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segunda-feira, 21 de maio de 2012

A ARTE DE SABER LUTAR!

                               
                                 Muitos acham que basta aprender alguns golpes e será o suficiente para ser um lutador, bem verdade que as técnicas desenvolvidas são de extrema importância, flexibilidade e agilidade conta, força e reflexos rápidos são fundamentais, mas seria apenas isto que criam um bom lutador de artes marciais?
                                 Com a proliferação de tantas artes marciais, escolas e academias por todos os lugares, fica evidente a procura mundial por auto-defesa em um mundo cada vez mais inseguro e violento...
                                  Mas nem sempre podemos considerar um praticante de artes marciais, como sendo bons lutadores, mesmo tendo todas as condições para serem eficientes em uma luta real e de contato total!
                                  Primeiramente devemos analisar o praticante  em seu perfil psicológico, este fator é extremamente importante para podermos avaliar seu futuro desenvolvimento como lutador! 
Aqui teremos  12 exemplos de perfil psicológico de lutadores:



1º- Agressivo- Praticante que tem como objetivo "avançar instintivamente sem recuo" Ex: Mike Tyson





2º- Impulsivo- Praticante que "flui movimentos ordenados em busca de atingir seus objetivos pouco importando com contra-golpes aplicados pelo oponente"!
Ex:  Dominique Valéra




3º- Resistente- Praticante que possui 'resistência física para receber golpes de alto impácto"  mesmo  tendo uma técnica apurada, condiciona-se por suplantar a dor!
Ex: Bill Wallace conhecido como o "Super Chute"
                          



4º- Defensivo- Praticante que tecnicamente se mantém em "linha defensiva" ou seja, busca a defesa como referência e somente ataca quando certo de atingir o oponente!
Ex: Royce Gracie



5º- Forte- É o praticante que usa de seu atributo de "força para resistir em uma luta", usando a força como seu principal mecanismo, nem sempre possui a agilidade e reflexo condicionado mesmo assim possui uma boa performa em combate! 
Ex: Bolo Yeung


6º- Condicionado- É o praticante que "reage de imediato ao oponente", quando atacado, seus movimentos são reflexos interativos dos movimentos de seu oponente,
age como explosão de impácto!
Ex: Mohamed Ali 




7º- Ágil- Praticante com alto índice de mobilidade que torna-se um alvo dificil de ser ameaçado por golpes mais pesados, sua performa é "fluir" continuamente seus golpes, sem permitir contra-golpes!
Ex: Jackie Chan


8º- Perícia Técnica- Praticante que conduz a luta dentro da mais alta perícia técnica, mantendo-se como um jogador de Xadrez que se antecipa ao golpe do adversário!
Ex: Jet Li


9º- Alto contrôle- Praticante que não permite qualquer tipo de demonstração emocional em suas lutas, com capacidade de aproveitar o movimento do oponente para criar um grupo de movimentos eficientes, onde apenas um ou dois golpes são o suficiente para resolver a luta...
Ex: Ed Parker



10º- dinâmico-Praticante que possui visão do combate, a partir dos primeiros movimentos do oponente, age de forma calma e com poucos movimentos de base, evita qualquer antecipação de movimentos do oponente, sua característica psicológica em combate é semelhante a uma serpente, que espera o momento certo para dar o bote de forma rápida e eficiente...
Ex: Tony Jaa



11º- Observante- É característica deste praticante  é a observação de imediato das ações do oponente, seus impulsos são gerados por descarga elétrica de impulsos nervosos e mantém a aplicação de seus golpes somente no último momento de contato com o golpe do oponente,seus reflexos são a sua melhor arma!
Ex:Steven Seagal


                             Como podemos ver, cada lutador acima de tudo flui suas características de personalidade na hora da luta, nem sempre um golpe forte combina com alguém que detém agilidade, em outros casos, a agilidade nem sempre é o principal quesito para o lutador mais cauteloso, já a agressividade pode ser um perfil pouco útil para o lutador menos temperamental, cada lutador deve seguir suas características, alguns buscam os treinos mais pesados, enquanto outros buscam os exercícios mais flexiveis, buscar ser todos os perfís ao mesmo tempo é quase uma tarefa impossivel, na história das artes marciais, somente um caso serve de exemplo:
Bruce Lee...O único e eterno ícone das artes Marciais que possuia todas as características ao mesmo tempo!


