Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 31 de julho de 2011

A INTEGRIDADE DAS ARTES MARCIAIS!

            De tempo em tempos, as artes marciais em geral, vem sofrendo mudanças consideradas por muitos algo preocupante, pensamento este que compartilho, primeiramente em relação ao fator filosofico da maioria delas, sendo este , motivo da perda de muitos valores que determinam a raíz e identidade de algumas destas artes marciais! Todos os praticantes das artes marciais em geral, principalmente os mais jovens, desconhecem o verdadeiro significado das artes marciais, como referencia social, filosófica e conceito até mesmo espiritual. Infelizmente, as artes marciais estão indo em direção aos caminhos que dão ênfase principalmente a conduta de desenvolvimento marcial apenas, deixando de lado na maioria dos casos, a filosofia e história de seus fundamentos! Sabemos que o mundo está passando por transformações, inivitavelmente as artes marciais acompanham estas transformações de forma pouco envolvida com as tradições que mantiveram todas elas por séculos, isto poderá fazer com que em décadas pereçam no esquecimento, caso algo não seja realmente feito para evitar um futuro realmente trágico para as artes marciais!
                          Um exemplo disto, fica visível no próprio Kung Fú, que em uma década apenas, modificou muitos de seus critérios, tanto na didática de ensino desta arte, como na maneira de classificar seus praticantes por graduações de faixas, fato este ao meu ver, algo realmente absurdo diante das tradiçõpes milenares do kung-fú!
                            O kung fú tradicional, busca manter na integra seus conceitos, mesmo assim, vemos inumeras escolas, criando métodos "modernos" como pretesto de atrair alunos para seus estilos e suas academias.
                            O kung fú, sempre foi uma arte que manteve seus conceitos de apredizegem, e define por tempo de prática a condição de seus alunos,e não por faixas de panos coloridos na cintura!
                            Muitas são as questões fundamentais que devem ser respeitadas, fato este que não vem ocorrendo ao redor do mundo! Não sou contra a "modernidade" das práticas marciais, mas sou definitivamente contra a perda da identidade delas, em função apenas de arrecadar benificios financeiros ou arrecadar praticantes sem qualquer ética marcial...
                            Mas aos leitores de meu blog, peço que reflitam e percebam a importância de se manter a tradição das artes marciais, procurar Mestres qualificados, com estilos que mantén suas raízes, isto é profundamente  importante para que as artes marciais se perpetuem por mais séculos futuros! As competições , as lutas e técnicas olímpicas, são importantes para refletir ao público em geral, as diferentes caracterísitcas de cada estilo, mas porque mostrar apenas o lado competitivo sem dar ao público uma visão mais ampla de seus preceitos? As artes marciais são mais que apenas socos e chutes, são escolas que aprimoram o caráter de seus praticantes. Tornar-se um grande lutador é dignificante, mas tornar-se um grande  ser humano é muito mais!
                                Qualquer praticante deve ser bem preparado, para vencer a maior das batalhas que terá no decorrer de sua vida, a batalha que me refiro é eliminar de sua alma, a agressão, o conflito e a insegurança física, emocional e mental! Para isto, a mente tem que refletir, o corpo tem que se exercitar, a alma tem que iluminar-se e os sentimentos devem se tornar nobres!

                                 Vivemos em um mundo de conflitos, inseguranças e desrespeito a própria vida no planeta, portanto é fundamental que novos adeptos das artes marciais sejam acima de tudo, representantes legítimos de suas filosofias, não importa se é esta ou aquela arte, o que importa é como esta ou aquela arte se auto define...
                                   Este blog é de voce caro leitor, é a sua voz e busca levar para todos os verdadeiros conceitos das artes marciais clássicas! seja voce apenas um curioso ou praticante, seja voce um mestre ou aluno, levante a sua bandeira, a sua arte, mostre este blog aos seus amigos, aos seus colegas de academia, ao praticantes de sua escola! Vamos lutar pela grandeza das artes e de nossos Mestres.
                                    Existem muitos Mestres e escolas com valor pelo mundo inteiro, unidas pela grandeza de seus ensinamentos, que merecem nosso respeito permanete. Partecipem, deixem seus comentários, falem de suas escolas aqui neste blog, tenham a certeza que este será sempre o canal de voz das artes marciais, para todos, sem qualquer bloqueio ou descriminação... Este é meu objetivo, "unificação mundial das artes marciais", ir além das Confederações Internacionais, ir de encontro a alma de nossos ancestrais, alimentando sempre a dignidade histórica de nossos Mestres... Mandem suas matérias, seus ensinamentos, seus conceitos e imagens, terei o grato prazer de manifestar meu respeito a todos!
                                   Hoje podemos criar um compromisso global, em pró das artes marciais, unidos pela alma guerreira e sagrada de nossas artes, sejam todos bem vindos!


 grato.... Mestre Makáo - Brasil - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.