Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ton Lon - Louva Deus 七星 螳螂拳- O estilo de Kung fu criado por Wang Lang

                    Wang Lang (Wong Long 王朗) CRIADOR DO ESTILO Ton Lon 七星 螳螂拳


                                       O Ton Lon 七星 螳螂拳conhecido como estilo louva-a-deus foi criado por Wang Lang (Wong Long 王朗) no Templo Shaolin. Conta a história que Wang Lang era mestre e conhecedor profundo do Kung Fu quando foi para o templo aprimorar seus conhecimentos. Lá ele sempre duelava amigavelmente com o Abade Feng e sempre perdia.
                                       Um dia o Abade disse a Lang que ia sair pela China em uma viagem que duraria três anos em busca de conhecimento e quando voltasse gostaria de ver Lang mais forte. Nesse meio tempo Lang estava cansado e foi se refugiar em um bosque, lá ele viu um frágil louva-deus abatendo uma cigarra de tamanho superior e gostou da forma com que o inseto se movimentava levando-o para o templo para estuda-lo e desenvolveu técnicas baseando-se nele: Abaixo um vídeo a respeito desta história... assista!



                                 Wang Lang 王朗  estuda o pequeno inseto e a sua arte de defesa


                                      Quando Feng retornou e eles lutaram ele perdeu e ficou surpreso com a qualidade do Kung Fu de Wang Lang 王朗 e desde então os dois passaram a desenvolver e aprimorar o estilo e então passaram adiante o conhecimento desenvolvido.

O artista marcial nos filmes de Kung Fu (Jackie Chan) demonstra a postura do estilo Louva Deus.


                                       Quando os quatro discípulos de Wang Lang (criador original do estilo Louva-Deus) decidiram se dividir e realizar as próprias alterações no estilo, Wang Lang permitiu, mas com uma condição: Eles deveriam nomear seus estilos com referência às marcas nas costas dos Louva-Deuses capturados.
Uma das marcas era semelhante à aparência do símbolo Yin Yang (Tai T'si), outro tinha a aparência de uma flor de ameixa (Mei Hua), no outro houve um conjunto de marcas que tinham semelhança a uma figura de sete estrelas (Tsi T'sing) e houve um Louva-Deus que não tinha marca aparente, este estilo ficou conhecido como o estilo despido (estilo sem marca Kwong P'an).
                                     Dessa forma surgiram quatro estilos, a partir do estilo original de Wang Lang. O sistema engloba um conjunto de técnicas de artes marciais chinesas, sistematizadas por Wang Lang (Wong Long em cantonês), no século XVII, em Shantung, China, por meio da contribuição de outros 17 docentes de variados sistemas. Seguramente, a maior expressão deste sistema, da linhagem de Huang Han Xun (Wong Hon Fan em cantonês, considerado o "Rei" do Louva-a-Deus de Hong Kong) foi o Prof. Ph. Dr. Brendan Lai(1942-2002),  tendo sido o primeiro docente deste sistema nas Américas (USA)e o maior produtor de eventos de artes marciais das décadas de 1970 e 80, do ocidente. Seu discípulo, Mestre Antonio Chuy, de NY, é considerado hoje a maior expressão viva desta linhagem


                           


              Dr. Brendan Lai 黎達沖(1942-2002) - Fundador do estilo nas Américas

                         Great Master -  Dr . Brendam em sua demonstração nos E.U.A 
                         Assista agora:



Master Shi Guo Song - Demonstra o Kati (Mantis) na forma Louva Deus:

Sem dúvida esta é uma das técnicas clássicas do Kung fu mais belas que é praticada no mundo inteiro, onde todo praticante de artes marciais, podem desenvolver uma perfeita cordenação de defesa e ataque sem se esquecer da flexibilidade que este estilo vem a oferecer!



 By Great Master Makáo


sábado, 28 de abril de 2012

Os punhos secretos do Monge Bak Mei ou Pak Mei(白眉)




Bak Mei ( 白眉) Bai Mei ou Pak Mei, literalmente "Sobrancelhas Brancas" é dito ter sido um dos lendários Cinco Sábios sobreviventes da destruição do Templo Shaolin pela Dinastia Qing regime imperial (1644-1912). "Bak Mei ou como é conhecido, Pak Mei" é um apelido dado para  Ma Ning Yee(白眉), sendo ele um dos personagens da história em evidência nas artes marciais chinesas, figurando entre aqueles que são considerados os maiores representantantes do Kung Fu mundial de todos os tempos. Abaixo os maiores divulgadores do kung fu Shaolin em diversos estilos:
 Yue Fei (岳飞)  
 Yim Wing-chun (嚴詠春)
 Hung Hei-gun (洪熙官)
 Fong Sai Yuk- (方世玉)
 Dong Haichuan (董海川)
 Yang Lu-Ch'an (杨露禅)
 Ma Ning Yee(白眉)
 Wu Quanyou (吳全佑
 Dez Tigres de Cantão (广东十虎)
 Chen Fake (陳發科)
 Chan Heung (陈享)
 Wong Fei-hung (黄飞鸿)
 Sun Lu-t'ang (孫祿堂)
 Huo Yuanjia (霍元甲)
 Yip Man (葉問)
 Wang Zi-Ping (王子平)
                  A destruição do Templo Shaolin obrigou que um dos monges sobreviventes, um dos Cinco Sábios do Kung fu, tivesse como principal objetivo a criação de outro templo, fato este que ocorreu, tempos mais tarde, com o nome "NOVE LOTUS DA MONTANHA" em Fujian, onde os sobreviventes procuraram abrigo.  Ma Ning Yee(白眉) se recusou a fornecer seu nome real por medo de represálias contra sua família e alunos, no caso de eles sobreviverem.  O abade então mudou seu nome para Bak Mei-Sobrancelha Branca.