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Great Master Makáo


sábado, 19 de maio de 2012

SIN LIN TAO- "UMA PEQUENA IDÉIA"方永康師父- 1ª PARTE

方永康師父
                                              Não existem dúvidas a respeito de que o Wing Chun ou Vin Tsun, sofreu muitas mudanças de apresentação do sistema, ao decorrer dos séculos, uma prova disto, está nas variações de movimentos praticados nas escolas e nas ramificações das "famílias" do Vin Tsun!
                                               Na verdade, as diferenças existentes entre uma ou outra escola, torna-se visivel, criando desta forma, uma certa dificuldade ao praticante em saber qual é a maneira correta de aplicação do Sin Lin Tao, que traduzido significa "Uma pequena idéia". O Sin Lin Tao é a primeira forma apresentada pelo Wing Chun, das diferentes variações de seu estilo de técnicas de golpes com os punhos, dando ao aluno, "uma pequena idéia" do que irá aprender no decorrer do curso de Vin Tsun!  

Sin Lin Tao- 1ª parte
                                         O Sin lin Tao possue uma série de posturas que determinam diversas técnicas de punhos (Kuen), que irão sendo desenvolvidas em movimentos de defesa e ataques que tornarão o praticante cada vez mais interado em sua aplicação.
                                       Primeiramente o praticante terá uma visão dos cinqüenta movimentos, futuramente, terá mais cinqüenta e oito movimentos a serem praticados, perfazendo o total de 108 formas do sistema Sin Lin Tao. Algumas variações são visiveis em decorrência das ramificações das "famílias" do Wing Chun, onde cada Mestre mantém certas regras invioláveis, mas aplica características de posturas de sua linhagem familiar, para ser identificada diante das demais ramificações!
                               A seguir veremos o mesmo Sin Lin Tao praticado no vídeo anterior, sendo aplicado de forma diferente no segundo vídeo, isto não significa que um ou outro esteja errado, mas que são métodos de famílias diferentes aplicando o mesmo sistema! Vejamos:


                                       Aqui podemos presenciar que os movimentos da 1ª parte do Sin Lin Tao, apesar de serem iguais, ao 1º vídeo, as posturas das mãos possuem algumas variações provenientes da ramificação que representa, mesmo assim, ambas são consideradas corretas... Já no 3º vídeo, poderemos ver o Sin Lin Tao sendo praticado por um segmento bem diferente e mais antigo, onde o sistema de punhos seguem uma ramificação familiar que difere em muito, das praticadas atualmente, assista e faça uma comparação entre os vídeos 1, 2, e 3...Todos aplicam o mesmo Sin Lin Tao, mas cada qual dentro de sua linhagem e método!
 

                                      Hoje o Sin Lin Tao segue as formas praticadas pelo sistema Ip Man, sendo considerado como sendo o unificador das diferentes formas aplicativas de todos os sistemas, mesmo assim, isto não significa que as outras linhagens tradicionais estajam incorretas, apenas seguem os princípios dos ensinamentos de seus grupos específicos tradicionais!
                                      Isto também ocorre com outras variações do sistema Wing Chun, seja nos nomes de golpes e formas de movimento, esta variação é devido aos diferentes dialétos chineses de cada região ao qual as escolas foram iniciadas!

                                      Eu faço parte da linhagem (Wong) Li Chen e de seu aluno Chen Lo ao qual fui aluno, em nossa família o Sin Lin Tao possue 108 movimentos, podendo ser aplicado em 3 diferentes formas, com braços longos, médios e curtos, este ultimo, na distância máxima de 20 cm do corpo, com braços e punhos totalmente dobrados frente ao corpo...Isto ocorre em mais 3 segmentos de linhagem do Wing Chun, sendo assim, o Sin Lin Tao em nossa ramificação (Wong) possue 3 variações que datam sua origem em 1887, quando fora desenvolvido nestas 3 formas...

                                       Este método tradicional do Sin Lin Tao de 3 aplicativos (curto, médio e longo) é praticado em 19 países incluindo o Brasil por intermédio de minha escola!
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Great Master Makáo



                                                     

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os punhos do Grão Mestre Makáo!

