Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tai Shing Pek Kwar ... Estilo Macaco do Kung Fu 猴拳Hou Quan Tradicional ...

                                    
  
                                      Tai Shing Pek Kwar tem técnicas de chão e de luta em pé, mas também visa ataques simultâneo entre as partes superiores do corpo e as inferiores.  Um dos maiores quesitos do macaco no kung fu é a diversidade de atacar a partir de quase qualquer posição, deitado ou em pé. Existem diversas vertentes do estilo "Macaco": macaco alto, um macaco de pedra, macaco perdido, macaco de madeira e é claro, o macaco bêbado.  O macaco bêbado não é apenas a técnica de macaco mais difícil de dominar, mas também o mais imprevisível e por extensão, o mais mortal em combate,  por isso tende a ser a última das cinco técnicas a serem ensinadas.  Por outro lado, o macaco é ensinado entre outros estilos, como referência de golpes e, solo pu em saltos, sendo assim, muitos estilos colocam suas formas como obrigatórias para um combate  de chão! Tal estilo provém da técnica do Punho do macaco do sul, proveniente do Templo Shaolin do Sul.
                             
                                  
                                Hou Quan (Macaco bêbado) como é ensinado na China inclui a execução de quatro procedimentos básicos sendo vários e  difíceis movimentos acrobáticos, como virar de lado no ar,  giro de frente virando com salto de apoio pela cabeça, virar para trás com salto de apoio com um braço sobre bastão... Saltos e pulos com as pernas sobre o adversário!
                               A maioria dos ataques visam os joelhos, virilha, garganta ou olhos do adversário e batidas de mão são normalmente usadas com tapas de palmas comumente usadas pelos símeos! Vemos agarramentos com o punho semi-fechado chamado de garra do macaco. Uma vasta gama de expressões faciais de macacos também são praticados, inclusive de felicidade, raiva, medo, susto, confusão e desorientação, sempre para confundir o adversário. a maioria dos movimentos,são executados a partir de movimentos em postura de cócoras ou posição semi-cócoras e são normalmente acompanhado de muitos movimentos espasmódicos da cabeça como um macaco sendo ameaçado por um oponente.
                              O praticante do estilo do macaco, ou Hou Quan(猴 棍), deve compreender que esta técnica possui variações imitativas e assim a execução dos movimentos e expressões faciais devem ser tão convincente que parece exatamente como um macaco, e não simplesmente como um ser humano imitando um macaco, portanto, o elevado grau de dificuldade associado a esta prática. 
         
  1.  Macaco bêbado usa um monte de ataques e golpes graves no olho, garganta e virilhas, assim como técnicas caindo sobre o oponente. 
        Ele incorpora uma série de passos em falso, para dar a aparência de indefeso e usa uma série de ataques fora de equilíbrio. O praticante requebra, dá passos muito hesitantes, por vezes, caem no chão e ficam parados enquanto aguardam o adversário atacá-los. Nesta abordagem, no momento em  que o ataque é cometido, o Homem macaco é devastador  lançando na altura dos joelhos ou áreas virilha do adversário golpes com os pés e joelhos. Em macaco bêbado, você usa mais energia interna do que qualquer outro.
        É uma técnica das mais difíceis dos estilos de macaco, para dominar e também extremamente eficaz contra um lutador e inimigo, pois seu ataque é ataque-orientado. 
2-  Macaco de Pedra é um estilo "físico".  O praticante treina o seu corpo para trocar golpes com o adversário - Macaco de Pedra usa uma espécie de corpo de ferro. 
    Ele vai deixar uma área exposta em seu corpo para um adversário poder atacar, atraindo o lutador que deixará aberto o contra-ataque em um local mais vital no corpo do oponente.
 3 - O Macaco perdido finge muito.  Praticantes de Macaco Perdido da a aparência de estar perdido e confuso para enganar o adversário que acaba  subestimando suas capacidades, e ele revida quando menos se espera.  As mãos e os pés mudam constantemente de posição, pulam no chão, dão cambalhotas e batem as mãos no chão como se estivessem enfurecidos... Esta técnica incorpora o medo, nervosismo e travessuras de um macaco que vagou em um território vizinho, em que ele tenta pegar e comer muitas frutas e insetos tão rapidamente quanto possível, enquanto nervosamente olha em volta antes de voltar correndo para a sua gama própria casa, imitando estes trejeitos o praticante confundirá seu inimigo com golpes rápidos e certeiros.
4- macaco alto é um macaco relativamente convencional que gosta de manter uma posição ereta e evita cair .  Este estilo é mais adequado para pessoas altas. Macaco Alto gosta de escalar membros do corpo para fazer ataques em pontos de pressão, tais como: cotoveladas na parte superios da cabeça interlaçando as pernas na cintura do oponente. É um estilo de longo alcance, com chutes longos e esquivas em cambalhotas, chutes pelas costas e agarramentos na garganta.
 5-  Macaco de madeira imita um macaco sério, irritado, que ataca e defende com ferocidade.  A atitude deste macaco é mais grave, e seus movimentos são visivelmente menos covardes aos olhos de seu oponente, ele é direto em seus movimentos, buscando derrubar seu oponete ao chão, montar e bater diversas vezes no peito com os punhos cerrados e cotovelar a cara do oponente e saltar longew, retornando ao inimigo até que desmaie no chão!  

                       
        A "Arte emitando a natureza dos animais", este é um exemplo mais verdadeiro das tradições do Wushu (Kung Fú) tradicional. Um  estilo para muitos considerado estranho aos olhos ocidentais, mas sem dúvida é reconhecidamente um estilo eficiente e perigoso em combate, caso praticado da maneira correta e com bons Mestres!


By
Great Master Makáo - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.