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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ícones das Artes Marciais que o tempo não apaga! Eles difundiram as artes Orientais através dos tempos...

                                                                         Bruce Lee
                                         Lembro-me bem da época em que eu era apenas uma criança, quando ainda as arte marciais eram desconhecida para a maioria da população mundial, pouco se sabia sobre as artes orientais, o Judô iniciava sua trajetória para fora do Japão, o Boxe tradicional era a única forma de combate ainda reconhecido no planeta! Mas na década de 60, o Karatê, Jiu-jitsu, em conjunto com o judô vieram para o Ocidente, mas ainda assim, as artes chinesas eram desconhecidas, porém  isto começava a mudar, um jovem chamado Bruce Lee, Norte Americano, iniciava sua trajetória nas telas dos cinemas com uma arte chamada "Kung Fú"! Praticante de um estilo diferenciado (Wing Chun), modificou por completo a visão que se tinha naquele momento, das artes marciais...

                                                                  Alexander Fu Sheng
                                             Alexander nasceu como Cheung Fu-Sheng em 20 de outubro de 1954 em Hong Kong,  e ele morreu quase 10 anos após que Bruce Lee morreu em 20 de julho de 1973.
                                             Eu em 1970, já praticante do Kung Fú, percebi que o mundo abria suas portas para as artes marciais, com isto, outros praticantes de Kung Fu começaram a despontar no Ocidente, pela porta que Bruce Lee havia deixado aberta, entre estes, Alexander Fu Cheng! Assim nascia a febre do Kung Fu no planeta, tornando possivel que outros estilos fossem reconhecidamente apreciados...
                                            Filmes de Fu Sheng ainda são reverenciados em Hong Kong.  Ele não é tão conhecido em os EUA como em  Hong Kong, lá ele ainda é considerado o maior de todos os praticantes de Kung Fú e lendário entre as estrelas, devido à sua curta vida e à disponibilidade limitada de seus filmes. Mas ele tem um forte culto de seguidores entre os fãs do gênero pelo mundo todo!




      Bill Walace
Wallace nasceu em Portland, Indiana , e treinado em Luta livre durante seus anos de colegial

Com isto, ao passar do tempo, outras artes marciais começaram a trilhar o caminho da popularidade, campeonatos locais, campeonatos continentais e mundiais, caíram na apreciação do público, revelando grandes lutadores e mestres de diferentes artes, entre eles, Bill Walace, Ele começou seu estudo de judo em 1966 e foi forçado a interromper seu Judo atividades relacionadas causa de uma lesão que sofreu no joelho direito durante o treino . 
                                   Ele então começou a estudar Karate em Michael Gneck  em fevereiro de 1967 enquanto servia na Força Aérea Norte Americana .  Depois de entrar no ponto da cena torneio de luta e alcançar o sucesso lá, ele mudou para o kickboxing full-contact. detentor de inúmeros campeonatos e responsável por uma técnica de Karatê, até hoje sem igual...


Bolo Yeung
A imagem que se fazia do Kung Fu, nos anos 70, era de uma arte de aplicações leves e rápidas, onde seus golpes eram eficientes pela agilidade de seus golpes, mesmo assim a conotação singular de que era uma arte oriental criada por chineses fracos e pequeninos, mudou com a aparição do Bolo Yeung, com um porte de fisiculturismo, este mestre de Kung Fu, quebrou esta imagem ao surgir nas telas dos cinemas, ao lado de Bruce Lee...


                                                                       Brandon Lee
                                                          Com a morte ainda jovem de Bruce Lee, o mundo só retomou a possibilidade de ver a continuidade de seu estilo, por intermédio de seu filho, que infelizmente teve uma morte trágica como seu pai, Brandon Lee retorna aos seus treinos de Kung Fu anos após a morte de seu pai, conciliando com seus trabalhos teatrais pois ao contrário de seu pai, Brandon queria ser conhecido por sua habilidade teatral e não pelos seus conhecimentos marciais. . Volta a treinar na academia de Dan Inosanto e Ted Wong antigos alunos de Bruce.sob aprendizagem de Dan Inosanto  tornou-se profundo conhecedor do Jeet Kune Do, até a sua morte no início dos anos 90! 



                                                                    Chuck Norris

                                                  Eu já era Mestre formado em Kung Fu, quando reconheci também no Karatê, um grande divulgador desta arte nas telas e na vida, Carlos Ray Norris  ou simplismente Chuck Norris, grande campeão Norte Americano, tornou-se campeão de Karatê na categoria meio-médio (sem contato), um título que ele manteve por sete anos consecutivos.   buscou sempre elevar o Karatê em um patamar mundial, de reconhecimento e notoriedade marcial...
                                                   Norris criou a arte marcial Chun Kuk Do, que foi baseada principalmente no Tang Soo Do e inclui elementos de todas as lutas marciais conhecidas por ele. Assim como outras artes marciais, o Chun Kuk Do inclui um codigo de honra, regras e um sistema de faixas com 8 faixas. Estas regras são do código pessoal de Chuck Norris. O Chun Kuk Do foi fundado em 1990 e ja passou por diversos nomes desde sua fundação, sendo eles: American Tang Soo Do, Chuck Norris Karate System e Chuck Norris System.