                                

                           Fica muito dificil para mim (Makáo), transcrever de forma detalhada as técnicas aos quais eu codifiquei nestes últimos 40 anos de prática do Kung Fu, na verdade não existe métodos novos que possam surgir na atualidade, somente formações específicas de golpes que possam simplificar ou até mesmo buscar atributos mais resumidos de ataques e defesas! Com isto, após treinar 詠春 Wing Chun (Linda Primavera),  o estilo 翎石Shí-Ling (Pena de Pedra) e 璞狮 Shī Zi Pú (Leão de Jade), tive a possibilidade de reunir estas 3 formas que possuem diretrizes semelhantes criando assim o Kak Kan Chun ou Quán Shī Zi  Chun 鸟兽的脚春狮, como é reconhecido internacionalmente (Garras perfeitas da primavera) ou simplesmente como a  garra do Leão da montanha de Jade!


                                      Neste estilo codificado por mim, (Kak Kan Chun ou Quán Shī Zi  Chun), são aplicados 5 técnicas do Wing Chun com os punhos:
aderentes,
deslizantes,
profundidade.
pressão,
circulantes!
 5 técnicas de palmas da Shí-Ling(pena de Pedra)
braços que flutuam
pena leve
pena de pedra
punhos que Absorvem
pena que desliza
5 técnicas de garras do leão de Jade:
Garras da Primavera
Garras de Jade
Garras da montanha
Patada do leão
Garras da floresta
                                 A união destas diversas técnicas propiciaram a criação dos 15 sistemas da Kak Kan Chun, atualmente praticado na América do sul, América do Norte e Europa!


    "Nosso maior objetivo é transmitir estes três sistemas de kung fu:
Wing Chun- Quán Shī Zi  Chun e Shí-Ling , mantendo suas características independentes em estilos e formas tradicionais!"
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Great Master Makáo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dim Mak - O toque da morte點脈 ou Dian Xue do kung fu

                                 É chamada de «toque da morte», pois se alega que, se usada corretamente, tem a capacidade de ser letal. Diz-se que surgiu paralelo à acupuntura, quando dos estudos que mapearam os pontos do corpo: os pontos terapêuticos eram estudados pelos médicos e pelos mestres das artes marciais, também conhecido como DIM MAK 點脈 .
                                 O Dim Mak é uma arte oriunda da China e dos templos Shaolins, mas ao passar dos anos tornou-se uma técnica reconhecidamente voltada para o desenvolvimento de Mestres de diversos estilos e modalidades de artes marciais!


                                       Esta técnica leva como princípio o uso de pressão em determinadas partes do corpo, onde a resistência  e energia acomulativa do organismo mantém o corpo em perfeito funcionamento. quando aplicado determinados golpes de "pressão" ao invéz da força, isto desestabiliza todo o organismo, criando um blackout tanto na área de corrente sangüenea, bem como no sistema nervoso e respiratório...
                                         O Dim Mak na verdade, segue os princípios do "cheio e vazio", áreas profundamente conhecidas nas artes marciais e na medicina chinesa!
                                         O conceito de Dim Mak, também conhecido como Dian Xue, aparece como um subconjunto de Kung-fu dos estilos shaolins. Pode ainda ser chamado como  Dian Mai ou Dim Mak, que são duas palavras chinesas em dois dialetos diferentes, o que significa "comprimir"
                                        Na década de 1980, Dim Mak era bem conhecida na cultura  americana. . Outros autores, também, disseram que a morte de Bruce Lee pode ter sido devido a uma "técnica de Palma Trêmula" do Dim Mak como "uma das especialidades secretas de wing chun, pois é sabido que o famoso soco de polegada é apenas uma das variações do Dim Mak .  Dim Mak é referenciado em Bloodsport (1988), um filme supostamente "baseado em fatos reais da vida de Frank Dux ", profundo conhecedor desta técnica, já falecido em 1995, tido como um dos maiores especialistas de "Ninjitsu- arte ninja" do Ocidente, sua vida e história marcial ficou retratada no cinema por Jean Claude Van Damme, ao qual interpretou Frank Dux no filme "O Grande Dragão Branco ", foi ele um dos mais conhecidos especialista de Dim Mak no Ocidente!

