Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Arte Mística do Kung fu Dào-jiào 道教功夫- 2ª Parte

                            Dào-jiào  道教功夫- 2ª Parte



                            Continuando a nossa postagem a respeito do Estilo DÀO- JIÀO, iremos  analisar suas características e seus conceitos que tanto diferenciam suas técnicas das demais... Para aqueles que buscam uma ideologia focada nas mais profundas manifestações de desenvolvimento, o  Dào- Jiào é sem dúvida a oportunidade de atingir tal objetivo! Na postagem anterior, foi possivel perceber que este estilo de Kung Fu, tem como objetivo desenvolver algumas habilidades comum somente entre os animais. Seus instintos, seus sentidos perceptivos e suas características de funcionalidade motora. Nesta postagem iremos apresentar algumas técnicas Taoístas nas artes marciais, para o desenvolvimento do praticante deste estilo conhecido como  Dào-jiào  道教功夫 o Kung Fu Taoísta!


                             Nesta 2ª parte, iremos perceber que as artes marciais possuem uma conotação mais profunda do que se possa imaginar..."A Arte da Guerra" antes de ser assim definida, era um meio de identificar a alma humana com seu meio, seja pela filosofia Taoísta ou pela interação homem e a natureza que o circunda!
                            Para os dias atuais, a importância das artes marciais, somente estão restritas aos golpes de defesa e ataque, no entanto, séculos atrás, seus praticantes buscavam a harmonia entre o corpo, mente e alma...
                            Dentro das diretrizes do Taoísmo, não basta termos o aparente contrôle de nossas atribuições físicas, seria necessário também, compreender o mecanismo das forças que geram a natureza emocional e anseios da alma humana...Para isto, o Dào - Jiào unifica o desenvolvimento físico em conjunto com as diferentes atribuições mentais e questionamentos  do praticante em relação ao mundo em que vive! "O ser é parte integrante de tudo que está ao seu redor, seja fisicamente, emocionalmente ou mentalmente".
                            Com isto o Dào-Jiào, busca compreender como reagir sobre diversas situações de conflitos, seja de forma instintiva como um animal ou usando sua capacidade de análise humana. Unificando a razão com a intuição, o instinto com a observância contínua, tornando-se desta forma, um ser completamente integrado com o meio em que vive e reagindo de diferentes formas de acordo com a ocasião!
                             A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi ou Lao Tsé (chinês: 老子).
                              O praticante de  Dào-Jiào (Dìzǐ-弟子-Discípulo), deve seguir alguns princípios em sua jornada de ensinamentos, ensinamentos que por sua vez é originária dos mais elevados princípios do Taoísmo, existem muitas artes que descendem direta ou indiretamente do Taoísmo entre muitas, podemos citar o Karatê, Jiu-Jitsu, Aikido, judô, mas a principal arte marcial que defende os conceitos como forma de vida é sem dúvida o Kung Fú, prática esta que deu origem ao DÀO-JIÀO!



                               Princìpios do Dào Jiào filosófico:

1º-"Obrigar-se ao movimento sem busca do repouso, mesmo quando tudo se aquieta."
Monge Fey Hí Bö (費伊博)

2º-"Fortalecer o que está fraco, fluir o que está parado, parar o que está desgovernado". - Monge Wú dī lù jǐng (吴镝麓景)

3º-"Agir com prudência, reagir com determinação e silenciar as inquietudes." -
 Monge Bào lěng qīng (和尚宝)

4º-"Serenidade diante do desafio...Humildade diante da conquista, respeito diante da derrota"- Monge Féng shā wù jìng (沙悟净).

5º -"Flexível diante do rígido e penetrante diante do intransponível, isto é Dào Jiào ".
Mestre Sēng yì  (沙悟净)

6º -" Não questionar o risco, mas sim percebê-lo"-Monge Bài Xian (仙)

7º - " Ser o rio que atravessa, a rocha que bloqueia, o vento que move e o trovão que penetra... tudo isto nas asas do Grou"
Monge Yǔ huá hòu hé shàng (华后和尚)
 
8º - "  Nada é vitória quando não se circula a energia dos Passos do Yu , o rápido torna-se lento, o forte torna-se fraco, o abrangente torna-se restrito, o verdadeiro torna-se falso". Monge Dào Tang Sì (斯).

9º - "No golpe, a defesa é anti-horária ao contrário do ataque" -
 Mestre Lóng Bào (报).

10º- "A Arte Marcial Taoísta tem na sua essência, uma filosofia do movimento cheio e do movimento do vazio, seu conteúdo engloba o Qi, entender o Qi é necessário, para isto devemos perceber a elasticidade do vazio e a profundidade do cheio".
Mestre Huá Xià Chàng (和尚夏畅).

11º -" A fragilidade no golpe é a principal arma que desmorona os fortes, como a água que desmorona a rocha, como vento que varre o Templo, isto é´só uma questão de tempo"- Monge Táng Wù (悟).

12º- "Um bom Mestre é aquele que inspira o seu discípulo no Caminho do Yu, passo à passo, não corre, não para no caminho nem é lento, só ensina como caminhar, hora cheio, hora vazio... "   Monge Sēng bǎi suǒ yǐ lián (所以连).

13º- " Não ensino socar uma pedra, mas sim ser uma pedra que mantén-se diante de um soco" - Mestre Sòng Sēng Tián (田).

14º- " A meditação é tão necessária para mim, que muitas vezes não sei se estou ou não meditando..." -Monge Sēng tián lóng (龙).

15º- "Podemos dizer então que a origem das artes marciais se deu pela busca pela sobrevivência, e o Dào-jiào... somente busca a vivência da busca!"
Mestre Wáng Huī (王辉).

                                          Aqui termino a segunda parte desta grande filosofia Taoísta chamada Dào-jiào Quan, espero que tenham gostado, na próxima postagem teremos a terceira e última parte da Arte Mística do Kung fu Dào-jiào  道教功夫. retratando métodos e técnicas marciais deste estilo!



"Escutar com a alma, fluir com a mente o grande oceano do Tao" 



"Que todos tenha a paz cativa na felicidade"


By
Great Master Makáo