Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 13 de maio de 2012

CHINA 中華人民共和國 - o grande legado do Kung Fu (WUSHU)





                            
                             Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco fundamental Bodhidharma (monge indiano) que em viagem à China, orientou os monges chineses na prática do yoga e bases da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, conhecido no Ocidente como Kung Fu e no Oriente como WUSHU!
                             É sabido historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de 5 000 anos.

                              Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia, originando centenas de técnicas posteriormente no Japão, Tailândia, enfim em todos os países do Oriente. A história mundial, retrata muito pouco deste legado Oriental em função dos diferentes regimes Imperiais e políticos, que a China sofreu nestes  últimos séculos, em decorrência de um regime fechado de impérios, invasões de território e acima de tudo, ideologias que impediram o Ocidente tomar conhecimento da grandiosidade da filosofia e técnicas marciais até então praticadas!
                               A partir do início do século vinte, as portas do oriente começaram a abrir seus legados ao Ocidente, já no meio do século, aproximadamente em 1960, o mundo teve a oportunidade de conhecer um tesouro, que ainda só era conhecido pelos orientais, assim, o mundo veio a reconhecer a China, como a fonte de origem de todas as artes marciais existentes!
                             A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C em diante,  que demonstram uma das civilizações mais antigas e avançadas do mundo antigo com existência contínua. A civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso.
                               Muito se falou sobre as artes marciais chinesas, mesmo aqui em nosso blog, mas, para compreendermos verdadeiramente o Kung Fu, temos que compreender sua filosofia, sua arte e costumes...Conhecer os pensamentos e lutas deste povo, ainda não revelado de forma abrangente...
                               Para falar da China e propriamente sobre o Kung Fu, devemos compreender este país na época em que a espada era a lei, os punhos eram a única segurança e os templos eram o único refúgio de esperança para muitos chineses!    
                     Povo Chinês na desigualdade social duzentos anos atrás
                                A maioria dos praticantes de Kung Fu, mesmo tendo respeito e dedicação na prática destes ensinamentos, pouco sabem historicamente sobre a vida e os costumes do período em que o Kung fu era o único meio que muitos tinham de manter suas famílias, seus bens e terras a salvo diante de impérios e exércitos e feudais que tinham como objetivo, usar abusivamente seu povo para manter-se, ostentado em riquezas e perpetuando um regime escravista de seu povo...

                                              Família feudal na China antiga
                               O Kung Fu na verdade, originou-se da dor de um povo, na rebeldia de alguns manifestantes que lutavam pela liberdade de sua nação, por séculos esta arte marcial foi perseguida por impérios, templos foram destruidos, monges foram assassinados,  aldeões e agricultores sendo arrebatados de suas terras, milhares de chineses foram mortos por invasões de países próximos e distantes!

Templo Shaolin
                                 Sendo assim, o Kung fu era mais que uma habilidade técnica de arte marcial (arte da guerra), era a esperança de vencer a perseguição imperial, tornar-se um grande lutador era imprescindível para manter-se vivo, desta forma, se originaram centenas de estilos espalhados de kung fu por toda a China, com estes estilos também surgiram grandes lutadores e mestres, que por sua vez, foram perseguidos, outros mortos por um governo até então voltado aos seus próprios interesses! 
                                 A China sempre foi constituida de um povo belo e afetuoso, inteligente e responsável por grandes invenções, extrema cultura e filosofia, mesmo assim, sofreu pela grandiosidade de seu temperamento pacifico, que permitiu muitas vezes ser repudiado e ofendido por outras nações...

                                   É importante deixar tudo isto claro, que o "Kung Fu" nasceu do ímpeto de liberdade de uma nação, seus ensinamentos seguiram a regra do silêncio por séculos, para proteger seus ensinamentos de saqueadores de sua cultura e de sua filosofia! Pelo desenvolvimento de uma ideologia estatal baseada no confucionismo, no século II a.C, por mais de 4.000 anos, o sistema político da China foi baseado em monarquias hereditárias (também conhecidas como dinastias). A primeira dessas dinastias foi a Xia (aproximadamente 2000 a.C), mais tarde foi a dinastia Qin que unificou a China em 221 a.C. A última dinastia foi a Qing, que terminou em 1911 com a fundação da República da China  pelo Partido Nacionalista Kuomintang.

