Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QIGONG ou CHI KUNG- A ARTE DE CONTROLAR A ENERGIA VITAL!

                                  Derivado de técnicas milenares conhecidas como Tao Yin, o Qigong ou Chi Kung como é conhecido nos dias de hoje, remonta à época da Dinastia Han (206 aC - 220 dC)                       
                                  Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia QI ou Chi, (energia vital) do corpo ( 气功 ). Durante os primeiros anos da década de 1970 foram realizadas pesquisas pioneiras sobre o Qigong, que comprovaram seus efeitos no corpo humano e a existência do "Qi" através de métodos científicos ocidentais.
Os diferentes tipos de Chi Kung também podem ser classificados em cinco principais escolas, em função das influências recebidas ou de seus propósitos:
  • Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;
  • Escola Marcial (Wu Jia): objetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais;( ver (Chi Kung - Wikipédia)
  • Escola Taoista (Tao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controle da respiração e da visualização;
  • Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação; e
  • Escola Confucionista (Ru Jia): seu objetivo principal é o desenvolvimento mental/intelectual.
                         Segundo a tradição chinesa, diversos movimentos de Chi Kung foram criados pelos sábios taoísmo|taoístas a partir da compreensão de princípios da Natureza e da observação dos movimentos dos animais considerados por eles como mais espiritualizados.                          
                        Podem ser destacados entre os sistemas de Chi Kung mais conhecidos na atualidade as seguintes práticas:
  • Baduanjin (八段錦): oito peças de brocado
  • Zhan Zhuang (站樁): permanecer quieto como uma árvore
  • Yijinjing (易筋經): renovação dos músculos e tendões
  • Wuqinxi (五禽戲): o jogo dos cinco animais
  • Chan Si Gong (纏絲功): enrolar o fio de seda
                                 Explicar Qi para um brasileiro é difícil,  Qi é algo imaterial, invisível e fluidico como o vento, que anima e relaciona todas as coisas, mesmo as inanimadas como as rochas,  água ou mesmo  o movimento de uma chama do elemento do fogo. Gong tem o significado de tempo, dedicação, trabalho. Qualquer modalidade de Qi Gong busca o cultivo, a circulação e a utilização da energia que movimenta tudo. Conforme a necessidade, uma técnica pode enfatizar mais um ou outro aspecto ou seja, entrar em harmonia dos sentidos naturais da mente humana, tornando possivel que a mente perceba "tudo" que estejam ao seu redor, sons, ruídos, movimentos naturais da água, do fogo, da terra e do ar! HARMONIA é a palavra chave do Qigong, mais que uma filosofia ou um exercício, transforma o pensamento em movimento, buscando interagir a "forma" com o movimento, resumidamente, o Qigong libera  os sentidos, amplia as percepções, exemplo:
- Uma pessoa está diante do mar, sentado na areia da praia, olhando o horizonte, as ondas e o movimento das águas em direção à areia. Esta pessoa está interagindo visualmente com o movimento das águas, mas também interage auditivamente pois escuta o som das ondas, seu corpo vibra com a quebra das ondas, com o toque do vento em sua pele, sensações aparentemente normais, podem facilmente serem amplificadas pelo QIGONG! Para isto o Qigong busca interagir os sentidos com o universo ao seu redor, por meio da respiração e movimentos corporais que permitam a interação da sua energia interior com a energia ao seu redor!
                       
                             "Sentir, perceber, interagir e amplificar os sentidos, esta é a resposta dada pelo Qigong, voltando ao exemplo dado, "a pessoa" da praia caso fosse um praticante de Qigong, buscaria respirar de acordo com a quebra das ondas, no mesmo compasso, iria respirar de acordo com o que seus ouvidos escutam, poderia movimentar-se com o corpo com as pernas flexionadas nos joelhos (em pé), para baixo e para cima, suavemente, da mesma forma que a onda, (se a onda se ergue "a pessoa estica as pernas e inspira o ar) se a onda cai e quebra (a pessoa flexiona os joelhos e expira o ar), em um sobe e desce do corpo, ritmado pelo movimento das ondas ritmada pela respiração, isto é Qigong, movimento harmonico do corpo e da mente fluindo junto as energias ao seu redor!       
     
                        Mas o Qigong, não necessita ser aplicado apenas em movimento, muitas técnicas são aplicadas com a pessoa sentada ou até mesmo deitada, esta técnica é aplicada em relaxamento ou estado de meditação, este mecanismo do Qigong busca a percepção da energia Qi, por meio da audição, tentando reconhecer todos os ruidos próximos e distantes, até onde os ouvidos possam escutar, seja um pássaro cantando, o barulho de um carro, o movimento das folhas de uma árvore ao vento, os passos de uma pessoa, o barulho de uma porta etc...etc!
                        Reconhecer todos os ruídos ao redor ao mesmo tempo, tornar-se parte integrante do movimento externo, isto fará com que a mente se harmonize, relaxe ao ponto de entrar em um profundo estado de repouso!

                         O mundo respira, a vida respira, nossos batimentos cardíacos reagem aos nossos movimentos corporais, ansiedades emocionais e principalmente a maneira que nteragimos com o mundo que vivemos, respirar é uma linguagem do corpo, que demonstra a maneira em que vivemos! Ao acelerarmos  nossas ansiedades no trabalho, gastamos energias que só poderão ser recuperadas por uma desaceleração de impaciências e desconforto fisico e mental, para isto, Qigong é a "chave".
                            "Um maestro de uma orquestra, expressa em seus movimentos o andar da música, expressa a música em movimentos cadenciados, ele vive a música, ele naquele momento gera a sua energia Qi, ele está praticando o QIGONG"! 
                             Dançar é  caminhar em direção ao Qigong, cantar é seguir em direção ao Qigong, ouvir uma música é  alinhar-se ao Qigong, mas fazer tudo isto ao mesmo tempo é Qigong ou seja, dançar cantar e ouvir uma música, mesmo que tudo esteja em silêncio! É este princípio da percepção interior, é a criação do compositor em busca  da música, a inspiração do poeta, a tela em branco do artísta plástico que com seu pincel gera imagens de seu Qi, criando assim uma obra de arte... 

By Grão Mestre Makáo




   "Respirar o som de todas as coisas, balançar na mesma direção que as folhas de uma árvore embaladas ao vento, fluir o que há dentro, para fora. É  o ato de absorver o que está fora, para dentro...Isto é Qigong"

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.