Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Wing Chun sem Fronteiras-詠春無國界

                              

                                A cada dia que passa, as modalidades de artes marciais, vem de encontro as principais características que fazem do Wing Chun uma das artes mais praticadas na atualidade em todo o mundo: Mobilidade-direcionamento e Velocidade...
                                 O Wing Chun ou Vin Tsun(詠春) entre muitas as maneiras e formas aos quais é chamado, propões uma visão totalmente voltada a defesa simultânea com o ataque e diferencia-se das demais artes, pela sua dinâmica de movimentos que variam entre golpes de longa, média e pequena distância!
                                Voltado para o menor número possivel de movimentos e menor desgaste de energia em um ataque ou defesa, procura em sua ação a passagem entre bloqueios e golpes do oponente, ao qual coloca-se diante dele em um combate!
                                    Mesmo sendo um estilo de Kung Fu, possui diversos seguimentos em sua doutrina marcial, baseado no uso de 70% do uso dos punhos, 20% do uso de chutes e 10% de chaves e contra-chaves, tornou-se a arte marcial mais bem recebida neste novo século, sendo considerado por muitos, a arte marcial mais eficiente  em defesa pessoal e social...
                                  Ultrapassando os limites aplicativos das artes atualmente praticadas, onde muitas vezes a agressividade de movimentos tornou-se uma vertente coletiva entre elas, o Wing Chun devidamente praticado, proporciona ao seu praticante uma visão mais ampla e natural de um combate corpo a corpo, quebrando regras onde outras artes sugerem a força desmedida e a agressividade em seus golpes.
                                      Ao ver um Mestre de Wing Chun, com pelo menos 20 anos de treino, aplicar seus golpes e movimentos, iremos perceber uma incrivel versatilidade de golpes e uma perícia inigualável no uso das mãos e braços, bem como a facilidade de atingir seus alvos no momento de um combate.
                                       Velocidade é a "chave" para seu desempenho, evitando espaços intermediários de tempo, entre um golpe e outro, impedindo desta maneira, golpes de contra ataque e tempo para a retomada de iniciativa de seu oponente! Seu alvo? Todas as articulações, terminais nervosos e pontos de fluxo sangüineo (vasos-veias e artéreas).



                                          Para um iniciante, que pretende praticar a arte do Wing Chun, terá que levar em consideração o fato de que a força é a menor das aplicações usadas no Wing Chun, no lugar da força a pressão, no lugar do impácto rígido será visto o impácto consecutivo e colineares... Onde a farramenta principal são os golpes contínuos em diferentes partes do corpo ao mesmo tempo!  
                                            Wing Chun é um "jogo de Xadrez" onde cada movimento é feito, buscando a visualização dos possiveis movimentos de seu adversário, muitas vezes, três ou mais movimentos a diante. 

                                              Praticar esta arte é mais que aprender uma maneira sutíl de se defender, para muitos é um mecanismo suave e ao mesmo tempo instintivo de trabalhar o cérebro com movimentos rápidos e reflexos imediatos, enfim, no "piloto automático".
                                            Um bom lutador não pode pensar no golpe a ser aplicado, a resposta cerebral deve ser imediata, sendo este o principal objetivo das artes marciais, mas poucos atingem com tanta facilidade como o Wing Chun!
                                               Dentro da filosofia do Wing Chun, o desgaste deve ser minimo na aplicação de golpes, a economia de movimentos é sua principal característica, mesmo que para isto obrigue seus adversários em usar da maioria de suas defesas para evitar apenas uma série de ataque do Wing Chun!
                                               O período mínimo para um bom desempenho de um praticante é de aproximadamente 6 anos de intensa aprendizegem e pesquisa. A partir deste princípio, o adepto começa a se desvencilhar de antigas características de defesa sistêmica e passa a reagir por instinto e percepção amplificada!
                                               Primeiramente o adepto iniciante deverá controlar de forma igual as reações dos seus membros superiores (lado direito e esquerdo), aprendendo a se tornar ambidestro no momento de aplicar seus golpes. Desta forma não terá dificuldades em disponibilizar qualquer um dos lados para a aplicação de defesa e ataque! Em seguida, deverá iniciar uma nova fase, a visualização de espaço entre golpes curtos e longos, desta forma saberá reagir em qualquer distância de seu alvo de ataque ou de defesa! Posteriormente a esta fase o adepto deverá tomar conhecimento dos quadrantes de bloqueios, triangulações de pernas e referências de meridianos internos de "ação", sendo assim, a arte do Wing Chun permite ao seu praticante uma visão mais ampla de tudo que está a sua volta, como um radar capta todas as diversas vibrações de movimento e por meio delas, reage de imediato!
                      Wing Chun, a arte marcial sem fronteiras deste século! 

By
Great Master James Makáo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.