Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"O que são os Chi Saos do Wing Chun!"- Como se pratica?

       


                            CHI SAO( SAU)- A ARTE DOS BLOQUEIOS DO WING CHUN
  Chi Sao (em português: mãos aderentes),é um treinamento . onde o principal objetivo consiste em criar bloqueios paralelos e transversos dos golpes deferidos pelo oponente, o diferencial desta técnica, das demais realizadas por outras artes e estilos, está no desenvolvimento peculiar do Wing Chun em impedir com que os braços do oponentes tenham facilidade de entrar na defesa do praticante, pois a defesa é simultânea com golpes de ataques, o "CHI SAO (Braços Aderentes ou pegajosos)" são praticados com chaves diretas e indiretas de punhos e cotovelos que se intercalam como bloqueios aos golpes do oponente! 
           As regras básicas dos Chi Saos, definem como primordial os seguintes esxercícios:
  • Defender, bloquear e deferir golpes com um só braço (Tan chi sao), permitindo assim maior reflexo na defesa!
  • Os movimentos após ser praticado com uma só mão deverá ser realizado com as duas mãos, enquanto uma mão defende, a outra ataca simultâneamente, nesta fase, o praticante deverá ter como objetivo principal os movimentos circulares (redondos) para a defesa e movimentos diretos e em triangulação (jamais esticar o braço que soca  mantendo um ângulo de 60ºgraus) para o ataque! 
  • A prática de bloqueio deve muitas vezes criar um processo de "aderência ao golpe do oponente, muitos praticantes confundem esta técnica com agarramentos, fato este totalmente errôneo. a aderência  "raspa o golpe de ataque com leve toque, toque este com o objetivo de desviar o trajeto do soco, nada mais!
  • PRATATICAR OS BRAÇOS DESLIZANTES, QUE ATUA COMO UMA COLUNA QUE DESVIA UMA FLECHA, NÃO SEGURA, NEM INTERROMPE O GOLPE DO OPONENTE, APENAS DESVIA!
  • Trabalhar movimentos giratórios do cotovelo( girar por cima e por baixo do golpe do oponente), usando braços e antebraços com esta função!
  • Atacar com braços e pernas com chutes curtos e de ataque principalmente nas pernas do oponente, para desequilibrá-lo no ataque bem como desviar sua atenção DO OPONENTE enquanto se defere golpes com as mãos! O chi gerk, como é chamado golpes simultâneos de mãos e pernas.


movimentos básicos de bloqueios e ataques  em diversas apresentações!


                                           movimentos de defesa e ataque na linha do pescoço

                          O Wing Chun divide-se nas seguintes aplicações:
Siu Lin ( Nin)Tau-(Sil Lim Tau)- É o primeiro kuen zeoi, forma de punho do estilo. Siu Nim Tau ou Sin Lin Tao, quer dizer "uma pequena idéia". O siu nim tau contém todas as técnicas do estilo Wing Chun!
Zam Kiu (Siu Kiu) ou (Chun Kiu)- É o segundo kuen zeoi do estilo e significa "buscar e afundar a ponte" do adversário como: braços e pernas. Complementa a primeira forma e exige mais força física e potência interna. Siu Kiu é um kuen zeoi (exercício)mais movimentado com andadas, giros e chutes. Deve ser praticado com energia.
Biu Zi ou Biu Gee- É a terceira forma do wing chun. O termo Biu Zi (Biu Gee) pode ser traduzido como "dedos voadores", ou ainda “dedos como ponteiro”. Seus movimentos mostram as características da serpente e da garça
Muk Zong (Mudjong)- Há ainda, além de outros tantos recursos de prática, um treinamento avançado, utilizando como adversário o chamado “boneco de madeira” ou Muk Zong, onde se aplicam todos os golpes aprendidos nas três formas. A prática no Muk Zong aumenta a resistência dos braços, pernas e corpo de um modo geral.
Luk Dim Bun Gw Bart Cham Dao an  ou (Luk Dim Boon Kwun) -Após este estágio acima mencionado, há o aprendizado do bastão longo - Luk Dim Bun Gwan - e da faca curta - Bat Zam Dou
Bat Zam Dou ou ( Bart Cham Dao) A Bat Zam Dou representa o mais alto nível do estilo wing chun!
Chao lan Dao- Movimentos contínuos de ataque e defesa com movimentos das pernas em direção ao oponente, técnica que nem todas as escolas de Wing Chun praticam atualmente!
Nin Lan Fayou (lin Lan Fou)- Técnica que desenvolve todos os punhos do Wing Chun, com sequência de 4, 8.16 e 32 movimentos por série aplicativa! Técnica pouco praticada nas escolas de Wing Chun, somente algumas escolas tradicionais mantém como parte integrante de seus ensinamentos!
Lap Sau (Sao) - Movimentos de braços que baseam-se no Chi Sao, com golpes contínios de ataque em combate real!
Lap Dao- Golpes treinados com variações de objetivos a serem aplicados, dividem-se por golpes de arremesso,golpes de braços, golpes de pernas, golpes de braços e pernas simultâneas, golpes de defesa e ataque com cotovelos seguidos de socos, sendo hoje praticado como parte do Chi Sao!

                                                                                        By Grand Master Makáo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.