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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Arte do combate!

                                                   A ARTE DO COMBATE
                             
                               A arte do combate é uma das principais buscas dos praticantes das artes marciais, mas nem sempre esta busca pode levar o praticante ao verdadeiro significado do combate...
                              Cada arte possui seu critério de conduta marcial, objetivos e fundamentos que justifiquem a arte da guerra ou do combate, como aqui observamos neste momento!
                              Todas as artes marciais foram justificando suas filosofias e práticas no decorrer da história, como maneira de estabelecer critérios de sobrevivência, luta por direitos civis de um povo.
                               Mas atualmente, tais características tomaram outros caminhos, o caminho das competições, campeonatos e torneios olimpicos e tendo como principal objetivo, a unificação de povos e conceitos marciais, métodos e artes com uma visão mais ampla, como esporte e diferenciando-se de seu objetivo inicial histórico, pela qual foi criado...Regras foram criadas, métodos de ataque e defesa buscam a eficiência de um golpe, não para preservar a integridade fisica e  o conceitual de uma filosofia de vida, mas sim, propondo ao praticante o treino constante e a a aprendizagem  resumida ao direito de "vencer"... nada mais!
                             Não sou contra a esta forma desenvolvida como esporte no decorrer dos séculos, nem tão pouco tenho a visão distorcida das artes marciais como metodologia desportiva, apenas acredito que a arte do combate deverá sempre seguir uma conduta filosófica, dos motivos pelas quais foram criadas ou seja;  Preservação da integridade corporal, sustentabilidade emocional, auto-defesa e superar as limitações  físicas promovendo a saúde do corpo, da mente e do espírito!
                              A arte da luta sem a devida consciência é implacável, sem sentido e sem propósito, mais que a capacidade de vencer uma luta, deve-se saber o real motivo para lutar, nunca esquecendo que qualquer que seja o aparente motivo, a luta reflete acima de tudo, a necessidade inviolável de auto-preservação. Muitos educadores e Mestres nas Artes Marciais, deixaram de lado os ensinamentos filosóficos e conceitos ideológicos de suas artes, muitos afirmam que seus alunos querem apenas saber lutar, que os tempo são outros ou simplesmente afirmam que as gerações atuais não buscam estes valores...Caso tivessem a intenção de ensinar tais conceitos, suas escolas e academias iriam ficar vazias e não iriam sobreviver comercialmente, aí pergunto: Será?
                                  Tais conceitos só podem ser banidos caso os educadores se proponham a mudar o conceito banal das artes marciais e retomem o caminho real de seus ensinamentos,  preparando seus discípulos e alunos para a consciência da prática desta modalidade, seja como esporte ou como filosofia de vida, sua aplicação não pode ser distorcida, afinal como educadores, devemos preparar o indivíduo como um todo e não apenas em partes!
                                    A Arte do combate se divide em três princípios básicos:
- A arte da compreensão  dos movimentos...
- A arte  do desenvolvimento  dos movimentos...
- A Arte da aplicação dos movimentos...
                                     
                                    A ARTE DOS MOVIMENTOS...

                                    Primeiramente, o praticante deve familiarizar-se com os movimentos ensinados, por meio de técnicas corporais, praticando "formas" que o auxiliem a doutrinar seu corpo, permitindo maior desenvoltura nas técnicas aprendidas, bem como, adquirir total controle dos golpes e fundamentações da fisiologia humana, impedindo assim,  que um golpe erroneamente aplicado, resulte  desastrosamente em danos irreversíveis ao corpo do oponente! Tais treinos, buscam não somente o conhecimento mas principalmente, saber onde aplicar, como aplicar e em qual situação deve ser aplicado!
                                     Aprender um golpe é relativamente fácil, o difícil é aprender em qual intensidade o golpe deve ser aplicado, sua força, velocidade e acima de tudo os efeitos que possam ocasionar!
                                     Compreender a dinâmica do movimento permite que saibamos aplicar determinado golpe, sem gastar a energia mais do que necessária, objetivando acima de tudo, a limitação do golpe unicamente no alvo que se propõe a aplicar!
                                      Qualquer aplicação de um golpe ou movimento,  nem sempre reflete um  resultado eficiente, dependendo onde se aplica um golpe, nem sempre terá êxito, objetividade, conhecimento de anatomia, conhecimento sobre explosão, força, velocidade, pressão, impacto e precisão , são fundamentais!
                                       Para isto ocorrer, deve ter horas de treinos diários, em situações diversas, tais como:
                                       Praticar os movimentos em extremo stress corporal, praticar após repouso, treinar sob tensão emocional, treinar sob efeito do sono, com fome e sede,  treinar cansado ou totalmente descansado... Com frio ou calor excessivo.
                                       Cada situação reflete resultados diferentes, porém o bom lutador, obtém sempre o mesmo resultado seja qual for o estado físico, mental ou emocional que se encontra, ultrapassando as limitações que seu corpo ou o ambiente propõe à ele!
                                        A arte do combate depende de muitos fatores, mas sem dúvida segue princípios muitas vezes, não valorizado pelo praticante ou seu educador! Não basta ter força física, resistência em situações normais, preparação física e modelagem muscular, o principal motivo do fracasso em alguns combates, está diretamente ligado a falta de treino respiratório, oxigenação correta e acima de tudo, treinamentos aeróbicos e treinamentos anaeróbicos, pois a falta de oxigenação correta no cérebro, impede que os sentidos e reflexos respondam adequadamente  quando necessários para atuar tanto na defesa como no ataque de um golpe! Lutar é mais que aplicar apenas golpes aleatórios e sem direção, ao contrário, exige total compreensão de seus golpes bem como do oponente, mais vale "um" golpe preciso e eficiente, que mil golpes demolidores mas sem efetivos resultados finais. "Dez patadas de um urso em uma serpente, não são o suficiente para evitar uma única picada mortal de sua oponente astuta".Meditem sobre isto!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Caminho dos poemas na arte da luta!

                     


    Pode parecer absurdo no primeiro momento, mas existem poemas criados por monges que escondem em sua profundidade poética, um verdadeiro tesouro de conhecimentos referentes a arte da luta e da prática milenar do "Kung Fu"! Buscando manter em segredo seus ensinamentos, na Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), podemos encontrar indícios desta arte, mas foi posterior a esta época que tomou-se conhecimento de escrituras chinesas que reverenciaram a prática do Kung Fu, aproximadamente na Dinastia Jin (265-439 D.C), que foram criadas os primeiros ensinamentos em forma de poemas, onde na maioria das vezes, somente praticantes desta arte, tinham total conhecimento de seu conteúdo...
                            Aqui darei relatos de parte de alguns poemas de diversos autores da época, onde fica claro a tentativa de manter viva as diversas linhagens e estilos desta nobre arte marcial chamada Kung Fu!
                            Neste período em diante, a China passava por grandes mudanças culturais,sociais, que levariam esta arte ao total sigilo de sua prática por séculos...As palavras em vermelho, explicam o sentido dado à frase! Algumas palavras possuem o mesmo sentido em poemas diferentes e de diferentes autores, como um código usado para os praticantes de diversos estilos!






Poema de Ge Hong...
Sobre o movimento de Pêndulo...

