Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Arte do combate!

                                                   A ARTE DO COMBATE
                             
                               A arte do combate é uma das principais buscas dos praticantes das artes marciais, mas nem sempre esta busca pode levar o praticante ao verdadeiro significado do combate...
                              Cada arte possui seu critério de conduta marcial, objetivos e fundamentos que justifiquem a arte da guerra ou do combate, como aqui observamos neste momento!
                              Todas as artes marciais foram justificando suas filosofias e práticas no decorrer da história, como maneira de estabelecer critérios de sobrevivência, luta por direitos civis de um povo.
                               Mas atualmente, tais características tomaram outros caminhos, o caminho das competições, campeonatos e torneios olimpicos e tendo como principal objetivo, a unificação de povos e conceitos marciais, métodos e artes com uma visão mais ampla, como esporte e diferenciando-se de seu objetivo inicial histórico, pela qual foi criado...Regras foram criadas, métodos de ataque e defesa buscam a eficiência de um golpe, não para preservar a integridade fisica e  o conceitual de uma filosofia de vida, mas sim, propondo ao praticante o treino constante e a a aprendizagem  resumida ao direito de "vencer"... nada mais!
                             Não sou contra a esta forma desenvolvida como esporte no decorrer dos séculos, nem tão pouco tenho a visão distorcida das artes marciais como metodologia desportiva, apenas acredito que a arte do combate deverá sempre seguir uma conduta filosófica, dos motivos pelas quais foram criadas ou seja;  Preservação da integridade corporal, sustentabilidade emocional, auto-defesa e superar as limitações  físicas promovendo a saúde do corpo, da mente e do espírito!
                              A arte da luta sem a devida consciência é implacável, sem sentido e sem propósito, mais que a capacidade de vencer uma luta, deve-se saber o real motivo para lutar, nunca esquecendo que qualquer que seja o aparente motivo, a luta reflete acima de tudo, a necessidade inviolável de auto-preservação. Muitos educadores e Mestres nas Artes Marciais, deixaram de lado os ensinamentos filosóficos e conceitos ideológicos de suas artes, muitos afirmam que seus alunos querem apenas saber lutar, que os tempo são outros ou simplesmente afirmam que as gerações atuais não buscam estes valores...Caso tivessem a intenção de ensinar tais conceitos, suas escolas e academias iriam ficar vazias e não iriam sobreviver comercialmente, aí pergunto: Será?
                                  Tais conceitos só podem ser banidos caso os educadores se proponham a mudar o conceito banal das artes marciais e retomem o caminho real de seus ensinamentos,  preparando seus discípulos e alunos para a consciência da prática desta modalidade, seja como esporte ou como filosofia de vida, sua aplicação não pode ser distorcida, afinal como educadores, devemos preparar o indivíduo como um todo e não apenas em partes!
                                    A Arte do combate se divide em três princípios básicos:
- A arte da compreensão  dos movimentos...
- A arte  do desenvolvimento  dos movimentos...
- A Arte da aplicação dos movimentos...
                                     
                                    A ARTE DOS MOVIMENTOS...

                                    Primeiramente, o praticante deve familiarizar-se com os movimentos ensinados, por meio de técnicas corporais, praticando "formas" que o auxiliem a doutrinar seu corpo, permitindo maior desenvoltura nas técnicas aprendidas, bem como, adquirir total controle dos golpes e fundamentações da fisiologia humana, impedindo assim,  que um golpe erroneamente aplicado, resulte  desastrosamente em danos irreversíveis ao corpo do oponente! Tais treinos, buscam não somente o conhecimento mas principalmente, saber onde aplicar, como aplicar e em qual situação deve ser aplicado!
                                     Aprender um golpe é relativamente fácil, o difícil é aprender em qual intensidade o golpe deve ser aplicado, sua força, velocidade e acima de tudo os efeitos que possam ocasionar!
                                     Compreender a dinâmica do movimento permite que saibamos aplicar determinado golpe, sem gastar a energia mais do que necessária, objetivando acima de tudo, a limitação do golpe unicamente no alvo que se propõe a aplicar!
                                      Qualquer aplicação de um golpe ou movimento,  nem sempre reflete um  resultado eficiente, dependendo onde se aplica um golpe, nem sempre terá êxito, objetividade, conhecimento de anatomia, conhecimento sobre explosão, força, velocidade, pressão, impacto e precisão , são fundamentais!
                                       Para isto ocorrer, deve ter horas de treinos diários, em situações diversas, tais como:
                                       Praticar os movimentos em extremo stress corporal, praticar após repouso, treinar sob tensão emocional, treinar sob efeito do sono, com fome e sede,  treinar cansado ou totalmente descansado... Com frio ou calor excessivo.
                                       Cada situação reflete resultados diferentes, porém o bom lutador, obtém sempre o mesmo resultado seja qual for o estado físico, mental ou emocional que se encontra, ultrapassando as limitações que seu corpo ou o ambiente propõe à ele!
                                        A arte do combate depende de muitos fatores, mas sem dúvida segue princípios muitas vezes, não valorizado pelo praticante ou seu educador! Não basta ter força física, resistência em situações normais, preparação física e modelagem muscular, o principal motivo do fracasso em alguns combates, está diretamente ligado a falta de treino respiratório, oxigenação correta e acima de tudo, treinamentos aeróbicos e treinamentos anaeróbicos, pois a falta de oxigenação correta no cérebro, impede que os sentidos e reflexos respondam adequadamente  quando necessários para atuar tanto na defesa como no ataque de um golpe! Lutar é mais que aplicar apenas golpes aleatórios e sem direção, ao contrário, exige total compreensão de seus golpes bem como do oponente, mais vale "um" golpe preciso e eficiente, que mil golpes demolidores mas sem efetivos resultados finais. "Dez patadas de um urso em uma serpente, não são o suficiente para evitar uma única picada mortal de sua oponente astuta".Meditem sobre isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.