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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Arte Mística do Kung fu Dào-jiào 道教功夫- 2ª Parte

                            Dào-jiào  道教功夫- 2ª Parte



                            Continuando a nossa postagem a respeito do Estilo DÀO- JIÀO, iremos  analisar suas características e seus conceitos que tanto diferenciam suas técnicas das demais... Para aqueles que buscam uma ideologia focada nas mais profundas manifestações de desenvolvimento, o  Dào- Jiào é sem dúvida a oportunidade de atingir tal objetivo! Na postagem anterior, foi possivel perceber que este estilo de Kung Fu, tem como objetivo desenvolver algumas habilidades comum somente entre os animais. Seus instintos, seus sentidos perceptivos e suas características de funcionalidade motora. Nesta postagem iremos apresentar algumas técnicas Taoístas nas artes marciais, para o desenvolvimento do praticante deste estilo conhecido como  Dào-jiào  道教功夫 o Kung Fu Taoísta!


                             Nesta 2ª parte, iremos perceber que as artes marciais possuem uma conotação mais profunda do que se possa imaginar..."A Arte da Guerra" antes de ser assim definida, era um meio de identificar a alma humana com seu meio, seja pela filosofia Taoísta ou pela interação homem e a natureza que o circunda!
                            Para os dias atuais, a importância das artes marciais, somente estão restritas aos golpes de defesa e ataque, no entanto, séculos atrás, seus praticantes buscavam a harmonia entre o corpo, mente e alma...
                            Dentro das diretrizes do Taoísmo, não basta termos o aparente contrôle de nossas atribuições físicas, seria necessário também, compreender o mecanismo das forças que geram a natureza emocional e anseios da alma humana...Para isto, o Dào - Jiào unifica o desenvolvimento físico em conjunto com as diferentes atribuições mentais e questionamentos  do praticante em relação ao mundo em que vive! "O ser é parte integrante de tudo que está ao seu redor, seja fisicamente, emocionalmente ou mentalmente".
                            Com isto o Dào-Jiào, busca compreender como reagir sobre diversas situações de conflitos, seja de forma instintiva como um animal ou usando sua capacidade de análise humana. Unificando a razão com a intuição, o instinto com a observância contínua, tornando-se desta forma, um ser completamente integrado com o meio em que vive e reagindo de diferentes formas de acordo com a ocasião!
                             A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi ou Lao Tsé (chinês: 老子).
                              O praticante de  Dào-Jiào (Dìzǐ-弟子-Discípulo), deve seguir alguns princípios em sua jornada de ensinamentos, ensinamentos que por sua vez é originária dos mais elevados princípios do Taoísmo, existem muitas artes que descendem direta ou indiretamente do Taoísmo entre muitas, podemos citar o Karatê, Jiu-Jitsu, Aikido, judô, mas a principal arte marcial que defende os conceitos como forma de vida é sem dúvida o Kung Fú, prática esta que deu origem ao DÀO-JIÀO!



                               Princìpios do Dào Jiào filosófico:

1º-"Obrigar-se ao movimento sem busca do repouso, mesmo quando tudo se aquieta."
Monge Fey Hí Bö (費伊博)

2º-"Fortalecer o que está fraco, fluir o que está parado, parar o que está desgovernado". - Monge Wú dī lù jǐng (吴镝麓景)

3º-"Agir com prudência, reagir com determinação e silenciar as inquietudes." -
 Monge Bào lěng qīng (和尚宝)

4º-"Serenidade diante do desafio...Humildade diante da conquista, respeito diante da derrota"- Monge Féng shā wù jìng (沙悟净).

5º -"Flexível diante do rígido e penetrante diante do intransponível, isto é Dào Jiào ".
Mestre Sēng yì  (沙悟净)

6º -" Não questionar o risco, mas sim percebê-lo"-Monge Bài Xian (仙)

7º - " Ser o rio que atravessa, a rocha que bloqueia, o vento que move e o trovão que penetra... tudo isto nas asas do Grou"
Monge Yǔ huá hòu hé shàng (华后和尚)
 
8º - "  Nada é vitória quando não se circula a energia dos Passos do Yu , o rápido torna-se lento, o forte torna-se fraco, o abrangente torna-se restrito, o verdadeiro torna-se falso". Monge Dào Tang Sì (斯).

9º - "No golpe, a defesa é anti-horária ao contrário do ataque" -
 Mestre Lóng Bào (报).

10º- "A Arte Marcial Taoísta tem na sua essência, uma filosofia do movimento cheio e do movimento do vazio, seu conteúdo engloba o Qi, entender o Qi é necessário, para isto devemos perceber a elasticidade do vazio e a profundidade do cheio".
Mestre Huá Xià Chàng (和尚夏畅).

11º -" A fragilidade no golpe é a principal arma que desmorona os fortes, como a água que desmorona a rocha, como vento que varre o Templo, isto é´só uma questão de tempo"- Monge Táng Wù (悟).