O Bambú
Andar sobre a relva sem deixar marcas...
depende do passo sem peso (pêndulo), depende do peso, nada mais...
Escapar do vento (golpe) é como fluir igual ao bambú,
hora pende para um lado, hora pende para o outro!
Não se foge do vento (golpe), desvia-se dele...hora para um lado, hora para o outro...
E como suas suaves folhas (braços), o bambú (corpo) pende contrário ao vento(golpe) e suas folhas contrárias ao bambú...Assim é o flexivel caminho do Bambú!

Poema de C'hang Lun
Sobre a técnica de absorver o impácto dos golpes!

A Pena...
Tão leve é a pena (defesa), tão serena baila diante do vento(golpe)
Flutua diante da pedra (soco) arremessada,
a pedra não para... passa por ela, dura, forte avança, mas a pena...  leve e solta...
deixa a pedra passar, sendo ela frágil, mole e flexivel ...escapa!

Poema de Pay Chun

Sobre os bloqueios deslizantes!

"O Peixe"
Pobre pescador (lutador),
vê a água (postura de combate do oponente- movimento) mas não vê o peixe (objetivo de ataque),
acredita no que vê, não se importa com o que não vê...
Avança como o vento (golpe)sobre a água (movimento do oponente),
com seus punhos invade, busca o peixe (objetivo de ataque).
Pobre Pescador...O peixe se esconde entre as pedras(socos),
 engana-o e passa por ele e a pedra,
sem ele perceber, segue,
segue pela água (movimento do oponente)...livre!

Poema de Liang Pay Ho
Sobre os golpes nas articulaçóes!

"Olhos do Dragão"
Suas patas caminham sobre os galhos e troncos (braços e pernas),
 quebram, rasgam as emendas dos galhos (articulações dos braços),
 rompem com força os troncos (pernas) a sua frente!
Seus olhos (intuição) não permitem que algo fuja...
Não ataca o que está parado, somente o que se move...
Com as patas da frente ataca,
com as patas de trás se defende!
Grande criatura, mensageiro (guerreiro) da sabedoria Celeste (dos templos).

Poema de Lao Yu

" Os reflexos".

Nem tudo é o que parece ser...
A água  (movimento do oponente)é serena na superfície (postura) mas profunda e revolta na profundidade(ataque)...absorve  o impacto nas rochas (punhos), penetra em todos os lugares, invade...
Nem tudo...


Aqui postei alguns poucos versos da literatura das artes marciais, que mantinham os segredos de seus ensinamentos...A arte se perpetua de Mestre para aprendiz, do gesto ao movimento, da palavra ao silêncio, do afeto ao respeito...Isto é Kung Fu...


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"O que são os Chi Saos do Wing Chun!"- Como se pratica?

       


                            CHI SAO( SAU)- A ARTE DOS BLOQUEIOS DO WING CHUN
  Chi Sao (em português: mãos aderentes),é um treinamento . onde o principal objetivo consiste em criar bloqueios paralelos e transversos dos golpes deferidos pelo oponente, o diferencial desta técnica, das demais realizadas por outras artes e estilos, está no desenvolvimento peculiar do Wing Chun em impedir com que os braços do oponentes tenham facilidade de entrar na defesa do praticante, pois a defesa é simultânea com golpes de ataques, o "CHI SAO (Braços Aderentes ou pegajosos)" são praticados com chaves diretas e indiretas de punhos e cotovelos que se intercalam como bloqueios aos golpes do oponente! 
           As regras básicas dos Chi Saos, definem como primordial os seguintes esxercícios:
  • Defender, bloquear e deferir golpes com um só braço (Tan chi sao), permitindo assim maior reflexo na defesa!
  • Os movimentos após ser praticado com uma só mão deverá ser realizado com as duas mãos, enquanto uma mão defende, a outra ataca simultâneamente, nesta fase, o praticante deverá ter como objetivo principal os movimentos circulares (redondos) para a defesa e movimentos diretos e em triangulação (jamais esticar o braço que soca  mantendo um ângulo de 60ºgraus) para o ataque! 
  • A prática de bloqueio deve muitas vezes criar um processo de "aderência ao golpe do oponente, muitos praticantes confundem esta técnica com agarramentos, fato este totalmente errôneo. a aderência  "raspa o golpe de ataque com leve toque, toque este com o objetivo de desviar o trajeto do soco, nada mais!
  • PRATATICAR OS BRAÇOS DESLIZANTES, QUE ATUA COMO UMA COLUNA QUE DESVIA UMA FLECHA, NÃO SEGURA, NEM INTERROMPE O GOLPE DO OPONENTE, APENAS DESVIA!
  • Trabalhar movimentos giratórios do cotovelo( girar por cima e por baixo do golpe do oponente), usando braços e antebraços com esta função!
  • Atacar com braços e pernas com chutes curtos e de ataque principalmente nas pernas do oponente, para desequilibrá-lo no ataque bem como desviar sua atenção DO OPONENTE enquanto se defere golpes com as mãos! O chi gerk, como é chamado golpes simultâneos de mãos e pernas.


movimentos básicos de bloqueios e ataques  em diversas apresentações!


                                           movimentos de defesa e ataque na linha do pescoço

                          O Wing Chun divide-se nas seguintes aplicações:
Siu Lin ( Nin)Tau-(Sil Lim Tau)- É o primeiro kuen zeoi, forma de punho do estilo. Siu Nim Tau ou Sin Lin Tao, quer dizer "uma pequena idéia". O siu nim tau contém todas as técnicas do estilo Wing Chun!
Zam Kiu (Siu Kiu) ou (Chun Kiu)- É o segundo kuen zeoi do estilo e significa "buscar e afundar a ponte" do adversário como: braços e pernas. Complementa a primeira forma e exige mais força física e potência interna. Siu Kiu é um kuen zeoi (exercício)mais movimentado com andadas, giros e chutes. Deve ser praticado com energia.
Biu Zi ou Biu Gee- É a terceira forma do wing chun. O termo Biu Zi (Biu Gee) pode ser traduzido como "dedos voadores", ou ainda “dedos como ponteiro”. Seus movimentos mostram as características da serpente e da garça
Muk Zong (Mudjong)- Há ainda, além de outros tantos recursos de prática, um treinamento avançado, utilizando como adversário o chamado “boneco de madeira” ou Muk Zong, onde se aplicam todos os golpes aprendidos nas três formas. A prática no Muk Zong aumenta a resistência dos braços, pernas e corpo de um modo geral.
Luk Dim Bun Gw Bart Cham Dao an  ou (Luk Dim Boon Kwun) -Após este estágio acima mencionado, há o aprendizado do bastão longo - Luk Dim Bun Gwan - e da faca curta - Bat Zam Dou
Bat Zam Dou ou ( Bart Cham Dao) A Bat Zam Dou representa o mais alto nível do estilo wing chun!
Chao lan Dao- Movimentos contínuos de ataque e defesa com movimentos das pernas em direção ao oponente, técnica que nem todas as escolas de Wing Chun praticam atualmente!
Nin Lan Fayou (lin Lan Fou)- Técnica que desenvolve todos os punhos do Wing Chun, com sequência de 4, 8.16 e 32 movimentos por série aplicativa! Técnica pouco praticada nas escolas de Wing Chun, somente algumas escolas tradicionais mantém como parte integrante de seus ensinamentos!
Lap Sau (Sao) - Movimentos de braços que baseam-se no Chi Sao, com golpes contínios de ataque em combate real!
Lap Dao- Golpes treinados com variações de objetivos a serem aplicados, dividem-se por golpes de arremesso,golpes de braços, golpes de pernas, golpes de braços e pernas simultâneas, golpes de defesa e ataque com cotovelos seguidos de socos, sendo hoje praticado como parte do Chi Sao!