Dominique Valera
Não resta dúvida alguma que Dominique Valera é e sempre foi o maior representante do Karatê Europeu, sendo ele o criador do Karatê full Contact (Contato Total), onde as regras estabeleciam o contato de golpes além dos pontos conhecidos, poderia-se afirmar sem sombra de dúvidas, que Dominique foi o percursor  do MMA atualmente praticado, eu o conheci em 1987!


                                                                        Dan Inosanto

                                                               Ninguém é mais fiel ao seu Mestre que Dan Inosanto, após a morte de seu Mestre (Bruce Lee), tornou-se sucessor na linhagem de seu Mestre no estilo Jeet Kune Do, responsável pela divulgação do estilo criado pelo seu Mestre, ensinando também o filho (Brandon) de Bruce, até sua morte!
                   Hoje possui representantes ligados a sua academia (Inosanto Academy) em todo o mundo.
                   No Brasil possui como representante oficial Edmárcio Rodrigues (Edmárcio Rodrigues Academy), passando o conhecimento do Jun Fan Jeet kune Do.

                                                        

                                                                         Ed Parker
                                                         Falar de Ed Parker é falar da legitima arte do Kempo Karatê, campeão inigualável, Mestre sem limitações, foi o primeiro Karateca a reconhecer a superioridade do Kung Fu de Bruce Lee, mesmo assim com uma simplicidade estudou e tornou-se amigo de Bruce após um combate sem precedentes com Bruce, seu estilo, sua força e exatidão dos golpes, tornaram Ed Parker uma lenda nas artes Marciais...nos anos 80!Parker abriu a escola de karate primeiro comercial no oeste dos Estados Unidos em Provo, Utah em 1954.Parker, vendo que os tempos modernos colocado novas situações que não foram abordadas no Kenpo, adaptado a arte para torná-lo mais facilmente aplicável para as ruas da América e chamou o seu estilo, American Kenpo Karate.
                                              Ele ajudou Bruce Lee ganhar atenção nacional, introduzindo-o em seu International Karate Champion . . Ele serviu como guarda costas de Élvis Presley durante os anos finais do cantor, fez filmes, foi um dos instrutores de artes marciais Kenpo em filmes. Ele é mais conhecido por Kenpoistas como o fundador da Americam Kempo e é referida carinhosamente como o "Pai do Karatê americano"


Gordon Liu
                                                        Gordon Liu e Kung Fu são sinônimos, ninguém mais que ele, difunbdiu o Kung Fu tradicional ao redor do mundo, aclamado como o "único" mestre que conhecia profundamente cinco estilos desta arte, ao qual elevou a arte chinesa como pai de todas as artes, adeptos no mundo inteiro, buscavam academias e escolas de kung fu em meados dos anos 80, em função do grande prestígio por ele transmitido nas telas!
                                                                Em sua juventude, ele fugia da escola para treinar Kung Fu , sem seus pais o conhecimento.  Devido à amizade e respeito que sentia por seu sifu e sua esposa, ele assumiu o nome Lau Kar Fai.  Como ele cresceu, ele encontrou um trabalho como despachante para fazer face às despesas.  Seus interesses sempre tinha sido no sentido de artes marciais e ele acabou por ser oferecido um papel por Lau Kar Leung. Seu nome antes de ser adotado foi Xian Qixi


Família Gracie
                                              Como não falar desta família? Eu conheci Hélio Gracie e Carlson no final dos anos 70, quando ainda eu morava no Rio de Janeiro, sua academia na Siqueira Canpos me chamou a atenção, mal sabia eu que estaria diante da maior Sumidade na arte do Jiu- Jitsu...Neste período fui agraciado com a dádiva de tê-los conhecido, pois estava diante do criador do Jiu-jitsu Brasileiro, diferencial absoluto das artes japonêsas, como é notório no mundo inteiro, como eficiência na arte de defesa de chão! 
                                                Hoje esta família de grandes mitos, modificaram a trajeto das artes marciais, elevando o Brasil no mesmo patamar das demais artes praticadas no Japão... 

