Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 19 de maio de 2012

SIN LIN TAO- "UMA PEQUENA IDÉIA"方永康師父- 1ª PARTE

方永康師父
                                              Não existem dúvidas a respeito de que o Wing Chun ou Vin Tsun, sofreu muitas mudanças de apresentação do sistema, ao decorrer dos séculos, uma prova disto, está nas variações de movimentos praticados nas escolas e nas ramificações das "famílias" do Vin Tsun!
                                               Na verdade, as diferenças existentes entre uma ou outra escola, torna-se visivel, criando desta forma, uma certa dificuldade ao praticante em saber qual é a maneira correta de aplicação do Sin Lin Tao, que traduzido significa "Uma pequena idéia". O Sin Lin Tao é a primeira forma apresentada pelo Wing Chun, das diferentes variações de seu estilo de técnicas de golpes com os punhos, dando ao aluno, "uma pequena idéia" do que irá aprender no decorrer do curso de Vin Tsun!  

Sin Lin Tao- 1ª parte
                                         O Sin lin Tao possue uma série de posturas que determinam diversas técnicas de punhos (Kuen), que irão sendo desenvolvidas em movimentos de defesa e ataques que tornarão o praticante cada vez mais interado em sua aplicação.
                                       Primeiramente o praticante terá uma visão dos cinqüenta movimentos, futuramente, terá mais cinqüenta e oito movimentos a serem praticados, perfazendo o total de 108 formas do sistema Sin Lin Tao. Algumas variações são visiveis em decorrência das ramificações das "famílias" do Wing Chun, onde cada Mestre mantém certas regras invioláveis, mas aplica características de posturas de sua linhagem familiar, para ser identificada diante das demais ramificações!
                               A seguir veremos o mesmo Sin Lin Tao praticado no vídeo anterior, sendo aplicado de forma diferente no segundo vídeo, isto não significa que um ou outro esteja errado, mas que são métodos de famílias diferentes aplicando o mesmo sistema! Vejamos:


                                       Aqui podemos presenciar que os movimentos da 1ª parte do Sin Lin Tao, apesar de serem iguais, ao 1º vídeo, as posturas das mãos possuem algumas variações provenientes da ramificação que representa, mesmo assim, ambas são consideradas corretas... Já no 3º vídeo, poderemos ver o Sin Lin Tao sendo praticado por um segmento bem diferente e mais antigo, onde o sistema de punhos seguem uma ramificação familiar que difere em muito, das praticadas atualmente, assista e faça uma comparação entre os vídeos 1, 2, e 3...Todos aplicam o mesmo Sin Lin Tao, mas cada qual dentro de sua linhagem e método!
 

                                      Hoje o Sin Lin Tao segue as formas praticadas pelo sistema Ip Man, sendo considerado como sendo o unificador das diferentes formas aplicativas de todos os sistemas, mesmo assim, isto não significa que as outras linhagens tradicionais estajam incorretas, apenas seguem os princípios dos ensinamentos de seus grupos específicos tradicionais!
                                      Isto também ocorre com outras variações do sistema Wing Chun, seja nos nomes de golpes e formas de movimento, esta variação é devido aos diferentes dialétos chineses de cada região ao qual as escolas foram iniciadas!

                                      Eu faço parte da linhagem (Wong) Li Chen e de seu aluno Chen Lo ao qual fui aluno, em nossa família o Sin Lin Tao possue 108 movimentos, podendo ser aplicado em 3 diferentes formas, com braços longos, médios e curtos, este ultimo, na distância máxima de 20 cm do corpo, com braços e punhos totalmente dobrados frente ao corpo...Isto ocorre em mais 3 segmentos de linhagem do Wing Chun, sendo assim, o Sin Lin Tao em nossa ramificação (Wong) possue 3 variações que datam sua origem em 1887, quando fora desenvolvido nestas 3 formas...

                                       Este método tradicional do Sin Lin Tao de 3 aplicativos (curto, médio e longo) é praticado em 19 países incluindo o Brasil por intermédio de minha escola!
by
Great Master Makáo



                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.