                                                   Punhos do PAK MEI

                   A verdade dos fatos Históricos, retratam apenas 5 sobreviventes do massacre do templo Shaolin,com sua destruição, estes cinco monges foram os principais personagens que edificaram o Kung fu (功夫)por séculos, entre eles Ma Ning Yee(白眉). Suas identidades variam, mas são geralmente aceitos como o seguinte:
O Chan Sin Jee
A Monja Ng Mui Si Tai (conhecida também como Chuk Fat Wan)
O taoísta Bak Mei ( Ma Ning Yee)
O Fung Taoísta Do-Duk, que mais tarde criou o estilo tigre branco
O "barba por fazer" (leigo) discípulo Miu Hin
                     De acordo com a árvore genealógica FatSan, Pak Mei passou a arte para Kwong Wei,
Yun Chuk,
Fong Dao Yan,
Lao Xiu-Luang (刘少良) que estabeleceu a linhagem do Pak Mei.
                     O estilo Bak Mei (Pak Mei) de luta, faz uso dos quatro princípios básicos:
"Afundando( FOU)
"Engolir (TUN)"
"Neutralização (FA)"
"Empurrão(BIU)"
                      A principal característica do estilo Pak Mei (Bak Mei), está na similaridade com o estilo WING CHUN, onde os golpes deferidos são utilizados punhos e socos curtos e de médio alcance!
                       As aplicações deste estilo possui "formas" específicas de treinos que são as seguintes:

Formas Bak Mei (Pak Mei):
直步標指 - Jik Bou Biu Ji Kuen
十字扣打 - Sap Ji Kauh Da Kuen
三門拳 - Saam Mun Kuen
四門八卦 - Sei Mun Baat Gwa Kuen
九步推拳 - Gau Bou Tuei Kuen
鷹爪黏橋 - Ying Jow Nim Kiu Kuen
石獅拳 - Sek Si Kuen
金剛拳 - Gam Gong Kuen
地煞拳 - Dei Saat Kuen
十八摩橋 - Sap Baat Moh Kiu
猛虎出林 - Maang Fu Chuet Lam Kuen
五行摩 - Ng Hang Moh
                       A história possui seus atributos e sem dúvida este estilo é considerado um dos mais eficientes entre os estilos tradicionais o Templo Shaolin do Sul, muitos afirmam que Bak Mei foi responsável pela destruição do templo Shaolin, tido por muitos como traidor do templo e assassino de muitos Monges, enquanto outros, afirmam exatamente ao contrário, dizendo que Bak Mei foi um dos cinco sábios que manteve a chama Shaolin viva, fica dificil afirmar ou reconhecer quais das vertentes está correta, mas fica evidente que Pak Mei foi considerado um dos maiores lutadores da História da China Antiga, reconhecido também como o praticante da arma


                       
                                          KWAI TCHAN (BENGALA)

                         Pak Mei se assemelha em muito com o estilo Wing Chun, acredita-se que ambos estilos são muito parecidos pelo simples fato de que foram criados baseados no mesmo estilo Shaolin do Sul onde Ng Mui  (Criadora do estilo Wing Chun (Chuk Fat Wan ) e Ma Ning Yee (Criador do estilo Pak Mei - Tigre Branco), praticaram as mesmas formas de estilo, posteriormente, atribuiram cada qual a sua maneira os ensinamentos Shaolin, nas técnicas de punhos curtos, muitos afirmam que o Wing Chun e o Pak Mei são estilos irmãos da mesma linhagem do templo Shaolin...
Bak Mei estilo irmão do Wing Chun


By Great Master Makáo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

As artes marciais que Bruce Lee treinou!

                                  
                                   Ele é amplamente considerado por muitos comentaristas, por críticos, pela mídia e outros artistas marciais como o lutador de artes marciais mais influente do mundo e um ícone cultural.
                                   Bruce  Lee tornou-se uma figura icônica em todo o mundo, particularmente entre os chineses, por ter retratado o nacionalismo chinês em seus filmes. Inicialmente treinava no estilo Wing Chun, porém posteriormente rejeitou estilos de artes marciais bem definidos, favorecendo, em vez de técnicas de várias fontes, o espírito da filosofia de suas artes marciais pessoais, que ele chamou de Jeet Kune Do.

                                    Lee começou a ensinar artes marciais nos Estados Unidos em 1959. Ele dava aulas de Jun Fan Kung Fu (literalmente Kung Fu de Bruce Lee). Foi basicamente as técnicas do Wing Chun, com algumas ideias de Lee. Ensinou diversos amigos que se reuniam em Seattle, começando pelo lutador de Judô Jesse Glover, que mais tarde se tornaria seu primeiro instrutor assistente. Lee abriu a sua primeira escola de artes marciais, com o nome de Lee Jun Fan Gung Fu Institute, em Seattle.

                                    Bruce,  Considerou que as técnicas tradicionais de artes marciais eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de violência nas ruas. Lee decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência". Começou a usar métodos diferentes de treinamento, como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para a flexibilidade, e muitos outros que foi adaptando periodicamente.

                                     Lee enfatizou o que chamou de "o estilo sem estilo". Este consistia em livrar-se da abordagem formalizada e Lee alegou que era uma mistura de estilos tradicionais.
                                     Lee sentiu que o sistema que no momento chama-se Jun Fan Gung Fu ainda era bastante restritivo e, finalmente, evoluiu para Jeet Kune Do ou o Caminho do punho interceptor.