                                                                          Jackie Chan
                                                         Por volta de 1960, seu pai, Charles Chan Chi-Ping, e sua mãe, Lee-Lee Chan Yuet-Wing, fugiram para Camberra, na Austrália, como refugiados da Guerra Civil Chinesa. Antes de deixar a República Popular da China.Chan quando criança foi apelidado por sua mãe de Pao-Pao ("Bola de canhão" em chinês) por ser uma criança com muita energia e estar sempre rolando pelo chão afora.
                                                        Aos sete anos Jackie Chan deu seu primeiro passo rumo à carreira artística, matriculando-se na Escola de Ópera de Pequim. O treinamento na ópera de Pequim era rigoroso, lá os alunos aprendiam dança, canto e outros tipos de arte, foi então que Jackie Chan começou a descobrir seu talento com as acrobacias e as artes marciais.
                                                          Para muitos ele era considerado o sucessor natural de Bruce Lee nas telas e filmes de Kung Fu, mas com seu jeito peculiar e sem querer imitar Bruce, Jackie Chan, criou um estilo de representar mais despojado, sem que com isto deixe dúvidas de seu conhecimento profundo na arte do Kung Fu, responsável principalmente pela curiosidade do público mais jovem, Jackie fora das telas do cinema é responsável por escolas nos E.U.A e na China, que preocupa-se em transmitir o seu estilo para menores carentes, fazendo um trabalho extremamente social e buscando novos talentos... Conhecido por sua técnica apurada, treinou Wing Chun , conhecedor profundo do estilo da serpente sagrada e do estilo Dragão Duplo entre outras...
                           

Jean Claude Van Damme

                                                       Jean Claude Van Damme é sem qualquer dúvida um exemplo de dedicação e extrema capacidade anatômica e detentor de uma das mais belas representações de elasticidade marcial, surgindo como um representante do Kick Boxer nos anos 80, desviou a atenção pública para a sua arte, fez com que a arte no uso das pernas fossem reavaliadas, ele deu início a uma nova busca nas escolas, promovendo o Kick Boxer ao patamar mundial entre as demais....Depois de estudar artes marciais intensivamente a partir de onze anos de idade, Van Damme alcançou sucesso nacional na Bélgica como artista marcial e fisiculturista, ganhando o título de "Mr. Bélgica". Ele emigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema, e ainda nos anos 80 alcançou o sucesso
                                                                                Jet Li
                                    Ninguém pode discutir a grande complexidade marcial que representa Jet Li, é sem dúvida o maior artista marcial da atualidade com reconhecimento mundial,tanto pela sua capacidade e pela limpeza de golpes, onde a falha está fora de cogitação, poucos sabem, mas Jet Li iniciou na pratica do Kung Fu ainda bem jovem, sonhava um dia abrir sua escola, Seu pai morreu quando tinha dois anos e sua mãe super protetora enviou-o para a academia de Wushu aos 12 anos. Praticando Wushu desde criança, a partir dos 11 anos ganhou 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais (entre 1974 e 1979).
 seu êxito levou a República Popular da China a declará-lo um "Tesouro Nacional." Assim, foi convidado a acompanhar diversas visitas oficiais chinesas ao exterior. Aos 17 anos, em 1979, ele fez a sua estréia no cinema na série Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. Artista marcial excepcional, dotado de uma destreza técnica impressionante, perfeccionista e disciplinado, foi muitas vezes comparado com Bruce Lee.
                                     Tornou-se célebre no exterior ao trabalhar com Tsui Hark em 1991 na famosa série "Era uma vez na China". qual ele interpretava o herói popular Wong Fei-hung.
  • 1974 – Youth National Athletic Competition: medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro do torneio
  • 1975 – Third Chinese Wushu Championships: medalha de ouro pela forma de punho longo (changquan), medalha de prata pela forma com lança
  • 1977 – National Wushu Competition: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma com sabre
  • 1978 – National Wushu Competition: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro do torneio
  • 1979 – Fourth Chinese Wushu Championships: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro pela forma com sparring (de combate), medalha de ouro do torneio.


Mark Decascos
                                                   Ele possui vários títulos de Karatê e Kung Fu conquistados entre os 7 e 18 anos. Também praticou outras artes marciais tais como Capoeira, Taekwondo e Kendo. Mark é descendente de um verdadeiro "caldeirão de raças misturadas", seu pai Al Dacascos é instrutor de artes marciais com origens filipina. espanhola e chinesa, sua mãe é meio-japonesa e meio-irlandesa. Tornou-se ator marcial, mas sempre teve objetivo de tornar-se um grande Mestre em Kung Fu, tendo como exemplo Bruce Lee! Tanto foi assim, que apartir de seu 23 anos foi estudar Kung Fu com Ip Chun, filho de Ip Man, tornando-se expecialista em Wing Chun na atualidade, mas sempre fazendo filmes que de certa forma mostre sua performace...

