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sábado, 24 de novembro de 2012

KAK KAN CHUN E SEU SISTEMA....



                                    Em meados dos anos 90, eu me preocupei em codificar um sistema de arte marcial, que tornasse possivel, a unificação de dois estilos aos quais eu dediquei a maior parte de minha vida ou seja, o "Wing Chun" que herdei de meu primeiro Mestre (Chen-Lo da linhagem de seu antecessor, Mestre Wong li Chen), que mais tarde tornara-me, seu sucessor direto. E o estilo do "Leão da Montanha" conhecido também como Kak Kan, originando assim, o "Měi zhōu shī 美洲獅"  ou como preferirem, "Leão da montanha da Primavera" OU SIMPLISMENTE "KAK KAN CHUN" ! 


                                     Este sistema integra os punhos curtos, médios e longos do Wing Chun, com a peculiaridade das "patas e garras do Leão (Shīzi)獅子.
                                      O Wing Chun 詠春  (eterna primavera) sem dúvida alguma é o estilo de Kung Fu mais eficiente já criado, no que concerne ao uso dos punhos em pequena e média distância, no entanto a técnica do Leão é a representatividade máxima das "três garras supremas" (Tigre, leopardo e gato). Este estilo foi difundido em meados dos anos de 1554, no templo寺廟 "Shīzi-Sìmiào shān shī".

                                      O Kak Kan Chun, não modifica a diretriz de nenhum dos dois estilos, tanto o Vin Tsun (Wing Chun)  como o Měi zhōu shī (Kak Kan), são praticados na integra  separadamente, posteriormente ambas são unificadas na forma e movimentos.
Sistemas do Kak Kan Chun (Měi zhōu shī) :
 拳頭獅子(Shīzi- Quán tóu)- Punhos do Leão- dividem-se em:
garras que penetram 拳頭穿孔 (Quán tóu- chuān kǒng) 30 MOVIMENTOS - garras que arrastam 拖動拳頭(Quán tóu -Tuō dòng ) 58 MOVIMENTOS - Garras que aderem拳頭粘附(Quán tóu- zhān fù) 25 MOVIMENTOS - garras que deslizam 拳頭滑動 (Quán tóu- huá dòng) 54 MOVIMENTOS.

"Todos os tipos de garras do Leão, se adecuam aos movimentos do Vin Tsun, sejam nos movimentos do Chi Sao, Bö Kuen, Bart chao Lan Dao, Siu Kiu e demais técnicas".

Formas sistêmicas de movimento:
1ª forma - 走在橋上 (Zǒu zài qiáo shàng) Caminhando sobre a ponte 7 variações
2ª forma- 爬山 (Páshān) Subindo a montanha  8 variações
3ª forma- 鋪平了道路 (Pū píng le dào lù) abrindo  caminho 10 variações
4ª forma- 打破石頭 (Dǎ pò shí tou) quebrando a rocha 8 variações


Técnicas de combate 打擊 (Dǎjí):
1º- Rasgando a casca da árvore - 撕裂的樹 (Sī liè  shù) 5 variações
2º- Agarrando o peixe no rio-抓住 (huā zhù yú) 5 variações
3º- descendo a montanha-下山 (Xià shān)- 10 variações

Obs: Todo o sistema integrado do Kak Kan Chun, atualmente é ensinado unicamente pelo Grão Mestre Makáo, codificador deste estilo ao redor do mundo! Dedico esta postagem aos meus alunos e descendentes desta linhagem! O estilo Měi zhōu shī ou Kak Kan Chun como é conhecido no Ocidente, tem como finalidade manter os métodos do Wing Chun e do estilo Leão da montanha na mais alta tradição que são características de cada qual".
          O estilo Kak Kan Chun tem como critério de seus ensinamentos, preparar seu adepto em um período de 4 anos de prática de seu método!