Frank Dux- Great Master

 Dim Mak tem como princípio de ação, 5 ensinamentos:

1º- Pressione, aprofunde, comprima, aperte e empurre!
2º- Socar de dentro para fora do corpo, golpear seguidamente nos "pontos cheios" 

3º- Fluir os golpes em pontos "leves" jamais nos pontos "pesados" no corpo do oponente.

4º - "Ataque o ataque", movimente-se em direção ao movimento. momentos antes da ação do movimento do oponente! 

5º- Esvasie no ataque e flua na defesa, eis a lei do cheio e do vazio! Isto é Dim Mak 

                                  Dim Mak é descrito como um conhecimento com as técnicas de ataque empontos de pressão e meridianos, na verdade não se sabe realmente até que ponto é real estas técnicas, os poucos conhecedores desta técnica, estão em artes como o Ninjitsu, Karatê, Aiki-do e Kung Fu. Mas acredita-se que os verdadeiros detentores do Dim Mak são os praticantes tradicionais do Wing Chun, mesmo que nenhum dos grandes Mestres desta arte confirmem tal fato!

                                    Lendas sobre a origem do Dim Mak dizem que tal técnica mortal é nada mais que o ultimo estágio do Mestre de Chi Kung.

                                   "A natureza de uma arte depende profundamente dos conhecimentos do praticante, no que se refere ao conhecimento de anatomia e os pontos de pressão em diferentes parte do corpo".

                                    Eis mais uma história das artes marciais, que não se limitam na fronteira do desconhecido! Onde o mito e a realidade se mesclam, tornando as artes marciais um legado milenar para a humanidade!

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Great Master Makáo

domingo, 13 de maio de 2012

CHINA 中華人民共和國 - o grande legado do Kung Fu (WUSHU)





                            
                             Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco fundamental Bodhidharma (monge indiano) que em viagem à China, orientou os monges chineses na prática do yoga e bases da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, conhecido no Ocidente como Kung Fu e no Oriente como WUSHU!
                             É sabido historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de 5 000 anos.

                              Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia, originando centenas de técnicas posteriormente no Japão, Tailândia, enfim em todos os países do Oriente. A história mundial, retrata muito pouco deste legado Oriental em função dos diferentes regimes Imperiais e políticos, que a China sofreu nestes  últimos séculos, em decorrência de um regime fechado de impérios, invasões de território e acima de tudo, ideologias que impediram o Ocidente tomar conhecimento da grandiosidade da filosofia e técnicas marciais até então praticadas!
                               A partir do início do século vinte, as portas do oriente começaram a abrir seus legados ao Ocidente, já no meio do século, aproximadamente em 1960, o mundo teve a oportunidade de conhecer um tesouro, que ainda só era conhecido pelos orientais, assim, o mundo veio a reconhecer a China, como a fonte de origem de todas as artes marciais existentes!
                             A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C em diante,  que demonstram uma das civilizações mais antigas e avançadas do mundo antigo com existência contínua. A civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso.
                               Muito se falou sobre as artes marciais chinesas, mesmo aqui em nosso blog, mas, para compreendermos verdadeiramente o Kung Fu, temos que compreender sua filosofia, sua arte e costumes...Conhecer os pensamentos e lutas deste povo, ainda não revelado de forma abrangente...
                               Para falar da China e propriamente sobre o Kung Fu, devemos compreender este país na época em que a espada era a lei, os punhos eram a única segurança e os templos eram o único refúgio de esperança para muitos chineses!    
                     Povo Chinês na desigualdade social duzentos anos atrás
                                A maioria dos praticantes de Kung Fu, mesmo tendo respeito e dedicação na prática destes ensinamentos, pouco sabem historicamente sobre a vida e os costumes do período em que o Kung fu era o único meio que muitos tinham de manter suas famílias, seus bens e terras a salvo diante de impérios e exércitos e feudais que tinham como objetivo, usar abusivamente seu povo para manter-se, ostentado em riquezas e perpetuando um regime escravista de seu povo...

                                              Família feudal na China antiga
                               O Kung Fu na verdade, originou-se da dor de um povo, na rebeldia de alguns manifestantes que lutavam pela liberdade de sua nação, por séculos esta arte marcial foi perseguida por impérios, templos foram destruidos, monges foram assassinados,  aldeões e agricultores sendo arrebatados de suas terras, milhares de chineses foram mortos por invasões de países próximos e distantes!