12º- "Um bom Mestre é aquele que inspira o seu discípulo no Caminho do Yu, passo à passo, não corre, não para no caminho nem é lento, só ensina como caminhar, hora cheio, hora vazio... "   Monge Sēng bǎi suǒ yǐ lián (所以连).

13º- " Não ensino socar uma pedra, mas sim ser uma pedra que mantén-se diante de um soco" - Mestre Sòng Sēng Tián (田).

14º- " A meditação é tão necessária para mim, que muitas vezes não sei se estou ou não meditando..." -Monge Sēng tián lóng (龙).

15º- "Podemos dizer então que a origem das artes marciais se deu pela busca pela sobrevivência, e o Dào-jiào... somente busca a vivência da busca!"
Mestre Wáng Huī (王辉).

                                          Aqui termino a segunda parte desta grande filosofia Taoísta chamada Dào-jiào Quan, espero que tenham gostado, na próxima postagem teremos a terceira e última parte da Arte Mística do Kung fu Dào-jiào  道教功夫. retratando métodos e técnicas marciais deste estilo!



"Escutar com a alma, fluir com a mente o grande oceano do Tao" 



"Que todos tenha a paz cativa na felicidade"


By
Great Master Makáo

domingo, 14 de outubro de 2012

A Arte Mística do Kung fu Dào-jiào 道教功夫- 1ª PARTE

                               
                                  As artes marciais chinesas são complexas na estrutura e abundância de escolas e estilos, mas as principais características de um ensino profundamente voltado a natureza interior do ser humano, podemos simplificar em uma frase: 道教功夫-Dào-jiào Kuan  ou simplismente Kung Fu Taoísta!
                                   Para o mundo ocidental, os ensinamentos do Dào-jiào Kuan ainda é desconhecido, suas metas, ensinamentos e conceitos poderiam ser de profunda valia ao mundo frenético em que o Ocidente vem vivendo...Falar de Kung Fu é o mesmo que entrar em um universo de conhecimentos ainda não desvendado totalmente!
                                   Fala-se muito no Kung Fu como fruto dos templos Shaolin, de suas técnicas maestrais nas artes marciais chinesas, mas o que muitos não sabem é que o Kung Fu possui outras ramificações, entre estas o Dào-jiào Kuan, arte esta, restrita a uma gama de  Mestres ao redor do mundo... 

                                    Para estudiosos da alma humana, da mesma forma aqueles que buscam a reflexão mais profunda entre a coexistência natural do homem e o planeta que vivemos, o Dào-jiào Kuan é a filosofia Taoísta mais aprendida das artes marciais tidas como essência do desenvolvimento mental e espiritual nas artes marciais! Ela diferencia-se das demais modalidades e estilos de Kung Fu pela sua técnica voltada a compreensão das "forças naturais " camufladas e distorcidas por meio de nossas mentes bloqueadas pelos cinco sentidos conhecidos: Visão, audição, tato, olfato e paladar! Mas o Dào-jiào Kuan, leva estes cinco sentidos humanos ao seu limite de estudo e desenvolvimento, para isto busca amplificar os mecanismos sensoriais ao extremo, interagindo as sensações em um nível além do que é conhecido...

                                    Mas antes de nos interarmos sobre este estilo, teremos que abordar alguns ítens:
1º- O olfato ou olfacto, chamado faro nos animais, é um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfactivo, a natureza humana com o decorrer de sua existência deixou este sentido bem menos apurado, diferente dos outros animais existentes,Dào-jiào Kuan busca elevar a captação olfática ao mesmo índice de outros animais.


2º- O Tato é uma das funções sensoriais de cinestesia,Termocepção refere-se a percepção de um animal das alterações térmicas do ambiente, geralmente incluído no sentido do tato. A sensibilidade térmica aumenta conforme o organismo se adapta a uma temperatura, sendo assim um organismo adaptado ao calor é mais sensível ao frio e adaptado ao frio é mais sensível ao calor, tanto a curto prazo quanto a longo prazo por predisposições filogenéticas (da espécie) ou ontogenéticas (do organismo durante a vida).Nocicepção é o conjunto das percepções de dor.
                                       Neste sentido, o estilo Dào-jiào Kuan, busca compreender as diferentes características do tato como sensor da dor, do calor e do frio, bem como do movimento e percepção do espaço na dinâmica dos animais. Desenvolvendo assim, algumas sensibilidades sensoriais incomuns a raça humana atual...
3º- Visão ou sensoriais da visão, os olhos capturam a luz que incide sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica de tecido vivo formado por células fotorreceptoras de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impulsos nervosos que adentram pelo nervo óptico que leva essas informações para o cérebro. Isto ocorre em todos os seres vivos, providos de orgãos visuais.
                                         Mas existem animais que possuem visão diferenciada. Animais mais evoluídos, como as aves e os mamíferos, desenvolveram estruturas oculares complexas, que registam imagens detalhadas do mundo que os cerca. O modo de cada animal perceber a luz é ditado pelas suas necessidades específicas - a forma pela qual obtém alimento, como fogem de inimigos, se voa, nada ou rasteja, e se o seu dia começa ao amanhecer ou ao anoitecer. 
                                         Todos estes fatores são estudados a séculos pelos praticantes de Dào-jiào Kuan, eles buscam aprimorar seus sentidos visuais com práticas noturnas e diurnas, alimentam-se e lutam de acordo com os princípios de visão dos animais, não deixando que o pensamento racional interfira em sua visão puramente instintiva.Estes olhos (dos animais), embora complexos, são ainda rudimentares, pois são incapazes de formar imagens precisas. No entanto, o grau de nitidez proporcionada depende do número de omatídeos (é um pequeno sensor que distingue a claridade da escuridão). presentes, pois quanto maior ele for, mais detalhada será a imagem, o Dào-jiào Kuan, possui treinamentos para intensificar o uso voluntário da retina e desta forma aumentar os omatídeos.