                                      Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos de luta praticadas por Bruce Lee por 10 anos foram:
  • Kung fu estilo Wing Chun - por 5 anos
  • Kung fu estilo Choy Lay Fut - 1 ano
  • Boxe Chinês - 6 meses
  • Esgrima (footwork primaily)- 1 ano
  • Judô - 6 meses
  • Tang lang quan (do sul)- 6 meses
  • Jiu Jitsu - 6 meses
  • Hsing-I Chuan- 6 meses
  • Tae-kwon-do - 3 meses
  • Wrestling- 3 meses

Referências

  1.  The Voice of Asian American- Chinese American Hero: Bruce Lee.
  2.  Jun Fan Jeet Kune Do. Bruce Lee Foundation.
    By Great  Master Makáo

sábado, 21 de abril de 2012

Kung Fu Shaolin - 少林功夫 e caminho do Autoconhecimento...

                           少林功夫
                       Para todo o praticante de Kung Fu 功夫 é essencial que possua um desempenho físico tanto quanto mental, para isto não podemos deixar de enfatizar a necessidade de que obtenha uma profunda adequação sobre os conceitos "reais" desta arte marcial, que acima de tudo é geradora de uma das mais profundas fontes de autoconhecimento criadas pela mente humana! Quando refiro-me aos conceitos do Kung fu, não restrinjo-me apenas as linhas filosóficas ou aos estilos praticados, mas sim da visão ampla da vida como princípio básico de seus ensinamentos! É bem verdade que pouco se fala a respeito disto, mas a fundamentação do Kung Fu em níveis mais altos (Abades - Grão Mestres- Mestres e monges), vão muito mais além de simples golpes e posturas, superam as longas jornadas de meditação, indo de encontro ao verdadeiro significado da palavra "vida"!  
                         O Ocidente possui uma idéia totalmente distorcida desta arte "mãe de todas as artes", para que possamos compreender a profundidade dos ensinamentos,  buscas do autoconhecimento  que se denomina como Kung fu (homem hábil), temos que nos aprofundar em suas escrituras, analisando e interiorizando seus ensinamentos, com uma mente aberta e sem obstáculos!
                          Uma arte como o Kung Fu, sendo ela mais antiga 600 anos que a era Cristã (dados registrados), não sobreviviria até os dias atuais se caso não obtivesse fundamentos sólidos! Portanto, ir ao encontro desta filosofia estaremos indo ao encontro de nossas mais profundas aspirações...Ou seja, a compreensão e interação com o mundo em que vivemos!
                            Um exemplo disto está registrado em escrituras chamadas "Yi Jin Jing" Diz-se que a Escritura (Yi Jin Jing), um dos exercícios tradicionais de Qigong em todo Território Chinês, ao qual  foi traduzida por Bodhidharma, e posteriormente transformou-se na principal Obra dos templos Shaolins de Kung Fu, tanto no norte como no sul da China.  
Yi Jin Jing - O Livro
                                                Da mesma forma que este livro (Yi Jin Jing), outras inúmeras obras foram se difundindo no decorrer dos séculos, que registraram os conceitos desta nobre arte que unifica corpo, mente e alma, como princípio básico de seus  ensinamentos, entre estas obras, podemos citar  Zhé Xué Ch'an como uma das belas obras de literatura nas artes marciais, onde teremos como referência principal a busca interna do praticante como princípio básico de compreensão da vida. 
Eis alguns trechos desta Obra:

          (害怕Ter medo
          *  Qualquer que seja o "Grande Caminho" que desejamos seguir em busca de nossas realizações, só iremos atingir nossos intentos, caso tenhamos medo de viver estagnados no mesmismo de nossas antigas idéias a respeito de tudo! 
          *   A natureza do medo retarda os covardes e impulsiona os determinados e protege os cautelosos!

           (胆量) Ter coragem
          
          *    A coragem é um termo que reflete a astúcia daquele que é visto como louco, especialmente pelos covardes! Coragem é a certeza do impulso de ir em frente...
          *    Não existe caminho certo, mas homens certos que trajetam por qualquer caminho, isto é ter coragem, seguir por qualquer caminho...É chegar independente do caminho tomado... É ter coragem de ir além, além do próprio caminho!
          *    Precisa de muita coragem... para enfrentar os próprios medos e covardias!
           

           (精神Ter força

          *  Forte é todo aquele que reconhece suas limitações, sobrepõe suas fraquezas e renova seus ideais diante de seus fracassos e segue em frente...
          *   Força não é uma questão de  rigidez e sim é uma questão de fluidez, a prova disto é que a pedra rígida se desgasta com a fluidez das águas!
          *   Se reconhece um homem forte quando ele não teme mostrar suas fraquezas! 

          (作事) Ter agilidade
        
          *  Agilidade é perceber o movimento de tudo que aparentemente não se move.

          *  Agilidade é compreender a mobilidade estando estático.
              É reagir instantaneamente diante  do impulso.




 (反应Ter reflexo

           *   Alguns não percebem que o reflexo instintivo depende unicamente do ato de ser pego de surpresa, se não há porque se surpreender, não existe motivo de ter reflexos imediatos, aquele que o tempo todo se surpreende com o que está a sua volta, será sempre um ser com reflexos imediatos! 
          *  O susto gera reflexo imediato e movimento, o medo gera estagnação e recuo...Não existe portanto reflexo imediatos sem riscos eminentes!

            Aqui deixei registrado nesta postagem um pouco dos ensinamentos do Kung Fu, onde a cultura desta arte milenar, bisavó da psicologia moderna, em seu tempo distante já estudava o comportamento humano e seus conceitos comportamentais, muito antes dos divãs dos psicanalistas dos tempos modernos!
            Caso queiram mais destes ensinamentos deixem registrados aqui os seus interesses em tocar neste assunto nas próximas postagens!

