Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O início de uma longa jornada...38º aniversário no Caminho de uma linhagem!

                                     

 Estou comemorando neste dia 26 de novembro, 38 anos de prática de Kung Fu, por outro lado, pela ironia do destino, foi neste mesmo dia do mês, que meu Mestre, Mestre Chen Lo, faleceu, dois momentos de sentimentos opostos, marcado pelo início de minha prática no Kung Fu e anos após, pela morte de meu saudoso mentor! Iniciei sob guarda de seus ensinamentos a prática do Wing Chun (estilo familia Wong), com a convivência de meu Mestre e  mentor, descobri  o verdadeiro significado da palavra "dedicação"! No decorrer dos anos, compreendi que a legitimidade de uma arte, se faz pelo vínculo entre Mestre e aluno, mesmo porque, um aluno é mais que um aprendiz, torna-se um ser constante na vida de um Mestre, torna-se filho! Foi nestes termos aos quais fui trilhando meu caminho, com meu Mestre, como um filho adotado pelo seu conhecimento e por sua alma...Tornei-me Mestre muito cedo, sob meus ombros, foi colocado  a incumbência de tomar o lugar de Meu amado Mestre, responsabilidade que ao longo do tempo, tornou-se acima de tudo uma missão acalentada pela lembrança e inspirada pelos ensinamentos aos quais recebi deste mentor espíritual, mental e marcial!
                                      Passaram centenas de alunos sob meus cuidados ao longo dos anos, sempre busquei levar até eles, os ensinamentos da mesma forma ao qual me foi repassado, mostrando que o Kung Fu é mais do que uma arte de combate, mais que uma simples  arte de defesa, mas acima de tudo, uma maneira de vida e de visão ampla da vida como um todo! Para comemorar esta data e como homenagem ao meu amado Mestre-Pai (Pa), Deixarei aqui registrado alguns ensinamentos de meu Mestre, espero que todos apreciem:

Palavras a respeito da busca do conhecimento:- (Mestre Chen Lo)
" De nada adianta a busca de algo, que não desejamos colocar em prática, a busca sempre nos leva de encontro com as escolhas, que nem sempre desejamos, busca é ir de encontro do inesperado".
O significado da palavra "Kung Fu":
"Gong Fu é deixar de ser , para se tornar!"
O princípio da luta:
"Aprender a lutar é enfrentar o mêdo, as fraquezas, as perdas da vida, lutar é uma maneira de confiar em si mesmo e saber viver defendendo-se de seus próprios desafios!"
Como praticar o Kung Fu de forma correta?
"Não copie a forma de praticar do outro, não queira ser o melhor entre os demais, seja o melhor de si mesmo, não busque a perfeição busque a precisão, nunca subestime suas derrotas elas te mostrarão o caminho da habilidade, isto é Gong Fu!"
O que o Mestre espera do aluno?
"Que o Mestre não seja mais necessário...que o aluno deixe de ser aluno!"
É possivel o aluno saber tudo que seu Mestre sabe?
"Um filhote de passarinho, ao aprender a voar , voará tão longe do ninho que só lembrará do ninho, quando criar seus próprios filhotes e novos ninhos!"
Qual a melhor forma de luta?
"Aquela em que as mãos não atrapalham as pernas e nem as pernas atrapalham as mãos!"
"Como se tornar o melhor dos lutadores?
"Ter um motivo porque lutar, ter um motivo  para vencer, ter um motivo para não ser derrotado, ter um motivo para ter todos estes motivos..."
Quando um golpe é perfeito?
"Quando jamais foi necessário aplicá-lo, pois seria fatal e sem volta!"
Quando um aluno está preparado para ser um Mestre?
"Quando o aluno mesmo preparado para ser um Mestre, sente-se ainda aluno de seu Mestre e mantém esta imagem diante de seus próprios alunos. Um Mestre é só o aluno de um outro Mestre...Sempre!
Qual seria a sua mensagem para as futuras gerações de nosso estilo?
"Jamais se esqueçam do passado de nosso estilo e nem de seus ensinamentos, nem tão pouco mudem o que foi ensinado, caso contrário, não haverá futuro nem novas gerações deste estilo"!
O que o Senhor diria  hoje para seu Mestre caso estivesse entre nós?
"Mestre Wong... que saudades!"

                                     Desta forma, meu Mestre deixou seu legado, me lapidou com seus ensinamentos, serei sempre seu eterno aluno... Mestre Chen...Que saudades!!!! Dedico esta homenagem para todos os meus alunos, netos de meu Mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.