Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 18 de novembro de 2012

BRUCE LEE, O WING CHUN


                                   Muito já foi dito sobre a vida e arte de Bruce Lee, sua habilidade é retrada em filmes, sua arte o "Jeet Kune Do" é praticado por muitos, mesmo após a sua morte, Lee Jun Fan (seu verdadeiro nome), ainda é mantido na lembrança de todos, como sendo o ícone das artes marciais, mesmo que para alguns, isto seja visto como mera publicidade! Na verdade, Bruce sempre será lembrado como o maior exemplo de dedicação e exemplo marcial...Livros, revistas, vídeos na internet, imagens e filmes, ainda são os mais procurados entre "todos" os demais artistas marciais ou lutadores da atualidade! Sua vida foi retrada de diferentes formas, seja na infância, seja na sua carreira ou treinos, mas o que realmente´é  pouco mencionado é o inicio de sua busca pelas artes marciais. As informações que chegam de sua trilha no Kung Fu, restringe-se apenas em poucos relatos, documentários e fotos! 
                                      Todos sabem que Bruce Lee treinou Wing Chun, na escola de seu Mestre Ip Man, fato este que deu reconhecimento e notoriedade a escola por ele frequentada, mesmo após a sua morte! Mas muitos fatos ficaram relevados ao silêncio, por décadas perguntas ficaram sem respostas: Porque Bruce Lee jamais demonstrou seus conhecimentos na arte do Wing Chun em seus filmes?  
                                         Seria possivel que o grande artista marcial tivesse motivos para não revelar a sua arte de origem? Poucos relatos dele mencionam a sua convivência com seu Mestre (Ip Man), em poucos momentos de sua vida após a fama , Bruce mencionou sua linhagem junto de seu amado Mestre! Por que?


                                          Na verdade, até mesmo os fãs mais fieis a memória de Bruce, reconhecem a distância de Bruce ao seu estilo inicial e que mais tarde, foi uma das bases da fundação de seu estilo próprio (Jeet Kune Do).
                                           Para podermos entender estes fatos bem como responder a estas indagações, teremos que retornar ao passado, mais propriamente dito no início dos anos 60...Período este em que Bruce Lee era apenas um praticante de Kung fu ainda desconhecido.... Bruce Lee na verdade, treinou Wing Chun por um curto espaço de tempo (treinou de 1954 a 1958), tempo este insuficiente para se tornar um "mestre".
                                            Sem qualquer sombra de dúvida, Ip Man representou os primeiros passos de Bruce ao seu longo caminho nas artes marciais e o Wing Chun foi de extrema inportância para seus conhecimentos futuros, mesmo que ele tenha procurado outras artes marciais para ampliar sua perícia técnica até criar o seu estilo próprio! Bruce começou a treinar Wing Chun quando ainda era um menino (13 anos), antes disto, treinou com seu pai o Tai Chi Chuan, o pequeno Bruce, sempre foi um garoto esperto e com grande personalidade, isto transformou sua vida em uma série de contratempos, brigas e dificilmente conquistava anigos ao seu redor. Para que o jovem Bruce obtivesse um pouco de disciplina, seus pais contrataram o "Mestre Ip Man, para ensiná-lo a arte do Wing Chun". No início Ip Man deu aulas particulares na residência dos pais de Bruce, mas no decorrer do tempo, Ip Man achou mais produtivo levá-lo para sua escola, para obter um pouco mais de convívio com os outros alunos.


                                               Bruce sendo um jovem de temperamento difícil e profundamente arrogante, de imediato foi repudiado entre seus colegas de escola, mesmo assim, continuou seus treinos, sempre buscando demonstrar superioridade técnica entre os demais, muitas vezes colocando-se em combate violento com os outros alunos de seu Mestre. até o momento em que todos os alunos se recusaram a treinar com ele, por sua vez, Bruce lentamente se afastou de seus colegas e escola, para tristeza de seu Mestre! Mesmo assim Bruce continou seus treinos no Wing Chun, sempre que possivel sob a supervisão de seu Mestre...Até a partida para o Ocidente (E.U.A). Ao chegar nos Estados Unidos, Bruce ao longo do tempo, criou sua escola de Kung Fú, com poucos alunos, pois seguia a tradição de ensinar somente chineses.

