Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 18 de março de 2012

Wing Chun - A arte de Ng Mui .吴梅大師 através dos tempos e suas linhagens!

                              

                                     Muitos me perguntam a respeito do Wing Chun e os Mestres que foram responsáveis pela longa história desta arte ao redor do mundo, pois bem, nesta postagem iremos apresentar estes grandes personagens das diferentes linhagens e famílias do Wing Chun, evidentemente fica difícil citar todos, mas irei postar as personalidades mais proeminentes no desenvolvimento deste estilo, deixo claro que isto não significa que não hajam outros Mestre de mesma  importância! Peço que postem em comentários outros nomes que não foram citados, para que eu possa incluí-los posteriormente!

 By-Great Master Makáo - 9ª  Generation of lignage -Great Master (Wong) Li Chen and Great Master Chen Lo.
                                  A história salientou o nome do Grão Mestre Ip Man 葉問 , como o principal divulgador do Wing Chun, este "Venerável"  Grão Mestre, sem dúvida é o grande codificador de diferentes linhagens do Wing Chun, seus filhos, Ip Chun e Ip Ching, são responsáveis pela divulgação deste estilo ao redor do mundo!
                                  Mas na verdade, existem muitos Grandes Mestres que não tiveram seus nomes divulgados pela mídia atual e mesmo assim, são reconhecidamente grandiosos nesta arte do Wing Chun!
                                    O que muitos praticantes não sabem, existem muitas vertentes e "Famílias do Wing Chun", que não são da linhagem de Ip Man, fato este não muito divulgado!
                                     Sem dúvida a Linhagem de Ip Man é a mais conhecida, pela grande divulgação de seu mais proeminente aluno (Bruce Lee李小龍 ), não apenas por este motivo, mas também pela grande influência que Ip Man causou quando tornou-se o codificador do estilo ao introduzir chutes altos no método, quando teve instrução de seu segundo Mestre LEUNG BIK(梁壁 )...
                                     Ip Man iniciou seus estudos com o Grande Meste Cha Wah Shun e treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação, onde teve como seu mentor Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan 梁贊 , professor do Mestre de Yip Man. Esta história é profundamente comentada e descrita por inumeras postagens ao redor do mundo, não irei repiti-la pois existem diversos meios de informações na Internet! O importante é esclarecer para os meus leitores é que Ip Man não foi o único aluno de Chan Wah Shun, houve outros alunos e colegas que posteriormente, criaram suas "próprias ramificações", cada qual, tornando-se responsável por uma linhagem de herdeiros de Chan Wah Shun! 
                                      O Grão Mestre Chan Wah Shun  (陳華順), na época de seu falecimento possuia em sua escola em Foshan. , um total de 16 alunos, entre eles, Ip Man! Muitos de seus colegas após a morte do venerável Grão Mestre, ficaram na escola sob os cuidados de Ng Chang Sok (吳仲素) , sucessor do Grande Mestre!  Entre os 16 alunos do falecido Mestre Chan Wah Shun podemos citar:
 Jiu Wan -11º
(Wong) Li Chen -14º
Chu Chung Man - 9º ( amigo pessoal de Ip Man,  mais tarde responsável pela linhagem Weng Chun Chi Sim)
Chang Fay - 8º
(Li) Fung Wü -5º 
Ng Siu-lo (吳小魯) (1º)
Ng Chung-sok (吳仲素) (2º)
Ho Hon-lui - 6º
Lui Yu-chai -10º
Yiu Choi -13º
Chan Yu-gum  (Chan's son) -15º
Yip Man (葉問) (last) -16º
Lao Fay -Wong -12º
Chang  Yu Wah-  (人華)   
                               A maioria destes alunos foram responsáveis por outras linhagens do Wing Chun, mas todas mencionadas a partir da escola de  Chan Wah Shun  (陳華順).
                               Da mesma forma que a escola deste Mestre,  houve anteriores: 
                               O Grande Mestre Leung Jan 梁贊, anterior a Chan Wah Chun seu discípulo, teve outros alunos, entre muitos, se tem referências de seus filhos:  
Mestre Leung Jan tinha cinco filhos: Leung Bik, Leung Jee, Leung Chun, Leung e Yuen Leung Ko, sabe-se que pelo menos 3 destes filhos seguiram o Wing Chun e criaram suas próprias linhagens!
                                Portanto, existem centenas de ramificações atuais, todas  da mesma árvore, algumas ramificações mantém as mesmas formas criadas por Ng Mui 吴梅大師; ( Fundadora do estilo e abadessa em Henan, no mosteiro Shaolin conhecida também com o nome Wǔ Pai ​​Mei ou Ng Mui Pai  ), seu estilo fundado possuia muito mais movimentos e formas que na atualidade, acredita-se que de lá para cá, alguns praticantes adicionaram movimentos, enquanto outros retiraram movimentos de suas linhagens, mesmo assim, afirma-se existir um total de 54 ramificações desta árvore que iniciou em 1664, cada qual com seu perfil, mas todas da mesma procedência!
                                 De acordo com a genealogia de tibetanos  ", Ng ​​Mui" é o nome chinês do monge tibetano Jikboloktoto, tal fato fez com que algumas linhagens fora da China, afirmem que Ng Mui era "homem" e não uma mulher, fato que criou muita controvérsia, mas jamais aceito pela maioria de seus praticantes! Hoje fica muito difícil determinar a procedência de muitas escolas de Wing Chun, mas a própria História se  fundamenta em suas raízes, em seus legados de Mestres para discípulos, salvaguardando desta forma os verdadeiros valores desta nobre arte, tão difundida em todos os continentes do planeta!

                              Abaixo, uma imagem baseada em relatos e pinturas da época, que puderam por meio de estudos realizados, chegar a uma possivel retratação de imagem da Grande Fundadora do Wing Chun...Ng Mui, tais informações foram adicionadas a tecnologia da computação chegando a esta imagem, que também possibilitou a produção de um filme sobre a vida desta grande Mestra!

By Great Master Makáo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.