4º- Audição - A audição do latim auditione é um dos cinco sentidos dos animais. elessão capazes de distinguir ultra e infra-sons, imperceptíveis para os humanos.
 Os elefantes, por exemplo, escutam os gravíssimos infra-sons, presentes em tremores de terra, em alguns ruídos que emitem pela tromba, etc. O Dào-jiào Kuan buscas por meio de várias técnicas meditativas, desenvolver este padrão reconhecidamente restrito aos animais,  nestas técnicas, o praticante de Dào-jiào Kuan , busca adquirir a 'audição multipla de reconhecimento sonoro", de forma direcionada e com percepção espacial da origem do son percebido...

5º- Paladar -Paladar é o sentido pelo qual se percebem os sabores. Como o olfato, é chamado "sentido químico", pois as células sensoriais só respondem a estímulos químicos. Os receptores do paladar são as papilas gustativas que existem no epitélio da língua, sensíveis a quatro modalidades básicas de sabores: doce, amargo, ácido e salgado. Já nos animais, o paladar é um receptor sensorial que determina ao animal o que "deve ou não" engolir, em função de seu organismo e sua sensibilidade natural  de identificação alimentar. Os humanos possuem a maior das identificações alimentares por meio do paladar, fator este que determina o"Prazer" dos alimentos ingeridos, no entanto, os animais usam o paladar como identificação sensorial e de memória alimentar. o Dào-jiào Kuan usa este mesmo mecanismo de memória, apurando a sensibilidade do paladar para outros tipos de alimentos que muitas vezes são considerados impossiveis de serem ingeridos, tais como folhas, cascas de árvores e raízes... Desta forma nasceu a fitoterapia de origem Taoísta , sendo eles os primeiros a reconhecer a cura em determinados alimentos e vegetais...Comumente não ingerido pelos humanos, mas procurados por animais!

                        O Dào-jiào Kuan, é uma arte marcial que acredita que seu praticante deve primeiramente desenvolver inúmeras características animais, antes de aprender os movimentos e ataques destes mesmos animais, para isto se servem de técnicas de meditação, alimentação, reflexos noturnos e diurnos, percepção e controle de temperaturas corporais, por intensos exercícios no frio ou calor ambiental! A mente bem doutrinada, a observância do perigo, a interação do Habitat e como sobreviver sem recursos urbanos, ouvir tudo ao seu redor e identificar distâncias pelos ouvidos...     
                         Tudo isto é a "ARTE MÍSTICA DÀO-JIÀO KUAN"

By Great Master Makáo

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

LUK DIM BOON KWAN - A técnica do bastão longo do Wing Chun

O combate com o bastão longo é um pouco semelhante a esgrima.  É possível que toda a arte Wing Chun é baseado na arte da bastão, para o desnvolvimento de seus punhos.