                                                  Sua escola (Lee jun Fan Kung fu), teve que abrir  inscrições para os "não chineses", fato este que criou revolta entre os demais mestres chineses de Kung Fu, que tentaram impedir que Bruce tivesse alunos "brancos". 
                                                    Os Mestres em questão, percebendo que Bruce mantinha sua postura de dar aula de Kung Fu para alunos "não chineses", primeiramente entraram em contato com seu Mestre "Ip Man", para que viesse a convencer Bruce a parar de ensinar os "Americanos", mesmo com esta tentativa, nada conseguiram, Lee, manteve sua decisão mesmo diante de seu Mestre, com isto, a relação de ambos sofreu um pequeno abalo, fazendo com que Bruce Lee a partir daquele momento viesse a buscar um novo caminho para sua arte e sua escola! 


Com o passar dos anos, Bruce Lee criou muita antipatia de muitos Mestre Tradicionais Chineses, por dar aula para os "não chineses".


                      Sua fama cada vez mais crescia, o Kung fu era pouco difundido entre os americanos, somente quando Bruce quebrou as regras chinesas em ensinar qualquer pessoa que viesse até ele, o Kung fu e o estilo do Wing Chun começou a ser conhecido no Ocidente, afinal de contas, seu Mestre era bem conhecido na China, mas não era conhecido no Ocidente! Mesmo que Ip Man e sua escola não concordassem com as atitudes de Bruce Lee em ensinar Wing Chun aos ocidentais, mantiveram-se distante de suas atribuições marciais, preferindo manter-se distante...
                        Bruce mesmo assim, sentia-se comprometido com seu Mestre, por ele mantinha grande respeito e admiração, mas sabia ele, que enquanto ensinasse Wing Chun, ficaria limitado aos conceitos tradicionais de sua escola, sua carreira como artista marcial poderia sofrer, caso as amarras de estilo fossem mantidas!


                         Bruce Lee então criou seu próprio estilo de arte marcial, assim evitaria futuras complicações com seu Mestre e com outros estilos de Kung Fu, assim  nasceu o Jeet Kune Do截拳道 (Caminho da simplicidade ou Caminho do golpe que intercepta).
                      Este estilo por ele criado, era união dos movimentos e golpes do Wing Chun, do Boxe Chinês , boxe Inglês, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling).



Bruce Lee, por muito tempo foi negligenciado pelos Mestres chinêses, até mesmo por seus colegas de Wing Chun, mas seu Mestre mantinha-se sereno a seu respeito, poucas foram as vezes que Bruce teve contato com seu Mestre, mas quando isto acontecia, ambos mantinham um grande afeto mútuo, evitando tocar no assunto a respeito de suas trajetórias fora do estilo! a maior prova disto é a presença de Lee no velório de Ip Man, mesmo assim foi condenado por muitos alunos por não acompanhar o enterro do Mestre!



Funeral do Mestre Ip Man com a presença de Bruce Lee


                              Mesmo Bruce Lee tendo se afastado de seu Mestre, por motivos profissionais, sua vida e seu legado mantinha em sua alma os ensinamentos de seu Mestre, mesmo após a sua morte, seu filho Brandon Lee (também falecido), buscou os ensinamentos do Wing Chun, como princípio de origem marcial de seu pai! 

A união do Mestre e discípulo jamais se quebrou, o amor de gerações se manteve!






Brandon Lee- Filho de Bruce no colo de seu Mestre Ip Man.
Três gerações. três legados do Wing Chun, uma só história eternizada e jamais igualada!


By
Great Master Makáo