Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TAI CHI CHUAN A ARTE QUE UNIFICA A NATUREZA HUMANA AO UNIVERSO

                               

                                        A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses dois aspectos não se excluem necessariamente para a maioria dos professores propagadores das finalidades, estudos e aplicações desta arte.
                                        
                                         O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do tai chi chuan através da figura do taoista imortal .
                                          Fica claro aqui, o absoluto interesse desta arte marcial, manter-se em equilíbrio, velocidade e acima de tudo, a harmonia com as energias da vida e do universo!
                                          
                                         São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu. Todos tem a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferenciando na forma.
                                          
Por ordem cronológica:
  • Tai Chi Chuan estilos:
  • Chen (陳氏)
  • Yang (楊氏)
  • Hao (武氏)
  • Wu (吳氏)
  • Sun (孫氏)
               
                               Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618-906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os trinta e sete estilos do tai chi", também chamada de chang chuan (punho longo) ou chang kiang (rio longo).
                              Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi.
Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes semelhantes aos das atuais posturas do tai chi chuan.
                                O Tai Chi Chuan, da mesma forma que o Kung Fu, divide-se em duas escolas principais, as escolas externas e as escolas internas...A primeira (externa), busca fluir as energias do meio exterior em direção ao Qi interior( energia vital do ser), enquanto a escola interna busca fluir a energia Qi em direção ao externo (Universo), ambas buscam a Harmonia interior por meio da energia da natureza e do universo em que fazemos parte! Mesmo sendo seus movimentos extremamente lentos, em relaçao as demais artes, na verdade, busca  pelos movimentos lentos, para fluir toda a energia por intermédio dos meridianos e quadrantes do corpo humano, tornando assim possivel fluir as energias mentais e físicas em profundo equilíbrio, além de tudo é uma arte extremamente eficaz como luta marcial!  
                                O Tai Chi Chuan tem passado por muitas mudanças, tem 108 movimentos em sua totalidade, mas o governo Chinês reduziu seus movimentos, por achar que as gerações atuais não possuem a paciência necessária para desenvolver os 108 movimentos, para evitar o êxodo para as outras artes marciais, mais rápidas na aprendizagem. Hoje a maioria das escolas desta modalidade ensinam de 64 movimentos, 32 ou até mesmo 16 movimentos apenas! Mesmo assim, escolas mais tradicionalistas ainda mantem seus ensinamentos em 108 movimentos!
                                 Quase todos os Mestres de Kung Fu, são conhecedores de Tai Chi Chuan, sendo este conhecimento quase obrigatoriedade  para um bom desempenho marcial! Tai Chi Chuan é mais que uma arte marcial moderada, é a soberana forma de controlar as impurezas da alma e a profunda consciência do mundo em que vivemos, por meio do Tai Chi Chuan desenvolve-se a observância dos fluídos dos sentidos, elimina-se as impurezas corporais e emocionais, tornando o indivíduo mais centrado e sutilmente acima das qualidades de vida nos dias atuais, sendo possivel sua prática desde a tenra idade dos 6 anos até a idade mais avançada! Médicos, cientistas comprovam que o Tai Chi Chuan promove o equilíbrio cardio vascular bem como a eliminação de doenças ósseas comum nas idades acima dos 50 anos! Como arte marcial, propõe a defesa pessoal possivel em qualquer idade e pode ser praticado por toda a vida!
                                 Enquanto arte marcial, o tai chi chuan se baseia em treze conceitos fundamentais (shi san shi 十三势). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta estes conceitos com pequenas variações.
                                São conhecidas como as oito portas e os cinco passos (八門 五步), em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.
                               
  • Os quatro lados (si zheng 四正)
Péng 掤 (aparar)
履 (desviar)
擠 (pressionar)
Àn 按 (empurrar)
  • Os quatro cantos (si yu 四隅)
Cǎi 採 (colher e puxar)
Liè 挒 (colher e quebrar)
Zhǒu 肘 (golpe de cotovelo)
Kào 靠 (golpe de ombro)
Os cinco passos (Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos cinco elementos cósmicos (五行 py wǔ xíng) que fundamentam a medicina tradicional chinesa:
madeira, fogo, terra, metal e água (木, 火, 土, 金, 水).
Jìn bù 進步 (avançar)
Tùi bù 退步 (recuar)
Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)
                                      Abaixo a forma com 24 movimentos praticadas apartir de 1956
Abaixo o video do TAI CHI CHUAM COM 24 MOVIMENTOS.
Forma simplificada  desenvolvida em 1956- Forma de Beijing de 24 Posturas
                                   
                       "Vídeo raro "Chen Man C'hing" demonstrando a forma "curta do Tai Chi Chuan"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.