Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Explicando o Kung Fu (Wushu)!

                              





                                   Para muitos, o Kung fu é uma arte difícil de ser aplicada ou até mesmo praticada, seja pela grande quantidade de movimentos (Katis) ou por meio de suas formas (derivações dos Katis, onde são divididas as diferentes técnicas aplicadas em golpes sem sequências longas)!
                                   O que diferencia as formas dos Katis é exatamente a aplicação de golpes em que as "formas" permitem, enquanto os Katis, são uma série de movimentos intercalados, podendo chegar até 600 movimentos dependendo do estilo de Kung Fu, gerando uma idéia de combate sem um adversário real!


Conjuntos ou formas são distribuídas nos seguintes princípios:

Lian quan tao (练拳 套) - praticar seqüência de punho;
Lian quan jiao (练 拳脚) - punhos e golpes com os pés;
Dui da (对打) e Dui lian (对 练) - luta combinada em (espelhamentos), conhecido por muitos como Sanshou...
                                     De acordo com o que foi passado pelas gerações mais velhas, a maioria dos estilos de Kung Fu seguem uma seqüência de "katis" (70%), enquanto somente 20% seguem os ensinamentos por meio de "formas" e 10% possui a junção de formas e katis!

                                      O Kung Fu clássico atualmente, vem buscando a praticidade em seus estilos, mesmo que para isto tenha que se adaptar as "formas",  que permitem ao praticante, aprender diferentes tipos de procedimentos ao mesmo tempo!
                                    Os katis exigem uma continuidade de 100 ou mais movimentos, enquanto as "formas" não passam de uma variante de 5 até 32 movimentos, isto incluindo sistemas de ataque e defesas...Ao qual denominamos com o nome de Lian Quan. É importante deixar claro que as variações de Katis ou as formas variam de estilo para estilo até mesmo no nome, dependendo do dialéto usado em suas denominações!


                                     Muitas escolas de Kung Fu tradicional, costumam dividir os Katis em séries, quando isto ocorre é exatamente em função da grande quantidade de movimentos daquele sistema! Já as formas seguem um sistema de golpes ou posições de "ataque e defesa" controladas pela limitação de golpes!
                                     
                                       Sistemas:   Xìtǒng OU Chi-Tong(系統)
                                      Seja qual for os métodos aplicados por uma escola de Kung Fu, invariavelmente todas seguem um sistema (método de desenvolvimento), que pode ser dividido em "escolas internas ou  externas". A primeira são as escolas que seguem o sistema de desenvolvimento das qualidades mentais, intelectuais, filosóficas, para depois buscar o desenvolvimento prático das artes marciais chinesas. A segunda escola em questão (externa), segue um caminho inverso da primeira, desenvolvendo primeiramente os atributos físicos, depois o filosófico e mental. Outra diferenciação entre ambos os sistemas (interno ou externo), diferem-se pelo fato de uma ser ministrada por Mestres de templos (interna) e outras são escolas fora dos templos (externas), mas ambas possuem como princípios as mesmas fundamentações (Shaolin). Os sistemas podem aderir apenas aos métodos de Katis ou ao método de Formas (Lian Quan), podendo ainda ter as duas características de ensino!

                                
                                     Métodos:    Fāng Fǎ - (方法)
                                    Como pudemos ver, os estilos de Kung Fu são regidos por dois Sistemas (interno ou externo), aos quais são praticados por movimentos contínuos (Katis) ou movimentos de ataque e defesas curtas (Lian Quan- formas), porém os métodos (Fāng Fǎ), divide-se em escolas de linhas "moles e de linhas duras". As linhas tidas como "moles" são aquelas que são mais flexíveis em seus movimentos, buscam a velocidade em seus golpes, enquanto os métodos de linhas duras, buscam a força e a resistência em seus golpes! Tais métodos são aplicativos da seguinte maneira:

 Método da Linha mole busca:
Atingir articulações e partes do corpo que possuam pouca resistência aos impáctos (garganta-olhos-orgãos genitais- articulações - rins)

 Método da Linha dura busca:
Atingir ossos,  partes dos ligamentos musculares, orgãos internos.

ESTILOS
              

          
                          São denominados estilos, todos os métodos e sistemas que possuam formas e Katis com uma origem comprovada e que obtenham em seus ensinamentos sequências de movimentos diferenciados das demais metodologias já ensinadas!
                          Os estilos podem ser caracterizadass como estilos de animais ou estilos humanos (Tigre- Dragão- Garça - Serpente- Águia- Macaco -Leão - Urso...etc) ou ( Mãos de Buddha- Bêbado- Deusa do Leque - Pena de Pedra- Punho de Ferro..etc). Outro fator para identificar um estilo é dado pelo fator geográfico ou seja, o local onde o estilo foi criado (Norte da China ou sul da China), que é designado como Bei Shaolin (do Norte) e  Nan Shaolin (do Sul). 
                            Dependendo do local onde foi desenvolvido a sua criação, ele possuirá características diferentes. Os do norte usam muito as pernas por ter sido criado em locais montanhosos da China, já os estilos criados no Sul, são lugares planos e baixos, sendo assim a aplicação o uso das mãos! Atualmente acredita-se existir em média de 300 estilos de Kung fu considerados clássicos (aqueles que não sofreram nenhuma alteração desde sua criação) e aproximadamente 500 estilos que variam entre "estilos tradicionais" (Que mesmo sofrendo algumas alterações no decorrer de sua existência,  mantém seus métodos e fundamentos na íntegra).



