Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 19 de janeiro de 2013

TEMPLO SHAOLIN- 少林拳;


                              "História do Kung Fu em vídeo até os dias atuais"
                                   
                                    Durante séculos a lendária arte do Kung Fu (功夫) ficou restrita nas entranhas das florestas e vilarejos da China, mas no decorrer do tempo, o mundo tomou conhecimento de sua existência, por meio de sua maior expressão cultural e filosofica, o mundo a partir deste momento em diante reverência o maior monumento da história das artes marciais, "O TEMPLO SHAOLIN ( 少林拳)".   
                                     O templo Shaolin ou Xaolim é um famoso mosteiro budista localizado na província de Henan, na República Popular da China, segundo registros históricos, o budismo chegou à China no ano 68, durante a dinastia Han do Norte.
                                     A então corte mandou construir o primeiro templo budista da China, o Templo de Cavalo Branco, na atual cidade de Luoyang, província de Henan.
                                     Depois, a religião se expandiu rapidamente por todo o país.          
                                      No ano 495, na dinastia Wei do Norte, o Imperador Xiaowen mandou construir um templo especialmente destinado ao monge indiano Batuo, que é o atual Temlpo Shaolin.
                                       Em 527, o monge indiano Bodhidharma chegou ao Templo Shaolin em missão de divulgação da seita Chan, uma linha budista. Esta busca cultivar a mente e o espírito através da meditação profunda. Bodhidharma fixou-se no Templo e começou a selecionar os seus discípulos. Por isso, é considerado o fundador da seita Chan da China e o Templo Shaolin, o lugar de origem do estilo Chan Fan do budismo da China. Assim nascia o primeiro estilo do famoso "Shaolin Quan" considerado como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros. Originalmente o Templo Shaolin possuia técnicas referentes aos métodos de desenvolvimento da arte dos punhos, que se dividiam nos seguintes fundamentos:
Xiao Hong Quan (punho vermelho curto)
Da Hong Quan (punho vermelho longo)
Qixing Quan (punho das sete estrelas)
Changhu Xinyimenquan (Punhos sagrados)
Luo Han Quan (punho do Arahat/Monge)
Mei Hua Quan (punho da flor de ameixa)
Pao Quan (punho de canhão)
Jingangquan (punho do diamante)
Taizu Chang Quan (punho longo de Taizu)
Luo Han Shiba Shou (18 mãos de Arahat)
Tong Bi Quan (punhos batando com os braços)
Liu He Quan (punho das seis harmonias)
Xin Yi Ba (técnica mente e coração)


                             "Treino na Escola Shaolin anexo ao Templo"

                            Algumas destas "formas" acima citadas, se perderam no tempo, mas acredita-se que ainda existam praticantes de cada uma delas de forma secreta ou por meio de Mestres que adquiriram tais conhecimentos de geração em geração, de tal maneira que não fosse adulterado no decorrer dos séculos!
                              Muitas de suas técnicas buscam a harmonia entre o corpo, a mente e principalmente a interação do praticante com a natureza e as energias que dela exalam!


"Kung fu documentário"


                              Para isto, exercícios diários físicos (katis), técnicas de respiração e flexibilidade são os principais métodos usados para o desenvolvimento do praticante, onde a meditação possui um papel fundamental no equilíbrio de seus fundamentos...
                        "Mais que uma arte da luta,uma busca da harmonia"

                           Atualmente muitas escolas e templos shaolin podem ser encontrados em diversas partes do mundo ocidental, na maioria dos casos, são instituições devidamente credenciadas pelos templos da China, A maior finalidade destes templos e escolas está diretamente liagada as tradições milenares onde permitem estudos mais aprofundados em diferentes técnicas e estilos. Como podemos ver no próximo vídeo, o Kung Fu Shaolin tambem possui técnicas de "chão" , que deram origem as demais artes como o Jiuji-tsu, Aikido e o judo, esta técnica é profundamente elaborada e possui mais de 800 anos de existência...A apresentação abaixo é de uma escola na Espanha!


 

                                  Falar sobre a arte do Shaolin é o mesmo que falar da história das Artes Marciais, sendo ela repleta de fundamentos filosoficos e uma cultura milenar voltada ao desenvolvimento humano em diversas áreas. Mais que uma arte marcial é uma forma de vida, uma postura diante de si mesmo, criando uma conduta de preservação de valores ideológicos universais, onde vão além das fronteiras da China, tornando-se um patrimonio cultural e histórico da humanidade!




By
Great Master Makáo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.