By Grão Mestre Makáo

sábado, 14 de abril de 2012

QUAL O ESTILO DE KUNG FU QUE MAIS COMBINA COM VOCE?

                                               Uma das maiores dificuldades em ingressar em uma escola de kung fu, está em saber qual é o estilo mais conveniente para cada estereótipo
do praticante em questão! Muitas vezes podemos escolher o estilo de Kung Fu que não corresponda as características físicas, instintivas ou psicológicas do futuro praticante, fica evidente que as escolas na maioria das vezes, não leva isto em consideração em função do lado comercial, mas uma escola que busca o aperfeiçoamento de seus alunos, busca também evidenciar tais características aos seus praticantes!
                                                   Se voce tem como objetivo aprender Kung Fu e ter os melhores resultados, não deve se deixar levar pelo modismo de um estilo ou por "gostar" de um determinado método, é necessário levar em consideração alguns critérios básicos, tais como:- Idade - altura - comprimento dos membros superiores - comprimento dos membros inferiores - flexibilidade natural - reflexos para defesa - reflexos para o ataque - força de punho - força nos dedos - impulsão horizontal - impulsão vertical - peso - mobilidade- temperamento  e perfil psicológico. Tudo isto é profundamente importante para se escolher o estilo de Kung Fu mais adequado ao futuro praticante. É bem verdade que pode-se praticar qualquer estilo e adquirir com o tempo algumas técnicas e que se possa adequar ao estilo pretendido, mas escolhendo o estilo correto tudo torna-se mais fácil e mais rápido!
                                                     Os Mestres em questão devem aplicar alguns testes aos pretensos adeptos de sua arte, antes de admitir como futuro aluno, isto facilitará o trabalho do Mestre e o aperfeiçoamento do aluno futuro!
                                                       Cada técnica oferecida por uma escola segue características próprias, atualmente 60 estilos de Kung Fu são praticados em diferentes partes do mundo do total de 360 estilos conhecidos historicamente, alguns são mais fáceis de serem encontrados e praticados, enquanto outros, são praticados em pequenos grupos e até mesmo em membros de uma mesma família, que leva o estilo como tradição familiar e não são praticados em escolas!  
                                                         Algumas técnicas buscam o desenvolvimento físico primeiramente enquanto outras o aperfeiçoamento mental, portanto, todas as técnicas se dividem em escolas "internas ( desenvolvimento das aptidões internas do indivíduo)" e "externas ( desenvolvimento inicial das aptidões físicas)". Os estilos internos e externos tem como denominação:
 Estilos externos (外家 wài jiā)
 Estilos internos (內家 nèi jiā)
                                                           Para que eu possa te ajudar em encontrar o estilo mais adequado as suas características, veremos a seguir algumas indicações básicas para sua escolha, entre os estilos mais praticados atualmente:

- Braços Longos - Serpente Sagrada - Louva Deus do Norte - Garça Branca- Dragão do poço - Dragão longo- Palmas de Buddha - Escorpião - Gafanhoto - Deusa do Leque - Sobrancelha Branca - Leopardo - Urso - Cegonha - Águia do Norte - Bêbado da Floresta- Punhos de Bronze - Dragão Duplo - Bambú da Floresta - Leão de Pequin - Shaolin do Norte - Punho da Sêda.

- Braços Curtos e médios - Águia Real - Tigre - Dragão pequeno - Linda Primavera- Gato- Palma vermelha -  Monge Bêbado  -  Serpente dourada -  Punhos de Pedra - Louva Deus do Sul - Macaco - Javali - Pena de Pedra- Palma de Ferro - Punho de Jade.

- Pernas Longas - Louva Deus do Sul - Cegonha - Tigre - Monge Bêbado - Oito Elementos - Garra de Águia - Urso - Três Monges- Dragão Gêmeo - Serpente Negra - Monge da montanha - Deusa Bêbada- Leão de Pequin- Shaolin do Sul - Punho da Sêda.

- Pernas curtas - Linda Primavera - Punho de Jade - Punho de Pedra - Monge do Sul -
Javali  - Gato - Águia do Sul - Colheita do Arroz - Oito Elementos - Pequeno Dragão - Gafanhoto do Sul - Garça Negra - Flor da Neve -Flor da Neve .

-Impulso Vertical - Gato - Cegonha - Palma Vermelha - Bambú da Floresta - Leopardo -  Águia do Norte - Macaco  - Três Monges - Monge da Montanha - Garra de  Águia - Macaco da Floresta do Sul - Linda Primavera - Shaolin do Sul - Sobrancelha Branca.

-Impulso Horizontal -  Tigre Branco - Garra de Tigre do Norte - Leão de Pequin- Três Monges - Monge Bêbado- Macaco da Floresta do Norte - Javali - Pena de Pedra - Louva Deus do Sul - Dragão Gêmeo - Shaolin do Norte - Águia do Sul - Linda Primavera - Flor da Neve.

-Peso Leve e Médio - Macaco da Floresta- Cegonha do Rio - Gato - Garra de águia - Águia do do Norte - Linda Primavera - Punhos de Jade - Colheita do Arroz - Serpente Sagrada - Pequeno Dragão - Shaolin do Norte - Punho de Bronze - Deusa Bêbada - Águia Real - Oito Elementos - Louva Deus do Sul - Gafanhoto do Sul - Três Monges-
Gato do Templo do Sul - Mãos de Buddha- Tigre Branco- Punho da Sêda- Sobrancelha Branca.

