Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Golpes Mortais- A verdade além dos mitos das artes marciais!

           É comum entre os praticantes de artes marciais, principalmente entre os novatos e inexperientes, buscar o glamour dos "golpes infalíveis", mas na verdade, isto é apenas folclóre nas artes marciais, todas as artes marciais buscam encontrar em cada um de seus estilos, "aquele golpe que não tem defesa", isto na verdade é tolice! É bem verdade, que muitos golpes quando bem aplicados, diminuem as possibilidades de defesa de um oponente menos familiarizado com algumas técnicas, mas isto não significa que aquele golpe seja impossivel de ter uma defesa, apenas foi aplicado em um adversário menos experiente.
           A agilidade de alguns praticantes, a força e o auto contrôle são fundamentais em uma arte marcial, mas acima de tudo o conhecimento da fisiologia humana, "não existe golpes infalíveis mas existem golpes mortais". O maior perigo é a aplicação de determinados golpes, que na maioria das vezes, são ensinados por alguns "mestres", sem qualquer conhecimento de fisiologia ou sem preparo psicológico na didática de ensino! Não adianta ensinar um determinado golpe tido como "proibido", sem preparar o aluno para as conseqüências, referentes as suas aplicações.baseado nisto, resolvi postar neste blog, a verdade sobre os GOLPES MORTAIS.

Em geral utilizam-se cento e oito pontos: 62 que se golpeados podem causar distúrbios e 36 podem causar a morte.
               Os relatos aqui mencionados tem como objetivo "alertar" do perigo que possa acarretar alguns golpes e as consequências futuras... Artes Marciais possuem a finalidade de proteger a integridade fisica ou moral de um indivíduo, as aplicações de alguns golpes podem ocasionar danos irreparáveis ou até mesmo a morte!Portanto, as imagens que aqui serão mostradas são de cunho explicativo, sem floreios, mas servem de alerta aos estudiosos das artes marciais!


                  Toda e qualquer forma de agressão facial, possui quatro tipos de resultados, que na maioria das vezes, poderão acarretar danos: temporários (Luxações, equimoses- escoriações e Hematomas, podendo ainda, sofrer fraturas).
                                            

                    Os hematomas podem provocar rompimentos de vasos, sendo semelhante à equimose, porém, trata-se de um rompimento de um vaso maior, portanto, o sangramento é mais violento a ponto de descolar a pele, formando uma verdadeira bolsa de sangue, não provocam a morte mas podem ocasionar danos irreversíveis, quando golpes são aplicados próximo ao globo ocular,É uma modalidade de hemorragia interna  As escoriações são relacionadas ao atrito da pele por golpes superficiais, mas criam lesões da pele.
                                                  As lesões com maior probabilidade de colocar em risco a vida de um lutador são: feridas penetrantes do abdômen e do tórax, hemorragias abundantes, estados de choque, fraturas do crânio e da coluna vertebral, traumatismo crânio encefálico,  infecções provocadas por cortes provenientes de golpes contínuos! abaixo algumas características de golpes em algumas partes do corpo e as suas resultantes.
 
2. Orelhas: A natureza de um golpe com os dedos na parte posterior junto ao crânio, irradia paralesia momentânea bem como perda do reflexo dimensional de espaço...
 
4. Têmporas: Desorientação e desmaio ocorrerão, podendo ainda provocar coma  imediato,ou ação neuro vegetativo, posteriormente existem relatos de vida vegetativa.
 
5. Nariz POR BAIXO: Irá ocorrer sangramento nasal ou fratura óssea, impedindo oxigenação nas vias aéreas superiores, vertigens e possiveis desmaios ou convulsões decorrentes. 
 
6. Abaixo do ouvido: Provoca perda de reflexo e equilíbrio, danos neurológicos de impulsos nervosos parciais, provocando paralesia temporária dos braços e da musculatora peitoral!
 
 
 
8. Mandibula: Fratura na mandíbula. perda de reação neuro muscular, dormência periférica da face, paralesia facial e lesão auditiva parcial.