                                                                                        By Grand Master Makáo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Kak Kan Chun- estilo unificado fundado pelo Mestre Makáo em 1990

               A Kak Kan Chun, é sem dúvida um estilo que tem como principal característica o desenvolvimento do seu praticante, pelas técnicas aprimoradas do Wing Chun e aplicações destas mesmas técnicas com o diferencial de ter em seu estilo, as técnicas do "Leão", onde os mesmos golpes e posturas podem também serem aplicadas com movimentos deste felino ou seja, garras e patadas do leão!
                Isto não significa qualquer mistura de estilos, o "Wing Chun" é ensinado na integra sem qualquer alteração, estilo este, dentro das características tradicionais da Família Li Chen Wong, ao qual faz parte!
                Não obstante, o Kak Kan  tem como origem, as fundamentações de um estilo Shaolin do Sul, estilo este, anterior a própria criação do Wing Chun (1664), onde era conhecido como "Leão de Jade (1634)". Este estilo foi criado por San Huo ( três chamas), monge  Shaolin  que mais tarde transmitiu seu estilo para 25 discípulos que mantiveram a tradição de seu legado! Ao decorrer dos séculos seguintes, este estilo chegou quase a extinção, salvo por alguns praticantes no sul da China, entre estes, destacou-se Ya Bing (250 anos após a morte de San Huo), este tornou-se o único representante desta linhagem, ensinando o estilo para 56 alunos em mesdos do  século 19!
                   Entre seus alunos o honorável Mestre  Chen Bao, onde transmitiu ao seu filho Chen Lo o  estilo Kak Kan, na mesma época, seu filho era praticante do estilo Wing Chun com o Mestre Li Chen Wong, estilo este, que o acompanhou por toda a sua vida. Mestre Chen Lo, sentiu-se na obrigação de ensinar para seus filhos ( Chen Kao Hsiang e Célia Chen) os "dois estilos( kak kan ensinado pelo seu pai e Wing Chun ensinado pelo Mestre Wong).
                     Junto dos  filhos de Chen Lo, o seu principal aluno e discípulo (Makáo), tornou-se seu representante direto da linhagem, tanto no estilo Kak Kan como no estilo da família Wong  do Wing Chun, diante ao fato de que seus filhos, tomaram outros caminhos  fora do Kung Fu, assumindo outras atividades! Desta forma, ao passar dos anos, Makáo já havia assumido o lugar de seu Mestre falecido (Chen Lo), com a legitima aprovação dos filhos de seu Mestre, apartir daí, Makáo por 10 anos elaborou uma forma aplicativa de ensino onde permitiria ensinar aos seus alunos, os dois estilos aos quais  foram transmitidos pelo seu Mestre, sem que houvesse perda de características de cada qual. Assim nasceu o Kak Kan Chun, cada qual com suas características, foram reunidos em duas formações distintas mas que se completam de forma íntegra e sem alterações! Hoje o Kak Kan Chun é reconhecidamente respeitado por instituições Internacionais e considerado um "duplo estilo unificado", mantendo sempre as tradições, conceitos e formas separadamente! Hoje o Kak Kan Chun, ainda tem como seu principal divulgador o Mestre Makáo, que mantem-se em atividade no Brasil e possui praticantes no Brasil, E.U.A, Argentina, Paraguai, Portugal e Canadá! Seguindo a sua linhagem, seu filho Kauê, inicia sua aprendizagem para dar continuidade ao trabalho de seu pai, levando assim, a tradição deixada pelos Mestres que fizeram a história desta arte até os dias atuais!
Grão-Mestre Makáo e seu filho Kauê em 2011


domingo, 4 de dezembro de 2011

Relação de todos os alunos da escola de Kung Fu do Grão Mestre Makáo!Inclui: alunos, instrutores, professores e Mestre formados. Inclui também alunos alunos excluidos- em formação- em atividade ou afastados!

A História do Wing Chun da Família Li Chen Wong no Brasil
.por James Makáo, domingo, 4 de Dezembro de 2011 às 12:05.=Família Li Chen Wong
Escola reconhecida pela International Federation Wing Chun of Cingapure - Associação Internacional de Wing Chun de Hong Kong- Conselho Mundial de Wing Chun- International Society of Grand Master- Athletic Vin Tsun Association Ip Chun (Hong Kong)-

Grão Mestre Chen, discípulo direto de Li Chen Wong,


Chen Lo, Chen Kao Hsiang( filho do Mestre Chen)- Célia Hsiang ( filha do Mestre Chen)-
James Gonçalves Junior(Makáo, discípulo e herdeiro da linhagem do Mestre Chen)

Grão Mestre Makáo

 'Alunos formados como Instrutores, Professores e Mestres pelo Grão Mestre Makáo'(REPRESENTANTE OFICIAL DA LINHAGEM DESDE 1973): -Ariovaldo Queiroz (Gordo) -Pedro Campos da Costa (Maranhão) -Jackson Kozak (Jack), Maurilio Alves de Lima (corvo)-Claudio Felix -Mário Félix Filho (Marinho) -Luciano da Cunha Sell -Carlos Alexandre Caselli -Frank Mariano -Antonio Amaro Gonçalves (Cunhan) -Silvio Robert Wash -Valdecir Bento Laurindo (Tai Fu) -Roberto do Amaral (Demônio) -Daniel Li ( China) -Juan Mendoza (Juan- Paraguai/Brasil) -Sandro David Machado -André Soares (Andrezinho) -Ellon Daniel (Popye) -Bob Sakamura ( Mura-Japão) -Rosangela de Bastos Yamauti (Tata- Japão) -Jonathan Richard Simpson (Rich- E.U.A) -Silvana Chang (Chang Si) -Mariana Medeiros (Medeiros) -Claudio Fung (Fung-Portugal) -Chang Lee- (Changuinho) -Fernandes Guerra (guerrinha) -Sérgio da Rocha Queiroz (Serginho) -Emerson Saad (Saad) -Marcos Nossaki -André Luiz Adans -Anderson Adans -Pierre A.Nunes -Adrian Willian Casteleins -Cleverson Weiber -Eduardo Bernardes Ferreira -Arlliuse H. Ribeiro -Algacir Alberti Junior -Eduardo Poloni Silveira -Alexdandre Luiz Contin -Carla Demário dos Santos -Alexandre Moura Freitas - Moisés Apolonio Cunha -Adilson da Silva -Aurélio Orlando da Silva -Jocilei Ivankio -Ricardo Schuch -Yeh Yau Iy- (Yeh) -Saulo Bonatto -Kauê Dejavite Gonçalves (filho do Grão Mestre Makáo e futuro sucessor da Linhagem) -Jéssica Duarte -Nicole Miara Gonçalves (esposa do Grão Mestre Makáo) -Isadora Carvalho( Leoa) -Victor Portugal -Mateus Todeschini -Mazen Assef Ali -Rafael Marangoni -Samuel Goes (Samuca) -Nicholas Giacomitti

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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AS LINHAGENS E FAMÍLIAS QUE REPRESENTAM O WING CHUN AO REDOR DO MUNDO







"Deixo nesta postagem, com grata satisfação, a lista das famílias e genealogia do Wing Chun, para que todos tenham a possibilidade de reconhecer todas as escolas, linhagens  do Wing Chun espalhadas ao redor de todo o mundo, bem como seus representantes oficiais...