                                                                     Robin Shou
                                     Shou não prestou a nenhuma aula de artes marciais antes de completar seus 19 anos, Logo ele percebeu que o karate não lhe servia de nada, e decidiu parar. Um ano e meio depois, ele viu uma demonstração de um grupo de praticantes de Kung Fu em Pequim. Ele ficou tão inspirado pelo treino nesta disciplina que, em 1981, logo antes de começar seu ano de sênior na Universidade do Estado da Califórnia, ele vendeu seu carro e usou o dinheiro para passar um trimestre estudando Kung Fu na China.
                                         
Shou retornou à Universidade do Estado da Califórnia, em Los Angeles, e se bacharelou em engenharia civil. Passou um ano e meio neste campo, e se convenceu de que precisava de uma carreira diferente. Ele achava computadores e eletrônicos entediantes.
                                        Shou sempre tentava seguir o ideal: concluir seus estudos, conseguir um trabalho, e se casar. Ele estava infeliz, e a única coisa que o mantinha eram as artes marciais.
                                        Logo, ele partiu à Hong Kong em férias. Ao chegar, ele recebeu uma oferta para aparecer em um filme como dublê. Ele recebia várias ofertas, e, em seus primeiros dois anos em Hong Kong, ele apareceu em pequenos trechos em filmes de ação, mais tarde, reconhecidamente tornou-se uma estrela global! Mesmo assim, com todo o dinheiro ganho em suas filmagens, resolveu montar a sua escola em Hong Kong, onde vive atualmente....




                                                                     David Corradine

                                            David, nascido John Arthur Carradine, era filho do ator John Corradine, irmão de Bruce Carradine e meio-irmão de Keith Corradine e Robert Corradine, todos atores.
                                            David Carradine é mais conhecido por seu personagem "Kwai Chang Caine", na série de televisão Kung Fu! Uma cena famosa da série (que deveria ter sido estrelada por Bruce Lee, mas os produtores, ao final, não quiseram um chinês "autêntico", optando por "puxar os olhos" de Carradine) é quando Kwai Chang tatua sua pele com ferro quente.  Esta série fez com que David desse início a prática do Kung Fu, ao qual jamais parou.  David Carradine foi encontrado morto em 4 de julho de 2009, em um hotel de luxo em Bangcoc, onde participava das filmagens de Stretch!


Donnie Yen
                                                           Donnie Yen (nascido em 27 de julho de 1963) é um ator de Hong Kong, artista marcial, cineasta e produtor, coreógrafo de ação e mundo das artes do kung fu, medalhista torneio.   Yen também ganhou reconhecimento internacional por ter aparecido em muitos filmes, juntamente com outros atores importantes e internacionalmente conhecido como Jackie Chan e Jet li bem como Michelle Yeoh.
                                                     Sua carreira tornou-se explosiva no mundo todo, ao representar o lendário Ip Man, Mestre de Bruce Lee no cinema!

Jim Kelly
Como ator, Kelly é mais conhecido por co-estrelando ao lado de Bruce Lee em Operação Dragão.. Este aspecto levou a papéis de protagonista em uma série de artes marciais com temas marciais nos filmes, entre eles Black Bealt Jones. . A maioria dos papéis do filme Kelly jogou-se a novidade de um artista marcial Afroamericano, novidade na época, mas isto lhe coube o apelido de Black Bruce, pela incrível semelhança de movimentos com o eterno Bruce, sua carreira foi curta, mas ele ainda é reconhecido como "Black Dragon" e ensina seu estilo " Dragon Free" sendo uma variação de Karsatê e Kung Fu estilo Dragão!



                                                                        Al Leong
Albert "Al" Leong (nascido em 30 de setembro de 1952), 'Ka Bong' aka Al, começou a praticar Kung Fu aos 16 anos de idade, quando atingiu a idade de 22 anos já era um dos professores de estilo tigre, mais respeitados dos EUA, participou de campeonatos norteamericanos, asiáticos na década seguinte, ganhando a maioria deles, com isto dispertou os olhosd de cineatras americanos e fez muitos filmes, hora como duble, hora como ator coadjvante! Mas seu maior desempenho está em montar coreografias marciais, ensinando atores inexperientes a se movimentarem nas artes marciais em suas filmagens! Al Leong apesar de ser pouco conhecido,  Seus créditos incluem Máquina Mortífera, Duro de Matar,escorpião rei!. Ele também retratou um out-of-time Gengis Khan!


                                                                          Sammo Hung

Sammo Hung já coreografou com Bruce Lee, Jackie Chan, King Hu,  e é considerado uma das figuras mais influentes da história do Kung Fu. Apesar de ser grande e pesado é um lutador de Kung Fu muito ágil.
                                        Sammo Hung (nascido Hung Kam Po, 7 de janeiro de 1952) é um ator de Hong Kong, artista marcial, produtor de cinema e diretor, conhecido por seu trabalho em vários filmes de artes marciais, expecialista em Wing Chun, Dragão e boxe chinês ao qual iniciou sua carreira como artista marcial!

