Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A ARTE DE SABER LUTAR!

                               
                                 Muitos acham que basta aprender alguns golpes e será o suficiente para ser um lutador, bem verdade que as técnicas desenvolvidas são de extrema importância, flexibilidade e agilidade conta, força e reflexos rápidos são fundamentais, mas seria apenas isto que criam um bom lutador de artes marciais?
                                 Com a proliferação de tantas artes marciais, escolas e academias por todos os lugares, fica evidente a procura mundial por auto-defesa em um mundo cada vez mais inseguro e violento...
                                  Mas nem sempre podemos considerar um praticante de artes marciais, como sendo bons lutadores, mesmo tendo todas as condições para serem eficientes em uma luta real e de contato total!
                                  Primeiramente devemos analisar o praticante  em seu perfil psicológico, este fator é extremamente importante para podermos avaliar seu futuro desenvolvimento como lutador! 
Aqui teremos  12 exemplos de perfil psicológico de lutadores:



1º- Agressivo- Praticante que tem como objetivo "avançar instintivamente sem recuo" Ex: Mike Tyson





2º- Impulsivo- Praticante que "flui movimentos ordenados em busca de atingir seus objetivos pouco importando com contra-golpes aplicados pelo oponente"!
Ex:  Dominique Valéra




3º- Resistente- Praticante que possui 'resistência física para receber golpes de alto impácto"  mesmo  tendo uma técnica apurada, condiciona-se por suplantar a dor!
Ex: Bill Wallace conhecido como o "Super Chute"
                          



4º- Defensivo- Praticante que tecnicamente se mantém em "linha defensiva" ou seja, busca a defesa como referência e somente ataca quando certo de atingir o oponente!
Ex: Royce Gracie



5º- Forte- É o praticante que usa de seu atributo de "força para resistir em uma luta", usando a força como seu principal mecanismo, nem sempre possui a agilidade e reflexo condicionado mesmo assim possui uma boa performa em combate! 
Ex: Bolo Yeung


6º- Condicionado- É o praticante que "reage de imediato ao oponente", quando atacado, seus movimentos são reflexos interativos dos movimentos de seu oponente,
age como explosão de impácto!
Ex: Mohamed Ali 




7º- Ágil- Praticante com alto índice de mobilidade que torna-se um alvo dificil de ser ameaçado por golpes mais pesados, sua performa é "fluir" continuamente seus golpes, sem permitir contra-golpes!
Ex: Jackie Chan


8º- Perícia Técnica- Praticante que conduz a luta dentro da mais alta perícia técnica, mantendo-se como um jogador de Xadrez que se antecipa ao golpe do adversário!
Ex: Jet Li


9º- Alto contrôle- Praticante que não permite qualquer tipo de demonstração emocional em suas lutas, com capacidade de aproveitar o movimento do oponente para criar um grupo de movimentos eficientes, onde apenas um ou dois golpes são o suficiente para resolver a luta...
Ex: Ed Parker



10º- dinâmico-Praticante que possui visão do combate, a partir dos primeiros movimentos do oponente, age de forma calma e com poucos movimentos de base, evita qualquer antecipação de movimentos do oponente, sua característica psicológica em combate é semelhante a uma serpente, que espera o momento certo para dar o bote de forma rápida e eficiente...
Ex: Tony Jaa



11º- Observante- É característica deste praticante  é a observação de imediato das ações do oponente, seus impulsos são gerados por descarga elétrica de impulsos nervosos e mantém a aplicação de seus golpes somente no último momento de contato com o golpe do oponente,seus reflexos são a sua melhor arma!
Ex:Steven Seagal


                             Como podemos ver, cada lutador acima de tudo flui suas características de personalidade na hora da luta, nem sempre um golpe forte combina com alguém que detém agilidade, em outros casos, a agilidade nem sempre é o principal quesito para o lutador mais cauteloso, já a agressividade pode ser um perfil pouco útil para o lutador menos temperamental, cada lutador deve seguir suas características, alguns buscam os treinos mais pesados, enquanto outros buscam os exercícios mais flexiveis, buscar ser todos os perfís ao mesmo tempo é quase uma tarefa impossivel, na história das artes marciais, somente um caso serve de exemplo:
Bruce Lee...O único e eterno ícone das artes Marciais que possuia todas as características ao mesmo tempo!


By
Great Master Makáo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.