Anexo:Lista das famílias e genealogias do Wing Chun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista das famílias e genealogias do Wing Chun
A árvore genealógica de instrutores está em constante mudança. Esta não é uma árvore genealógica que abarque todos os praticantes do Wing Chun ao redor do mundo.

Índice

 [esconder

Família de Yip Man

Yip Man foi muito respeitado pelos instrutores de artes marciais de Hong Kong. ele foi o primeiro a ensinar Wing Chun a um publico aberto. Depois de sua morte, varios de seus estudantes formados abriram suas próprias escolas. Em alguns casos, instrutores desenvolveram metodologias mais sistemáticas para ensinar o Wing Chun, mas provavelmente isso não substitui a transmissão direta do sentimento da arte, e isso levou a várias interpretações do estilo.
Yip Man era conhecido por ter muita sagacidade e uma língua cortante. Seu método de ensinar, através da natureza direta da arte e se desviando de assuntos supérfluos, prendeu a arte a certos métodos imutáveis. Possivelmente por isso, seus alunos, assim como o estilo, se dividiram em diversas facções após sua morte.
  • Yip Man - Um Grão Mestre de Wing Chun com influencias mundiais
    • Chu Shong-tin - um dos primeiros alunos de Yip Man, e também o de maior longevidade
      • Jim Fung - estudante de Chu Shong-tin até 1960
    • Leung Sheung - um dos primeiros alunos de Yip Man
      • Ng Wah Sum - grao mestre que foi aluno de leung sheung e foi arbitro na ving tsun athletic association
        • Chung K Chow (EUA) - muito conhecido no Brasil como Sifu Chow e foi aluno do famoso carter wong no estilo hung gar
          • Anthony DeMatteo (EUA)
          • Eddie Yee (EUA)
          • William Paris (EUA
          • Wilfred Lopez (EUA)
          • Jetsun Feliciano (EUA)
          • Julio R.Ferrer (EUA)
          • Jay Spain (EUA)
          • Ron Henke (EUA)
          • Dave McKnight (EUA)
          • Cliff Kupper (EUA)
          • James Kim (Kim Kimin) (COREIA SUL)
          • Mario Antonio da Silva Neto (Tai Jack Lo / VLAD) (BRASIL)
          • Hector Becerril (MEXICO)
          • Denilso Dos Santos (BRASIL)
          • Jason Kokkorakis (UK)