-Peso Médio/ Pesado - Urso - Tigre - Javali - Pena de Pedra - Garra de Tigre - Macaco da Floresta do Sul - Monge Bêbado do Norte - Colheita do Arroz - Flor da Neve - Palma Vermelha - Palma de Ferro - Três Monges - Águia do Sul - Linda Primavera - Shaolin do Norte-  Caminho da Montanha - Leão de Pequin - Punhos de Pedra.

Reflexo de Defesa - Linda Primavera - Louva Deus do Sul - Gafanhoto do Norte - Garça Branca - Deusa Bêbada - Mãos de Buddha - Colheita do Arroz - Oito Elementos - Gato -Águia Real - Caminho da Montanha - Flor da Neve - Tigre Branco - Urso - Punho de Jade - Serpente Sagrada - Três Monges - Cegonha - Macaco do Sul. Shaolin do Sul. Bambú da Floresta- Escorpião - Punho da Sêda.

-Reflexo de Ataque - Shaolin do Norte - Garra de Tigre do Norte -Pena de Pedra - Leão de Pequin - Palma Vermelha - Palma de Ferro - Palma de Bronze - Javali - Monge Bêbado do Sul - Monge da Montanha - Garra de Águia - Águia do Sul - Sobrancelha Branca - Punhos de Pedra - Dragão Gêmeo.

-Estatura Baixa- Gato - Escorpião - Águia do Norte - Macaco da Floresta - Palma de Bronze - Monge Bêbado - Javali - Três Monges - Serpente Sagrada - Dragão Pequeno - Louva Deus do Sul - Deusa Bêbada- Colheita do Arroz - Linda Primavera - Flor da Neve - Punho da Sêda - Águia Real - Caminho da Montanha - Punho de Jade.

-Estatura Média /Alta - Tigre Branco - Mãos de Buddha- Garça - Cegonha - Oito Elementos - Urso - Três Monges - Gafanhoto do Norte - Bêbado da Floresta - Linda Primavera - Bambu da Floresta - Macaco do Sul - Palma de Ferro - Palma de Buddha. Louva Deus - Tigre Branco - Dragão Longo - Shaolin do Sul - Águia Real-  Serpente Dourada - Sobrancelha Branca.

- Força de Punhos curtos/ Médios - Linda Primavera - Flor da Neve - Oito elementos - Mãos de Buddha - Serpente Sagrada - Garra de águia - Punho da Sêda - Gato - Escorpião Macaco da Floresta - Monge Bêbado - Deusa Bêbada -Javali - Colheita do Arroz -Três Monges - Punho de Jade - Dragão Pequeno - Garra do Tigre do Norte - Gafanhoto do Sul - Leopardo - Sobrancelha Branca - Pena de Pedra - Punhos de Pedra - Dragão Gêmeo.
- Força dos Punhos Médios/Longos - Garra de Tigre - Flor da Neve - Monge Bêbado - Bambú da Floresta - Linda primavera - Louva Deus do Sul e do Norte - Três Monges- Palma de Ferro - Palma Vermelha - Punho de Bronze - Urso - Macaco do Norte - Leão de Pequin - Punho da Sêda - Oito Elementos - Dragão Longo - Dragão Duplo - Dragão Gêmeo- Escorpião - Garra de águia.



                     Espero que as informações que citei acima, tenham ajudado a escolher o estilo de Kung Fu (Wu Shu) que mais combina com suas características pessoais, evidentemente não coloquei inumeros estilos pelo simples fato de que seria impossivel fazê-lo com todos os critérios necessários, mas busquei simplificar as bases de escolha por meio dos estilos mais praticados nas escolas de Kung Fu, evidentemente existem muito mais estilos tradicionais em questão, mas tenham a certeza de que nenhum estilo é melhor do que o outro, mas o atleta que realmente sabe escolher o estilo e o método que mais  ividencia suas qualidades, analise em quais elementos voce se encaixa, daí é só escolher uma escola e "ir a luta"... Boa Aula!
By
Grão Mestre Makáo


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grão Mestre Makáo - Informe Público!

