Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 21 de junho de 2011

As mãos do Kung fú- estilos - formas e posturas básicas!

                                Para o estudioso  com bastante tempo de prática, poderá perceber que "todos" os estilos, possuem características próprias, apesar de existir pouca variação de movimentos básicos entre os estilos e formas! Vamos dar um exemplo: A postura do "cavalo" (Ma-bu 馬步 ) é igual em todos os estilos e escolas, o que difere uma escola da outra é a variação dos braços e mãos em cada estilo!      A maioria das vezes, as pessoas que se interessam pelo kung fú, me perguntam como diferenciar um estilo do outro, eu respondo que a principal característica dos estilos e o que os diferenciam, sem dúvida alguma está diretamente ligado as posturas das mãos, os golpes usados por intermédio delas, com as variantes de movimentos corporais que salienta a identificação da escola que representa! 
                            
                  As mãos, braços e pernas possuem definidas as atribuições de suas "formas", criando uma identidade única em cada conduta de combate! Algumas técnicas podem ser sutilmente parecidas entre si, com pequenos detalhes que muitas vezes possam ser invisiveis aos leigos da arte, um dedo, uma mudança de postura de mão, um braço mais alongado enquantro em outro estilo é mais curto, um giro aberto enquanto  em outro estilo a forma de prática exige um giro mais fechado! Estas diferenciações que determinam a natureza de um estilo! Outro fator importante para ressaltar , é o movimento e postura das pernas no caminhar, esquivar-se e a maneira que cada estilo inicia-se diante de uma eventual luta (San-sou ou San shou), existem estilos com garras curtas, outros com garras longas, algumas escolas possuem o soco do sol, outros segmentos o soco do carneiro como referência ou seja, socos com punho horizontal enquanto outros aplicam socos verticais!
                    As variações de golpes depende principalmente do objetivo final, podemos ver golpes de penetração, aderência, deslizamento, compressão, impactos e  golpes de absorção!
                     Golpes de Penetração- é todo golpe que busca atingir principalmente orgãos internos.
                     Golpes de Aderência- São golpes que bloqueiam enquanto defendem ou atacam, por meio de movimentos que freiam o poder de força do golpe do oponente em uma determinada direção!
                        Deslizamento- Quando o golpe não impede a trajetória do oponete mas desliza interna ou externamente paralelo ao golpe deferido!
                      Golpes de compressão- São golpes que atuam em pontos determinados, principalmente em lugares flexíveis e que permitem exercer pressão de fora para dentro, como abdome, tórax, baixo ventre , figado, baço e rins!
                      Golpes de impacto- Todo e qualquer golpe que utiliza principalmente força e em conjunto com golpes de penetração, atuam principalmente em áreas ósseas, cartilaginosas e articulações!
                       Por fim, golpes de absorção:- são golpes que se movimentam na mesma direção em em que sofreram golpes de ataque, acompanham o golpe ao invés de bloqueá-lo,  como a água que absorve o impacto da pedra! Como vemos as variações são muitas...mesmo assim, o Kung fú mantem algumas posturas básicas que são comuns em todos os estilos, seus nomes são similares entre muitos, em outros modificam de acordo com o dialeto chinês usado (Mandarin ou Cantonês). Os golpes mudam seus nomes mas as posturas são universais, comum entre todos os estilos!
                                                                           Kie-Bu
                                                                           Gui-Bu

                                                                           Gom- Bu
                                                                            Pou Bou

                                                                           Xie Bu

                                                                            Xu Bu

                                                                             Zie Zhuang

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.