                                                                            Angela Mao
Angela Mao (nascido em 20 de setembro de 1950)  atriz mais conhecida pela sua atuação em filmes de Kung Fu, é tida como a rainha do Kung Fu e comparada como a Bruce Lee feminina. Conhecida também com os nomes: Mao Ying, Angela Mao Ying, e Fu Mao Ying.  Mao tem o apelido de  Lady Kung Fu por seus fãs.

 Steven Segal
Ainda adolescente, partiu para o Japão para aprenderartes marciais,   se tornado mestre em Aikidô  neste   país abru uma agência de segurança e ministrava treinamentos com a polícia   japonesa  e da  CIA americana  Especializou-se também no uso e manuseio de armas de fogo, tendo ministrado cursos na área para diversas forças de segurança. Steven Seagal é faixa preta 7º Dan de Aikidô 
                                              Foi o primeiro ocidental a abrir uma academia de artes marciais no país. Além de mestre , Seagal possui a faixa preta em outras artes marciais!


                                                                 

                                                                




                                                                    
                                                                           Tony Jaa
Tony Jaa foi eleito o melhor lutador dos cinemas, comparado aos maiores lutadores desta década, considerado pela crítica o lutador mais completo desde a morte de Bruce Lee, Jaa pratica Muay Thay. Pratica também todos os estilos do Muay Thai Boran(Muay Thai Tradicional).
                                            
No filme Ong Bak, Jaa ganhou um apelido bem falado: O Guerreiro Muay Thai. Pelo seu grande feito em Ong Bak e O Protetor, Jaa ganhou o carinho de inúmeros fãs que acompanham os filmes do ator.



                                                                                                                   

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TAI CHI CHUAN A ARTE QUE UNIFICA A NATUREZA HUMANA AO UNIVERSO

                               

                                        A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses dois aspectos não se excluem necessariamente para a maioria dos professores propagadores das finalidades, estudos e aplicações desta arte.
                                        
                                         O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do tai chi chuan através da figura do taoista imortal .
                                          Fica claro aqui, o absoluto interesse desta arte marcial, manter-se em equilíbrio, velocidade e acima de tudo, a harmonia com as energias da vida e do universo!
                                          
                                         São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu. Todos tem a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferenciando na forma.
                                          
Por ordem cronológica:
  • Tai Chi Chuan estilos:
  • Chen (陳氏)
  • Yang (楊氏)
  • Hao (武氏)
  • Wu (吳氏)
  • Sun (孫氏)
               
                               Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618-906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os trinta e sete estilos do tai chi", também chamada de chang chuan (punho longo) ou chang kiang (rio longo).
                              Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi.
Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes semelhantes aos das atuais posturas do tai chi chuan.
                                O Tai Chi Chuan, da mesma forma que o Kung Fu, divide-se em duas escolas principais, as escolas externas e as escolas internas...A primeira (externa), busca fluir as energias do meio exterior em direção ao Qi interior( energia vital do ser), enquanto a escola interna busca fluir a energia Qi em direção ao externo (Universo), ambas buscam a Harmonia interior por meio da energia da natureza e do universo em que fazemos parte! Mesmo sendo seus movimentos extremamente lentos, em relaçao as demais artes, na verdade, busca  pelos movimentos lentos, para fluir toda a energia por intermédio dos meridianos e quadrantes do corpo humano, tornando assim possivel fluir as energias mentais e físicas em profundo equilíbrio, além de tudo é uma arte extremamente eficaz como luta marcial!  
                                O Tai Chi Chuan tem passado por muitas mudanças, tem 108 movimentos em sua totalidade, mas o governo Chinês reduziu seus movimentos, por achar que as gerações atuais não possuem a paciência necessária para desenvolver os 108 movimentos, para evitar o êxodo para as outras artes marciais, mais rápidas na aprendizagem. Hoje a maioria das escolas desta modalidade ensinam de 64 movimentos, 32 ou até mesmo 16 movimentos apenas! Mesmo assim, escolas mais tradicionalistas ainda mantem seus ensinamentos em 108 movimentos!
                                 Quase todos os Mestres de Kung Fu, são conhecedores de Tai Chi Chuan, sendo este conhecimento quase obrigatoriedade  para um bom desempenho marcial! Tai Chi Chuan é mais que uma arte marcial moderada, é a soberana forma de controlar as impurezas da alma e a profunda consciência do mundo em que vivemos, por meio do Tai Chi Chuan desenvolve-se a observância dos fluídos dos sentidos, elimina-se as impurezas corporais e emocionais, tornando o indivíduo mais centrado e sutilmente acima das qualidades de vida nos dias atuais, sendo possivel sua prática desde a tenra idade dos 6 anos até a idade mais avançada! Médicos, cientistas comprovam que o Tai Chi Chuan promove o equilíbrio cardio vascular bem como a eliminação de doenças ósseas comum nas idades acima dos 50 anos! Como arte marcial, propõe a defesa pessoal possivel em qualquer idade e pode ser praticado por toda a vida!
                                 Enquanto arte marcial, o tai chi chuan se baseia em treze conceitos fundamentais (shi san shi 十三势). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta estes conceitos com pequenas variações.
                                São conhecidas como as oito portas e os cinco passos (八門 五步), em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.
                               