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Great Master Makáo
                                       

domingo, 18 de novembro de 2012

BRUCE LEE, O WING CHUN


                                   Muito já foi dito sobre a vida e arte de Bruce Lee, sua habilidade é retrada em filmes, sua arte o "Jeet Kune Do" é praticado por muitos, mesmo após a sua morte, Lee Jun Fan (seu verdadeiro nome), ainda é mantido na lembrança de todos, como sendo o ícone das artes marciais, mesmo que para alguns, isto seja visto como mera publicidade! Na verdade, Bruce sempre será lembrado como o maior exemplo de dedicação e exemplo marcial...Livros, revistas, vídeos na internet, imagens e filmes, ainda são os mais procurados entre "todos" os demais artistas marciais ou lutadores da atualidade! Sua vida foi retrada de diferentes formas, seja na infância, seja na sua carreira ou treinos, mas o que realmente´é  pouco mencionado é o inicio de sua busca pelas artes marciais. As informações que chegam de sua trilha no Kung Fu, restringe-se apenas em poucos relatos, documentários e fotos! 
                                      Todos sabem que Bruce Lee treinou Wing Chun, na escola de seu Mestre Ip Man, fato este que deu reconhecimento e notoriedade a escola por ele frequentada, mesmo após a sua morte! Mas muitos fatos ficaram relevados ao silêncio, por décadas perguntas ficaram sem respostas: Porque Bruce Lee jamais demonstrou seus conhecimentos na arte do Wing Chun em seus filmes?  
                                         Seria possivel que o grande artista marcial tivesse motivos para não revelar a sua arte de origem? Poucos relatos dele mencionam a sua convivência com seu Mestre (Ip Man), em poucos momentos de sua vida após a fama , Bruce mencionou sua linhagem junto de seu amado Mestre! Por que?


                                          Na verdade, até mesmo os fãs mais fieis a memória de Bruce, reconhecem a distância de Bruce ao seu estilo inicial e que mais tarde, foi uma das bases da fundação de seu estilo próprio (Jeet Kune Do).
                                           Para podermos entender estes fatos bem como responder a estas indagações, teremos que retornar ao passado, mais propriamente dito no início dos anos 60...Período este em que Bruce Lee era apenas um praticante de Kung fu ainda desconhecido.... Bruce Lee na verdade, treinou Wing Chun por um curto espaço de tempo (treinou de 1954 a 1958), tempo este insuficiente para se tornar um "mestre".
                                            Sem qualquer sombra de dúvida, Ip Man representou os primeiros passos de Bruce ao seu longo caminho nas artes marciais e o Wing Chun foi de extrema inportância para seus conhecimentos futuros, mesmo que ele tenha procurado outras artes marciais para ampliar sua perícia técnica até criar o seu estilo próprio! Bruce começou a treinar Wing Chun quando ainda era um menino (13 anos), antes disto, treinou com seu pai o Tai Chi Chuan, o pequeno Bruce, sempre foi um garoto esperto e com grande personalidade, isto transformou sua vida em uma série de contratempos, brigas e dificilmente conquistava anigos ao seu redor. Para que o jovem Bruce obtivesse um pouco de disciplina, seus pais contrataram o "Mestre Ip Man, para ensiná-lo a arte do Wing Chun". No início Ip Man deu aulas particulares na residência dos pais de Bruce, mas no decorrer do tempo, Ip Man achou mais produtivo levá-lo para sua escola, para obter um pouco mais de convívio com os outros alunos.


                                               Bruce sendo um jovem de temperamento difícil e profundamente arrogante, de imediato foi repudiado entre seus colegas de escola, mesmo assim, continuou seus treinos, sempre buscando demonstrar superioridade técnica entre os demais, muitas vezes colocando-se em combate violento com os outros alunos de seu Mestre. até o momento em que todos os alunos se recusaram a treinar com ele, por sua vez, Bruce lentamente se afastou de seus colegas e escola, para tristeza de seu Mestre! Mesmo assim Bruce continou seus treinos no Wing Chun, sempre que possivel sob a supervisão de seu Mestre...Até a partida para o Ocidente (E.U.A). Ao chegar nos Estados Unidos, Bruce ao longo do tempo, criou sua escola de Kung Fú, com poucos alunos, pois seguia a tradição de ensinar somente chineses.

                                                  Sua escola (Lee jun Fan Kung fu), teve que abrir  inscrições para os "não chineses", fato este que criou revolta entre os demais mestres chineses de Kung Fu, que tentaram impedir que Bruce tivesse alunos "brancos". 
                                                    Os Mestres em questão, percebendo que Bruce mantinha sua postura de dar aula de Kung Fu para alunos "não chineses", primeiramente entraram em contato com seu Mestre "Ip Man", para que viesse a convencer Bruce a parar de ensinar os "Americanos", mesmo com esta tentativa, nada conseguiram, Lee, manteve sua decisão mesmo diante de seu Mestre, com isto, a relação de ambos sofreu um pequeno abalo, fazendo com que Bruce Lee a partir daquele momento viesse a buscar um novo caminho para sua arte e sua escola! 


Com o passar dos anos, Bruce Lee criou muita antipatia de muitos Mestre Tradicionais Chineses, por dar aula para os "não chineses".