Templo Shaolin
                                 Sendo assim, o Kung fu era mais que uma habilidade técnica de arte marcial (arte da guerra), era a esperança de vencer a perseguição imperial, tornar-se um grande lutador era imprescindível para manter-se vivo, desta forma, se originaram centenas de estilos espalhados de kung fu por toda a China, com estes estilos também surgiram grandes lutadores e mestres, que por sua vez, foram perseguidos, outros mortos por um governo até então voltado aos seus próprios interesses! 
                                 A China sempre foi constituida de um povo belo e afetuoso, inteligente e responsável por grandes invenções, extrema cultura e filosofia, mesmo assim, sofreu pela grandiosidade de seu temperamento pacifico, que permitiu muitas vezes ser repudiado e ofendido por outras nações...

                                   É importante deixar tudo isto claro, que o "Kung Fu" nasceu do ímpeto de liberdade de uma nação, seus ensinamentos seguiram a regra do silêncio por séculos, para proteger seus ensinamentos de saqueadores de sua cultura e de sua filosofia! Pelo desenvolvimento de uma ideologia estatal baseada no confucionismo, no século II a.C, por mais de 4.000 anos, o sistema político da China foi baseado em monarquias hereditárias (também conhecidas como dinastias). A primeira dessas dinastias foi a Xia (aproximadamente 2000 a.C), mais tarde foi a dinastia Qin que unificou a China em 221 a.C. A última dinastia foi a Qing, que terminou em 1911 com a fundação da República da China  pelo Partido Nacionalista Kuomintang.

                                      Sendo assim, o Kung Fu sobreviveu na passagem de todas as dinastias, manteve-se intacta diante dos regimes que tentaram destrui-lo, foi responsável pela luta silenciosa de monges e pessoas simples que mantiveram a filosofia "Shaolin" como o único mecanismo de defesa de um povo oprimido, que tinha a sua moral e índole como seu maior tesouro!

                          Há um ditado popular no ciclo das artes marciais da China: "antes de aprender a técnica, aprende-se a educação; antes de praticar as artes marciais, pratica-se a moral". Durante a longa história, além de teorias e técnicas, as artes marciais chinesas formaram também um sistema de moral bem ligado com elas, que é chamado de "a moral das artes marciais". Todas as escolas consideram a educação de moral a primeira missão dos praticantes de artes marciais.
 
                          Na moral do Kung fu tradicional, há conteúdos originados do ambiente da sociedade feudal e limitados por ela, por exemplo: as artes marciais eram ensinadas somente para os filhos, não para as filhas; o relacionamento entre escolas diferentes não eram permitidos; mas a parte principal da moral das artes marciais é uma boa referencia até hoje, sendo ensinada em escolas desde a tenra idade até em Universidades. O Kung Fu por ter origem entre monges, manifestaram junto as cidades em que dispunham templo, o respeito e a solidariedade do povo que os recebiam, tendo-os como exemplo moral e filosofico, fato este, que ocorre até os dias atuais.

                            Ao passar dos séculos, muitos ensinamentos do Kung Fu, (que eram passados de boca em boca), perderam-se pela grande quantidade de dialetos existentes na China, com isto, muitas técnicas foram desvirtuadas ou mudadas, principalmente pela tradução de dialetos existentes, colaborando para que muitos estilos de Kung fu se perdessem até os dias atuais:

A família de línguas Chinesa está composta por vários idiomas diferentes entre si. Os principais são:
Mandarim, ou Putonghua - 836 milhões de falantes
- 77 milhões
Cantonês ou Yue - 71 milhões
Dialetos Min - 60 milhões
Jin - 45 milhões de pessoas
Xiang ou Huanés - 36 milhões
Hakka ou Kejia - 34 milhões
Gàn - 31 milhões
Hui - 3.2 milhões
Pinghua - 2 milhões
                           Por este motivo, muitas técnicas  de Kung Fu que praticam golpes similares em diversos estilos, possuem nomes diferentes (dialetos), originando uma variação enorme de posturas e golpes.
                            A história confirma por documentos que já existiram mais de 300 estilos de Kung Fu, mas apenas uma menor parte (45%) manteve-se até os dias atuais.
                              De qualquer forma, o Templo Shaolin, localizado na província de Henan, próximo à cidade de Dengfeng, conta com séculos de tradição fomentando as artes marciais, já que o templo proporcionou abrigo para inumeros praticantes, que mais tarde se tornaram grandes Mestres e personagens  ilustres da história da China!


