Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 6 de outubro de 2012

Wing Chun 詠春 -A técnica da Serpente e a Garça Branca


                               



                                  Falar do Wing Chun é o mesmo que interpretar as diferentes maneiras de um praticante exercer seus movimentos com naturalidade e desenvoltura, onde irá prevalecer a dinâmica motora de seus golpes, onde permite ataques e defesas simultâneas, diferente das demais artes marciais que separam golpes de defesa e de ataque... O Wing Chun divide-se em "formas", prática esta, determinante para o aperfeiçoamento dos golpes a serem aplicados! As formas são denominadas pelas suas diferentes aplicações, que são:
Formas de mãos: 1) SiN Lin Tao "pequena idéia". 2) Siu Kiu - "ponte que desaba".
 3) Biu Gee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira 5)_Nin Lan Fay " Braços do jovem aluno"6) Chi Sao "mãos aderentes". 7) Lap Sao "Mãos que enganam". 8) Bo Hö " Compartilhamento de golpes" 9) Shǒu-qiú "Punhos que deslizam".

  Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Bart Chan Dao "Facões Borboleta (Espadas Gêmeas).


                                 Cada escola de Wing Chun, possui variantes de sistemas de aplicações de algumas destas formas, o principal motivo de variações de sistema surgiu das inúmeras "famílias (herdeiros)" de diferentes ramificações existentes espalhadas pelo mundo! É bem verdade que mesmo havendo uma série de escolas com diferentes sistemas, todas elas surgiram da unificação de três varientes de estilos, que são as bases de origem do Wing Chun, que são: A Serpente, a Garça Branca e o carneiro.  
                                 Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
                                  A principal característica do Wing Chun é sua preocupação em evitar golpes desnecessários ou variações de movimentos que obriguem o praticante a um profundo desgaste...Sendo assim podemos afirmar sem sombras de dúvidas, que o Wing Chun é considerado mundialmente, como a arte mais eficiente da atualidade, realista e com critérios próprios em sua arte de lutar...

A Serpente do Wing Chun...
                                                       Serpente do Wing Chun
                         A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Mas vamos entrar mais profundamente neste assunto:


                           Como todos os estilos de Kung Fu, possuem suas origens na leitura dos movimentos dos animais, como não poderia deixar de ser, o Wing Chun segue os mesmos princípios....
                             A serpente do Wing Chun é bem caracterizada pela mobilidade articular dos cotovelos e punhos, agindo em defesas e ataques por meio de bloqueios usando os pulsos e cotovelos como instrumento de desvios e absorção de golpes.
                            Para compreendermos melhor esta técnica, devemos imaginar nossos braços como duas serpentes, que com movimentos circulares, enrolam-se, esquivam e aderem aos movimentos do oponente, para isto, o Wing Chun não busca movimentos da clássica serpente do Kung Fu , mas sim, a incrível flexibilidade que propõe ao ser a serpente ameaçada...Na verdade a serpente é um réptil estático em busca do momento certo para seu ataque, nunca veremos uma serpente agir com movimentos desconexos ou aleatórios. Parada, assume o contrôle de seu perímetro de ataque e defesa, não se movimenta sem a certeza de atingir o seu alvo, assim é o Wing Chun, aparentemente estático, sem gestos desnecessários, apenas ataca no momento certo e com precisão milimétrica...As mãos agem com as pontas dos dedos, com a lateral da mão e com os pulsos de tal forma, que facilmente podemos perceber uma incrível semelhança com a movimentação de uma serpente...Tal técnica é comumente chamada de  Shé quán 拳 ou Shé Kuen ou simplismente "punhos da serpente".
                              Com golpes diretos e frontais possibilitam uma profunda ação em pontos considerados "cheios" ou "flexiveis" comumente denominados de "áreas moles", sendo estes locais, sensíveis a "toques" de pressão com a ponta dos dedos, tais como:- Garganta, olhos, pélvis, axilas, segmentos intra-muscular e orgãos genitais...
                                  
A Garça Branca do Wing Chun...


                             Diferente da serpente, que muitas vezes propões um ataque único, a Garça busca ataques multiplos com suas asas, deferindo golpes rápidos evitando um contra ataque, podendo assim defirir seus golpes com bicadas em pontos "abertos" do corpo de seu agressor. Mesmo sendo aparentemente inofensiva, a Garça é objetiva em seus golpes, seus movimentos de asas bloqueiam e iludem seus adversários, permitindo assim golpes em várias direções propostos pela sua flexibilidade do pescoço, movimentos estes copiados pelo Wing Chun com seus punhos e braços!
                              A técnica da Garça Branca sem dúvida proporciona ao seu praticante, extremo equilíbrio e alinhamento de seus golpes em pontos sensoriais do oponente, tornando-o incapaz de responder claramente aos golpes sofridos.
                               Os punhos da garça (Báilù Quan白鷺), são movimentos em que o punho gira em torno de seu próprio eixo deferindo golpes com o dorso da mão e com os antebraços...Bem como com a ponta dos dedos em forma de "bico".
,
A Postura do Carneiro do Wing Chun...



                              A maioria de estilos marciais, sejam de Kung Fu e outros estilos orientais, sempre deram grande ênfase as bases sólidas das pernas e seus movimentos direcionados, já o Wing Chun evita posturas sólidas onde delimitem o seu poder de velocidade, dentro de seus conceitos básicos, devemos ter uma postura relaxada e flexível, devendo manter a dinâmica natural do "passo regular" como se estivessemos andando naturalmente, podendo locomover-se com maior facilidade sem a postura rígida das demais artes.


                          A "Triangulação" das pernas permitem a incrível facilidade de coordenar o equilíbrio corporal, transferindo assim seu peso para uma determinada parte do corpo, na medida que seus movimentos assim axigem. A postura do Carneiro propões este estudo, onde as pernas semi-flexionadas em direção ao seu eixo de gravidade central, permite a estabelidade do corpo diante de um ataque, sem a necessidade de recuar de sua postura inicial...   

                                    Filme da história do Wing Chun



By Great Master Makáo