                      Sua fama cada vez mais crescia, o Kung fu era pouco difundido entre os americanos, somente quando Bruce quebrou as regras chinesas em ensinar qualquer pessoa que viesse até ele, o Kung fu e o estilo do Wing Chun começou a ser conhecido no Ocidente, afinal de contas, seu Mestre era bem conhecido na China, mas não era conhecido no Ocidente! Mesmo que Ip Man e sua escola não concordassem com as atitudes de Bruce Lee em ensinar Wing Chun aos ocidentais, mantiveram-se distante de suas atribuições marciais, preferindo manter-se distante...
                        Bruce mesmo assim, sentia-se comprometido com seu Mestre, por ele mantinha grande respeito e admiração, mas sabia ele, que enquanto ensinasse Wing Chun, ficaria limitado aos conceitos tradicionais de sua escola, sua carreira como artista marcial poderia sofrer, caso as amarras de estilo fossem mantidas!


                         Bruce Lee então criou seu próprio estilo de arte marcial, assim evitaria futuras complicações com seu Mestre e com outros estilos de Kung Fu, assim  nasceu o Jeet Kune Do截拳道 (Caminho da simplicidade ou Caminho do golpe que intercepta).
                      Este estilo por ele criado, era união dos movimentos e golpes do Wing Chun, do Boxe Chinês , boxe Inglês, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling).



Bruce Lee, por muito tempo foi negligenciado pelos Mestres chinêses, até mesmo por seus colegas de Wing Chun, mas seu Mestre mantinha-se sereno a seu respeito, poucas foram as vezes que Bruce teve contato com seu Mestre, mas quando isto acontecia, ambos mantinham um grande afeto mútuo, evitando tocar no assunto a respeito de suas trajetórias fora do estilo! a maior prova disto é a presença de Lee no velório de Ip Man, mesmo assim foi condenado por muitos alunos por não acompanhar o enterro do Mestre!



Funeral do Mestre Ip Man com a presença de Bruce Lee


                              Mesmo Bruce Lee tendo se afastado de seu Mestre, por motivos profissionais, sua vida e seu legado mantinha em sua alma os ensinamentos de seu Mestre, mesmo após a sua morte, seu filho Brandon Lee (também falecido), buscou os ensinamentos do Wing Chun, como princípio de origem marcial de seu pai! 

A união do Mestre e discípulo jamais se quebrou, o amor de gerações se manteve!






Brandon Lee- Filho de Bruce no colo de seu Mestre Ip Man.
Três gerações. três legados do Wing Chun, uma só história eternizada e jamais igualada!


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Great Master Makáo






                       

sábado, 10 de novembro de 2012

Princípios do Wing Chun e suas normas para um bom desempenho!

                                 


                                  Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, onde sua aplicação tem como objetivo, o mínimo de desgaste corporal... Esta técnica se difere das demais pela sua velocidade e golpes de defesa e ataque simultâneo!
                                    Muitas técnicas hoje aplicadas nas artes marciais e por muitos estilos clássicos, reconhecem a versatilidade do Wing Chun, como sendo uma forma simplificada e objetiva na arte de defesa, mesmo assim, a dificuldade maior em sua prática, está diretamente ligada em eliminar movimentos desnecessários e posturas extremamente cansativas. Para muitos estudiosos do Wing Chun, esta arte manifesta a dinâmica do movimento natural, explorando principalmente o reflexo, instinto natural de defesa e auto preservação corporal!
                                    Vin-Tsun, como também é conhecido, possui alguns critérios específicos para a sua prática:



1º-Continuo movimento de ataque, proporcional a manifestação de defesa.

2º-Direcionar movimentos curtos de ataque, objetivando menor percurso de movimento, possibilitando golpes consecutivos em um menor espaço de tempo!

3º-Tornar os movimentos circulares como referência de defesa enquanto os movimentos de ataque, são aplicados em trajeto linear e tendo como alvo os quadrantes centrais do corpo do oponente.

4º-Evitar recuos desnecessários, mesmo quando isto venha a ocorrer, os golpes de ataques devem avançar enquanto o corpo toma uma postura de defesa ou de recuo...

5º-Golpes de bloqueios são importantes como forma de defesa ou ataque, sendo sempre usados de forma simultânea em ambos os casos!

6º- Para cada defesa, um golpe de ataque deve ser aplicado ao mesmo tempo!

7º- Qualquer movimento aplicado, tem como princípio, a mobilidade de deslocamento 
do eixo de equilíbrio por intermédio da triângulação das pernas e articulações!

8º- A força de um golpe de nada é relacionado com a "rigidez" de um movimento!

9º- O princípio da velocidade supera o índice da resistência diante de um impácto.

10º- Quanto mais flexível é uma defesa, mais dinâmico é o ataque...

11º- A melhor defesa é aquela que restringe um ataque, por meio da antecipação de golpes.

12º- Todo golpe de defesa e ataque, deve ser aplicado somente quando invadido em seu eixo de ação, nenhum golpe é perigoso se distante do alcanse dos braços e pernas!

