Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como se preparar para um combate nas artes marciais?




                                         Longe de qualquer prognóstico eficaz, um combate, seja em um torneio, defesa pessoal nas ruas, campeonato ou até mesmo em uma escola de artes marciais, dificilmente poderá ser previamente previsto, pois as possibilidades são múltlipas nestes casos! Mas como se preparar para um combate em confronto total?
                                         É isto que iremos analisar nesta postagem, sejam os princípio básicos de um contato corporal direto ou os mecenismos reais, que determinarão um bom resultado em um  confronto real!


Como se preparar para um confronto e obter bons resultados?

                                         Muitos praticantes de artes marciais acreditam que o treino constante de técnicas de combate resolve qualquer ação de contato direto, mas isto não é bem assim, existem fatores que devem ser levados em conta!
                                          Evidentemente, um bom preparo físico e técnico tem que existir, treinamento de técnicas de combate são fundamentais, mas não significa que sejam o suficiente para ter êxito e determine uma vitória...
                                          A principal metodologia que deve ser aplicada por um praticante está diretamente relacionado aos desenvolvimentos de técnicas onde priorize o "reflexo  imediato e respostas neuromusculares" ou como é chamado... Sinapse neuromuscular!Nestes casos, devemos levar como referência os impulsos elétricos nervosos que são responsáveis por uma respostas imediatas dos reflexos de ataque e defesa! Para isto devemos compreender a Sinapse elétrica:
Sinapse elétrica: É a comunicação nervosa que dispensa mediadores químicos de neurotransmissão.São particularmente úteis nas vias reflexas rápidas e nas respostas sincrônicas de alguns neurônios, que por sua vez, se estabelecem por uma passagem direta de íons, das junções abertas ou comunicantes(Jap Junctions). Para que possamos compreender melhor, devemos entender em quais circunstâncias de combate, onde teremos melhor ou pior reação imediata de nossos reflexos ou respostas neuromusculares e seus impulsos elétricos!



Os reflexos:
                     
                       Existem  treinamentos que poderão ajudar em reflexos mais rápidos, que determinem uma melhor resposta muscular, portanto um melhor desempenho em defesas e ataques ou uma resposta imediata aos movimentos de um oponente! Para isto temos os seguintes fundamentos que devem ser estudados:

a)- Voce é mais ágil nas pernas ou nos braços?
                                Caso seja mais ágil nos braços, tanto em velocidade, como exatidão de golpes, isto significa que terá maior reflexo corporal em perceber movimentos dos membros superiores, portanto terá que preocupar-se com ataques e defesas dos membros inferiores (Exemplo: Boxe, Wing Chun, Judo, Aikido - Karate) ! O mesmo ocorre, quando seus movimentos possuem mais agilidade nas pernas, seus reflexos terão mais dificuldade em reagir com os braços em defesas e ataques nos membros superiores, exemplo: (capoeira e Tae Kwon-Do e Muay Thai e Jiu-Jitsu)! 
                          
b)- Voce é destro ou sinistro?
                               
                              Olhe bem para essa imagem. Se voce ver a menina girar no sentido horario, quer dizer que voce usa mais o lado direito do cerebro, se vc ve ela girar no sentido anti-horario, quer dizer que vc usa mais o lado esquerdo do cerebro: Se voce usa mais o lado direito do cérebro voce deverá manter sua "postura" de defesa voltada pelo lado esquerdo à frente, caso veja o movimento anti-horário, deverá agir com uma "postura" de combate voltada para o lado direito à frente! Sendo assim, que vê a imagem acima girando horário defende melhor o lado esquerdo e ataca pelo lado direito, quem vê a mesma imagem girando pelo lado anti-horário, defende melhor o lado direito e ataca melhor pelo lado esquerdo! Caso voce veja esta mesma imagem, hora girando para um lado, hora para o outro, voce poderá ser considerado um lutados que tanto no ataque como na defesa, terá reflexos imediatos independente do lado que este mesmo golpe seja aplicado! 


c)-Voce  se esquiva para que lado? para o lado oposto ao golpe ou para o mesmo lado do golpe?
                                       Existem técnicas de esquiva em que ao sofrer um golpe vindo pela direita(exemplo: um soco), o praticante se esquiva em pêndulo , para o lado oposto do movimento do soco( que é o correto), mas podemos perceber a dificuldade de outros praticantes neste sentido, eles se esquivam indo em direção ao mesmo lado em que o soco foi direcionado, fatalmente ele irá sofrer o golpe! O treinamento de esquiva é fundamental, principalmente em movimentos de pêndulos, como é comum ver  em técnicas de esquiva do Boxe...Isto é fundamental para "bloqueios"e contra-ataques!

