Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO WING CHUN DETALHES INÉDITOS!

                                          
                                               Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes. Muito foi dito a respeito desta nobre arte, mesmo aqui neste blog, mas hoje iremos penetrar na história de forma mais ampla, buscando a origem desta arte marcial além dos relatos superficiais, datas ou ícones históricos, entraremos nos detalhes deste estilo, quando ainda era apenas um rascunho idealizado por Ng Mui (criadora do estilo).
                                               O mais antigo praticante de Wing Chun que existe relatado  está documentado na história dos livros da ópera chinesa, este é Tan Sau Ng. Diz que sua técnica ‘Tan sau‘ era “inigualável em todo o país”. Mas pouco se sabe de Tan Sau Ng. Nestes relatos podemos encontrar referências sobre a primeira aluna da monja, seu nome era Miu Shin, para ela, Ng Mui repassou a técnica shaolin  denominada Gwun Dim Boon, técnica que havia aprendido com o abade Chi Sim.


                                                Miu Shin e Tan Sau Ng sem dúvida foram os primeiros alunos da monja Ng Mui,  Miu Shin tornou-se sua principal discípula, conhecida também como Yim Wing Chun, por este motivo o estilo leva o seu nome...
                                                  Existem muitos relatos superficiais sobre a história do estilo, mas o que poucos sabem,são os fatos relacionados à vida da fundadora deste estilo, na verdade, muitas versões surgem sobre existência histórica  de Ng Mui, mesmo assim, existem relatos de sua vida que fogem ao conhecimento público!
                                                  Durante o governo do Imperador Kangshi na Dinastia Ching (1662-1722), o governo Manchu temeu o crescente poder do Monastério de Shaolin e atacou-o. Após várias tentativas falhas, o exército Manchu finalmente conseguiu queimar o monastério. Os monges sobreviventes fugiram e se dispersaram, entre eles, Ng Mui. Apesar de se refugiar em um Templo Shaolin no Monte Tai Leung, sua vida sempre foi levada pela fuga da perseguição do exército! Mas voltemos no tempo antes de tudo isto acontecer...( baseado nas Tradições orais e escritas de Yuen Kay Shan, Bo Cheung, Nung Soma).
                                                   

                                                 Uma jovem bela e nascida entre as famílias mais proeminentes da China,   Como a filha de um general no Tribunal Imperial, Wu Mei  teve a melhor formação cultural que o cargo de seu pai poderia oferecer, ao 17 anos de idade iniciou sua vida nas artes marciais,  O estilo pessoal, por ela desenvolvido na época de sua adolescência foi voltado para o combate ao invés de desempenho, como convém a filha de um soldado. Temendo por sua vida, o pai de Wu Mei buscou os principais lutadores para aprimorar as defesas de sua filha, neste período Wu Mei , desenvolveu o "estilo 羽石- Chōng yǔshí- punho leve da pena de pedra", mais tarde conhecido por alguns como "Pena de Pedra", após cinco anos, já contando com 22 anos,   estava viajando no campo quando seus pais foram mortos na captura Manchu da capital Ming. Seus pais e mais dois irmãos foram assassinados cruelmente, diante de seus olhos, ao ser apanhada pelo exército e capturada, Wu Mei seria entregue como prêmio ao Imperador da Manchuria, mas conseguiu escapar ao cair da noite, fugindo ela refugiou-se no Templo de Garça Branca (que localizava-se em Kwangsi), lá se tornou uma líder da rebelião anti-Manchú.  Ela liderou invasões em palácios Manchu, em certa ocasião, invadiu o Palácio enfrentando toda a sua guarda, Wu Mei chegou aos aposentos do Príncipe Manchú assassinando-o. Ela é conhecida por ter inventado as mensagens conhecidas como "mensagens flor de ameixa" tática para enviar mensagens para outros rebeldes como ela... , sua vida era voltada para a libertação de seu povo, da crueldade de império, aos 30 anos de idade, abraçou definitivamente o nível de monja em um templo Shaolin. Neste período dedicou-se na criação de um estilo próprio de combate, onde salientava o uso dos punhos curtos e de extrema velocidade, o uso das pernas com chutes curtos e profundamente penetrantes nas articulações. Seu treino constante e o estudo mais eficaz para o combate de uma mulher contra um homem, permitiu que sua técnica simples, porém eficiente, determinasse seu alto índice de vitórias em combate, mudou seu nome... para um nome monásquico, tornando-se a partir daí Wu Mei  passava a se chamar Ng Mui.


                              Com a mudança de nome, o Império Manchu acreditava ter sido ela morta em combate, quando o Templo Shaolin foi destruido por um incêndio devastador a mando do Império e seu exército! Mas a monja Ng Mui sobreviveu, algumas fontes citam que Ng Mui ao passar de dez anos vivendo de forma incógnita em vilarejos, criou alguns outros estilos:  Ela fora Mestra e criadora de outros estilos de Kung Fu. A ela  é creditado como a fundadora dos estilos Wǔ Mei Pai (Ng Mui estilo), estilo este, considerado como o estilo que deu origem ao Wing Chun, estilo Dragão de Jade, Garça Branca, e de cinco formas-Hung Kuen e finalmente, o seu estilo mais conhecido mundialmente o Vin Tsun Quan ou como é chamado atualmente Wing Chun Kuem.
                               Ng Mui após ensinar sua discípula Miu Shin (Yim Wing Chun), que também mudou o nome por segurança, da mesma forma que fez sua Mestra, a monja partiu para seu antigo templo já com certa idade, muitos acreditam ter ela falecido ao 80 anos aproximadamente, dedicando ao final de sua vida para seus estudos dos ensinamentos de Bodhidharma (Patriarca do Kung Fu, conhecido na China como Ta Mo), tais ensinamentos eram voltados a filosofia budista e aos conhecimentos da meditação da longevidade. 

                               AS TÉCNICAS DESENVOLVIDAS POR NG MUI, SÃO PRATICADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE, PRINCIPALMENTE O USO DO BONECO DE MADEIRA, CRIADO POR ELA PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS TÉCNICAS DE COMBATE! 



 
 Referências:

 Leung Ting - Raízes de Wing Chun.





By
Great Master Makáo -10º level of Wing Chun traditional and Kak Kan Chun Brazilian Style/2012-Brasil
International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brazilian Style - mestremakao@hotmail.com