  • Os quatro lados (si zheng 四正)
Péng 掤 (aparar)
履 (desviar)
擠 (pressionar)
Àn 按 (empurrar)
  • Os quatro cantos (si yu 四隅)
Cǎi 採 (colher e puxar)
Liè 挒 (colher e quebrar)
Zhǒu 肘 (golpe de cotovelo)
Kào 靠 (golpe de ombro)
Os cinco passos (Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos cinco elementos cósmicos (五行 py wǔ xíng) que fundamentam a medicina tradicional chinesa:
madeira, fogo, terra, metal e água (木, 火, 土, 金, 水).
Jìn bù 進步 (avançar)
Tùi bù 退步 (recuar)
Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)
                                      Abaixo a forma com 24 movimentos praticadas apartir de 1956
Abaixo o video do TAI CHI CHUAM COM 24 MOVIMENTOS.
Forma simplificada  desenvolvida em 1956- Forma de Beijing de 24 Posturas
                                   
                       "Vídeo raro "Chen Man C'hing" demonstrando a forma "curta do Tai Chi Chuan"

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Arte do combate!

                                                   A ARTE DO COMBATE
                             
                               A arte do combate é uma das principais buscas dos praticantes das artes marciais, mas nem sempre esta busca pode levar o praticante ao verdadeiro significado do combate...
                              Cada arte possui seu critério de conduta marcial, objetivos e fundamentos que justifiquem a arte da guerra ou do combate, como aqui observamos neste momento!
                              Todas as artes marciais foram justificando suas filosofias e práticas no decorrer da história, como maneira de estabelecer critérios de sobrevivência, luta por direitos civis de um povo.
                               Mas atualmente, tais características tomaram outros caminhos, o caminho das competições, campeonatos e torneios olimpicos e tendo como principal objetivo, a unificação de povos e conceitos marciais, métodos e artes com uma visão mais ampla, como esporte e diferenciando-se de seu objetivo inicial histórico, pela qual foi criado...Regras foram criadas, métodos de ataque e defesa buscam a eficiência de um golpe, não para preservar a integridade fisica e  o conceitual de uma filosofia de vida, mas sim, propondo ao praticante o treino constante e a a aprendizagem  resumida ao direito de "vencer"... nada mais!
                             Não sou contra a esta forma desenvolvida como esporte no decorrer dos séculos, nem tão pouco tenho a visão distorcida das artes marciais como metodologia desportiva, apenas acredito que a arte do combate deverá sempre seguir uma conduta filosófica, dos motivos pelas quais foram criadas ou seja;  Preservação da integridade corporal, sustentabilidade emocional, auto-defesa e superar as limitações  físicas promovendo a saúde do corpo, da mente e do espírito!
                              A arte da luta sem a devida consciência é implacável, sem sentido e sem propósito, mais que a capacidade de vencer uma luta, deve-se saber o real motivo para lutar, nunca esquecendo que qualquer que seja o aparente motivo, a luta reflete acima de tudo, a necessidade inviolável de auto-preservação. Muitos educadores e Mestres nas Artes Marciais, deixaram de lado os ensinamentos filosóficos e conceitos ideológicos de suas artes, muitos afirmam que seus alunos querem apenas saber lutar, que os tempo são outros ou simplesmente afirmam que as gerações atuais não buscam estes valores...Caso tivessem a intenção de ensinar tais conceitos, suas escolas e academias iriam ficar vazias e não iriam sobreviver comercialmente, aí pergunto: Será?
                                  Tais conceitos só podem ser banidos caso os educadores se proponham a mudar o conceito banal das artes marciais e retomem o caminho real de seus ensinamentos,  preparando seus discípulos e alunos para a consciência da prática desta modalidade, seja como esporte ou como filosofia de vida, sua aplicação não pode ser distorcida, afinal como educadores, devemos preparar o indivíduo como um todo e não apenas em partes!
                                    A Arte do combate se divide em três princípios básicos:
- A arte da compreensão  dos movimentos...
- A arte  do desenvolvimento  dos movimentos...
- A Arte da aplicação dos movimentos...
                                     
                                    A ARTE DOS MOVIMENTOS...