                                      Sendo assim, o Kung Fu sobreviveu na passagem de todas as dinastias, manteve-se intacta diante dos regimes que tentaram destrui-lo, foi responsável pela luta silenciosa de monges e pessoas simples que mantiveram a filosofia "Shaolin" como o único mecanismo de defesa de um povo oprimido, que tinha a sua moral e índole como seu maior tesouro!

                          Há um ditado popular no ciclo das artes marciais da China: "antes de aprender a técnica, aprende-se a educação; antes de praticar as artes marciais, pratica-se a moral". Durante a longa história, além de teorias e técnicas, as artes marciais chinesas formaram também um sistema de moral bem ligado com elas, que é chamado de "a moral das artes marciais". Todas as escolas consideram a educação de moral a primeira missão dos praticantes de artes marciais.
 
                          Na moral do Kung fu tradicional, há conteúdos originados do ambiente da sociedade feudal e limitados por ela, por exemplo: as artes marciais eram ensinadas somente para os filhos, não para as filhas; o relacionamento entre escolas diferentes não eram permitidos; mas a parte principal da moral das artes marciais é uma boa referencia até hoje, sendo ensinada em escolas desde a tenra idade até em Universidades. O Kung Fu por ter origem entre monges, manifestaram junto as cidades em que dispunham templo, o respeito e a solidariedade do povo que os recebiam, tendo-os como exemplo moral e filosofico, fato este, que ocorre até os dias atuais.

                            Ao passar dos séculos, muitos ensinamentos do Kung Fu, (que eram passados de boca em boca), perderam-se pela grande quantidade de dialetos existentes na China, com isto, muitas técnicas foram desvirtuadas ou mudadas, principalmente pela tradução de dialetos existentes, colaborando para que muitos estilos de Kung fu se perdessem até os dias atuais:

A família de línguas Chinesa está composta por vários idiomas diferentes entre si. Os principais são:
Mandarim, ou Putonghua - 836 milhões de falantes
- 77 milhões
Cantonês ou Yue - 71 milhões
Dialetos Min - 60 milhões
Jin - 45 milhões de pessoas
Xiang ou Huanés - 36 milhões
Hakka ou Kejia - 34 milhões
Gàn - 31 milhões
Hui - 3.2 milhões
Pinghua - 2 milhões
                           Por este motivo, muitas técnicas  de Kung Fu que praticam golpes similares em diversos estilos, possuem nomes diferentes (dialetos), originando uma variação enorme de posturas e golpes.
                            A história confirma por documentos que já existiram mais de 300 estilos de Kung Fu, mas apenas uma menor parte (45%) manteve-se até os dias atuais.
                              De qualquer forma, o Templo Shaolin, localizado na província de Henan, próximo à cidade de Dengfeng, conta com séculos de tradição fomentando as artes marciais, já que o templo proporcionou abrigo para inumeros praticantes, que mais tarde se tornaram grandes Mestres e personagens  ilustres da história da China!


                               Centenas de diferentes estilos de artes marciais chinesas foram desenvolvidas nos últimos 2.000 anos. Diversos estilos distintos traziam seus próprios conjuntos de técnicas e ideias. Há também diversos temas comuns entre estilos, o que levou muitos a caracterizá-los como pertencentes a "famílias" (, jiā) de artes marciais. Um exemplo é o WING CHUN, que possui inúmeras famílias (, jiā), pois cada grupo praticante, recebia seus conhecimentos de determinada linhagem de um Mestre, criando assim uma ramificação de ensino e muitas vezes, pertecentes de dialetos diferentes nestas ramificações!
                                 Com tudo, a grande nação da China obteve em suas mãos, mais que uma hierarquia de ensinamentos, teve sim, um legado de filosofia e cultura milenar, propiciando ao mundo a grata manifestação de idealismo e conceito histórico da mais bela arte criada pelo homem em todos os tempos... O KUNG FU!

BY
GREAT MASTER MAKÁO - BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.