Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Wing Chun 詠春 A Arte Majestosa!



                                          O WING CHUN (Também conhecido como Vin Tsun), sem dúvida é um dos estilos mais praticados atualmente ao redor do mundo, uma de suas principais características é a economia de movimentos e sua grande praticidade com os punhos. Podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que o V.C é considerado pela maioria das artes marciais, uma das técnicas mais velozes em deferimentos de golpes, bem como um dos mais completos mecanismos de defêsa do século XXI... 
                                          
                                          Para muitos estilos praticados o V.C, como é popularizado o Vin Tsun, à primeira vista, parece um estilo sem muita expressão, sem movimentos espetaculares ou golpes que demonstrem grandes preocupações com rotinas de combate comuns em muitos estilos das artes marciais.

                                           Perícia na arte dos deslocamentos, astúcia em penetrar seu golpes em aparentes bloqueios intransponíveis, velocidade sem precedentes e esquivas com chaves aparentemente simples, fazem desta arte, uma das mais respeitadas na atualidade!

                                            O Wing Chun 詠春 é um estilo que busca ir além da força e resistência física, ela mina as energias de todo aquele que se defronta com sua técnica, sutil e harmoniosamente  perspicaz, levando seus adversários a um triste resultado de aplicação de seus golpes com os punhos! Nada se assemelha a sua majestosa desenvoltura marcial, usando seus golpes de defesa e ataque simultâneo, não permite contra golpes de seus adversários, podendo fluir até mesmo 10 socos em um breve segundo...Estilo criado por uma mulher, mesmo que contrário ao machismo das artes como um todo, Ng Mui (sua fundadora), reconhecidamente eliminou os despositivos em que luta é coisa de homem".
                                               As variações de seus golpes com punhos, cotovelos e braços chegam a serem aplicados em 330 diferentes formas de  golpes mistos e 128 golpes individuais. Pode-se concluir que o Wing Chun é a modalide de defesa mais aplicativa de técnicas de punhos!
                                                Este estilo é considerado muito simples em suas atribuições, mesmo assim, requer de seu praticante extrema complexidade de treinos.
Entre os ensinamentos do Wing Chun podemos exaltar:
  • 1. Siu Nim Tao / Siu Lim Tao 小念頭/小練頭 (a "pequena ideia"): São praticadas, de forma isolada, as técnicas básicas dos braços. Um aspecto importante desta forma é a atitude e a relação entre tensão e relaxamento dos movimentos. Assim esta forma é constituída por 8 séries/secções.
  • 2. Chum Kiu / Cham Kiu 尋橋 ou Siu Kiu ("braços requerentes" / "construir uma ponte"):
  • 3. Bju Tse / Biu Tze 鏢指 ou Biu Gee ("dedos penetrantes") Muitas vezes referida como uma forma de emergência, em que são aprendidas técnicas de luta em posições multlipas.
  • 4. Mok Jan Chong / Muk Yan Jong 木人樁 (Wooden Dummy): Serve como um substituto de um parceiro de treino e para treinos de alta intensidade.
  • 5. Luk Dim Bun Guan / Luk Dim Ban Kwun 六點半棍 (bastão longo)
  • 6. Pa Cham Dao / Bart Cham Dao 八斬刀("Espadas duplas curtas e técnicas de golpes do andarilho e conhecido como profundo conhecedor das armas conhecidas como "faca de casal" ou "faca borboleta").
  • 7. Bö Hok/ Bö Hö; Bou Hou 的戰鬥 (Compartilhando golpes).
  • 8. Bö Kuen/Bö Quan/  (avanço direito)
  • 9. Nin Lan Fay/Nan Lay Fay年費伊嵐(seguindo para os lados)
  • 10.Chi Sao/ Chi Sou/ Chi Sau黐手(Mãos que aderem)ou ("Punho da suprema cumeeira).
        "Estas técnicas e termos usuais, variam de acordo com cada  "família (clã)" e seus dialétos".

           COMBATE!!!

               Cada escola varia a aplicação e método de treino em combate, dependendo do padrão estabelecido pelo seu "clã" ou família... Algumas famílias seguem pela linha dos "braços curtos" outros pelo treino dos "braços longos" e finalmente ao clãs que atuam em amnas as técnicas acima mencionadas.
           As variantes são muitas, de escola para escola, pois cada qual possui seguimentos diferenciados, tanto no uso das pernas (chutes), sejam eles curtos, longos ou de profundidade, bem como com os punhos e braços!

          Métodos de combate!!!
            
           Método de triangulações 三角 Sān jiǎo- Onde o praticante atua em seu próprio centro de gravidade com pêndulos e mantendo seu perímetro de ação em um determinado eixo!

            Método de quadratura正交 Zhèng jiāo- Onde se delimita os movimentos em uma determinada área de ação, como se houvesse um território a ser protegido!

             Método da circunferência圓周 Yuán zhōu  - Bloqueios e golpes estabelecidos pela distância do oponente com movimentos e variantes circulares.

             Método estrelada星一樣的 Xīng yī yàng - Onde o lutador atua em diferentes distâncias e direções ao mesmo tempo! 

              "A arte do Kung Fu, sendo transmitda por uma das mais expressivas técnicas de suas diferentes ramificações e estilos, tem no Wing Chun uma de suas mais influêntes herdeiras, podendo ser praticada por homens e mulheres sem limite de idade".

By
Great Master Makáo
    
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.