Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 21 de abril de 2012

Kung Fu Shaolin - 少林功夫 e caminho do Autoconhecimento...

                           少林功夫
                       Para todo o praticante de Kung Fu 功夫 é essencial que possua um desempenho físico tanto quanto mental, para isto não podemos deixar de enfatizar a necessidade de que obtenha uma profunda adequação sobre os conceitos "reais" desta arte marcial, que acima de tudo é geradora de uma das mais profundas fontes de autoconhecimento criadas pela mente humana! Quando refiro-me aos conceitos do Kung fu, não restrinjo-me apenas as linhas filosóficas ou aos estilos praticados, mas sim da visão ampla da vida como princípio básico de seus ensinamentos! É bem verdade que pouco se fala a respeito disto, mas a fundamentação do Kung Fu em níveis mais altos (Abades - Grão Mestres- Mestres e monges), vão muito mais além de simples golpes e posturas, superam as longas jornadas de meditação, indo de encontro ao verdadeiro significado da palavra "vida"!  
                         O Ocidente possui uma idéia totalmente distorcida desta arte "mãe de todas as artes", para que possamos compreender a profundidade dos ensinamentos,  buscas do autoconhecimento  que se denomina como Kung fu (homem hábil), temos que nos aprofundar em suas escrituras, analisando e interiorizando seus ensinamentos, com uma mente aberta e sem obstáculos!
                          Uma arte como o Kung Fu, sendo ela mais antiga 600 anos que a era Cristã (dados registrados), não sobreviviria até os dias atuais se caso não obtivesse fundamentos sólidos! Portanto, ir ao encontro desta filosofia estaremos indo ao encontro de nossas mais profundas aspirações...Ou seja, a compreensão e interação com o mundo em que vivemos!
                            Um exemplo disto está registrado em escrituras chamadas "Yi Jin Jing" Diz-se que a Escritura (Yi Jin Jing), um dos exercícios tradicionais de Qigong em todo Território Chinês, ao qual  foi traduzida por Bodhidharma, e posteriormente transformou-se na principal Obra dos templos Shaolins de Kung Fu, tanto no norte como no sul da China.  
Yi Jin Jing - O Livro
                                                Da mesma forma que este livro (Yi Jin Jing), outras inúmeras obras foram se difundindo no decorrer dos séculos, que registraram os conceitos desta nobre arte que unifica corpo, mente e alma, como princípio básico de seus  ensinamentos, entre estas obras, podemos citar  Zhé Xué Ch'an como uma das belas obras de literatura nas artes marciais, onde teremos como referência principal a busca interna do praticante como princípio básico de compreensão da vida. 
Eis alguns trechos desta Obra:

          (害怕Ter medo
          *  Qualquer que seja o "Grande Caminho" que desejamos seguir em busca de nossas realizações, só iremos atingir nossos intentos, caso tenhamos medo de viver estagnados no mesmismo de nossas antigas idéias a respeito de tudo! 
          *   A natureza do medo retarda os covardes e impulsiona os determinados e protege os cautelosos!

           (胆量) Ter coragem
          
          *    A coragem é um termo que reflete a astúcia daquele que é visto como louco, especialmente pelos covardes! Coragem é a certeza do impulso de ir em frente...
          *    Não existe caminho certo, mas homens certos que trajetam por qualquer caminho, isto é ter coragem, seguir por qualquer caminho...É chegar independente do caminho tomado... É ter coragem de ir além, além do próprio caminho!
          *    Precisa de muita coragem... para enfrentar os próprios medos e covardias!
           

           (精神Ter força

          *  Forte é todo aquele que reconhece suas limitações, sobrepõe suas fraquezas e renova seus ideais diante de seus fracassos e segue em frente...
          *   Força não é uma questão de  rigidez e sim é uma questão de fluidez, a prova disto é que a pedra rígida se desgasta com a fluidez das águas!
          *   Se reconhece um homem forte quando ele não teme mostrar suas fraquezas! 

          (作事) Ter agilidade
        
          *  Agilidade é perceber o movimento de tudo que aparentemente não se move.

          *  Agilidade é compreender a mobilidade estando estático.
              É reagir instantaneamente diante  do impulso.




 (反应Ter reflexo

           *   Alguns não percebem que o reflexo instintivo depende unicamente do ato de ser pego de surpresa, se não há porque se surpreender, não existe motivo de ter reflexos imediatos, aquele que o tempo todo se surpreende com o que está a sua volta, será sempre um ser com reflexos imediatos! 
          *  O susto gera reflexo imediato e movimento, o medo gera estagnação e recuo...Não existe portanto reflexo imediatos sem riscos eminentes!

            Aqui deixei registrado nesta postagem um pouco dos ensinamentos do Kung Fu, onde a cultura desta arte milenar, bisavó da psicologia moderna, em seu tempo distante já estudava o comportamento humano e seus conceitos comportamentais, muito antes dos divãs dos psicanalistas dos tempos modernos!
            Caso queiram mais destes ensinamentos deixem registrados aqui os seus interesses em tocar neste assunto nas próximas postagens!

By Grão Mestre Makáo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.