    • Duncan Leung - Um dos poucos a terem aulas particulares com Yip Man, fundador da "Applied Wing Chun"
      • Li Hon Ki (Brazil) - Único Representante de Duncan Leung na América do Sul.
        • Marcelo Florentino - (São Paulo - SP)
        • Claudio Rangel Neto (São Paulo, Campinas - SP)
        • Alberto França Gomes (Salvador - BA)
        • Hudson Willian Sena Vacca (Bauru-SP)
        • Paulo Júnior (Salvador-BA)
      • Allan Lee, Lee Chee Kong (New York City)
      • Brian Edwards
      • Rohy Batliwala (Swizerland)
        • Christoph Hauch (Germany)
      • Robert "Doc" Savage (Ft. Walton Beach- FL)
        • Stan Warden
        • Dustan Carroll
        • James Sasitorn
      • Jerry Gardner (Salt Lake City - UT)
        • Bart Mann (Denver - CO)
          • Dan Grenemeyer
          • Kip Murphy
          • Phil Switzer (Denver, CO)
            • Chas Fisher (Seattle, WA)
            • Ron Kammerer (Denver, CO)
      • John Holzer (MO)
      • Joseph Musse ( New York)
        • Angel E. Mercado (NYC)
        • Ramon Diaz (Aguadilla - Puerto Rico)
        • Joseph Musse
        • Victor Morales
      • Mitch Ammons ( Greenville - NC)
      • Raul Zapata (New York)
      • Rohy Batliwala (Switzerland)
      • Steve Faulkner
      • Steven Leung (Las Vegas - Nevada)
        • Donald Kim
      • Bill Dora (Virginia)
      • Wayne Goss (Glendale - AZ)
      • Leung Ting
        • Keith R. Kernspecht
          • Hans Remmel - Aluno formado de Keith Kernspecht
          • Andreas Geller
            • Edmilson Silva Matos
              • Wilson Parmejane
          • Emin Boztepe - Aluno formado de Keith Kernspecht
            • David Lesser - Aluno formado de Leung Ting
            • Robert Puig (Austin, TX)
        • Keith Sonnenberg
        • Norbert Maday
        • Robert Jacquet
        • Slavko Truntic
        • Jeff Webb (Austin, TX)
        • William Parker (San Antonio, TX)
      • Fung Hon
        • George Wong
      • Kenneth Chung [1]
        • Eddie Chong
        • Ben Der
          • Ken Werner
            • Karl Godwin
              • Mike Horn
              • Mike Bennett
              • Phil Reno
              • Russ Schiebenburger
              • Steve Causey
              • Dan Berry
              • Kim Leisey
              • Bill Graves
                • Armando Sainz
                • Jonathan Petree
                • Kevin Reid
                • Jesse Moon
                • Adam Williss
              • Kevin Povelite
              • John Gendall
              • John Cardenas
              • Dante Redondo
              • John Bland
              • Mike Robinson
              • Anthony Falcone
              • Michael Herrera
              • Mario Hostios
              • Robert Soong
              • Jason Seachrist
              • Brian Davis
              • Jesse Uzzell
              • Warren Lakhan
              • Gene Luque
              • Mike Howell
              • Gary Richardson
              • John Susan
              • John Hiles
              • Jackson Rogers
              • Jesse Moon
              • John McCollum
              • Don Santana
          • Sandy Wong
          • Steve Wong
          • Carsen Chen
          • Peter Cheng
          • Lawrence Der
          • Francis Der
          • Wally Der
          • Wayne Nakamura
          • Vince Lee
          • Ana Cooper
          • Richard Tom
          • Mike McLaughlin
          • Gary Hall
          • Lin Nyberg
          • Paul Cheng
          • Aaron Bell
          • Chris Boyd
          • Ken Trieu
          • David Santen
          • Robert Gahl
          • Rob Horgan
          • Joe Arcoraci
          • Matt Howard
          • Adrian Borga
          • William Tsoi
          • Nam Quan
          • Selwyn Yee
          • Steve Love
          • Steve Sanchez
          • Theresa Ouano
          • David Williams
          • John Weiland
        • Patrick Au
        • Bradford Louie
        • Sydney Wong
        • Mike Lam
        • Gate Tsao
        • Nelson Fong
        • Cliff Wong
        • Richard Vargas
        • Doug Eibeck
        • Dan Adachi
        • Jim Pieri
        • John Ho
        • John Adams
        • Art Rose
        • Eddie Oshins
        • Carl Decharria II
        • Caesar Julaton II
        • Ernie Nazareno Jr.
        • Jurgen Reinke
        • Jerome V. Braun
        • Yvonne Kerno
        • J.L. Shaw
        • Ray Van Raamsdonk
        • Juergen Heerdegen
        • Juergen Reinke
        • Chuck Chan
        • Jack Moorman
        • Dan Lam
        • Dan Lau
        • Mars K Cheung
        • Humphrey Wong
        • Kathy Jo Connors
        • Alan Ngai
        • Tim Tsang
    • Lok Yiu - um dos primeiros alunos de Yip Man
        • Lee Sing - Aluno de Lok Yiu e Jiu Wan, destacou-se na Inglaterra
        • Lee Tat Yan - Aluno de Lee Sing no período de Hong Kong
        • Lee Mo Ne(Geraldo Monnerat) - Aluno de Lee Tat Yan, único graduado Sifu
        • Lee An To(Antônio L. de Freitas - Limoeiro do Norte - CE - Brasil)- Aluno de Geraldo Monnerat, único graduado Sifu da Família Lee Mo Ne.
      • Wilhelm Blech - Fundador da European Lok Yiu Wing Chun International Martial Arts Associatioin
    • Wang Kiu - um dos primeiros alunos de Yip Man
      • Lee Che Kong (Allan Lee) - aluno e instrutor assistente de Lok Yiu; posteriormente adotado por Yip Man como aluno.
    • Chan Shing (Chris)
    • Hawkins Cheung
    • William Cheung - Grão Mestre da familia "Traditional Wing Chun", ensinou em partes a Bruce Lee
    • Fung Ping Bor (Derek) - Apelidado de "Mãos de Relampago". Ensinou em New South Wales, Australia
    • Ho Kam Ming - de Macau
      • Augustine Fong (Fong Chi Wing)
        • Daniel Chan
        • Carina Cirrincione
        • William Denny
        • Tony Frighetti
        • Dan Marichi
        • Nancy McDonald
        • Christian Pankhurst
        • Brian Tufts
        • Raoul (Van) Iotti
        • Cheng Kam Cheung (Macau)
        • Wong Po Kam (Macau & Hong Kong)
          • Chan Lau Ting (Venezuela and Brazil)
            • Marcelo Ribeiro Dantas (Brazil)
      • Rene Ng
    • Ip Ching - Filho mais novo de Yip Man (Ip Man)
    • Ip Chun - Filho mais velho de Yip Man (Ip Man)
    • Chow Tze Chun - Mestre do Instituto Internacional de Wing Chun Mak Kwong Kuen
    • Kan Wah-Chit (Victor)
    • Simon Lau
    • Lee Che Kong (Allan Lee)
    • Bruce Lee Posteriormente incorporou muitos de seus movimentos e teorias ao Jeet Kune Do, posteriormente desenvolvido por ele. Jeet Kune Do difere do Wing Chun ensinado por Yip Man por incorporar movimentos de estilos diferentes, filosofia centrada no auto-conhecimento, e por seguir ciências vetoriais ao extremo.
    • Wong Chok (Tsok)
      • Robert Yeung
    • Wong Long
      • Robert Yeung
        • Robert Tome
        • Bobby Cheng
        • Rodney Lam
          • Kenneth Anderson
          • Sean Cavanaugh
        • Donald Li
        • George Asato
        • Don Swain (aka Chung Po)
          • Don Jung Gin Swain
          • Tiana Fung Shin Swain
          • Kanani Leung Seung Swain
          • Matt Li Nian Swain
          • Mattea Wei Lan Swain
          • Chris Majors
          • Gwen Mu Ai Erece
          • Eric Wells
          • Melissa Goes
          • Jeremy Pierece
        • John DiVirgillio
          • Jeff Banuilos
          • Randal Ching
          • Geraldine Ebaloroza
          • Thomas Haluma
          • Patrick Jichaku
          • John Kaimana
          • James Kaku
          • James Lombardi
          • Malcolm MacMab
          • Deter Schwaller
          • Garret Takahashi
          • Keiji Yamaguchi
          • Ned Yonemori
        • Alex Yoshikawa
        • Art Kodani
        • Clif Lau
        • Richard Wong
        • Lawrence Miyashiro
        • Randy Sanches
        • James Sweet
          • Mark Enomoto
          • Danny Garcia
          • Mike Grande
          • Elson Honda
          • Todd Hasuike
          • Jesse Perrin
          • Uriel Wong
        • Alan Vasquez (aka Bak Fu)
          • David Vasquez
          • Kevin Phillips
          • William Bo St. John
          • C.Travis Vasquez
          • Dayton Chan
          • Victor Chan
          • Terence Joe
          • Sergio Lopez
          • Tyler Pope
          • Sean Kenmore
          • Kirk Saiki
          • Adam Williss
          • Tom Yee
          • Quoc Lu
          • Kaan Urdal
          • Saket Shroff
          • Edwin Vaughn
          • Ben Cutkomp
          • Dustin Cheverier
          • Kevin Jones
          • Vang Her
          • Larry Ramirez
          • Edwin Chimelis
          • Casey Gonzales
        • Basil Wong
        • James Tanaka
        • Wayde Ching
        • Kirk Saiki
        • Marcos Rivera
        • Dino Pertzoff
        • Embrey Williams
        • Gordon Caluya
        • Mike Konig
        • Ron Zelman
        • Thomas Perry
        • Mike Kitzer
        • Wayne Wong
        • Ted Hackbarth
        • Lenoid Nichols
        • Michael Mitcham
        • Hesh Goldstein
        • Gary Yokoyama
        • Ed Dumancus
        • Garret Ho
    • Koo Sang
      • Allan Lamb
        • Alick Au
          • David Wolf
            • Jonh Adrian
            • Mark Stevenson
            • Alex Serra - Rio de Janeiro Brasil - www.alexserra.k6.com.br
        • John Agar (County Durham, United Kingdom)
        • Heather Agar
        • Alan Agar
        • Steve Cottrell
    • Lo Man Kam [2] - Sobrinho de Yip Man
      • Gorden Lu (Filho de Lo Man Kam)
      • Olaf Buschke (Germany)
      • Marc Debus (Germany)
      • Michael Hanamura (Germany)
      • Frank Kuhnecke (Germany)
      • Andreas Zerndt (Germany)
      • Philipp Müggler (Swizerland)
      • Mike Felder (Swizerland)
    • Wong Shun-leung (黃淳樑) - Ensinou parcialmente a Bruce Lee
      • Alan Gibson
      • Gary Lam - Gary Lam é instrutor assistente do Grão Mestre Wong a 15 anos.
    • Moy Yat
      • Jeffrey Chan
      • Micky Chan
      • Sunny Tang
      • Pete Pajil
      • William Moy
      • Anthony Dandridge
      • Javier Ramirez
      • Benny Meng
        • Chango Noaks
        • Richard Loewenhagen
        • Jeremy Roadrock
        • Tae Hayden
        • Mike Mathews
        • Jeff Ramsey
        • John Lambert
        • Dac D. Lam
        • Wayne Schultz
        • Stephen Rudnicki
        • Robert Hannon
        • Brad Ryan
        • Ken Bole
        • Mike Davis
        • Darryl Holt
        • Michael Walling
        • Aaron Mckillip
        • Marcos Roberto (Fortaleza(CE) Brazil)
        • Leonardo Tiengo (Niterói - Rio de Janeiro - Brazil)
          • Fabio Neves (Formado por Leonardo Tiengo)
          • Pedro Jorge (Formado por Leonardo Tiengo)
        • Alex Magnos
        • Armin Hug
        • (muitos outros...)
      • Miguel Hernandez
      • Leo Imamura (梅一生, Moy Yat Sang) - Brasil
        • Luiz Carlos Cremasco [3] ( Moy Lui Si ) - SP - Núcleo Penha - Brasil
        • Rogério Baeta Neves (梅拜打, Moy Bai Dar) - MG - Brasil
        • Minoru Valter Imanisi ( Moy Wo Tah ) - SP - Brasil
        • Renato Almeida (梅亞美打, Moy Ah Mei Da) - Núcleo Miami - EUA
        • Anderson Maia (梅安打臣, Moy On Da San) - Núcleo Belo Horizonte (Savassi) - Brasil
        • Nataniel Rosa (梅那丹, Moy Na Tan) - Núcleo Brasília - Brasil
        • Julio Camacho (梅祖利奧, Moy Jo Lei Ou) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Leonardo Reis (梅利王, Moy Lei Wong) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Thiago Pereira (梅法利, Moy Fat Lei)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Vladimir Anchieta (梅護禮, Moy Wu Lai)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Xenia D'Avila (梅勝一, Moy Sing Yat)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Paula Gama (梅懃馬, Moy Gam Ma)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Thiago Silva (梅知友士, Moy Chi Yau Si)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Carlos Antunes (梅山士, Moy Shan Si)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • André Cardoso (梅安尊, Moy On Juen) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Ursula Lima (梅蓮馬, Moy Lin Ma) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Monique Carvalho (梅曼力, Moy Man Lek) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Paulo Oliveira (梅保羅氏沙, Moy Po Lo Si Sa) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Felipe Seabra (梅斯巴, Moy Si Ba) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Inês Braconnot (梅彼干洛, Moy Pei Gon Lok) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Juracildo Vidal (梅維多, Moy Wa Do) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Felipe Neves (梅菲立, Moy Fei Lap) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Fernanda Neves (梅菲拿達, Moy Fei Na Tat) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Diego Guadelupe (梅加帝立, Moy Ga Dai Lap) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Wesley Cavalheiro - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Leandro Godoy (梅高仔, Moy Go Jai) - Núcleo Buenos Aires - Argentina
        • Ernesto Javier Lázzaro (Moy La Sa Lo) - Núcleo Buenos Aires - Argentina
        • Fabio Matsushita (Moy Fah Bai Ou) - Núcleo São Paulo - Brasil
        • Washington Fonseca (Moy Wah Sing Ton) - Núcleo São Paulo - Brasil
        • Domenico Venturelli (Moy Doh Ming) - Núcleo Icaraí - Brasil
        • Flavio Caxiano (Moy Ka Shan No) - Núcleo Icaraí - Brasil
        • Marcello Simões (Moy Ma Sai Lo) - Núcleo Icaraí - Brasil
        • Marco Paulo Welter (Moy Wah To) - Núcleo São Paulo - Brasil
        • Fabio Campi (Moy Gam Bei) - Núcleo Campinas - Brasil
        • Geraldo Monnerat (梅加柆扗, Moy Ka Lai To ) - RJ - Brasil
          • Andre Mendonça Guimarães (Moy An He) - Niterói - RJ - Brasil.
      • Greco Wong Wai Chung
        • Thomas Lo Siu Chung
          • Márcia Hidemi - São Paulo.
          • Francisco Dias - São Paulo.
          • Erasmo Deterra - Xiquexique, Bahia.
          • Sidnei Assis - São Paulo.
          • Thomas Pinheiro - São Paulo.