                           Sub-estilos ou Estilos modernos- (Zi Fēng-gé) -風格
                            São considerados sub-estilos ou estilos modernos, que originaram-se dos estilos clássicos ou tradicionais, que de uma forma ou de outra, possuem uma origem filosófica e prática anterior à sua criação, moldada de acordo com os preceitos de uma antiga escola, mas elaborado com movimentos mais simples ou relacionado com katis e formas  diferentes do original. Exemplo: Águia Negra, originada do estilo Garra de águia!

                          Estilos codificados- (Biān-mǎ Fēng-gé) -編碼風格

                          Um estilo pode ser considerado clássico, tradicional, moderno ou codificado. Este último, é na maioria das vezes a junção de dois ou mais estilos, que possuam características homogêneas em filosofia ou técnica...Sendo assim, nasce um "estilo codificado". Exemplo:  Kak Kan Chun...e outros!  

                          Falsos estilos - (Fēng gé jiǎ) - 風格

                         Com a proliferação das artes chinesas no Ocidente, existiu uma corrente de estilos, que originaram um crescimento enorme de praticantes do conhecido "Kung Fu" (Wushu). Com isto, em meados dos anos 90, surgiram muitos "estilos falsos" ou assim considerados, por não possuir nenhum histórico de sua origem, nem possuir uma hierarquia de Mestres responsáveis, tanto na China como no Ocidente! Estes estilos, trazem consigo uma série de técnicas aleatórias de diferentes escolas, sem qualquer base de fundamentação técnica ou filosófica, diferente dos estilos codificados, que são efetivamente cosiderados "legítimos" por demonstrar a sua origem! 
                          

                        FILOSOFIA DO KUNG FU: Wǔshù Zhé-Xué - 的武術哲學



                        No ocidente e oriente moderno, mesmo que as artes marciais sejam procuradas por praticantes interessados apenas na auto-defesa e técnicas marciais, a filosofia do Wushu (Kung Fu- 功夫, como é conhecido no Ocidente), representa uma grande fatia dos conceitos culturais da China na atualidade, fatos este que surgiu de conceitos Budistas (filosofia doutrinária de Buda), Taoístas (Doutrina pregada por Lao Tzé) e Zem Budistas (O zen, tal como o conhecemos hoje, só foi possível devido à forte influência que o budismo sofreu do taoísmo. Para alguns estudiosos, o zen nada mais é que a síntese dessas duas correntes de pensamento). 
                       Estas três doutrinas, foram responsáveis pela criação de centenas de templos, onde se praticava técnicas marciais, com o método doutrinário aplicado nos templos, os estudantes mantinham acima de tudo, uma visão filosófica da "Não violência"...Sendo assim, qualquer que seja o "estilo ou sistema adotado por uma escola" os preceitos doutrinários filosóficos, são básicamente voltados por uma destas três vertentes (Budismo-Taoísmo e Zem Budismo).


   Métodos de Avaliação e evolução do aluno em diferentes escolas de Kung Fu!
                       

                      As escolas atuais diversificaram em muito seus métodos de avaliação e evolução do aluno, mas no que concerne a tradição milenar, alguns aspectos devem ser analisados: 
a) Escolas Clássicas - Avaliam os seus alunos por tempo de prática, qualificação e destreza marcial de combate com armas e de mão livres, equilíbrio físico e mental nas diferentes formações filosóficas e práticas de meditação e conhecimento dos livros tidos como sagrados pela cultura Oriental! (Não existe faixas de Graduação). São reconhecidos os diferentes níveis pela coloração de suas vestimentas, que dividem-se em: Cinza para iniciantes, Amarelo para alunos adiantados, Laranja para alunos experientes, Branco e laranja para Instrutores, vermelho e laranja para Instrutores e Mestres! Estas cores são oficializadas neste critério em função das cores relacionadas as doutrinas filosóficas dos estilos! O Cinza representa "a busca", o Amarelo  representa a "persistência", o Laranja representa "a conquista", o Branco representa "conhecimento" e o Vermelho por último representa "a consciência revelada". 


      

b)- Escolas Tradicionais- Possuem um critério similar as escolas Clássicas, diferem-se apenas no uso das vestimentas, que ao invés de túnicas, usam vestimentas chinesas tradicionais, que variam nas cores: Branca, preta, azul, verde, vermelha ou amarela!
                                        Os níveis de graduação são apresentada por faixas ao redor da cintura sob a vestimenta! ALGUMAS ESCOLAS, evitam o uso de faixa, pois acreditam que este método não representa a real característica do aluno e provoca uma ambição por "graduações" que ferem a filosofia Oriental Chinêsa. Isto induz o praticante em buscar "gratificações".

c)- Escolas Codificadas-  Estes estilos variam em seus métodos de avaliação e graduação, muitas seguem o regime das Escolas Clássicas e outras seguem o regime das Escolas Tradicionais! 

d)- Escolas Modernas ou Sub-estilos- Seguem um regime de avaliação e graduação totalmente sem vínculo com as demais Escolas tidas como Clássicas, Tradicionais ou Codificadas. Possuem o método de Faixas de graduação, na maioria das vezes seguindo cores usadas por outras artes não Chinesas! Como forma de gratificação e avanço de estágio!

Considerações Finais:

                    Se voce quer praticar  ou pratica algum estilo de Kung Fu, procure se informar com seu Mestre ou Professor, a origem de seu estilo, os métodos e sistemas desenvolvidos. É importante que o aluno conheça profundamente as técnicas, as filosofias e métodos de sua Escola, isto tornará o seus estudos MAIS amplos e com embasamento futuro!

By
Great Master Makáo