                                                 O bastão longo é mais comumente associado com o Wing Chun, como resultado da influência Lixo Vermelho.  Os homens preferem usar uma vara, a fim de fortalecer os músculos para que socos sendo assim tornam-se mais eficientes. Senhoras preferem lutar com um bastão, porque a vara não é uma arma de combate prática, se você é de menor estatura terá maior possibilidade de defender-se, para isto sua prática deve ser aperfeiçoada diariamente!
                                                 O Bastão também conhecido como 6 1/2, É muito rápido para aprender, mas difícil de dominar, seu domínio depende da astúcia e treino constante...
Seis, são as formas aplicativas desta arma, mas muitas escolas aplicam mais duas delas:
-Tan Kwan (GOLPE PARA FORA)
- Fook Kwan (gOLPE PARA DENTRO)
- Bong Kwan (GOLPE DE CIMA)
- Laan Kwan(GOLPE DE RESTRIÇÃO)
- Huen Kwan (GOLPE CIRCULANTE)
- Lou Suei (GOLPE DA ÁGUA CORRENTE)- Algumas escolas não aplicam
- Dang Kwan (GOLPE QUE ADERE)- algumas escolas não aplicam
- Biu Kwan(GOLPE QUE EMPURRA) 
                                                   Luk Dim Boon Kwan tem uma característica peculiar diferenciando-o visualmente de outros sistemas, o bastão longo do Wing Chun continuou mantendo boa parte das principais características de seu provável antecessor, o bastão longo do templo Shaolin, que pode ser visto em diferentes estilos de kung fu. Na verdade, mesmo havendo diferentes técnicas de linhagens do Wing Chun, mesmo assim se mantém na íntegra seus movimentos de formas, é uma arma de díficil aplicação, mas permite com que seu praticante obtenha braços e punhos fortes para a aplicação do estilo Wing Chun! Muitos outros estilos de Kung Fu chinês possuem a mesma arma em seus treinamentos, tem as mesmas "seis" técnicas de bastão que dão nome da forma no estilo Wing Chun, com poucas variações de técnica aqui mencionada. 
                                                  Entretanto, Wing Chun tem uma técnica a mais, chamada de "Meio Ponto", que é um movimento curto proporcionando uma aproximação efetiva de um golpe em que a distância longa é desfavorável....

Treino do LukDim Boon Kwan

                                               Esta arma é fundamental em sua prática, pois determina a linha de treinamento dos punhos do Wing Chun, mesmo sendo difícil seu manuseio, permite que seu praticante obtenha grande valia na arte dos punhos, tanto no ataque como na defesa. As variações de suas "formas" são simples porém exige precisão em seus golpes, normalmente um treino de LUK DIM BOON KWAN dura aproximadamente 1hora diária, com treinos de "direção- precisão- impácto e fixação de bloqueios", para isto, cada escola de Wing Chun possui seu método de aplicação, mas sempre mantendo a legitimidade de suas formas!
Algumas características iniciais são de profunda necessidade em sua prática inicial:
- Posturas de eixos
-Alinhamento horizontal
-Alongamento de impulso
-Profundidade de estocadas
-Amplitude de giros curtos e longos
-Movimentação de pulsos e punhos

                                             "Normalmente será necessário um treino de uma hora diária para seu bom desempenho em um ano de prática". Existem métodos de formas feminina e masculina para a prática do Luk Dim Boon Kwan, variações similares, porém diferentes em suas aplicações"
                                            Algumas escolas tradicionais de Wing Chun, buscam levar aos seus praticantes, as "formas" mais antigas de pratica do "bastão longo", onde são colocados diversos "pesos na ponta do Bastão" em cada fase seguinte de aprendizagem, para que o aluno obtenha maior controle de tal arma, posteriormente o praticante irá desenvolver uma técnica apurada sem os "pesos" tornando mais fácil seu manuseio! Algumas técnicas mais aprimoradas são extremamente desenvolvidas pela prática do Luk Dim Boon Kwan, entre Mestres e Instrutores peritos, tais como:
- "Bastão flutuante na superfície do lago"- técnica de treino praticado dentro da água, onde o praticante movimenta o bastão longo sobre a pressão da água!  
- "Circulando o eixo sobre a areia" - Técnica onde o praticante movimenta o bastão sobre a areia com um dos braços em círculo na superfície de um terreno arenoso.
- "Rachando a terra subindo ao céu"- Técnica em que o praticante golpea o solo e desloca sua força para cima em direção contrária, em circulo sob sua própria cabeça até atingir o solo do lado oposto ao primeiro golpe!
                                      Tais exercícios são aplicados de forma diferenciada em cada escola de Wing Chun, algumas delas iniciam com varas de Bambú e periodicamente muda para madeiras mais pesadas, até chegar ao peso de 5 kilos aproximadamente!

By
Great Master Makáo -mestremakao@hotmail.com   (Brasil) 
INTERNATIONAL SCHOOL OF WING CHUN AND KAK KAN CHUN BRAZILIAN STYLE   
LIGNAGE GREAT MASTER (WONG) LI CHEN AND CHEN LO 
             

sábado, 6 de outubro de 2012

Wing Chun 詠春 -A técnica da Serpente e a Garça Branca


                               



                                  Falar do Wing Chun é o mesmo que interpretar as diferentes maneiras de um praticante exercer seus movimentos com naturalidade e desenvoltura, onde irá prevalecer a dinâmica motora de seus golpes, onde permite ataques e defesas simultâneas, diferente das demais artes marciais que separam golpes de defesa e de ataque... O Wing Chun divide-se em "formas", prática esta, determinante para o aperfeiçoamento dos golpes a serem aplicados! As formas são denominadas pelas suas diferentes aplicações, que são:
Formas de mãos: 1) SiN Lin Tao "pequena idéia". 2) Siu Kiu - "ponte que desaba".
 3) Biu Gee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira 5)_Nin Lan Fay " Braços do jovem aluno"6) Chi Sao "mãos aderentes". 7) Lap Sao "Mãos que enganam". 8) Bo Hö " Compartilhamento de golpes" 9) Shǒu-qiú "Punhos que deslizam".

  Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Bart Chan Dao "Facões Borboleta (Espadas Gêmeas).


                                 Cada escola de Wing Chun, possui variantes de sistemas de aplicações de algumas destas formas, o principal motivo de variações de sistema surgiu das inúmeras "famílias (herdeiros)" de diferentes ramificações existentes espalhadas pelo mundo! É bem verdade que mesmo havendo uma série de escolas com diferentes sistemas, todas elas surgiram da unificação de três varientes de estilos, que são as bases de origem do Wing Chun, que são: A Serpente, a Garça Branca e o carneiro.  
                                 Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
                                  A principal característica do Wing Chun é sua preocupação em evitar golpes desnecessários ou variações de movimentos que obriguem o praticante a um profundo desgaste...Sendo assim podemos afirmar sem sombras de dúvidas, que o Wing Chun é considerado mundialmente, como a arte mais eficiente da atualidade, realista e com critérios próprios em sua arte de lutar...

A Serpente do Wing Chun...
                                                       Serpente do Wing Chun
                         A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Mas vamos entrar mais profundamente neste assunto:


                           Como todos os estilos de Kung Fu, possuem suas origens na leitura dos movimentos dos animais, como não poderia deixar de ser, o Wing Chun segue os mesmos princípios....
                             A serpente do Wing Chun é bem caracterizada pela mobilidade articular dos cotovelos e punhos, agindo em defesas e ataques por meio de bloqueios usando os pulsos e cotovelos como instrumento de desvios e absorção de golpes.
                            Para compreendermos melhor esta técnica, devemos imaginar nossos braços como duas serpentes, que com movimentos circulares, enrolam-se, esquivam e aderem aos movimentos do oponente, para isto, o Wing Chun não busca movimentos da clássica serpente do Kung Fu , mas sim, a incrível flexibilidade que propõe ao ser a serpente ameaçada...Na verdade a serpente é um réptil estático em busca do momento certo para seu ataque, nunca veremos uma serpente agir com movimentos desconexos ou aleatórios. Parada, assume o contrôle de seu perímetro de ataque e defesa, não se movimenta sem a certeza de atingir o seu alvo, assim é o Wing Chun, aparentemente estático, sem gestos desnecessários, apenas ataca no momento certo e com precisão milimétrica...As mãos agem com as pontas dos dedos, com a lateral da mão e com os pulsos de tal forma, que facilmente podemos perceber uma incrível semelhança com a movimentação de uma serpente...Tal técnica é comumente chamada de  Shé quán 拳 ou Shé Kuen ou simplismente "punhos da serpente".
                              Com golpes diretos e frontais possibilitam uma profunda ação em pontos considerados "cheios" ou "flexiveis" comumente denominados de "áreas moles", sendo estes locais, sensíveis a "toques" de pressão com a ponta dos dedos, tais como:- Garganta, olhos, pélvis, axilas, segmentos intra-muscular e orgãos genitais...
                                  
A Garça Branca do Wing Chun...


                             Diferente da serpente, que muitas vezes propões um ataque único, a Garça busca ataques multiplos com suas asas, deferindo golpes rápidos evitando um contra ataque, podendo assim defirir seus golpes com bicadas em pontos "abertos" do corpo de seu agressor. Mesmo sendo aparentemente inofensiva, a Garça é objetiva em seus golpes, seus movimentos de asas bloqueiam e iludem seus adversários, permitindo assim golpes em várias direções propostos pela sua flexibilidade do pescoço, movimentos estes copiados pelo Wing Chun com seus punhos e braços!
                              A técnica da Garça Branca sem dúvida proporciona ao seu praticante, extremo equilíbrio e alinhamento de seus golpes em pontos sensoriais do oponente, tornando-o incapaz de responder claramente aos golpes sofridos.
                               Os punhos da garça (Báilù Quan白鷺), são movimentos em que o punho gira em torno de seu próprio eixo deferindo golpes com o dorso da mão e com os antebraços...Bem como com a ponta dos dedos em forma de "bico".
,
A Postura do Carneiro do Wing Chun...



                              A maioria de estilos marciais, sejam de Kung Fu e outros estilos orientais, sempre deram grande ênfase as bases sólidas das pernas e seus movimentos direcionados, já o Wing Chun evita posturas sólidas onde delimitem o seu poder de velocidade, dentro de seus conceitos básicos, devemos ter uma postura relaxada e flexível, devendo manter a dinâmica natural do "passo regular" como se estivessemos andando naturalmente, podendo locomover-se com maior facilidade sem a postura rígida das demais artes.