                         
  Durante muitos anos, estive afastado de minhas atribuições junto ao Kung Fu e aos estilos que representam minha escola (Wing Chun & Kak Kan Chun), ao qual iniciou suas atividades no ano de 1973 na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.
                           Em meio do ano de 1996, fui responsável pelo 1º Encontro internacional das artes Marciais em Curitiba, ao qual foram demonstradas as diferentes técnicas de diversas modalidades de artes Marciais, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e colaboradores empresariais, nesta ocasião festiva, informei ao público e aos participantes, que estaria a partir daquele momento, dando término as minhas atividades marciais bem como minha carreira naquele ano!
                            Naquele período, minha escola estava em atividade em Curitiba, Londrina, Maringá, Joinville e Foz do Iguaçu, perfazendo uma quantidade expressiva de praticantes no Estado do Paraná bem como em outras localidades... 
                              Ao me manifestar na ocasião sobre meu afastamento, por motivos pessoais, mantive as escolas naquele período sobre os cuidados de alguns alunos meus formados, dando os direitos reservados de uso do nome e do estilo, bem como a divulgação e ensino dos estilos acima citado, para quatro membros efetivos de minha agremiação! Passaram-se 15 anos, já em outras atividades, percebi a necessidade de retornar ao meio das artes marciais em função de divergências ao longo dos anos, entre os alunos designados por mim. Alguns pararam de dar aulas, outros pela idade ou por atribuições pessoais que não eram compativeis a outras atividades, mas bem em verdade, percebi que os objetivos básicos de meus ensinamentos, não estavam sendo seguidos por muitos, enquanto outros, mantinham-se em suas atribuições como eu havia designado!
                               Enfim...Sou muito grato aos alunos, professores e Mestres por mim formados, que mantiveram suas raízes marciais atreladas a tradição dos ensinamentos que me foram confiadas pelo meu amado Mestre (Chen Lo).
                                Hoje, retornando as minhas atividades após 16 anos de afastamento, tornei a unificar todas as escolas que descendem de minha linhagem, com isto, publicamente afirmo, que não existem escolas credenciadas da Kak Kan (nome usado na época), para que representem meu nome (Makáo) ou o meu estilo (Kak Kan Chun, nome atual)... Isto não significa que não existam instrutores, professores e Mestres que não estejam aptos, mas reafirmo que não existem escolas atualmente, que estejam credenciadas a me reprentar ou ao meu estilo, profissionais "sim" escolas não!
                                  Venho por meio de meu Blog, informar publicamente, que qualquer escola, agremiação, academias que por ventura estejam usando o nome da Kak Kan Chun (Kak Kan) ou do Wing Chun  de minha linhagem ou o meu nome Makáo, sem as devidas credenciais, certificados e diplomas fornecidos pela "International School of Wing Chun & Kak Kan Chun ", estarão sujeitas as devidas ações cabíveis pela lei! No entanto, aqueles profissionais que se mantém dentro da conformidade ética, bem como, ainda não tiveram a oportunidade de se manifestar e reavaliar seus conhecimentos ou renovar suas intenções de ensino, peço que encaminhem para meu Email - mestremakao@hotmail.com o seu pedido de integração!
                                     Meu objetivo é evitar a proliferação indevida de pessoas não credenciadas, que no exercício destas funções, venham a prejudicar aqueles que estão devidamente credenciados! Torno a repetir, "Bons profissionais, professores e Mestres, existem e podem dar aulas com raras exceções!
                                    Hoje, o único responsável pelo estilo Kak Kan Chun (Kak Kan), tanto no Território Nacional bem como agremiações internacionais filiadas, tem como representatividade a "International School of Wing Chun & Kak Kan Chun" ao qual sou o fundador e presidente efetivo! Portanto, peço aos meus alunos formados, pessoas seguidoras deste blog, amigos e Mestres de outras escolas e estilos que informem por meio de meu Email, uma eventual presença de um representante não oficial para salvaguardar os bons exemplos!
                                                Agradeço a atenção de todos!
                                        Grão Mestre Makáo - Fundador da Kak Kan Chun 
                                         Representante Oficial do Wing Chun- Lignage Wong Li Chen 
                                     Presidente da -International School of Wing Chun & Kak Kan Chun

terça-feira, 10 de abril de 2012

Leung Jan - O Rei do Wing Chun

                           

                                       Leung Jan (梁赞) - (1826-1901).

                                   Seu nome tornou-se conhecido devido às suas vitórias em lutas competitivas.  Ele foi chamado o Sr. Janeiro de Foshan (佛山赞先生).  Leung Jan era o caçula de dois filhos, filho de Dr.Leung.   Enquanto jovem Leung Dak Asa (leung Jan) seguiu os passos de seus pai, com seu amor do conhecimento médico. Leung Jan começou a aprender Wing Chun Kuen durante o ano de 1840. Leung Jan ganhou o título de "Wing Chun Kuen Wong" ou "O Rei dos punhos Wing Chun", este título foi ganho ao longo de 300 desafios, no qual ele foi invicto.
                                     Leung Jan sem dúvida foi o primeiro lutador de Wing Chun, que enfrentou diversos estilos de Kung Fu, em diferentes modalidades, que venceu seus adversários apenas com sua técnica de punhos, fontes com credibilidade, afirmam que Leung Jan em um só dia enfrentou mais de 20 adversários, levando todos a derrota!  Leung Ye Tai eventualmente ensinou o sistema Wing Chun ao Dr. Leung Jan de ‘Foshan’, localizada no sul da China. Leung Jan passou seus conhecimentos para seus dois filhos, Leung Chun e Leung Bik (ver postagem anterior sobre Leung Bik), e um vendedor de rua com o nome de Chan Wa Shun.Quando, já idoso, se afastou de suas atividades profissionais, passou a ensiná-los todos os dias.
                                     Existem indicações da falta de amizade entre Chan Wáh Shun e o filho de Leung Jan, fato este responsável por um combate entre Bik e Wah Shun, sende este último o vencedor deste desafio!



                                    Chan Wáh Shun foi relatado como um homem das ruas e não era bem educado, e teve inúmeras oportunidades para usar suas habilidades de Wing Chun. Chan Wa Shun assumiu 16 discípulos, sendo seu ultimo um menino de 13 anos de idade, Ip Man.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Leung Bik 梁壁 - O revolucionário do Wing Chun

Grão Mestre Leung Bik filho de Leung Jan (O Rei do Wing Chun)
                