Familia Yiu Kai

  • Yiu Kai
    • Leung Keung
    • Wai-Po Tang

 =Família Li Chen Wong

Chen Lo,discípulo direto de Li Chen Wong, escola onde também iniciou-se Ip Man, Chen Kao Hsiang (filho de Chen Lo), Célia Hsiang ( filha de Chen Lo), James Gonçalves Junior(Makáo) discípulo direto de Chen Lo e seu atual representante e sucessor na linhagem!

 Familia Jiu Wan

Jiu Wan (招允; pinyin: Zhāo Yǔn) ensinou Wing Chun inicialmente em Jing Mo Gwun, uma escola em Foshan, China. Quando os comunistas tomaram a china, ele se mudou para Hong Kong aonde continuou a ensinar.
Muitos pensam que Jiu Wan foi aluno de Yip Man. Na realidade, ele e Yip Man foram irmãos de Kung Fu e aprenderam juntos, sobre a tutela de Chan Wa Shun. Jiu Wan e Yip Man foram amigos intimos, e se viam com frequencia até o falecimento de Yip.
Entre os alunos de Jiu Wan podem ser citados Ti Lung (Tam Fu-Wing), Chow Hung-Yuen, Jason Lau, Francis Fong, Lee Hoi Sang entre outros.
  • Jason Lau
    • Dennis Chan
      • Edward Ng
  • Ti Lung
  • Tam Fu-Wing
  • Chow hung-Yuen
  • Francis Fong

 Familia do vilareijo Gu Lo

Wong Wah Sam (arte de Leung Jan)
  • Fung Chun
    • Fung Chiu, Fung Keung, Fung Leung, Fung Sang, Fung Chu, Ng Chun Keung etc..
  • Fung Hoi
  • Fung Lim
    • Fung Sang, Lee Ding, etc..
  • Fung Kong
  • Fung Min
  • Fung Jau
  • Koo Lung
    • Fung Sang, Koo family
  • Etc.
Fung Chiu
  • Mui Wai Hun
Fung Sang
  • Fung Ming
  • Sung Chen
Fung Keung
  • Alfred Kwan
  • etc
Lee Shing (versão dos 12 pontos)
  • Joseph Lee[4]
  • Austin Goh
    • Jurg Ziegler
    • Philip Kaufman
    • Olivio Sam ( Argentina )
Fung Lim (versão dos 22 pontos)
  • Chiu Fan Kai
    • Leung Wan Jee
Yim Sei (versão dos 40 pontos)
  • Tam Yeung
    • Kwan Jong-Yuen
      • Robert Chu

 Familia Pan Nam

  • Pan Nam
    • Pan Siu-Cho
    • Pan Siu-Lam
    • Lee Dak-Sang
    • Wong Jee-Keung
    • Lun Fao
    • Leung Chong-Ting
    • Eddie Chong

 Familia Yuen Kay-San

  • Yuen Kay-San
    • Sum Nung
      • Sum Jee
      • Leung Dai-Chiu
      • Kwok Wan-Ping
        • Gary Kwok
        • William Ma
      • Lee Chi-Yiu
      • Ngo Lui-Kay
        • Sonny Le
        • Chin Wong Huo
        • Law Sui Lung(Andre Luiz Pereira Dias) atual hexa campeão na modalidade San Chou

