Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 14 de outubro de 2012

A Arte Mística do Kung fu Dào-jiào 道教功夫- 1ª PARTE

                               
                                  As artes marciais chinesas são complexas na estrutura e abundância de escolas e estilos, mas as principais características de um ensino profundamente voltado a natureza interior do ser humano, podemos simplificar em uma frase: 道教功夫-Dào-jiào Kuan  ou simplismente Kung Fu Taoísta!
                                   Para o mundo ocidental, os ensinamentos do Dào-jiào Kuan ainda é desconhecido, suas metas, ensinamentos e conceitos poderiam ser de profunda valia ao mundo frenético em que o Ocidente vem vivendo...Falar de Kung Fu é o mesmo que entrar em um universo de conhecimentos ainda não desvendado totalmente!
                                   Fala-se muito no Kung Fu como fruto dos templos Shaolin, de suas técnicas maestrais nas artes marciais chinesas, mas o que muitos não sabem é que o Kung Fu possui outras ramificações, entre estas o Dào-jiào Kuan, arte esta, restrita a uma gama de  Mestres ao redor do mundo... 

                                    Para estudiosos da alma humana, da mesma forma aqueles que buscam a reflexão mais profunda entre a coexistência natural do homem e o planeta que vivemos, o Dào-jiào Kuan é a filosofia Taoísta mais aprendida das artes marciais tidas como essência do desenvolvimento mental e espiritual nas artes marciais! Ela diferencia-se das demais modalidades e estilos de Kung Fu pela sua técnica voltada a compreensão das "forças naturais " camufladas e distorcidas por meio de nossas mentes bloqueadas pelos cinco sentidos conhecidos: Visão, audição, tato, olfato e paladar! Mas o Dào-jiào Kuan, leva estes cinco sentidos humanos ao seu limite de estudo e desenvolvimento, para isto busca amplificar os mecanismos sensoriais ao extremo, interagindo as sensações em um nível além do que é conhecido...

                                    Mas antes de nos interarmos sobre este estilo, teremos que abordar alguns ítens:
1º- O olfato ou olfacto, chamado faro nos animais, é um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfactivo, a natureza humana com o decorrer de sua existência deixou este sentido bem menos apurado, diferente dos outros animais existentes,Dào-jiào Kuan busca elevar a captação olfática ao mesmo índice de outros animais.


2º- O Tato é uma das funções sensoriais de cinestesia,Termocepção refere-se a percepção de um animal das alterações térmicas do ambiente, geralmente incluído no sentido do tato. A sensibilidade térmica aumenta conforme o organismo se adapta a uma temperatura, sendo assim um organismo adaptado ao calor é mais sensível ao frio e adaptado ao frio é mais sensível ao calor, tanto a curto prazo quanto a longo prazo por predisposições filogenéticas (da espécie) ou ontogenéticas (do organismo durante a vida).Nocicepção é o conjunto das percepções de dor.
                                       Neste sentido, o estilo Dào-jiào Kuan, busca compreender as diferentes características do tato como sensor da dor, do calor e do frio, bem como do movimento e percepção do espaço na dinâmica dos animais. Desenvolvendo assim, algumas sensibilidades sensoriais incomuns a raça humana atual...
3º- Visão ou sensoriais da visão, os olhos capturam a luz que incide sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica de tecido vivo formado por células fotorreceptoras de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impulsos nervosos que adentram pelo nervo óptico que leva essas informações para o cérebro. Isto ocorre em todos os seres vivos, providos de orgãos visuais.
                                         Mas existem animais que possuem visão diferenciada. Animais mais evoluídos, como as aves e os mamíferos, desenvolveram estruturas oculares complexas, que registam imagens detalhadas do mundo que os cerca. O modo de cada animal perceber a luz é ditado pelas suas necessidades específicas - a forma pela qual obtém alimento, como fogem de inimigos, se voa, nada ou rasteja, e se o seu dia começa ao amanhecer ou ao anoitecer. 
                                         Todos estes fatores são estudados a séculos pelos praticantes de Dào-jiào Kuan, eles buscam aprimorar seus sentidos visuais com práticas noturnas e diurnas, alimentam-se e lutam de acordo com os princípios de visão dos animais, não deixando que o pensamento racional interfira em sua visão puramente instintiva.Estes olhos (dos animais), embora complexos, são ainda rudimentares, pois são incapazes de formar imagens precisas. No entanto, o grau de nitidez proporcionada depende do número de omatídeos (é um pequeno sensor que distingue a claridade da escuridão). presentes, pois quanto maior ele for, mais detalhada será a imagem, o Dào-jiào Kuan, possui treinamentos para intensificar o uso voluntário da retina e desta forma aumentar os omatídeos.

4º- Audição - A audição do latim auditione é um dos cinco sentidos dos animais. elessão capazes de distinguir ultra e infra-sons, imperceptíveis para os humanos.
 Os elefantes, por exemplo, escutam os gravíssimos infra-sons, presentes em tremores de terra, em alguns ruídos que emitem pela tromba, etc. O Dào-jiào Kuan buscas por meio de várias técnicas meditativas, desenvolver este padrão reconhecidamente restrito aos animais,  nestas técnicas, o praticante de Dào-jiào Kuan , busca adquirir a 'audição multipla de reconhecimento sonoro", de forma direcionada e com percepção espacial da origem do son percebido...

5º- Paladar -Paladar é o sentido pelo qual se percebem os sabores. Como o olfato, é chamado "sentido químico", pois as células sensoriais só respondem a estímulos químicos. Os receptores do paladar são as papilas gustativas que existem no epitélio da língua, sensíveis a quatro modalidades básicas de sabores: doce, amargo, ácido e salgado. Já nos animais, o paladar é um receptor sensorial que determina ao animal o que "deve ou não" engolir, em função de seu organismo e sua sensibilidade natural  de identificação alimentar. Os humanos possuem a maior das identificações alimentares por meio do paladar, fator este que determina o"Prazer" dos alimentos ingeridos, no entanto, os animais usam o paladar como identificação sensorial e de memória alimentar. o Dào-jiào Kuan usa este mesmo mecanismo de memória, apurando a sensibilidade do paladar para outros tipos de alimentos que muitas vezes são considerados impossiveis de serem ingeridos, tais como folhas, cascas de árvores e raízes... Desta forma nasceu a fitoterapia de origem Taoísta , sendo eles os primeiros a reconhecer a cura em determinados alimentos e vegetais...Comumente não ingerido pelos humanos, mas procurados por animais!

                        O Dào-jiào Kuan, é uma arte marcial que acredita que seu praticante deve primeiramente desenvolver inúmeras características animais, antes de aprender os movimentos e ataques destes mesmos animais, para isto se servem de técnicas de meditação, alimentação, reflexos noturnos e diurnos, percepção e controle de temperaturas corporais, por intensos exercícios no frio ou calor ambiental! A mente bem doutrinada, a observância do perigo, a interação do Habitat e como sobreviver sem recursos urbanos, ouvir tudo ao seu redor e identificar distâncias pelos ouvidos...     
                         Tudo isto é a "ARTE MÍSTICA DÀO-JIÀO KUAN"

By Great Master Makáo