 Dai Siu Bik, conhecido como Leung Bik 梁壁, foi um dos cinco filhos de Leung Jan ( Leung Bik, Leung Jee, Leung Chun, Leung e Yuen Leung Ko), considerado o maior lutador de Wing Chun de todos os tempos, Leung Jan não ensinou ao seu filho Bik a arte que lhe dera fama, na verdade Bik foi ensinado por seu tio, que preocupou-se em ensiná-lo apenas para se defender, mas o jovem Bik era profundamente auto-didáta e com isto, iniciou uma série de estudos referentes ao Wing Chun tradicional por intermédio de seu irmão  Leung Chun (梁春), mas o temperamento do jovem Bik era totalmente diferente de seus irmãos, contestador e profundamente rebelde, resolveu modificar algumas normas do Wing Chun ensinado por seu pai, isto fez com que todos os seus irmãos se voltassem contre ele, vendo-o com desprezo bem como as formas desnvolvidas por ele. Para a família Leung o Wing Chun era uma técnica que dava muita ênfase ao uso dos punhos em quase 70% de seus golpes e apenas 30% eram golpes com chutes baixos ou chaves de pernas e o uso de joelhos ...No entanto, Bik buscou unir os punhos do Wing Chun  e chutes altos, diferente do que era ensinado nas escolas tradicionais, outro fator que gerou polêmica sobre Leung Bik, foi o uso dos cotovelos como guarda alta. Com isto Bik se viu forçado a sair de sua cidade "Foshan " onde seu pai era conhecido como "O rei do Wing Chun". 
                             Leung Bik, na maioria das histórias, após a morte de Leung Jan (pai), perdeu uma briga com Chan Wah-Shun, um dos melhores alunos de seu pai, e foi forçado a deixar Foshan.  Após o fato ocorrido, Bik resolve definitivamente partir de sua cidade natal, indo para a cidade de Hong Kong onde instalou-se como comerciante de chás e ervas medicinais, o tempo passou e cada vez mais, Leung Bik desenvolvia sua técnica (mais flexivel e suave), diferente da linha rígida ensinada pelas escolas tradicionais do Wing Chun, ao qual Bik tranformara por completo, passaram alguns anos e teve como alunos somente seus filhos, mais tarde conheceu um jovem chamado Ip Man na loja que gerenciava, perguntando ao jovem se praticava Wing Chun, teve como resposta que "sim", Bik perguntou ao jovem quem era seu Mestre, ele respondeu que era Chan Wah Shun, para espanto de Leung Bik, percebeu se tratar do mesmo homem, aluno de seu Pai, que o havia derrotado, imediatamente desafiou o jovem Ip Man, que mesmo tentando evitar um combate com o velho homem, viu-se obrigado a aceitar o desafio, achando que iria vencê-lo facilmente, para seu espanto, o velho gerente da loja o venceu, Ip Man então perguntou o seu nome, o velho somente disse: Meu nome é Leung Bik...Ip Man então percebeu se tratar do filho de Leung Jan, Mestre de seu Mestre, a partir daí, Ip Man tornou-se aluno de Leung Bik e de sua técnica inovadora do Wing Chun...
                                              Leung Bik foi sem dúvida o renovador das linhas tradicionais do Wing Chun, muitos afirmam que sua técnica na verdade, era a técnica secreta da familia Leung, outros veem Bik como o "revolucionário" do Wing Chun, ao meu ver, foi sua busca pelo "novo" que permitiu uma elasticidade do estilo, onde atualmente permite diversas vertentes do Wing Chun!Após a morte do primeiro mestre de Ip Man (Chan Wáh Shun), a escola passou por diversas transformações de ensino, tendo em vista, a invasão japonesa na China, ao passar dos anos, Ip Man assumiu a escola e readaptou o estilo classico ensinado pelo seu primeiro Mestre, tornando possivel assim repassar as técnicas ensinadas pelo seu 2º Mestre Leung Bik...
                                Enfim, Leung Bik finalmente viu seu estilo de Wing Chun ser aceito como método inovador entre as escolas tradicionais, mais tarde Ip Man lecionou para muitos alunos e seus filhos, Ip Chun e Ip Ching, aos quais são os herdeiros desta linhagem reconhecida mundialmente!
By Great Master Makáo
   

sábado, 7 de abril de 2012

Retornando ao passado da Linhagem de (Wong) Li Chen e sua história no Wing Chun!





                         Falar do Grão Mestre Wong, para mim é uma grande honra, diante do fato que este grande Mestre, foi o Mentor de meu próprio Mestre (Grão Mestre Chen Lo), sua história, sua vida foi um exemplo digno de ser relatado em minha postagem de hoje! Li Chen como era conhecido, nasceu em 1873 em Foshan ( chinês 佛山) é uma cidade da República Popular da China, localizada na província de Guangdong, filho de Lao Fay (Wong) e Wong Lien (mãe) , comerciante de ervas medicinais na região, localidade esta, berço do Wing Chun (estilo de Kung Fú criado em 1664).
                         O pequeno Li Chen sempre foi uma criança que merecia cuidados pois sofria desde o nascimento de uma doença respiratória, fatos este que levou o seu pai a uma constante preocupação em manter sua saúde com medicamentos e prática de exercícios marciais, seu primeiro instrutor e mentor foi  seu primeiro Mestre ( C´han Wu Tang), Li Chen tinha mais dois irmãos, Wong Hu Yong e sua irmã Wong Mei  Yuk, ambos praticantes do estilo "serpente dourada" estilo de Kung Fu 功夫 ensinado pelo Mestre C'han Wu Tang.
                           Li Chen era o filho menor do casal Wong,  aos sete anos de idade já praticava com seus irmãos na escola do Mestre C'han, arteiro e extremamente agitado, não parava de trazer certo incômodo  no momento de treinos, não gostava de praticar entre os jovens de sua idade, ao contrário, sentia-se bem treinando entre os adultos, de tanto incomodar o Mestre, este teve que afasta-lo do grupo de alunos menores e incluí-lo entre os adultos, turma esta que faziam parte seus dois irmãos! Li Chen treinou até completar 17 anos com o Mestre C'han, quando ocorreu sua morte após uma queda de cavalo, seu irmão Hu Yong (26 anos de idade), já era instrutor da escola na época que ocorreu o fato, Li Chen ficou abalado com a morte de seu Mestre e após algum tempo treinando com seu irmão, ambos comumente descutiam e Li chen acabou em conflito com o irmão, não concordando com o método de ensino que ele propunha... Sendo assim, o pai de ambos (Wong) Lao Fay, resolve levar o jovem Li Chen para treinar com o Famoso Mestre Chan Wah Shun, renomado Mestre de Wing Chun da região.
                            Li Chen não queria mudar de estilo e muito menos ter um novo Mestre, evitando por diversas vezes acompanhar seu pai a escola pretendida...
                             Li Chen (Wong), tentou por duas vezes fugir da casa de seu pai, sendo trazido de volta por muita insistência de sua mãe, Li Chen não era um jovem de muitos amigos, nem tão pouco se sentia confortável diante do fato de seu irmão ser um dos instrutores da escola de seu falecido Mestre, após muita discussão familiar, aceitou visitar a escola de Wing Chun do Mestre Chan Wah Shun.
                                                Mestre Chan Wáh Shun