                          A "Triangulação" das pernas permitem a incrível facilidade de coordenar o equilíbrio corporal, transferindo assim seu peso para uma determinada parte do corpo, na medida que seus movimentos assim axigem. A postura do Carneiro propões este estudo, onde as pernas semi-flexionadas em direção ao seu eixo de gravidade central, permite a estabelidade do corpo diante de um ataque, sem a necessidade de recuar de sua postura inicial...   

                                    Filme da história do Wing Chun



By Great Master Makáo

sábado, 29 de setembro de 2012

As Famílias do Wing Chun




                                           Após séculos de existência, vemos os estilos de Kung Fu tradicionais, retornando à tona diante de uma série de transformações nas artes marciais. Isto é uma crescente necessidade diante das dificuldades que a sociedade mundial vem sofrendo em relação a violência social, desta forma, as artes marciais em geral vem crescendo aos olhos da população mundial, como meio de auto-defesa e segurança social! Atualmente O Wing Chun é o estilo de defesa pessoal mais procurada no mundo, entre as artes tidas como tradicionais, redescoberta a partir dos anos 60, com a divulgação do renomado ator marcial Bruce Lee...Aluno do então desconhecido ao mundo Ocidental, o Grande Mestre Ip Man, principal divulgador desta arte no Oriente! No final dos anos 60, conheci o Mestre Chen Lo, que havia sido aluno de Grande Mestre (Wong )Li Chen, que por sua vez, havia sido aluno na China, do Grande Mestre Chan Wah-shun (陳華順 1836–1909), entre os 16 alunos de sua escola, onde também praticava ainda jovem o seu então colega, Ip Man...
                                            Mestre Chan Wah Shun  tinha sob sua tutela marcial 16 alunos diretos, isto no final do século IXX ( 1890). Após a sua morte (1909), os alunos de sua escola ficaram por algum tempo aos cuidados de seu aluno direto Ng Chung-sok (吴仲 素), posteriormente  cada qual assumiu  a responsabilidade de abrir novas escolas, onde originou diversas ramificações do Wing Chun (famílias)!
                                             Entre estas famílias a mais conhecida é sem dúvida a do Grande Mestre Ip Man, pela sua notoriedade mundial!  
                                             Mas alguns alunos de Chan Wah Shun, mesmo não tendo seus nomes profundamente conhecidos com de seu colega Ip Man, continuaram a trajetória da linhagem do falecido Mestre. Com isto, nascia as linhagens do Wing Chun ao redor do mundo: 

Ng Siu-lo (吴小 )- Atualmente representado 

Fung Wü (武)- ?

Wong Li Chen (李辰) Atualmente representado

Ng Chung-sok (吳仲素)- Atualmente representado

Ho Hon-lui (何漢侶) - Atualmente representado

Yu Choi (於國財)- ?

Lui Yu Chai (雷汝濟)- Atualmente representado

Chan Yu-gum (陳汝錦)- Atualmente representado

Chang Fay (小仙子)- ?

Chan Yu Wah (人華) - Atualmente representado

(Nin) Lan Fay (湯勞仙子)- ?

Jiu Wan Yan (玖萬燕)- ?

Yip Man (葉問) - Atualmente representado
(Três alunos não possuem registros históricos ou se perderam no tempo).


  

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO WING CHUN DETALHES INÉDITOS!

                                          
                                               Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes. Muito foi dito a respeito desta nobre arte, mesmo aqui neste blog, mas hoje iremos penetrar na história de forma mais ampla, buscando a origem desta arte marcial além dos relatos superficiais, datas ou ícones históricos, entraremos nos detalhes deste estilo, quando ainda era apenas um rascunho idealizado por Ng Mui (criadora do estilo).
                                               O mais antigo praticante de Wing Chun que existe relatado  está documentado na história dos livros da ópera chinesa, este é Tan Sau Ng. Diz que sua técnica ‘Tan sau‘ era “inigualável em todo o país”. Mas pouco se sabe de Tan Sau Ng. Nestes relatos podemos encontrar referências sobre a primeira aluna da monja, seu nome era Miu Shin, para ela, Ng Mui repassou a técnica shaolin  denominada Gwun Dim Boon, técnica que havia aprendido com o abade Chi Sim.


