Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 24 de novembro de 2012

KAK KAN CHUN E SEU SISTEMA....



                                    Em meados dos anos 90, eu me preocupei em codificar um sistema de arte marcial, que tornasse possivel, a unificação de dois estilos aos quais eu dediquei a maior parte de minha vida ou seja, o "Wing Chun" que herdei de meu primeiro Mestre (Chen-Lo da linhagem de seu antecessor, Mestre Wong li Chen), que mais tarde tornara-me, seu sucessor direto. E o estilo do "Leão da Montanha" conhecido também como Kak Kan, originando assim, o "Měi zhōu shī 美洲獅"  ou como preferirem, "Leão da montanha da Primavera" OU SIMPLISMENTE "KAK KAN CHUN" ! 


                                     Este sistema integra os punhos curtos, médios e longos do Wing Chun, com a peculiaridade das "patas e garras do Leão (Shīzi)獅子.
                                      O Wing Chun 詠春  (eterna primavera) sem dúvida alguma é o estilo de Kung Fu mais eficiente já criado, no que concerne ao uso dos punhos em pequena e média distância, no entanto a técnica do Leão é a representatividade máxima das "três garras supremas" (Tigre, leopardo e gato). Este estilo foi difundido em meados dos anos de 1554, no templo寺廟 "Shīzi-Sìmiào shān shī".

                                      O Kak Kan Chun, não modifica a diretriz de nenhum dos dois estilos, tanto o Vin Tsun (Wing Chun)  como o Měi zhōu shī (Kak Kan), são praticados na integra  separadamente, posteriormente ambas são unificadas na forma e movimentos.
Sistemas do Kak Kan Chun (Měi zhōu shī) :
 拳頭獅子(Shīzi- Quán tóu)- Punhos do Leão- dividem-se em:
garras que penetram 拳頭穿孔 (Quán tóu- chuān kǒng) 30 MOVIMENTOS - garras que arrastam 拖動拳頭(Quán tóu -Tuō dòng ) 58 MOVIMENTOS - Garras que aderem拳頭粘附(Quán tóu- zhān fù) 25 MOVIMENTOS - garras que deslizam 拳頭滑動 (Quán tóu- huá dòng) 54 MOVIMENTOS.

"Todos os tipos de garras do Leão, se adecuam aos movimentos do Vin Tsun, sejam nos movimentos do Chi Sao, Bö Kuen, Bart chao Lan Dao, Siu Kiu e demais técnicas".

Formas sistêmicas de movimento:
1ª forma - 走在橋上 (Zǒu zài qiáo shàng) Caminhando sobre a ponte 7 variações
2ª forma- 爬山 (Páshān) Subindo a montanha  8 variações
3ª forma- 鋪平了道路 (Pū píng le dào lù) abrindo  caminho 10 variações
4ª forma- 打破石頭 (Dǎ pò shí tou) quebrando a rocha 8 variações


Técnicas de combate 打擊 (Dǎjí):
1º- Rasgando a casca da árvore - 撕裂的樹 (Sī liè  shù) 5 variações
2º- Agarrando o peixe no rio-抓住 (huā zhù yú) 5 variações
3º- descendo a montanha-下山 (Xià shān)- 10 variações

Obs: Todo o sistema integrado do Kak Kan Chun, atualmente é ensinado unicamente pelo Grão Mestre Makáo, codificador deste estilo ao redor do mundo! Dedico esta postagem aos meus alunos e descendentes desta linhagem! O estilo Měi zhōu shī ou Kak Kan Chun como é conhecido no Ocidente, tem como finalidade manter os métodos do Wing Chun e do estilo Leão da montanha na mais alta tradição que são características de cada qual".
          O estilo Kak Kan Chun tem como critério de seus ensinamentos, preparar seu adepto em um período de 4 anos de prática de seu método!


By 
Great Master Makáo