                                           Nesta época, Mestre Chan Wah Shun, tinha somente 2 alunos diretos que ele mesmo ensinava, os demais alunos treinavam com seus aluno direto Ng Chung So, Li Chen ao ver o treino desta escola, ficou pouco confiante naquele estilo, pois usava demasiadamente os punhos e pouco os chutes que estava tão familiarizado, achou na verdade que aquele estilo (Wing Chun) era inferior ao estilo que aprendera com seu saudoso Mestre C'han (serpente dourada), definitivamente ele não queria treinar aquele estilo, mas seu pai não dando ouvidos as reclamações de seu filho, pediu ao Mestre Chan Wáh Shun, que aceitasse seu filho como discípulo, o Mestre ao ver o pouco caso que o jovem fazia, pediu ao seu aluno direto (Ng Chung So), que fizesse uma demonstração da técnica junto do jovem Li Chen, em um duelo de estilos, Li Chen aceitou o desafio, por achar fácil derrotar o seu oponente.
                                              Diante de diversas investidas com seu estilo da serpente, percebeu que não conseguia penetrar na defesa do aluno de Wing Chun, ficando profundamente indignado e raivoso,  pois Ng Chung So facilmente livrava-se das investidas do jovem Wong. O rapaz apesar de toda a sua perícia sentiu-se humilhado diante dos golpes sofridos,Mestre Chan Wah Shun acabou aceitando o jovem Li Chen Wong como aluno, assim ele fez parte de uma seleta comitiva de 16 alunos diretos onde teve como último colega aceito o jovem Ip Man, que mais tarde seria conhecido como Mestre de Bruce Lee!!   
                                              Grão Mestre Ip Man colega de Li Chen (Wong) na escola de Chan Wáh Shun!


                                         Passaram- se alguns anos, da mesma forma que seu primeiro mestre, agora via seu atual mestre falecer, Chan Wáh Shun sofreu um AVC levando-o ao óbito.Wong ainda continuou na escola por mais dois anos, formado como professor Mestre, resolve partir e montar sua escola e aos 42 anos em 1915, monta sua escola de Wing Chun em  Luoyang, cidade antiga e local de nascimento de seu pai! No começo, passou dificuldades financeiras, dificuldades em achar um local para iniciar sua escola de Wing Chun,  após alguns meses, surgiu um jovem chamado Chen Lö, lembrava muito o temperamento de Li Chen quando ainda jovem (22 anos), este rapaz em pouco tempo tornou-se o aluno direto de Li Chen.
                                     Mestre Li Chen Wong veio a falecer em 1947, aos 70 anos, deixando como seu substituto o aluno Chen Lö, onde contava com com 54 anos de idade, neste período a China era palco de mudanças pós II Grande Guerra Mundial, as dificuldades foram maiores para manter a escola, com a morte de seu Mestre (Wong) Li Chen,  Chen Lö, seu substituto, resolve mudar para Macau e em seguida partiu para  Moçambique como muito chineses da época. existia uma pequena comunidade chinesa de cerca de 4000 pessoas, concentrada em Maputo e na Beira, dedicando-se sobretudo ao pequeno comércio , após familiarizar-se com o idioma português, resolve pegar um navio para o Brasil em 1947, ao chegar no novo país  Chen Lö se estabelece no Rio de Janeiro onde permanece até meados dos anos 60, quando casado e com dois filhos (Célia Chen e Káo Chen), muda-se mais para o sul, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, ali inicia sua escola em sua residência tendo entre seus alunos James, que mais tarde tornou-se conhecido como Mestre Makáo, futuro sucessor após sua morte! Atualmente lecionando na mesma cidade, da mesma forma que seu Mestre, ministra aulas em sua residência para um seleto grupo de alunos!
          2 Familia Yiu Kai
          3 Família Li Chen Wong
          4 Familia Jiu Wan
          5 Familia do vilareijo Gu Lo
          6 Familia Pan Nam
          7 Familia Yuen Kay-San
        10 Familia Cho
        12 Familia Pao Fa Lien
                         Estas famílias e linhagens não representam a totalidade no mundo, existem outras ramificações, mas estas são consideradas herdeiras diretas do estilo, hoje elas representam nas principais Instituições Internacionais, as escolas, formas e linhagens reconhecidas mundialmente por Federações Mundiais regulamentadoras do estilo em mais de 70 países!
                          A lista das famílias e genealogias do Wing Chun, pode ser encontrada na Wikipédia, com o nome dos principais representantes de cada linhagem e seus respectivos alunos e professores, como podemos demonstrar aqui, com o histórico da Linhagem de LI CHEN (WONG):

By Grão Mestre Makáo.