 Nguyễn Tế-Công branch (WingChun Vietnamita)

  • Nguyễn Tế-Công (Cantonês Yale: yun jai wan; Yuen Chai-Wan) irmão mais velho de Yuen Kay-San
Yuen Chai-Wan (Ruan Jiwan) foi o quarto filho de um mercador de fogos de Foshan e também foi conhecido como Yuen Lo Sei (Yuen, o quarto). devido a uma doença de infancia, foi conhecido também como Dao Pei Chai (Chai da pele manchada). Yuen aprendeu Wing Chun Kuen inicialmente sob sutela de Fok Bo-Chuen e posteriormente continuou seus estudos comh Fung Siu-Ching. Em Foshan, Yuen Chai-Wan ensinava com o nome de Yiu Choi.
Em 1936 ele foi convidado para ensinar Wing Chun no Vietnam, nas associações expatriadas Nanhai e Shunde e se mudou para Hanoi, aonde ficou conhecido pela pronuncia vietnamense de seu nome, Nguyen Te-Cong, e fundou sua primeira escola. Em 1955 ele se mudou para Saigon, onde fundou uma segunda escola. Entre seus estudantes no Vietnam podemos citar Nguyen Duy-Hai, Luc Vien Khai (a Escola Sulista), Tran Van Phung, Vu Ba Quy, Ngo Si Quy, Tran Thuc Tien (a Escola Nortista) entre outros, cujos discipulos continuam lecionando WingChun no Vietnam hoje em dia.
Yuen Chai-Wan morreu em 1960 aos 84 anos.

Familia Way Yan(Chi Sim Weng Chun Kuen)

  • Way Yan
    • Lau Chi-Lung
    • Cheng Kwong
      • Andreas Hoffmann
        • Cesario Di Domenico
      • Sergio P. Iadarola [1]
        • Erik Alvarenga [2]
        • Jason Lopes [3]
      • Rafael Salomão ?

 Familia Cho

  • Cho Dak-Sang (曹德生; pinyin: cáo déshēng; Cantonês Yale: chou4 dak1 sang1)
    • Cho Chuen (曹全; pinyin: cáo quán; Cantonês Yale: chou4 chyun4)
    • Cho Man (曹文; pinyin: cáo wén; Cantonês Yale: chou4 man4)
    • Cho On (曹安; pinyin: cáo ān; Cantonês Yale: chou4 on1) - Um Grão Mestre contemporâneo de Yip Man, a quem se atribui o convite para que Yip Man ensinasse na Associação dos Restaurantes em Hong King. Ele se mudou para Pulau Pinang, uma ilha a noroeste da Malaysia penisular.
      • Cho Hung-Choi, que retornou da Malaysia para vila Panyu para tomar aulas com Cho Chuen
      • Yeung Gam-Jeung
      • Lau Soon-Yin (Mandarim: S.Y. Liu)
        • Y. Wu, Singapore
        • Victor Leow, Sydney, Australia
        • Ku Choi Wah - Grão Mestre que reside em Singapore e ensina o Wing Chun da Familia Cho, contudo de maneira muito discreta.
          • Randy Tay - Discipulo de Ku Choi Wah e uma das maiores autoridades do Cho Ga Wing Chun. Fundador do Kuen-Do baseado em seu aprendisado.

Familia Wang (Hung Fa Yi Wing Chun)

Tradicionalmente, o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen foi inicialmente ensinado aos membros familiares e/ou a discípulos “indoor” (não públicos). Até a instrução de Garrett Gee por Dr. Wong Ming, o Hung Fa Yi nunca havia sido ensinado fora da família. Para preservar sua arte e a honra por sua linhagem de Kung Fu, Sifu Gee decidiu passar seus conhecimentos para alunos que demonstraram ter sincero interesse neste sistema de Wing Chun. Atualmente ele é o sucessor de 8ª geração do Hung Fa Yi Wing Chun. Sua decisão em abrir o sistema mostra pela primeira vez, em 330 anos de história, que o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen está sendo ensinado fora da China para o público em geral.
Com 5 anos de idade, Grão Mestre Gee iniciou seu treinamento em artes marciais sob a tutela de seu pai. Possuindo mestres de vários estilos de Kung Fu em sua genealogia familiar, Grão Mestre Garrett Gee demostrou ter afinidade e habilidade natural pela cutelaria e é considerado um expert esgrimista. Ele e seu irmão são os herdeiros do conhecimento acumulado de Grão Mestre Peter Kim Ho Chu. Conseqüentemente Grão Mestre Gee é um exímio praticante e instrutor de estilos de armas do Kung Fu tradicional. Com 13 anos de idade, Grão Mestre Gee impressionou Dr. Wang Ming enquanto ele fazia sua pratica diária numa praça. Sifu Gee se tornou discípulo do Dr. Wang, sendo o último de quarto a receber treinamento integral no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
  • Wang Ming
    • Garrett Gee
    • Allen Kong (San Francisco Kwoon)
    • John Murphy (San Francisco Kwoon)
    • Mathew Kwan (San Francisco Kwoon)
    • Alex Oropeza (San Francisco Kwoon)
    • Ricky Chu (San Francisco Kwoon)
    • William Elliopulos (San Francisco Kwoon)
    • Tom Francis McGurk (San Francisco Kwoon)
    • Rody Ortiz (San Francisco Kwoon)
    • Marcelo Capano (Rio de Janeiro kwoon)

 Familia Pao Fa Lien

  • Pao Fa Lien
    • Kwok Gai
    • Chu Chong
      • Chu Wing-Jee
      • Chu Ping
        • Mok Poi-On

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma nova geração de Kak Kan Chun no Brasil!