                               Centenas de diferentes estilos de artes marciais chinesas foram desenvolvidas nos últimos 2.000 anos. Diversos estilos distintos traziam seus próprios conjuntos de técnicas e ideias. Há também diversos temas comuns entre estilos, o que levou muitos a caracterizá-los como pertencentes a "famílias" (, jiā) de artes marciais. Um exemplo é o WING CHUN, que possui inúmeras famílias (, jiā), pois cada grupo praticante, recebia seus conhecimentos de determinada linhagem de um Mestre, criando assim uma ramificação de ensino e muitas vezes, pertecentes de dialetos diferentes nestas ramificações!
                                 Com tudo, a grande nação da China obteve em suas mãos, mais que uma hierarquia de ensinamentos, teve sim, um legado de filosofia e cultura milenar, propiciando ao mundo a grata manifestação de idealismo e conceito histórico da mais bela arte criada pelo homem em todos os tempos... O KUNG FU!

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GREAT MASTER MAKÁO - BRASIL


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sistema do estilo Dragão (龍形) no Kung Fu

龍形
                       
                                   O sistema do Dragão se define em 13 formas distintas e 18 tipos de armas tradicionais. O intuito do treinamento doDragão é o desenvolvimento da auto confiança, assim desenvolvendo espírito forte por meio de graça e flexibilidade; o Dragão representa dois dos elementos antigos.
                             A TERRA e a ÁGUA, no símbolo de YANG segundo o Taoísmo, Dragão é a personificação do Tao. Os budistas Shaolin o viam como uma visão de iluminação da verdade, para ser sentida e não tomadas nas mãos. Alguns homens muito idosos eram chamados Dragões. Lung Ying (Ying Loong, Estilo Dragon Kung Fu) é o sistema desenvolvido no sul da china em  1800."tocando o braço do dragão" (Lung Mor Ying Kiu)
                             Estilo do dragão é uma arte marcial extremamente eficaz, incorporando uma grande variedade de chutes, rasteiras, greves, bloqueios e quedas. no entanto, escondido dentro de sua forma prática e eficiente, o externo é um devastador poder 'interno' - uma força explosiva que também gera velocidade, sensibilidade e agilidade.

                                       As raízes do estilo do Dragão de Kung Fu pode ser rastreada até o Templo Haushoutai na montanha Lou-wushan ....  O estilo do dragão foi ensinado aos monges dentro do templo para melhorar suas habilidades de luta,
                                      Um desses professores foi um monge que era conhecido como Hai-Fung  e também como Gao Xiong-Wen, (que significa rio vertical). Este, foi responsável por cinco variações do Dragão, sendo: Dragão Duplo - Dragão do Vento - Dragão do fogo- Garras do Dragçao  e Grande Dragão de Pedra..
                                      Outro monge, Da Yu (também conhecido como Tai Yuk), também veio do templo shaolin do sul, era reconhecido como  um lutador com grandes  habilidades de boxe chinês. Outro professor do templo era um taoísta chamado Wong Lee Kiu. Estes monges foram reconhecidos entre os chineses da época como:- "Os três dragões de ouro" 