13º- Não existe golpe potente que não possa ser desviado, não existe golpe de ataque definitivo se não houver defesa difinitiva!

14º- Quanto menor é a distância entre um ataque e uma defesa, maior será a perícia de um praticante de Wing Chun!

15º-Uma boa defesa não é aquela que se fecha diante de um ataque, mas sim aquela que permite, que se abra um alvo de ataque.

16º- Desviar não é o mesmo que esquivar-se, este é o princípio do "pêndulo" do Vin Tsun!

17º- Movimentos contínuos geram golpes definitivos...

18º- Um golpe de profundidade muitas vezes independe de um golpe de impácto, mas quase sempre depende da objetividade e explosão direcionada com velocidade e precisão do golpe!

20º- O melhor golpe é aquele que quebra a sincronicidade do oponente...Usando a dinâmica de seu ataque contra ele mesmo!

21º- Bloquear, deslizar, escorregar, desviar, aderir, grudar e colidir são os princípios da ação do Vin Tsun...

22º- O maior índice de alcanse de um golpe, depende do menor índice de distância entre a aplicação entre o ataque e a defesa.

23º Nem sempre um  ataque registra a perícia do melhor golpe...Mas sim a continuidade de movimentos que impedem uma reação do oponente...

                                    Estes são os princípios básicos do VIN TSUN!
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Great Master Makáo

domingo, 4 de novembro de 2012

TUDO QUE VOCE GOSTARIA DE SABER SOBRE O KUNG FU






O Kung Fu atualmente possui um total aproximado de 500.000 praticantes ao redor do mundo, mas apenas 20% desta quantia de adeptos, tornam-se Mestres devidamente reconhecidos em sua linhagem de estilo... 


"Chutar alto" no kung fu nunca foi na verdade um hábito.
Tal costume adquiriu-se nos últimos 30, 40 anos, quando esta arte ficou mundialmente conhecida, mas na verdade, os chutes na maioria dos estilo tradicionais, buscam chutes baixos ( na linha do estômago) ou rasteiras. Os estilos do Shaolin do Norte usam 70% de pernas e apenas 30 % de socos, enquanto o Shaolin do Sul aplicar seus movimentos de pernas exatamente inverso ao Shaolin do Norte, sendo 70% o uso de braços...


É considerado "Mestre" de Kung Fu, aquele praticante que atingiu alguns quesitos necessários para esta função:

Tempo de prática- Varia de acordo com o estilo, mas uma escola tradicional de Kung fu, na maioria dos casos, exige de seu aluno pelo menos 10 anos de prática para atingir o nível de Mestre!

Conhecimento necessário para se tornar um Mestre de Kung Fú:

-Conhecimento de todas as formas e movimentos do estilo.
-Conhecimento e especialização no mínimo em 3 armas clássicas, sendo na maioria das vezes uma arma de lâmina( espada, facão, Suriken,  punhais ou derivados), bastão (curto, médio ou longo, incluindo os diversos tipos de lanças nestes casos), por último uma arma articulada (correntes, bastões articulados conhecidos como Nunchaku, chicotes e outros). Abaixo algumas armas de especialidade do Kung Fu, praticadas por alunos até o Mestrado:



 
· KWÂN (BASTÃO)
- tai mei kwân: bastão normal, tem a altura até a sombrancelha do praticante.
- sam ti kwân: bastão articulado em três partes; três pequenos bastões interligados com correntes.
- lean ti kwân: bastão de duas partes, podendo ser de dois tipos: dois pequenos bastões interligados por uma corrente (conhecido como nunchaku), ou então um bastão maior e outro menor, interligados também por uma corrente.
- si mei kwân: bastão bastante longo (com aproximadamente três metros de comprimento), chamado de bastão rabo de rato, sendo que uma das extremidades é mais grossa que a outra.

