arte em que salienta os "os golpes formais" como é constantemente visto nas demais artes marciais, o Wing Chun é conhecido também como a "arte dos punhos que enganam", pela sua versatilidade em atrair o golpe de seus oponentes para um alvo de penetração de seus ataques simultâneos...De braços e pernas, cotovelos e esquivas deslizantes!
                                     Para muitos praticantes de artes marciais, parece estranho a conduta de movimentação do W.C (Wing Chun), principalmente pela expressiva redução de movimentos, onde recuos e ataques jamais desgastam energias em movimentos sem necessidade, diferente das outras modalidades marciais, o W.C enfatiza o corpo estático em uma determinada ação de combate, mantendo sempre seu espaço e território protegido por duas barreiras intransponíveis ou seja; Braços e punhos de média, longa e curta distância! Suas pernas servem somente como demarcador de território e bloqueio de avanço de seus oponentes, seus chutes são curtos e ameaçam o movimento de avanço de seus adversários, atancando principalmente os membros inferiores e as pernas que buscam quebrar suas defesas!
                                        Muitas são as diversificações dos punhos do W.C, com movimentos de defesa circulares, utilizando como recurso a trajetória dos golpes dos oponentes, transferem a força exercida pelos ataques do oponente para eixos de ataque e defesa simultânea para diferentes partes do corpo ao mesmo tempo, como disparos rápidos e consequentemente impossibilitando reação de contra-ataque!
                                          Um praticante de W.C bem preparado não sai de seu perímetro de defesa, não pula para frente ou para trás, nem recua diante de um ataque eminente, age como uma muralha intransponível! Os punhos que interceptam, impedem que o avanço ocorra antes de sua finalização, os punhos que aderem, não permitem que seu oponente sinta-se livre para aplicar seus golpes pois isto ocorre a curtas distâncias, onde o principal objetivo é negativar a explosão de um golpe.
                                            Já os punhos que perseguem, tem com o critério principal a constante ação de um golpe em uma determinada região do corpo do oponente, com três ou mais sequências na mesma localidade, como um cão raivoso que ataca o tempo todo sem dar descanso a sua vítima ou reação de defesa!
                                             Os punhos que enganam, atraem a defesa do oponente para um alvo falso de ataque, abrindo a guarda do oponente na região do golpe real a ser aplicado um ataque efetivo, o W.C visualiza a defesa do oponente em determinada situação, chamando sua atenção para o lugar errado, fatalmente levando-o à derrota!
                                              Não menos importante, os punhos deslizantes,  escorregam entre os golpes de ataque do adversário, não bloqueiam, não prendem ou agarram, simplismente usam os braços para deslizar suavemente diante do ataque e atingido profundamente por onde passa...Como uma "onda que circula ao redor de uma pedra", assim age os punhos que deslizam!
                                                 Todo e qualquer praticante deve aprender a usar no momento certo cada punho, podendo usar diversos movimentos de punhos ao mesmo tempo, sempre buscando manter seu perímetro de ação focado em 1,5m (Um metro e meio) ao seu redor...determinando assim sua ação territorial, qualquer coisa que se movimente dentro deste perímetro, determina sua ação imediata, nada antes da invasão de seu territótio irá acionar seus movimentos, não importando o quanto se movimente seu adversário, desde que não invada seu espaço chamado de "Lua de ação".
                                                   Ainda teremos os punhos que aremessam, agindo principalmente nas articulações, os punhos que prendem, com o objetivo de impedir a movimentação de um agressor, os punhos que pressionam, na tentiva de romper o fluxo da força ou interromper a dinâmica de resistência corporal.
                                                     Falar de Wing Chun é o mesmo que falar dos movimentos dos galhos de uma árvore que agem de acordo com o vento, movimentam-se com os braços para várias direções ao mesmo tempo, esquivam-se como galhos mantendo seu tronco flexivel sem sair do lugar, isto é Wing Chun
"A Árvore das artes marciais", geradora de movimento dentro da inércia, sistema marcial que intensifica "o disparo" de golpes contínuos com velocidade, superando os golpes que usam a força bruta, poderíamos dar como exemplo os golpes de bico de um pica pau ou seja: Rápidos, continuos e no mesmo alvo...Assim age os punhos do Wing Chun!!! Como veremos no vídeo abaixo com o lutador de camiseta branca!



Vídeo demonstrativo das técnicas dos punhos do Wing Chun!



By
Great Master Makáo