                                    Primeiramente, o praticante deve familiarizar-se com os movimentos ensinados, por meio de técnicas corporais, praticando "formas" que o auxiliem a doutrinar seu corpo, permitindo maior desenvoltura nas técnicas aprendidas, bem como, adquirir total controle dos golpes e fundamentações da fisiologia humana, impedindo assim,  que um golpe erroneamente aplicado, resulte  desastrosamente em danos irreversíveis ao corpo do oponente! Tais treinos, buscam não somente o conhecimento mas principalmente, saber onde aplicar, como aplicar e em qual situação deve ser aplicado!
                                     Aprender um golpe é relativamente fácil, o difícil é aprender em qual intensidade o golpe deve ser aplicado, sua força, velocidade e acima de tudo os efeitos que possam ocasionar!
                                     Compreender a dinâmica do movimento permite que saibamos aplicar determinado golpe, sem gastar a energia mais do que necessária, objetivando acima de tudo, a limitação do golpe unicamente no alvo que se propõe a aplicar!
                                      Qualquer aplicação de um golpe ou movimento,  nem sempre reflete um  resultado eficiente, dependendo onde se aplica um golpe, nem sempre terá êxito, objetividade, conhecimento de anatomia, conhecimento sobre explosão, força, velocidade, pressão, impacto e precisão , são fundamentais!
                                       Para isto ocorrer, deve ter horas de treinos diários, em situações diversas, tais como:
                                       Praticar os movimentos em extremo stress corporal, praticar após repouso, treinar sob tensão emocional, treinar sob efeito do sono, com fome e sede,  treinar cansado ou totalmente descansado... Com frio ou calor excessivo.
                                       Cada situação reflete resultados diferentes, porém o bom lutador, obtém sempre o mesmo resultado seja qual for o estado físico, mental ou emocional que se encontra, ultrapassando as limitações que seu corpo ou o ambiente propõe à ele!
                                        A arte do combate depende de muitos fatores, mas sem dúvida segue princípios muitas vezes, não valorizado pelo praticante ou seu educador! Não basta ter força física, resistência em situações normais, preparação física e modelagem muscular, o principal motivo do fracasso em alguns combates, está diretamente ligado a falta de treino respiratório, oxigenação correta e acima de tudo, treinamentos aeróbicos e treinamentos anaeróbicos, pois a falta de oxigenação correta no cérebro, impede que os sentidos e reflexos respondam adequadamente  quando necessários para atuar tanto na defesa como no ataque de um golpe! Lutar é mais que aplicar apenas golpes aleatórios e sem direção, ao contrário, exige total compreensão de seus golpes bem como do oponente, mais vale "um" golpe preciso e eficiente, que mil golpes demolidores mas sem efetivos resultados finais. "Dez patadas de um urso em uma serpente, não são o suficiente para evitar uma única picada mortal de sua oponente astuta".Meditem sobre isto!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Caminho dos poemas na arte da luta!

                     


    Pode parecer absurdo no primeiro momento, mas existem poemas criados por monges que escondem em sua profundidade poética, um verdadeiro tesouro de conhecimentos referentes a arte da luta e da prática milenar do "Kung Fu"! Buscando manter em segredo seus ensinamentos, na Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), podemos encontrar indícios desta arte, mas foi posterior a esta época que tomou-se conhecimento de escrituras chinesas que reverenciaram a prática do Kung Fu, aproximadamente na Dinastia Jin (265-439 D.C), que foram criadas os primeiros ensinamentos em forma de poemas, onde na maioria das vezes, somente praticantes desta arte, tinham total conhecimento de seu conteúdo...
                            Aqui darei relatos de parte de alguns poemas de diversos autores da época, onde fica claro a tentativa de manter viva as diversas linhagens e estilos desta nobre arte marcial chamada Kung Fu!
                            Neste período em diante, a China passava por grandes mudanças culturais,sociais, que levariam esta arte ao total sigilo de sua prática por séculos...As palavras em vermelho, explicam o sentido dado à frase! Algumas palavras possuem o mesmo sentido em poemas diferentes e de diferentes autores, como um código usado para os praticantes de diversos estilos!






Poema de Ge Hong...
Sobre o movimento de Pêndulo...

O Bambú
Andar sobre a relva sem deixar marcas...
depende do passo sem peso (pêndulo), depende do peso, nada mais...
Escapar do vento (golpe) é como fluir igual ao bambú,
hora pende para um lado, hora pende para o outro!
Não se foge do vento (golpe), desvia-se dele...hora para um lado, hora para o outro...
E como suas suaves folhas (braços), o bambú (corpo) pende contrário ao vento(golpe) e suas folhas contrárias ao bambú...Assim é o flexivel caminho do Bambú!

Poema de C'hang Lun
Sobre a técnica de absorver o impácto dos golpes!