· TCHAN (LANÇA)
- tan tau tchan: lança de uma ponta ou uma cabeça.
- chan tau tchan: lança de duas pontas ou cabeça dupla.
- sei jen tchan: lança de ponta de cobre.
- gi nga tchan: lança meia lua.
· KIM (ESPADA)
- tan kim: espada simples.
- sheang kim: espada dupla.
- tuim kim / pei sao: espada curta ou punhal.
- keq: espada grossa, cheia de espinhos.
· TOU (FACÃO)
- tan tou: facão simples. Arma muito utilizada devido à sua eficácia nos golpes cortantes.
- sheang tou: facão duplo
- tai ma tou: facão grande de cabo curvo, muito utilizado à cavalo
- wu tip tou: facão duplo borboleta, facão mais curto que o tan tou, usado normalmente aos pares e muito eficaz contra armas maiores como a lança. É colocada ao lado do tambor nas festividades.
- kan van tou: facão de nove argolas
- kwan tou: facão do Kwan Kun, arma tradicional chinesa, ensinada a alunos escolhidos.
· PA (TRIDENTE)
Arma longa, é um bastão de madeira com um tridente na ponta; no Norte da China esta arma é menor e mais fina, no Sul ela é mais grossa e mais pesada
· NGÂU (GANCHO)
Arma mais utilizada entre os estilos do norte da China
- tan ngâu: gancho simples
- sheang ngâu: gancho duplo
- fu tao ngâu: gancho cabeça de tigre
· PIN (CORRENTE OU CHICOTE)
Arma muito perigosa, que exige grande habilidade.
- tan pin: corrente simples
- sheang pin: corrente dupla, usada uma em cada mão
- fu mei pin: corrente rabo de tigre, constituída de sete pedaços
- fun von pin: chicote de pavão, constituída de nove pedaços
· GI GA TCHAN (PÁ MEIA LUA)
Arma muito antiga, utilizada pelos monges
· FEI -TOÉ uma ponta de lança amarrada à uma corda, usada como se fosse uma corrente, com o objetivo de atacar inimigos à distância.
· FU (MACHADO)
· TCH'OI (MARTELO)
· PÁ SIN (LEQUE)
O lutador possuía seu leque com varetas de bambu ou ferro e sua utilização era bem parecida com a do punhal.
· SIN (FLAUTA)
Muito utilizada por músicos, podia ser confeccionada de bambu ou ferro, como se fosse um bastão pequeno.
· KWAI TCHAN (BENGALA)
Muito usada pelos anciãos e por pessoas com problemas físicos.
· GI SAN (GUARDA CHUVA)
Instrumento de uso diário dos chineses, muito popular.
· TCHEAN TAN (PEQUENO BANCO COMPRIDO)
Constituído por uma tábua e quatro pés, também é muito popular na China. Para os ocidentais pode parecer estranho o uso desses tipos de armas, mas na China elas são normais.
· KUN TIN (ARCO E FLECHA)
· AM REI (ARMA ESCONDIDA)
No ocidente ela é conhecida como "Suriken", pequena estrela que é arremessada à distância.
· TAN PAI (ESCUDO DE VIME)
LANÇA DE DUAS PONTAS: ·  CHAN TAN TCHAN - lança de duas pontas ou de duas cabeças. Arma de manejo difícil e extremamente perigosa, inclusive para o praticante, que deve ter bastante agilidade na hora de girá-la, para que não pegue em seu próprio corpo. Antigamente, era muito usada no teatro. Nas peças teatrais, havia sempre a participação de um mestre em armas marciais e todos os artistas eram verdadeiros praticantes, pois durante as viagens eram constantemente atacados.
Esta é uma arma que desenvolve a velocidade do praticante e que, antigamente, era muito considerada. É especial porque na China ela é composta por duas partes, que o praticante pode desencaixar de acordo com a necessidade e utilizar como duas lanças curtas.

- Conhecimento a respeito de filosofia Budista ou Taoísta e práticas de concentração, meditação e história de sua escola e estílo!
- Conhecimento sobre as escrituras sagradas dos templos e suas aplicações diárias!





O Mestrado possui 13 níveis, do 1º nível até o  8º, são graus de "Mestre", acima e a partir do 9º nível são graus de título de "Grão Mestres", por último, os níveis 11º, 12º e 13º são graus de título de "honoráveis". Estes níveis são chamados de "Gun" ou  "Dù"!



Graduação dos Mestres de Kung Fu    




SIFU ou Si-Fo -  Nome dado aos Professores - Professores Instrutores e Instrutores Mestres (Um Grau abaixo do nível de Mestre).
Zhǔ (主) ou Sí Zhü- Nome dado ao Mestre 1º nível
Sí Chan - Nome dado ao Mestre do 2º nível ao 8º
Qí shèng  ou Qi Chan (棋圣)- Nome dado aos Mestres 9º nível e 10º
Guāng cǎi ou Gung Qi (光彩)- Nome dado aos Mestre 11º Nível ao 13º 

Tipos de Escolas de Kung Fu



 
Existem catalogados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung Fu/Wushu/Kuoshu, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna ( Escolas que buscam movimentos flexíveis e o estudo da mente em conjunto com o físico). Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: Emeishan, Fukien, Huanshan. Tal escola visa prioritariamente a prática para o desenvolvimento externo, ou seja, para o desenvolvimento propriamente físico ou marcial, são estilos de Kung Fu classificados como Duros, enquanto os internos a aprimoração do adepto como um todo.