A arte das esquivas e pêndulos são indispensáveis para um bom desempenho nas Artes Marciais


                                         "Instintos (naturais) nos levam a defender o território, enquanto os reflexos são instrumentos que desenvolvemos para tirar melhor proveito de nossos instintos". Sendo assim, os treinos constantes de técnicas marciais, servem para lapidar nossos instintos a tal ponto que ampliem nossos reflexos, na maioria das vezes, restritos e  condicionados às necessidades puramente cotidianas! 
                    
d)-  Voce sabe a distância exata de seu oponente em caso de defesa ou de ataque?


Divisão e etapas de desenvolvimento dos reflexos na arte da luta: 

1º- Reflexo de distâncias: Este treinamento tem como objetivo principal, dar ao praticante a noção exata de distância para ataque e defesas, onde não seja necessário movimentos no vazio, caso o espaço entre o alvo e o golpe esteja fora de alcanse! 

2º-  Reflexo de trajeto de movimento: Esta prática requer a abservância dos golpes do oponente, onde cada ataque possui uma trajetória de movimento ao qual permite uma boa defesa, isto requer reflexo que após desenvolvidos, permitirão o movimento correto na hora certa", para isto, será necessário reflexos condicionados ao movimento do oponente! Resumindo: Mova-se igual e contrário ao seu oponente, nunca sob o mesmo ângulo de ação! 

Voce se cansa rápido ao lutar, fica com o corpo pesado após alguns minutos de combate?

Isto nem sempre significa que voce está fora de forma, mas existe uma grande possibilidade de que esteja "queimando" muita energia muscular ou vascular no momento de aplicar golpes de defesa ou de ataque. Primeiramente voce deverá analisar se existe maior desgaste na "defesa" ou no "ataque"...Em ambos os casos, isto significa que seus golpes são extremos em aplicação, bem mais que necessários e sofrem alto índice de "stress"...Um bom golpe tem que despreender o mínimo possivel de desgaste. Outro fator é a respiração, deve ser sincronizada com o movimento pretendido, com capacidade de oxigenação relativa aos movimentos realizados, sendo assim, golpes curtos exigem menor oxigenação, golpes longos, maior oxigenação... 



3º- Reflexos são reações cognitivas involuntárias em resposta a um estímulo externo e consiste nas primeiras formas de movimento humano. Estas formas são impusos que se armazenam no córtex cerebral! Por serem movimentos involuntários, o praticante de arte marcial desenvolverá seus reflexos, a medida que põe à prova seus institos de sobrevivência ou  em situação de ameaça real! Não basta saber chutar ou socar de uma forma potente ou veloz, será necessário apenas ultrapassar os limites de reflexo de seu oponente, que nem sempre estará condicionado...Isto significa que devemos treinar os "disparos" de golpes em um curto espaço de tempo, tempo este bem menor que a capacidade de reflexo cognitivo do oponente! Isto damos o nome de "realtime explosion" ou simplismente Shíshí yǐng xiǎng ( tempode disparo-實時影響).

Instintos versus Reflexos, Quem ganha?

                            Os instintos nos fornecem o momento de agir mas não determinam como agir. Este é o trabalho da "perícia técnica marcial, condicionamento físico e psicológico!"
                           Já os reflexos nos fornecem a visão dos "instintos do oponente" e suas intenções imediatas, permitindo que em questão de milésimos, saibamos como reagir!
                 

Conclusões finais!

Voce pode ser um grande especialista em artes marciais, exímio nas artes dos chutes e socos, bem como em mobilizações e quedas, mas se seu desempenho não for amparado pelo treino árduo de seus reflexos e contrôle de seus instintos, fatalmente voce estará sujeito a derrota em um combate real!
Saber como agir (golpes) não é o suficiente, deve-se descobrir "quando" agir, que "distância" terá que agir, em qual velocidade deve atuar, que supere os reflexos de seu oponente, que "tipo de respiração" deve fluir, pois cada golpe exige um "tipo" de respiração! Como exemplo temos a natação, isto também ocorre nas artes marciais!


By
Great Master Makáo