Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As artes marciais mais eficazes em combate!...

                                   

                                    Pode parecer fácil dizer que esta ou aquela arte marcial e melhor ou pior ou se uma é mais eficiente que a outra, mas na verdade todas possuem seus pontos fortes e fracos diante de uma premissa de combate.
                                      É normal que um praticante de arte marcial considere sempre a sua "arte" melhor que as outras, seria como torcedores de um time de football (futebol) que consediram os seus times melhores que os demais.
                                      Mas na verdade não é bem assim, se analizarmos as diversas modalidades veremos que algumas técnicas marciais, enfatizam os ataques enquanto outros ao contrário, valorizam mais a defesa.
                                      As diferenças existentes entre as artes marciais são diretamente ligadas as metas e objetivos que buscam emn combate, não existe arte marxial somente de ataque be, como somente de defesa, todas possuem uma visão ambivalente de seus golpes, hora de defesa, hora de ataque!
                                       Nossa análise puramente técnica, irá focar somente nos princíos básicos dos fundamentos no combate de múltiplas diciplinas marciais, independente de sua origem ou seus predicativos culturais e aptidão de beleza em formas e movimentos! Nem sempre um golpe bonito é eficiente , um golpe rápido é preciso ou um golpe forte demonstra qualidade de impácto...Portanto, deixando de lado a arte marcial de apresentações e espetáculos, deixando de lado fatores como: performance física de seus praticantes, habilidades com armas, irei me restringir somente na "arte marcial" como objetivo de análise, deixando de lado as outras influências externas (Mestres- escolas- atletas), mesmo porque não estaremos analizando o combate como desempenho humano, mas sim como desempenho sistêmico de combate... Então vejamos:
                                           Quais seriam os elementos ao qual poderíamos dispor para esta análise imparcial ?

Os principais quesitos para um combate perfeito são estes dez ítens abaixo:

1º- Técnica que mais evita sofrer golpes nos orgãos considerados mortais em um combate.
2º-  Técnica que movimenta-se com facilidade para todos os lados sem dificuldade.

3º- Técnica que disponibiliza em combate, movimentos com objetividade de ataque e defesa, sem que com isso permita alto índice de contra-ataque.

4º- Usa proporcionalmente os braços e pernas simultâneamente em combate, bem como outras partes do corpo (cabeça- articulações quadril- ombro).

5º- Técnica que adapta-se em qualquer ambiente de combate, seja ele aberto, fechado, grande, pequeno e até mesmo em espaço reduzido como em um elevador!

6º-  Técnica que idependente de acessórios (protetores, luvas, vestimentas especiais),  que obtenham bons resultados... 

7º- Técnica  com aplicativos eficientes em  "chaves e contra-chaves", bloqueios, esquivas, saltos e mobilizações...

8º-  Técnica que tenha bom desempenho em combate, com mais ou igual a  dois oponentes ao mesmo tempo! 

9º-   Técnica que saiba agir em movimento, bem como estático, na defesa ou no ataque!

10º-   Técnica que saiba atuar em combate em curta, média ou longa distância!

                                        Perceberam? Um combate nas artes marciais, serão analisados neste 10 (dez) princípios básicos, desta forma poderemos ter uma noção correta de desempenho e funcionabilidade de uma arte marcial, seja ela qual for!
                                          As "artes das lutas" que obtem as maiores partes dos ítens acima citados, evidentemente serão consideradas as mais eficientes entre as outras, não há como refutar tal princípio! Muitos lutadores aprendem duas ou mais artes para melhorar seus resultados, isto prova que muitas delas são insuficientes em algum ponto caso sejam usadas individualmente, então nestes casos, é o atleta que é mais bem preparado e não sua arte pois não é completa, necessitando buscar outras modalidades que supram suas deficiências! Baseado nas 10 (dez) atribuições necessárias para um bom desempenho no combate, ao qual foi demonstrado anteriormente, podemos facilmentereconhecer os pontos fracos e fortes de cada arte!
                                           Algumas limitam-se apenas no uso de braços, outras limitam-se somente no uso das pernas, enquanto muitas somente buscam a mobilização, poderemos encontrar aquelas que nem propiciam técnicas de chão!
                                            A variedade de artes marciais são enormes, mas na sua maioria aplicam e destribuem golpes semelhantes com pequenas variações técnicas.
                                            Fica visível que uma modalidade técnica marcial, depende em muito de seu praticante, pois todas as artes marciais só seriam completas se unidas em uma só! Isto é quase impossível técnicamente, pois cada qual reage de forma diferente diante de um combate! Mesmo o Kung Fu (Arte Marcial Chinesa e considerada a mãede todas as artes marciais), possui centenas de estilos com diferentes formas de ação em combate, mesmo estas técnicas se proliferaram separadamente e com características distintas uma da outra! 
                                             Se analisarmos friamente perceberemos que "nenhuma" arte marcial atualmente possui todos os ítens acima mencionado, sempre faltará pelo menos um ítem a ser desenvolvido pelo praticante...
                                             Enfim, temos mais um fator significativo para levar em conta, o "fator Psicológico da arte da luta", sendo assim, devemos considerar importatante a cultura de treino mental e emocional do praticante, afinal de contas uma arte marcial deve ter atributos filosoficos ou pelo menos psicológicos para manter o corpo e a mente alinhados em perfeito equilíbrio, caso contrário de nada adianta a boa qualidade de golpes sem um percepção de luta e um perfil emocional bem organizado... 
                                               Muitas artes marciais não valorizam o desenvolvimento mental de sua arte, achando que apenas a força, flexibilidade e perícia técnica seja suficiente para um bom combate, enquanto outras, paralelamente aos treinamentos técnicos, amplificam suas possibilidades de combate, com técnicas de meditação, relaxamentos, técnicas de observância corporal e intensos treinos de superação emocional diante de um combate.... Sua arte também aplica tais objetivos?

                                                De qualquer forma, o mundo das artes marciais renovam -se na busca do caminho do "Tao", cada qual de sua maneira...
                                                 Mas acredito na "assinatura " de cada uma delas, no encanto de suas técnicas portanto posso afirmar:

"A arte marcial é como uma tela em branco, onde cada qual possui o dom de criar sua obra, basta fluir externamente o que interiormente é guardado. como na arte de um artista plástico, são necessários o desnvolvimento de algumnas técnicas, o conhecimento da alguns acessórios (tintas e pincéis), a arte marcial não deve restringir-se ao óbvio, nem tão pouco limitar-se aos conceitos, mas acima de tudo fluir...
                                              Criando assim, uma verdadeira arte, onde o principal combate a ser travado é contra a limitação e superando o maior adversário em questão...Si mesmo!  
  
By
Great Master Makáo

                                     
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.