Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

LUK DIM BOON KWAN - A técnica do bastão longo do Wing Chun

O combate com o bastão longo é um pouco semelhante a esgrima.  É possível que toda a arte Wing Chun é baseado na arte da bastão, para o desnvolvimento de seus punhos.

                                                 O bastão longo é mais comumente associado com o Wing Chun, como resultado da influência Lixo Vermelho.  Os homens preferem usar uma vara, a fim de fortalecer os músculos para que socos sendo assim tornam-se mais eficientes. Senhoras preferem lutar com um bastão, porque a vara não é uma arma de combate prática, se você é de menor estatura terá maior possibilidade de defender-se, para isto sua prática deve ser aperfeiçoada diariamente!
                                                 O Bastão também conhecido como 6 1/2, É muito rápido para aprender, mas difícil de dominar, seu domínio depende da astúcia e treino constante...
Seis, são as formas aplicativas desta arma, mas muitas escolas aplicam mais duas delas:
-Tan Kwan (GOLPE PARA FORA)
- Fook Kwan (gOLPE PARA DENTRO)
- Bong Kwan (GOLPE DE CIMA)
- Laan Kwan(GOLPE DE RESTRIÇÃO)
- Huen Kwan (GOLPE CIRCULANTE)
- Lou Suei (GOLPE DA ÁGUA CORRENTE)- Algumas escolas não aplicam
- Dang Kwan (GOLPE QUE ADERE)- algumas escolas não aplicam
- Biu Kwan(GOLPE QUE EMPURRA) 
                                                   Luk Dim Boon Kwan tem uma característica peculiar diferenciando-o visualmente de outros sistemas, o bastão longo do Wing Chun continuou mantendo boa parte das principais características de seu provável antecessor, o bastão longo do templo Shaolin, que pode ser visto em diferentes estilos de kung fu. Na verdade, mesmo havendo diferentes técnicas de linhagens do Wing Chun, mesmo assim se mantém na íntegra seus movimentos de formas, é uma arma de díficil aplicação, mas permite com que seu praticante obtenha braços e punhos fortes para a aplicação do estilo Wing Chun! Muitos outros estilos de Kung Fu chinês possuem a mesma arma em seus treinamentos, tem as mesmas "seis" técnicas de bastão que dão nome da forma no estilo Wing Chun, com poucas variações de técnica aqui mencionada. 
                                                  Entretanto, Wing Chun tem uma técnica a mais, chamada de "Meio Ponto", que é um movimento curto proporcionando uma aproximação efetiva de um golpe em que a distância longa é desfavorável....

Treino do LukDim Boon Kwan

                                               Esta arma é fundamental em sua prática, pois determina a linha de treinamento dos punhos do Wing Chun, mesmo sendo difícil seu manuseio, permite que seu praticante obtenha grande valia na arte dos punhos, tanto no ataque como na defesa. As variações de suas "formas" são simples porém exige precisão em seus golpes, normalmente um treino de LUK DIM BOON KWAN dura aproximadamente 1hora diária, com treinos de "direção- precisão- impácto e fixação de bloqueios", para isto, cada escola de Wing Chun possui seu método de aplicação, mas sempre mantendo a legitimidade de suas formas!
Algumas características iniciais são de profunda necessidade em sua prática inicial:
- Posturas de eixos
-Alinhamento horizontal
-Alongamento de impulso
-Profundidade de estocadas
-Amplitude de giros curtos e longos
-Movimentação de pulsos e punhos

                                             "Normalmente será necessário um treino de uma hora diária para seu bom desempenho em um ano de prática". Existem métodos de formas feminina e masculina para a prática do Luk Dim Boon Kwan, variações similares, porém diferentes em suas aplicações"
                                            Algumas escolas tradicionais de Wing Chun, buscam levar aos seus praticantes, as "formas" mais antigas de pratica do "bastão longo", onde são colocados diversos "pesos na ponta do Bastão" em cada fase seguinte de aprendizagem, para que o aluno obtenha maior controle de tal arma, posteriormente o praticante irá desenvolver uma técnica apurada sem os "pesos" tornando mais fácil seu manuseio! Algumas técnicas mais aprimoradas são extremamente desenvolvidas pela prática do Luk Dim Boon Kwan, entre Mestres e Instrutores peritos, tais como:
- "Bastão flutuante na superfície do lago"- técnica de treino praticado dentro da água, onde o praticante movimenta o bastão longo sobre a pressão da água!  
- "Circulando o eixo sobre a areia" - Técnica onde o praticante movimenta o bastão sobre a areia com um dos braços em círculo na superfície de um terreno arenoso.
- "Rachando a terra subindo ao céu"- Técnica em que o praticante golpea o solo e desloca sua força para cima em direção contrária, em circulo sob sua própria cabeça até atingir o solo do lado oposto ao primeiro golpe!
                                      Tais exercícios são aplicados de forma diferenciada em cada escola de Wing Chun, algumas delas iniciam com varas de Bambú e periodicamente muda para madeiras mais pesadas, até chegar ao peso de 5 kilos aproximadamente!

By
Great Master Makáo -mestremakao@hotmail.com   (Brasil) 
INTERNATIONAL SCHOOL OF WING CHUN AND KAK KAN CHUN BRAZILIAN STYLE   
LIGNAGE GREAT MASTER (WONG) LI CHEN AND CHEN LO