                                                Miu Shin e Tan Sau Ng sem dúvida foram os primeiros alunos da monja Ng Mui,  Miu Shin tornou-se sua principal discípula, conhecida também como Yim Wing Chun, por este motivo o estilo leva o seu nome...
                                                  Existem muitos relatos superficiais sobre a história do estilo, mas o que poucos sabem,são os fatos relacionados à vida da fundadora deste estilo, na verdade, muitas versões surgem sobre existência histórica  de Ng Mui, mesmo assim, existem relatos de sua vida que fogem ao conhecimento público!
                                                  Durante o governo do Imperador Kangshi na Dinastia Ching (1662-1722), o governo Manchu temeu o crescente poder do Monastério de Shaolin e atacou-o. Após várias tentativas falhas, o exército Manchu finalmente conseguiu queimar o monastério. Os monges sobreviventes fugiram e se dispersaram, entre eles, Ng Mui. Apesar de se refugiar em um Templo Shaolin no Monte Tai Leung, sua vida sempre foi levada pela fuga da perseguição do exército! Mas voltemos no tempo antes de tudo isto acontecer...( baseado nas Tradições orais e escritas de Yuen Kay Shan, Bo Cheung, Nung Soma).
                                                   

                                                 Uma jovem bela e nascida entre as famílias mais proeminentes da China,   Como a filha de um general no Tribunal Imperial, Wu Mei  teve a melhor formação cultural que o cargo de seu pai poderia oferecer, ao 17 anos de idade iniciou sua vida nas artes marciais,  O estilo pessoal, por ela desenvolvido na época de sua adolescência foi voltado para o combate ao invés de desempenho, como convém a filha de um soldado. Temendo por sua vida, o pai de Wu Mei buscou os principais lutadores para aprimorar as defesas de sua filha, neste período Wu Mei , desenvolveu o "estilo 羽石- Chōng yǔshí- punho leve da pena de pedra", mais tarde conhecido por alguns como "Pena de Pedra", após cinco anos, já contando com 22 anos,   estava viajando no campo quando seus pais foram mortos na captura Manchu da capital Ming. Seus pais e mais dois irmãos foram assassinados cruelmente, diante de seus olhos, ao ser apanhada pelo exército e capturada, Wu Mei seria entregue como prêmio ao Imperador da Manchuria, mas conseguiu escapar ao cair da noite, fugindo ela refugiou-se no Templo de Garça Branca (que localizava-se em Kwangsi), lá se tornou uma líder da rebelião anti-Manchú.  Ela liderou invasões em palácios Manchu, em certa ocasião, invadiu o Palácio enfrentando toda a sua guarda, Wu Mei chegou aos aposentos do Príncipe Manchú assassinando-o. Ela é conhecida por ter inventado as mensagens conhecidas como "mensagens flor de ameixa" tática para enviar mensagens para outros rebeldes como ela... , sua vida era voltada para a libertação de seu povo, da crueldade de império, aos 30 anos de idade, abraçou definitivamente o nível de monja em um templo Shaolin. Neste período dedicou-se na criação de um estilo próprio de combate, onde salientava o uso dos punhos curtos e de extrema velocidade, o uso das pernas com chutes curtos e profundamente penetrantes nas articulações. Seu treino constante e o estudo mais eficaz para o combate de uma mulher contra um homem, permitiu que sua técnica simples, porém eficiente, determinasse seu alto índice de vitórias em combate, mudou seu nome... para um nome monásquico, tornando-se a partir daí Wu Mei  passava a se chamar Ng Mui.


                              Com a mudança de nome, o Império Manchu acreditava ter sido ela morta em combate, quando o Templo Shaolin foi destruido por um incêndio devastador a mando do Império e seu exército! Mas a monja Ng Mui sobreviveu, algumas fontes citam que Ng Mui ao passar de dez anos vivendo de forma incógnita em vilarejos, criou alguns outros estilos:  Ela fora Mestra e criadora de outros estilos de Kung Fu. A ela  é creditado como a fundadora dos estilos Wǔ Mei Pai (Ng Mui estilo), estilo este, considerado como o estilo que deu origem ao Wing Chun, estilo Dragão de Jade, Garça Branca, e de cinco formas-Hung Kuen e finalmente, o seu estilo mais conhecido mundialmente o Vin Tsun Quan ou como é chamado atualmente Wing Chun Kuem.
                               Ng Mui após ensinar sua discípula Miu Shin (Yim Wing Chun), que também mudou o nome por segurança, da mesma forma que fez sua Mestra, a monja partiu para seu antigo templo já com certa idade, muitos acreditam ter ela falecido ao 80 anos aproximadamente, dedicando ao final de sua vida para seus estudos dos ensinamentos de Bodhidharma (Patriarca do Kung Fu, conhecido na China como Ta Mo), tais ensinamentos eram voltados a filosofia budista e aos conhecimentos da meditação da longevidade. 

                               AS TÉCNICAS DESENVOLVIDAS POR NG MUI, SÃO PRATICADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE, PRINCIPALMENTE O USO DO BONECO DE MADEIRA, CRIADO POR ELA PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS TÉCNICAS DE COMBATE! 



 
 Referências:

 Leung Ting - Raízes de Wing Chun.





By
Great Master Makáo -10º level of Wing Chun traditional and Kak Kan Chun Brazilian Style/2012-Brasil
International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brazilian Style - mestremakao@hotmail.com

sábado, 22 de setembro de 2012

Wing Chun - A arte dos punhos imbatíveis!