                         
                       Os nomes que podemos encontrar na história, para a arte do "Kung Fu(功夫- Habilidade)".


-Wushu (武术 -  Arte da Guerra)   - Guoshu (国书- perícia ou credenciais)
- Gông-fu (esforço) - Zhōngguó rén dǎ (中國人打-Luta chinesa).
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Great Master Makáo-  10º Gun


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Chia Tzu Quan - Kung Fu estilo Escorpião

                                           

                                          Esse estilo de Kung Fu exótico é bastante letal e mortífero.  A maioria das técnicas do Boxe do Escorpião visam o combate de curto alcance e são executadas no solo; os socos geralmente são executados de mão abertas em formas de garras, com o punho fechado ou com o dedo para pressionar pontos e lugares sensíveis. Os chutes geralmente são executados com a ponta dos pés visando sempre pontos específicos. É um estilo difícil de ser dominado, pois requer bastante flexibilidade e técnica para executar a principal postura do estilo, assim como suas manobras. Este estilo é um dos mais eficientes em técnica de movimentos de ataque duplo, com pernas e braços, sendo sua principal característica é o fato de usar as pernas como a calda do escorpião! Como muitos estilos de Kun Fu, este também tem como origem os templos Shaolim...Sua técnica exige de seu praticante uma perfeita harmonia de movimento e perícia absoluta dos chutes...Conhecido como o "Boxe do Escorpião"



Escorpião é o estilo de Kung Fu que enfatiza o uso das pernas e seu trabalho requer extrema mobilidade rente ao chão, muito percebem muitos golpes semelhantes a "Capoeira e ao Tae Kwon Do"



Os exercícios fundamentais do estilo do Escorpião predominam na flexibilidade das pernas e na profunda versatilidade dos chutes!


                                 Este estilo tem como origem na China, também difundido por um Mestre Japonês considerado um dos maiores especialista deste estilo de Kung fu , também denominado como "Punho de Escorpião' ensinado  pelo Mestre Shidoshi Hatoro Hanzo. O estilo do escorpião é considerado por muitos, como a técnica mais perigosa no uso de chutes e saltos, sua perícia em bloqueios e movimentos rente ao chão servem de inspiração para muitas outras modalidades de artes marciais, bem como para outros estilos de Kung Fú! Muitos dados documentais comprovam que sua origem está na data de 1530 em um templo Shaolin próxima das montanhas do norte da China! 

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Great Master Makáo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DÀO JÌAO -A arte do Kung Fu Taoísta -Última parte

                                      

                                             EXERCÍCIOS MARCIAIS DO KUNG FU
                                                            TAOÍSTA-DÀO JIÀO

                                                A arte do Taoísmo acima de tudo, propaga suas filosofias milenares por meio do Budismo e revigora por diferentes práticas as sua técnicas nas artes marciais, tais como: Chi Gung, Tai Chi Chuan e o Dào Jiào Quan.
                                                 Uma das grandes aspirações humanas estão vinculados a longitividade da vida e os mecanismos que permitem uma série de desenvolvimentos que permitam a interação entre o homem e a natureza que o rodeia!
                                                  Um exemplo disto poderemos encontrar na vida de um homem "Li Ching Yuen", que acredita-se ter vivido por mais de 256 anos...


Li Ching Yuen- viveu 256 anos







A primeira reação de muitas pessoas, ao conhecer a história de Li, é duvidar que um ser humano possa realmente ter atingido tal idade. É pouco provável esta alegação venha algum dia a ser comprovada por documentos aceitáveis sem qualquer possibilidade de contestações no ocidente.
                                              Se o os antigos registros oficiais chineses fosse considerada indiscutível, Li Ching Yun seria reconhecido como a pessoa mais longeva com idade atestada por documentos, tendo vivido mais de 130 anos além do atual recorde documentado, que pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 com 122 anos e 164 dias. Pode parecer um absurdo ao mundo ocidental mas é mais que uma simples lenda, existem fatos que confirmam tal possibilidade!
                                             Li-Ching Yuen foi um Mestre Taoísta chinês, herbalista e praticante de Chi Kung e de outras disciplinas de meditação e artes marciais. Foi conselheiro tático militar e instrutor de artes marciais, se aposentou e passou muito tempo nas montanhas do Tibet, onde seguiu coletando ervas medicinais que segundo dizia lhe ajudavam a se manter jovem e saudável.

                                             Em 1927 foi convidado para ir em Wann Hsien na província de Sichuan por seu amigo pessoal o general Yang Sen, que estava muito interessado na força e juventude de Li, apesar de sua avançada idade. Na residência deste governador e caudilho foi feita, à idade de 250 anos, a única fotografia existente de Li (mostrada acima).