                                       Um homem chamado Lam Qing Yuen tinha aprendido kung fu a partir desses  3 monges, bem como, foi aluno direto do abade de Shaolin Jin Guang Shaoshu na Montanha do Templo (província de Fujian).  Lá tornou-se um grande Mestre de três variações do dragão, ao qual aprendera com os monges de ouro!
                                       Mais tarde, tornou-se herdeiro direto destes monges e difundiu este estilo por toda a China. Conhecido como "O Grande Dragão de Jade"
                                      O estilo Dragão é um sistema de combate a curta distância que incorpora uma grande variedade de chutes altamente eficazes, varreduras e batidas rápidas.sensibilidade, explosiva e agilidade. Quando em uso, a técnica do dragão personifica a essência de uma filosofia ao qual nos dará o exato sentido deste estilo chinês de Kung fu, um de seus ensinamentos mais conhecidos é o seguinte:
-" Quando você ataca você é como o vento, varre tudo que está a sua frente e passa por pequenos e grandes bloqueios como um vento, uma brisa ou até mesmo um vendaval, quando você defender, você é como uma nuvem, encobre  o caminho de seus pontos vitais, seja como um simples nevoeiro, uma neblina que cega o adversário e que não lhe permite avançar. Quando você parar você é como o ferro, não verga, não dobra diante do golpe do oponente.  E  você avança como um tigre  que avança se m recuos com as patas avançando a sua frente diante do inimigo. e retira-se como um gato silencioso, sem alardes, caminha suave em direção a vitoria conquistada!
                                    As garras do estilo do dragão são rápidas e contínuas, controlando o adversário a partir do momento em que ele move-se para atacá-lo.
                                    O corpo deve manter a forma de um 'dragão-jovem, treinando os punhos, ombros, cintura, bem como outras áreas comuns ao ataque e defesa.                         Os Movimentos são rápidos e  fluindo intencionalmente com cada golpe, acertando o seu alvo com extrema precisão. 
                                     O praticante "espera para o ataque, analiza os movimentos do oponente, não se mexe e até muitas vezes se abre como alvo, para saber qual é a reação eminente que irá sofrer de seu atacante.Diante do ataque, desvia o ataque e prossegue com um ataque profundo no centro do corpo. Baseado em uma base altamente flexível ,  tendo uma sensibilidade mental e física e ataques poderosos, o praticante tem um arsenal ilimitado à sua disposição que podem se adaptar a qualquer situação.        
                                   Como ele aprende a concentrar seu Chi (poder mental) com uma  técnica, unificando a sua mente e seu corpo, unificando o poder dos punhos cerrados com a velocidade dos reflexos de forma simultânea.
                                   Este estilo é sem dúvida um dos mais completos sistemas de combate que  justifica ser visto como eficaz e prático. Na sua prática, o estilo do dragão também ajuda a desenvolver o aluno mentalmente,  na ética, no  físico e emocionalmente, torna-se impassivel diante de temores, mantendo a mente e o corpo jovem, flexível e forte e a alma determinada, confiante como a de um guerreiro de fogo. como são chamados os praticantes deste estilo mítico!

                           Abaixo alguns nomes de sistemas do estilo do Dragão, mais difundidos em suas práticas através dos tempos e pelo mundo inteiro:
Sap lok dong
Chat sik san sao ao
Sam tung gor kiu
Mang fu tiu cheung
Dan bin gow jiu
Bo bo toi
Bik bo soi kiu
Long ying mor kiu
Sei mo chai
Dok sei toe
Fa gik
Ying Jow
Mui fa kuen
Mm ma gwai cho
Long ying doi cha
                                                      Kati - movimentos
                                             

Apresentação dos movimentos do Dragão

By
Great Master Makáo- Brasil -
Lignage of Great Master Chen Lo and Li Chen (Wong).








quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tai Shing Pek Kwar ... Estilo Macaco do Kung Fu 猴拳Hou Quan Tradicional ...

                                    
  
                                      Tai Shing Pek Kwar tem técnicas de chão e de luta em pé, mas também visa ataques simultâneo entre as partes superiores do corpo e as inferiores.  Um dos maiores quesitos do macaco no kung fu é a diversidade de atacar a partir de quase qualquer posição, deitado ou em pé. Existem diversas vertentes do estilo "Macaco": macaco alto, um macaco de pedra, macaco perdido, macaco de madeira e é claro, o macaco bêbado.  O macaco bêbado não é apenas a técnica de macaco mais difícil de dominar, mas também o mais imprevisível e por extensão, o mais mortal em combate,  por isso tende a ser a última das cinco técnicas a serem ensinadas.  Por outro lado, o macaco é ensinado entre outros estilos, como referência de golpes e, solo pu em saltos, sendo assim, muitos estilos colocam suas formas como obrigatórias para um combate  de chão! Tal estilo provém da técnica do Punho do macaco do sul, proveniente do Templo Shaolin do Sul.
                             