                                   
                                     Nenhuma arte marcial é mais consistente na arte dos punhos, tanto quanto o Wing Chun, não somente pela destreza e variações de bloqueios e golpes simultâneos, mas principalmente pela simplicidade de seus movimentos onde buscam a dinâmica fluente de seus golpes! Para compreendermos esta dinâmica, devos levar em conta que o Wing Chun não é uma arte em que salienta os "os golpes formais" como é constantemente visto nas demais artes marciais, o Wing Chun é conhecido também como a "arte dos punhos que enganam", pela sua versatilidade em atrair o golpe de seus oponentes para um alvo de penetração de seus ataques simultâneos...De braços e pernas, cotovelos e esquivas deslizantes!
                                     Para muitos praticantes de artes marciais, parece estranho a conduta de movimentação do W.C (Wing Chun), principalmente pela expressiva redução de movimentos, onde recuos e ataques jamais desgastam energias em movimentos sem necessidade, diferente das outras modalidades marciais, o W.C enfatiza o corpo estático em uma determinada ação de combate, mantendo sempre seu espaço e território protegido por duas barreiras intransponíveis ou seja; Braços e punhos de média, longa e curta distância! Suas pernas servem somente como demarcador de território e bloqueio de avanço de seus oponentes, seus chutes são curtos e ameaçam o movimento de avanço de seus adversários, atancando principalmente os membros inferiores e as pernas que buscam quebrar suas defesas!
                                        Muitas são as diversificações dos punhos do W.C, com movimentos de defesa circulares, utilizando como recurso a trajetória dos golpes dos oponentes, transferem a força exercida pelos ataques do oponente para eixos de ataque e defesa simultânea para diferentes partes do corpo ao mesmo tempo, como disparos rápidos e consequentemente impossibilitando reação de contra-ataque!
                                          Um praticante de W.C bem preparado não sai de seu perímetro de defesa, não pula para frente ou para trás, nem recua diante de um ataque eminente, age como uma muralha intransponível! Os punhos que interceptam, impedem que o avanço ocorra antes de sua finalização, os punhos que aderem, não permitem que seu oponente sinta-se livre para aplicar seus golpes pois isto ocorre a curtas distâncias, onde o principal objetivo é negativar a explosão de um golpe.
                                            Já os punhos que perseguem, tem com o critério principal a constante ação de um golpe em uma determinada região do corpo do oponente, com três ou mais sequências na mesma localidade, como um cão raivoso que ataca o tempo todo sem dar descanso a sua vítima ou reação de defesa!
                                             Os punhos que enganam, atraem a defesa do oponente para um alvo falso de ataque, abrindo a guarda do oponente na região do golpe real a ser aplicado um ataque efetivo, o W.C visualiza a defesa do oponente em determinada situação, chamando sua atenção para o lugar errado, fatalmente levando-o à derrota!
                                              Não menos importante, os punhos deslizantes,  escorregam entre os golpes de ataque do adversário, não bloqueiam, não prendem ou agarram, simplismente usam os braços para deslizar suavemente diante do ataque e atingido profundamente por onde passa...Como uma "onda que circula ao redor de uma pedra", assim age os punhos que deslizam!
                                                 Todo e qualquer praticante deve aprender a usar no momento certo cada punho, podendo usar diversos movimentos de punhos ao mesmo tempo, sempre buscando manter seu perímetro de ação focado em 1,5m (Um metro e meio) ao seu redor...determinando assim sua ação territorial, qualquer coisa que se movimente dentro deste perímetro, determina sua ação imediata, nada antes da invasão de seu territótio irá acionar seus movimentos, não importando o quanto se movimente seu adversário, desde que não invada seu espaço chamado de "Lua de ação".
                                                   Ainda teremos os punhos que aremessam, agindo principalmente nas articulações, os punhos que prendem, com o objetivo de impedir a movimentação de um agressor, os punhos que pressionam, na tentiva de romper o fluxo da força ou interromper a dinâmica de resistência corporal.
                                                     Falar de Wing Chun é o mesmo que falar dos movimentos dos galhos de uma árvore que agem de acordo com o vento, movimentam-se com os braços para várias direções ao mesmo tempo, esquivam-se como galhos mantendo seu tronco flexivel sem sair do lugar, isto é Wing Chun
"A Árvore das artes marciais", geradora de movimento dentro da inércia, sistema marcial que intensifica "o disparo" de golpes contínuos com velocidade, superando os golpes que usam a força bruta, poderíamos dar como exemplo os golpes de bico de um pica pau ou seja: Rápidos, continuos e no mesmo alvo...Assim age os punhos do Wing Chun!!! Como veremos no vídeo abaixo com o lutador de camiseta branca!



Vídeo demonstrativo das técnicas dos punhos do Wing Chun!



By
Great Master Makáo