Mistérios de uma vida:

                                            Como era de esperar, não se sabe muito a respeito das primeiras etapas da vida de Li Ching-Yun. Sabe-se que nasceu na província Chinesa de Sichuan, onde também morreu. Também que aos dez anos já estava alfabetizado e foi para o Tibet, Annam, Siam e Manchúria para colher de ervas medicinais. Após isto, sua vida é um tanto quanto desconhecida.

                                            Ao que parece, durante mais de cem anos, Li continuou vendendo suas próprias ervas, recolhidas pelo mesmo. Também se sabe que tinha as unhas de sua mão direita muito longas, com mais de 15 centímetros.

                                          Em 1930 o professor Wu Chung-Chieh, decano do departamento de educação na Universidade de Chengdu, encontrou nos registros Imperiais do Governo da China duas felicitações do imperador a Li Ching-yun em 1827 por seu aniversário de 150 anos e uma posterior aos 200 anos. Muitos consideram isto como provas irrefutáveis da idade do homem que mais tempo viveu.

TÉCNICAS DÀO JIÀO QUAN:

                              Existem poucas referências sobre a técnica do Dào Jiào Quan, mas o pouco que se sabe, permite identificar uma profunda preocupação deste estilo em aplicar seu método em diferentes propósitos, sejam eles para desenvolver a defesa pessoal, seja para ampliar as percepções mentais ou até mesmo para nutrir a alma com sua filosofia!
                           Seus gestos surgem de movimentos que se intercalam, desde golpes leves até os golpes mais pesados, do movimento sutil da garça até as patas de um felino. O que difere este estilo dos demais está diretamente ligado a flexibilidade das pernas e os punhos curtos e longos, no uso extremo do equilíbrio corporal, como pêndulos do estilo do monge " bêbado", a leveza do estilo do "leque" e a rapidez dos punhos estilo Wing Chun!
                               Mas a importância da meditação Taoísta é fundamental para o bom desempenho deste estilo, prática esta, constantemente aplicada em diversos seguimentos marciais e por diferentes estilos!
                                 Uma das grandes práticas meditativas do estilo Dào-Jiào é centralizar a energia Qi (energia vital), nos principais pontos dos meridianos do corpo (ver acupultura), para isto, o praticante assume uma postura sentada em pernas cruzadas e aplica uma série de exercícios de respiração e relaxamento, conhecidos como  Hū xī shēng-yīn (呼吸的聲音)- Respirando os sons! Tendo como finalidade, apurar os sentidos auditivos em sincronia com a respiração, tornando o seu praticante mais perceptivo aos movimentos, ruídos ao seu redor, permitindo assim uma melhor performance, na defesa intuitiva de um ataque esta técnica também é conhecida como Míng xiǎng ! Bruce Lee certa vez comentou: "Não existe silêncio absoluto, existe sim, pessoas que não escutam o barulho do silêncio, ao percebermos os ruídos que são emitidos pelo silêncio, podemos efetuar grandes feitos nas artes marciais, para mim, a meditação é a união com o Tao, por este motivo chamo meu estilo de TAO OF JEET KUNE DO!".
(Bruce Lee) 



Bruce Lee na prática da meditação Taoísta:
 (Dào Jiào Míng xiǎng)
 em 1967

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Great Master Makáo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Arte Mística do Kung fu Dào-jiào 道教功夫- 2ª Parte

                            Dào-jiào  道教功夫- 2ª Parte



                            Continuando a nossa postagem a respeito do Estilo DÀO- JIÀO, iremos  analisar suas características e seus conceitos que tanto diferenciam suas técnicas das demais... Para aqueles que buscam uma ideologia focada nas mais profundas manifestações de desenvolvimento, o  Dào- Jiào é sem dúvida a oportunidade de atingir tal objetivo! Na postagem anterior, foi possivel perceber que este estilo de Kung Fu, tem como objetivo desenvolver algumas habilidades comum somente entre os animais. Seus instintos, seus sentidos perceptivos e suas características de funcionalidade motora. Nesta postagem iremos apresentar algumas técnicas Taoístas nas artes marciais, para o desenvolvimento do praticante deste estilo conhecido como  Dào-jiào  道教功夫 o Kung Fu Taoísta!