                                  
                                Hou Quan (Macaco bêbado) como é ensinado na China inclui a execução de quatro procedimentos básicos sendo vários e  difíceis movimentos acrobáticos, como virar de lado no ar,  giro de frente virando com salto de apoio pela cabeça, virar para trás com salto de apoio com um braço sobre bastão... Saltos e pulos com as pernas sobre o adversário!
                               A maioria dos ataques visam os joelhos, virilha, garganta ou olhos do adversário e batidas de mão são normalmente usadas com tapas de palmas comumente usadas pelos símeos! Vemos agarramentos com o punho semi-fechado chamado de garra do macaco. Uma vasta gama de expressões faciais de macacos também são praticados, inclusive de felicidade, raiva, medo, susto, confusão e desorientação, sempre para confundir o adversário. a maioria dos movimentos,são executados a partir de movimentos em postura de cócoras ou posição semi-cócoras e são normalmente acompanhado de muitos movimentos espasmódicos da cabeça como um macaco sendo ameaçado por um oponente.
                              O praticante do estilo do macaco, ou Hou Quan(猴 棍), deve compreender que esta técnica possui variações imitativas e assim a execução dos movimentos e expressões faciais devem ser tão convincente que parece exatamente como um macaco, e não simplesmente como um ser humano imitando um macaco, portanto, o elevado grau de dificuldade associado a esta prática. 
         
  1.  Macaco bêbado usa um monte de ataques e golpes graves no olho, garganta e virilhas, assim como técnicas caindo sobre o oponente. 
        Ele incorpora uma série de passos em falso, para dar a aparência de indefeso e usa uma série de ataques fora de equilíbrio. O praticante requebra, dá passos muito hesitantes, por vezes, caem no chão e ficam parados enquanto aguardam o adversário atacá-los. Nesta abordagem, no momento em  que o ataque é cometido, o Homem macaco é devastador  lançando na altura dos joelhos ou áreas virilha do adversário golpes com os pés e joelhos. Em macaco bêbado, você usa mais energia interna do que qualquer outro.
        É uma técnica das mais difíceis dos estilos de macaco, para dominar e também extremamente eficaz contra um lutador e inimigo, pois seu ataque é ataque-orientado. 
2-  Macaco de Pedra é um estilo "físico".  O praticante treina o seu corpo para trocar golpes com o adversário - Macaco de Pedra usa uma espécie de corpo de ferro. 
    Ele vai deixar uma área exposta em seu corpo para um adversário poder atacar, atraindo o lutador que deixará aberto o contra-ataque em um local mais vital no corpo do oponente.
 3 - O Macaco perdido finge muito.  Praticantes de Macaco Perdido da a aparência de estar perdido e confuso para enganar o adversário que acaba  subestimando suas capacidades, e ele revida quando menos se espera.  As mãos e os pés mudam constantemente de posição, pulam no chão, dão cambalhotas e batem as mãos no chão como se estivessem enfurecidos... Esta técnica incorpora o medo, nervosismo e travessuras de um macaco que vagou em um território vizinho, em que ele tenta pegar e comer muitas frutas e insetos tão rapidamente quanto possível, enquanto nervosamente olha em volta antes de voltar correndo para a sua gama própria casa, imitando estes trejeitos o praticante confundirá seu inimigo com golpes rápidos e certeiros.
4- macaco alto é um macaco relativamente convencional que gosta de manter uma posição ereta e evita cair .  Este estilo é mais adequado para pessoas altas. Macaco Alto gosta de escalar membros do corpo para fazer ataques em pontos de pressão, tais como: cotoveladas na parte superios da cabeça interlaçando as pernas na cintura do oponente. É um estilo de longo alcance, com chutes longos e esquivas em cambalhotas, chutes pelas costas e agarramentos na garganta.
 5-  Macaco de madeira imita um macaco sério, irritado, que ataca e defende com ferocidade.  A atitude deste macaco é mais grave, e seus movimentos são visivelmente menos covardes aos olhos de seu oponente, ele é direto em seus movimentos, buscando derrubar seu oponete ao chão, montar e bater diversas vezes no peito com os punhos cerrados e cotovelar a cara do oponente e saltar longew, retornando ao inimigo até que desmaie no chão!  

                       
        A "Arte emitando a natureza dos animais", este é um exemplo mais verdadeiro das tradições do Wushu (Kung Fú) tradicional. Um  estilo para muitos considerado estranho aos olhos ocidentais, mas sem dúvida é reconhecidamente um estilo eficiente e perigoso em combate, caso praticado da maneira correta e com bons Mestres!


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Great Master Makáo - Brasil