9. Clavícula: Conduzirá a fratura clavicular. propondo desmaio seguido de convulsão, rompimento de super-espinhoso e congelamento de ombro.
 
 
 
10. Garganta:  Golpes frontais geram perda respiratória média, golpes laterais, geram fraturas  e se houver grande lesão na traquéia, a morte é imediata. 
 
 
 
11. Plexo solar:  Danos a órgãos internos e inconsciência, pode causar a morte por hemorragia , principalmente quando golpes atingem, baço, rins ou fígado!
 
13. Cotovelo: Muita dor ocorrerá. Mas processos de dor continua, geram perda dos sentidos ou aceleração cardio vascular, podendo promover parada cardíaca em alguns casos de extrema dor!
 
14. Virilha: Se houver lesão na virilha, pode danificar os órgãos reprodutores, ou ele vai causar inconsciência, paraplegia ou morte. 
 
15. Interior da coxa: Irá causar rompimentos  muscular e dormência, em outros casos, rompimento da orta femural podendo levar a morte.
 
16. Joelho: Fratura óssea e luxação ocorrerá, podendo ainda gerar danos irreversíveis no movimento. 
17. Lado das costelas: Se há prejuízo, entre 5 ª e 6 ª costelas óssea, perda da função pulmonar irá ocorrer ou sufocamento, levando a morte por asfixia.
 
18. Rim: Lesões internas causarão dor contínua seguida de morte posterior por falência renal. 
 
19. Por volta do pescoço (Quarta vértebra cervical): Irá causar paralisia ou fratura. Às vezes, a morte irá acontecer, caso haja movimentos bruscos. 
 
20. Torção do joelho: Irá causar fratura e luxação podendo ainda romper ligamentos que dão estabelidade a perna atingida.
 
 
21. Coração- golpes diretos no pescoço, descendo ao peito direto no coração , acarretarão perda imediata de respiração e parada cardíaca imediata.
 
22.Esterno- dor aguda seguido de hemorragia caso haja fratura, posteriormente a morte.
 
23. Costela flutuante- perfuração de orgãos, insuficiencia respiratória caso sofra fratura de baixo para cima.
 
24- Nuca- caso lesão haverá paralesia, caso contrário perda dos sentidos seguidos de convulsão por 2 minutos, podendo ainda gerar perda da visão temporiariamente!
 
25- Pélvis- Insuficiência urinária, perda dos sentidos, dor aguda e congelamento dos movimentos temporariamente dos membros inferiores!
 
26- Bíceps- paralesia do braço e perda dos reflexos neuro muscular até mesmo fratura do braço.
 
 
 
 
 
27- Testa- sistema nervoso central, podendo gerar cegueira ou derrame cerebral!
 
 Existem seis meios de atacar os pontos vitais : cortando (usando a quina da mão), pressionando (usando os dedos), espalmando (usando a palma da mão), batendo (usando o dorso da mão), apertando ou socando! Com os pés existem cinco formas de aplicações de golpes: com a faca da planta do pé (cortante), com a sola do pé (pressionando e empurrando), com o peito do pé (aderindo e forçando), com o calcanho ( deslocando e impactando
 12. Pulso: Irá causar fratura com dor intolerável, mas por meio deste golpe, caso ocorra rompimento de veias pode ocasionar a morte se não tratado de imediato. 
7. Nariz: Fratura irá ocorrer. perda parcial de oxigenação das vias áéreas superiores com hemorragia facial interna, lesão interna da face podendo ainda gerar paralesia facial!
 3. Olhos: visão bloqueada e possível cegueira, hemorragia interna ou descolamento de retina, quando aplicado diretamente no centro dos olhos, com golpes de pressão ocular  provocado por soco direto ou cotoveladas ou punhais (dedos). 
1. Crânio: Se houver trauma na cabeça,  a dor será acompanhada por desorientação ou inconsciência. Durante o traumatismo craniano, poderá haver fratura da coluna vertebral. ou até mesmo coma e uma possivel morte cerebral, na maioria das vezes ocasionado por chutes laterais, cotoveladas no crânio!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.