Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Kung Fú - E a Arte esquecida de Wêng Sêng" ou "Monge Ancião"


                                        É mais que apenas um soco ou um movimento de punhos,   é muito mais que um golpe com destreza e agilidade, muitos comparam esta técnica com o mais alto degrau do conhecimento do Kung Fú, não pela sua maestria de técnica, mas pelos segrêdos que guarda diante dos demais estilos. 
                                        Poucos são os adeptos do Kung Fú que chegaram a conhecer a técnica denominada como "punhos do monge ancião"  ou como é conhecido "Wêng Sêng"! Relatos históricos se perdem no tempo, mas a história trás aos dias atuais, como uma leve brisa, a lenda de um monge chamado "Méi Máo Yin" (Sobrancelha Branca)! Muitos confundem o estilo Pak Mei que tem o mesmo nome, com este monge, criador do estilo WÊNG SÊNG"! Abaixo o diagrama deste monge onde se escreve seu nome, Méi Máo Yin!
                                          
Aproximadamente na dinastia de Liu Song (420-479), um jovem monge chamado Tang Zhen, com apenas 16 anos de idade, iniciou-se nas artes do Kung Fú, seu Mestre era nada mais, nada menos que Bodhidharma, conhecido também como Ta Mo, patriarca do Kung Fú e do primeiro estilo criado, C'hang! Conta a lenda, que o jovem Tang, foi um dos discípulos mais rebeldes de Ta Mo, mesmo assim, o Mestre tinha por ele uma grande estima e paciência! O discípulo Tang viveu sob os ensinamentos do Mestre por dez anos, ao completar 27 anos, partiu para a provincia de Fenghuang, onde iniciou um caminho solitário de meditação, consta-se relatos que Tang Zhen, ficou em estado meditativo por nove dias, buscando em seu interior a iluminação de seu espírito, este ato repitiu-se por mais quarenta anos, durante nove dias em cada mês...Certa manhã, Tang Zhen, ao iniciar seu estado de meditação por mais nove dias, foi interrompido pela presença de um estranho, que tinha a intenção de roubá-lo, enquanto meditava, mas para a má sorte do ladrão, Tang  Zhen percebeu sua presença e deferiu um golpe no ladrão, usando a técnica que aprendera com seu Mestre, o ladrão acabou morrendo com o impácto do golpe sofrido no peito. Tang ao ver que havia matado o ladrão, simplesmente ficou em estado de choque, pois jamais havia matado quem quer que seja, com isto, no decorrer dos anos, simplismente jurou para si mesmo, que jamais deferiria um  um golpe se quer! Passaram muitos anos, e o jovem Tan Zhen, dedicava a maior parte de seu tempo exclusivamente para a meditação, como havia prometido, manteve-se distante da prática do Kung Fú e seu estilo, isto até atingir a idade dos cinqüenta anos! Já era conhecido como "O Monge Silencioso", sua fama  corria pelas provincias dando-lhe uma conotação de "Iluminado".

                          Mas o então jovem Tang Zhen agora era um homem de idade, já beirando os sescenta anos, em um certo momento em que meditava, percebeu uma forte rajada de vento, onde derrubou objetos ao seu redor, mesmo assim, manteve-se concentrado em sua meditação, passado mais alguns momentos, começou a chover forte, criando um grande volume de água, ao qual varreu para longe o que o vento havia quebrado, Tang Zhem manteve-se ali sentado, em meditação, mas alguns minutos depois, com a tempestade e o vento, o lugar onde ele se mantinha em mmeditação, foi totalmente destruido, ao sair de seu estado meditativo, percebeu que nada ao seu redor havia sido polpado, com isto, Tang Zhen, o monge de sobrancelhas e cabelos brancos, percebeu que a natureza era tão destrutiva quanto destrutiva, que ele, mesmo buscando a iluminação tornou-se omisso ao que ocorria ao seu redor, resolveu então, criar um estilo de kung fú em equilíbrio com as forças naturais, que fosse forte como o vento e aderente como a água, assim nasceu Wêng Sêng o estilo do Monge Ancião! Tang Zhen desenvolveu seu estilo por dez anos, criando movimentos de punhos que golpeavam e deferiam golpes com mãos abertas e com punhos fechados, mas sempre deferidos contra  os golpes do oponente, nunca diretamente ao corpo, somente nos braços e pernas que poderiam atacá-lo! Sua técnica tornou-se conhecida e ele então foi conhecido como o Mestre Sobrancelha Branca - Méi Máo Yin!
                           
                                pai mei kill bill 2 figura de açao otimo preço - Manhuaçu - MG - Brasil
                       "Muitos personagens da história do Kung Fú, são baseados na imagem de Méi Máo Yin"

                                         Mestre Méi Máo Yin, desenvolveu técnicas do estilo Wêng Sêng baseado na aderência de seus golpes, onde deslizava no golpe dos oponentes e com uma extrema velocidade, seu estilo possuia 40 movimentos apenas, todos, com as mãos que golpeavam o oponente na interceptação de seus ataques, golpes que batizou com o nome de "punhos aderentes como a água"- Zhân Mó
O diagrama acima significa águas aderentes e profundas, Zhân Mó, representando sua técnica em deferir golpes fora do corpo, somente atingindo braços e pernas!
                                       Para muitos praticantes atuais de Kung Fú, isto não passa de uma lenda, poucos são os que conhecem os 40 movimentos de Mestre, bem como suas aplicações.
                                       Méi Máo Yin, com seu estilo Wêng Sêng, foi ensinado para seus discípulos,  Huang Shang e Hua C'hin após a morte do Mestre, aos 98 anos de idade!
                                       Hoje pelo que se sabe, muitos estilos atuais descendem dele, mesmo sem identificá-lo como seu patriarca. Perdendo-se na história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.