                                            Mestre Makáo (ao centro), acompanhado de alguns de seus alunos (Mazen, Todeschini, Portugal, Dejavite Gonçalves, Chuchene Bonatto, Marangoni (todos em pé da esquerda para a direita) e abaixo deles da esquerda para a direita:- J. Duarte, N.Miara  Mestre Makáo e I. Carvalho...
                                            Todos fizeram neste final de semana, exames de graduação de nível por um período de cinco horas sem intervalo, com a finalidade de adquirirem o nível de "Instrutores e Professor( Bonatto)" de Kak Kan Chun & Wing Chun, Alem de ser uma data muito importante pelo 38º aniversário de Mestrado  do Makáo, também é a data comemorativa do falecimento do seu Mestre Chen Lo!
                                            Aproveitando a oportunidade, havia sido marcado o exame destes alunos, para a mesma data, tornando assim, uma data única para Mestre e alunos, aos quais obtiveram bom desempenho nas provas que lhes atribuiram os níveis de instrutores e professor, com representatividade internacional, já que são reconhecidos por uma instituição internacional em Hong Kong- China, aos quais foram devidamente documentados com certificados desta Instituição (World International Wing Chun Association & International Confederation Martial Arts of China). aos quais fazem parte diversas instituições espalhadas pelo mundo, incluindo a "Kak Kan Chun Brazilian Style" ao qual é representado pelo Grão Mestre Makáo 9º Gun! Este exame faz história pelo simples fato de que, após 15 anos afastado, Mestre Makáo retorna e qualifica sua primeira turma de Instrutores neste início de século. Já que a última turma formada por ele foi no meados dos anos 90. Isto marca história, pois isto abre portas para novas gerações de ensino, deste estilo que é considerado por muitos estudiosos em artes marciais, como o estilo mais dinâmico e veloz instituido nos ultimas décadas, instituida pelo mesmo Mestre (Makáo) no início dos anos 90.
                                           Com esta iniciativa, Mestre Makáo com sua volta como educandário na arte do Kung Fu,  pretende ampliar seu estilo novamente, bem como criar uma Instituição de Ensino, já nos primeiros meses do Próximo ano que se inicia. Com isto, possibilitará antigos alunos e novas gerações que tiveram no Makáo o Mentor de ensino, a possibilidade de reviverem um novo futuro para o Estilo Kak Kan Chun no Brasil, bem como em países da America do Sul, ao qual possui alunos seus formados e profissionais por ele qualificados! Estes novos técnicos, em Kak Kan Chun& Wing Chun, ainda terão que trilhar longos caminhos até o profissionalismo, mas estão qualificados para instruir novos alunos sobre apreciação do Mestre!Esta Postagem tem como finalidade aplaudir estes jovens e desejar à todos, um belo futuro e responsabilidade com todos que neles irão depositar respeito e confiança!  Acima de tudo, Serenidade, conhecimento, plenitude e união, fato este que fez com que Mestre Makáo voltasse a prática do Kung Fu, após quase completar 16 anos de afatamento! "Seus adoráveis alunos serviram-lhe de motivação para seu retorno!
                            Mestre Makáo então como prova de sua admiração e carinho deixa aqui uma poesia chinesa de Um Mestre aos seus alunos, que ele dedica aos seus alunos aprovados:


                            ...

                            E veio até a minha presença,
                            aquela pessoa, ainda muito jovem...
                            Tinha nos olhos a claridade da busca,
                            nas mãos, a oferta de seus sonhos...
                            E antes que eu, pudesse negar... 
                            Aclamaram meus braços cansados,
                            pediram de mim a força do passado...
                            O tempo Passou... disse eu...!
                            Mas aquela jovem pessoa,
                            sem se dar como vencido, 
                            me fez rejuvenecido como uma simples frase...
                            Mestre.... me ensina!
                            Como se possuido pelo néctar do Fênix,
                            Levantei-me , sobre minhas pernas esquecidas,
                            Ressurgindo das próprias chamas, ...Te ensinei!
                            Ressurgindo das próprias cinzas,
                            te agradeço meu jovem aprendiz, pois fizeste por mim,
                            muito mais, do que por ti fiz...
                 
                             Mestre Chang Lian- 1944
                             "Também dedico esta poesia do Mestre Chang Lian para todos os meus alunos"
                             Makáo...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O início de uma longa jornada...38º aniversário no Caminho de uma linhagem!

                                     

 Estou comemorando neste dia 26 de novembro, 38 anos de prática de Kung Fu, por outro lado, pela ironia do destino, foi neste mesmo dia do mês, que meu Mestre, Mestre Chen Lo, faleceu, dois momentos de sentimentos opostos, marcado pelo início de minha prática no Kung Fu e anos após, pela morte de meu saudoso mentor! Iniciei sob guarda de seus ensinamentos a prática do Wing Chun (estilo familia Wong), com a convivência de meu Mestre e  mentor, descobri  o verdadeiro significado da palavra "dedicação"! No decorrer dos anos, compreendi que a legitimidade de uma arte, se faz pelo vínculo entre Mestre e aluno, mesmo porque, um aluno é mais que um aprendiz, torna-se um ser constante na vida de um Mestre, torna-se filho! Foi nestes termos aos quais fui trilhando meu caminho, com meu Mestre, como um filho adotado pelo seu conhecimento e por sua alma...Tornei-me Mestre muito cedo, sob meus ombros, foi colocado  a incumbência de tomar o lugar de Meu amado Mestre, responsabilidade que ao longo do tempo, tornou-se acima de tudo uma missão acalentada pela lembrança e inspirada pelos ensinamentos aos quais recebi deste mentor espíritual, mental e marcial!
                                      Passaram centenas de alunos sob meus cuidados ao longo dos anos, sempre busquei levar até eles, os ensinamentos da mesma forma ao qual me foi repassado, mostrando que o Kung Fu é mais do que uma arte de combate, mais que uma simples  arte de defesa, mas acima de tudo, uma maneira de vida e de visão ampla da vida como um todo! Para comemorar esta data e como homenagem ao meu amado Mestre-Pai (Pa), Deixarei aqui registrado alguns ensinamentos de meu Mestre, espero que todos apreciem:

Palavras a respeito da busca do conhecimento:- (Mestre Chen Lo)
" De nada adianta a busca de algo, que não desejamos colocar em prática, a busca sempre nos leva de encontro com as escolhas, que nem sempre desejamos, busca é ir de encontro do inesperado".
O significado da palavra "Kung Fu":
"Gong Fu é deixar de ser , para se tornar!"
O princípio da luta:
"Aprender a lutar é enfrentar o mêdo, as fraquezas, as perdas da vida, lutar é uma maneira de confiar em si mesmo e saber viver defendendo-se de seus próprios desafios!"
Como praticar o Kung Fu de forma correta?
"Não copie a forma de praticar do outro, não queira ser o melhor entre os demais, seja o melhor de si mesmo, não busque a perfeição busque a precisão, nunca subestime suas derrotas elas te mostrarão o caminho da habilidade, isto é Gong Fu!"
O que o Mestre espera do aluno?
"Que o Mestre não seja mais necessário...que o aluno deixe de ser aluno!"
É possivel o aluno saber tudo que seu Mestre sabe?
"Um filhote de passarinho, ao aprender a voar , voará tão longe do ninho que só lembrará do ninho, quando criar seus próprios filhotes e novos ninhos!"
Qual a melhor forma de luta?
"Aquela em que as mãos não atrapalham as pernas e nem as pernas atrapalham as mãos!"
"Como se tornar o melhor dos lutadores?
"Ter um motivo porque lutar, ter um motivo  para vencer, ter um motivo para não ser derrotado, ter um motivo para ter todos estes motivos..."
Quando um golpe é perfeito?
"Quando jamais foi necessário aplicá-lo, pois seria fatal e sem volta!"
Quando um aluno está preparado para ser um Mestre?
"Quando o aluno mesmo preparado para ser um Mestre, sente-se ainda aluno de seu Mestre e mantém esta imagem diante de seus próprios alunos. Um Mestre é só o aluno de um outro Mestre...Sempre!
Qual seria a sua mensagem para as futuras gerações de nosso estilo?
"Jamais se esqueçam do passado de nosso estilo e nem de seus ensinamentos, nem tão pouco mudem o que foi ensinado, caso contrário, não haverá futuro nem novas gerações deste estilo"!
O que o Senhor diria  hoje para seu Mestre caso estivesse entre nós?
"Mestre Wong... que saudades!"

                                     Desta forma, meu Mestre deixou seu legado, me lapidou com seus ensinamentos, serei sempre seu eterno aluno... Mestre Chen...Que saudades!!!! Dedico esta homenagem para todos os meus alunos, netos de meu Mestre!