                             Nesta 2ª parte, iremos perceber que as artes marciais possuem uma conotação mais profunda do que se possa imaginar..."A Arte da Guerra" antes de ser assim definida, era um meio de identificar a alma humana com seu meio, seja pela filosofia Taoísta ou pela interação homem e a natureza que o circunda!
                            Para os dias atuais, a importância das artes marciais, somente estão restritas aos golpes de defesa e ataque, no entanto, séculos atrás, seus praticantes buscavam a harmonia entre o corpo, mente e alma...
                            Dentro das diretrizes do Taoísmo, não basta termos o aparente contrôle de nossas atribuições físicas, seria necessário também, compreender o mecanismo das forças que geram a natureza emocional e anseios da alma humana...Para isto, o Dào - Jiào unifica o desenvolvimento físico em conjunto com as diferentes atribuições mentais e questionamentos  do praticante em relação ao mundo em que vive! "O ser é parte integrante de tudo que está ao seu redor, seja fisicamente, emocionalmente ou mentalmente".
                            Com isto o Dào-Jiào, busca compreender como reagir sobre diversas situações de conflitos, seja de forma instintiva como um animal ou usando sua capacidade de análise humana. Unificando a razão com a intuição, o instinto com a observância contínua, tornando-se desta forma, um ser completamente integrado com o meio em que vive e reagindo de diferentes formas de acordo com a ocasião!
                             A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi ou Lao Tsé (chinês: 老子).
                              O praticante de  Dào-Jiào (Dìzǐ-弟子-Discípulo), deve seguir alguns princípios em sua jornada de ensinamentos, ensinamentos que por sua vez é originária dos mais elevados princípios do Taoísmo, existem muitas artes que descendem direta ou indiretamente do Taoísmo entre muitas, podemos citar o Karatê, Jiu-Jitsu, Aikido, judô, mas a principal arte marcial que defende os conceitos como forma de vida é sem dúvida o Kung Fú, prática esta que deu origem ao DÀO-JIÀO!



                               Princìpios do Dào Jiào filosófico:

1º-"Obrigar-se ao movimento sem busca do repouso, mesmo quando tudo se aquieta."
Monge Fey Hí Bö (費伊博)

2º-"Fortalecer o que está fraco, fluir o que está parado, parar o que está desgovernado". - Monge Wú dī lù jǐng (吴镝麓景)

3º-"Agir com prudência, reagir com determinação e silenciar as inquietudes." -
 Monge Bào lěng qīng (和尚宝)

4º-"Serenidade diante do desafio...Humildade diante da conquista, respeito diante da derrota"- Monge Féng shā wù jìng (沙悟净).

5º -"Flexível diante do rígido e penetrante diante do intransponível, isto é Dào Jiào ".
Mestre Sēng yì  (沙悟净)

6º -" Não questionar o risco, mas sim percebê-lo"-Monge Bài Xian (仙)

7º - " Ser o rio que atravessa, a rocha que bloqueia, o vento que move e o trovão que penetra... tudo isto nas asas do Grou"
Monge Yǔ huá hòu hé shàng (华后和尚)
 
8º - "  Nada é vitória quando não se circula a energia dos Passos do Yu , o rápido torna-se lento, o forte torna-se fraco, o abrangente torna-se restrito, o verdadeiro torna-se falso". Monge Dào Tang Sì (斯).

9º - "No golpe, a defesa é anti-horária ao contrário do ataque" -
 Mestre Lóng Bào (报).

10º- "A Arte Marcial Taoísta tem na sua essência, uma filosofia do movimento cheio e do movimento do vazio, seu conteúdo engloba o Qi, entender o Qi é necessário, para isto devemos perceber a elasticidade do vazio e a profundidade do cheio".
Mestre Huá Xià Chàng (和尚夏畅).

11º -" A fragilidade no golpe é a principal arma que desmorona os fortes, como a água que desmorona a rocha, como vento que varre o Templo, isto é´só uma questão de tempo"- Monge Táng Wù (悟).

12º- "Um bom Mestre é aquele que inspira o seu discípulo no Caminho do Yu, passo à passo, não corre, não para no caminho nem é lento, só ensina como caminhar, hora cheio, hora vazio... "   Monge Sēng bǎi suǒ yǐ lián (所以连).

13º- " Não ensino socar uma pedra, mas sim ser uma pedra que mantén-se diante de um soco" - Mestre Sòng Sēng Tián (田).

14º- " A meditação é tão necessária para mim, que muitas vezes não sei se estou ou não meditando..." -Monge Sēng tián lóng (龙).

15º- "Podemos dizer então que a origem das artes marciais se deu pela busca pela sobrevivência, e o Dào-jiào... somente busca a vivência da busca!"
Mestre Wáng Huī (王辉).

                                          Aqui termino a segunda parte desta grande filosofia Taoísta chamada Dào-jiào Quan, espero que tenham gostado, na próxima postagem teremos a terceira e última parte da Arte Mística do Kung fu Dào-jiào  道教功夫. retratando métodos e técnicas marciais deste estilo!



"Escutar com a alma, fluir com a mente o grande oceano do Tao" 



"Que todos tenha a paz cativa na felicidade"


By
Great Master Makáo