A Pena...
Tão leve é a pena (defesa), tão serena baila diante do vento(golpe)
Flutua diante da pedra (soco) arremessada,
a pedra não para... passa por ela, dura, forte avança, mas a pena...  leve e solta...
deixa a pedra passar, sendo ela frágil, mole e flexivel ...escapa!

Poema de Pay Chun

Sobre os bloqueios deslizantes!

"O Peixe"
Pobre pescador (lutador),
vê a água (postura de combate do oponente- movimento) mas não vê o peixe (objetivo de ataque),
acredita no que vê, não se importa com o que não vê...
Avança como o vento (golpe)sobre a água (movimento do oponente),
com seus punhos invade, busca o peixe (objetivo de ataque).
Pobre Pescador...O peixe se esconde entre as pedras(socos),
 engana-o e passa por ele e a pedra,
sem ele perceber, segue,
segue pela água (movimento do oponente)...livre!

Poema de Liang Pay Ho
Sobre os golpes nas articulaçóes!

"Olhos do Dragão"
Suas patas caminham sobre os galhos e troncos (braços e pernas),
 quebram, rasgam as emendas dos galhos (articulações dos braços),
 rompem com força os troncos (pernas) a sua frente!
Seus olhos (intuição) não permitem que algo fuja...
Não ataca o que está parado, somente o que se move...
Com as patas da frente ataca,
com as patas de trás se defende!
Grande criatura, mensageiro (guerreiro) da sabedoria Celeste (dos templos).

Poema de Lao Yu

" Os reflexos".

Nem tudo é o que parece ser...
A água  (movimento do oponente)é serena na superfície (postura) mas profunda e revolta na profundidade(ataque)...absorve  o impacto nas rochas (punhos), penetra em todos os lugares, invade...
Nem tudo...


Aqui postei alguns poucos versos da literatura das artes marciais, que mantinham os segredos de seus ensinamentos...A arte se perpetua de Mestre para aprendiz, do gesto ao movimento, da palavra ao silêncio, do afeto ao respeito...Isto é Kung Fu...


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"O que são os Chi Saos do Wing Chun!"- Como se pratica?

       


                            CHI SAO( SAU)- A ARTE DOS BLOQUEIOS DO WING CHUN
  Chi Sao (em português: mãos aderentes),é um treinamento . onde o principal objetivo consiste em criar bloqueios paralelos e transversos dos golpes deferidos pelo oponente, o diferencial desta técnica, das demais realizadas por outras artes e estilos, está no desenvolvimento peculiar do Wing Chun em impedir com que os braços do oponentes tenham facilidade de entrar na defesa do praticante, pois a defesa é simultânea com golpes de ataques, o "CHI SAO (Braços Aderentes ou pegajosos)" são praticados com chaves diretas e indiretas de punhos e cotovelos que se intercalam como bloqueios aos golpes do oponente! 
           As regras básicas dos Chi Saos, definem como primordial os seguintes esxercícios:
  • Defender, bloquear e deferir golpes com um só braço (Tan chi sao), permitindo assim maior reflexo na defesa!
  • Os movimentos após ser praticado com uma só mão deverá ser realizado com as duas mãos, enquanto uma mão defende, a outra ataca simultâneamente, nesta fase, o praticante deverá ter como objetivo principal os movimentos circulares (redondos) para a defesa e movimentos diretos e em triangulação (jamais esticar o braço que soca  mantendo um ângulo de 60ºgraus) para o ataque! 
  • A prática de bloqueio deve muitas vezes criar um processo de "aderência ao golpe do oponente, muitos praticantes confundem esta técnica com agarramentos, fato este totalmente errôneo. a aderência  "raspa o golpe de ataque com leve toque, toque este com o objetivo de desviar o trajeto do soco, nada mais!
  • PRATATICAR OS BRAÇOS DESLIZANTES, QUE ATUA COMO UMA COLUNA QUE DESVIA UMA FLECHA, NÃO SEGURA, NEM INTERROMPE O GOLPE DO OPONENTE, APENAS DESVIA!
  • Trabalhar movimentos giratórios do cotovelo( girar por cima e por baixo do golpe do oponente), usando braços e antebraços com esta função!
  • Atacar com braços e pernas com chutes curtos e de ataque principalmente nas pernas do oponente, para desequilibrá-lo no ataque bem como desviar sua atenção DO OPONENTE enquanto se defere golpes com as mãos! O chi gerk, como é chamado golpes simultâneos de mãos e pernas.


movimentos básicos de bloqueios e ataques  em diversas apresentações!


                                           movimentos de defesa e ataque na linha do pescoço

                          O Wing Chun divide-se nas seguintes aplicações:
Siu Lin ( Nin)Tau-(Sil Lim Tau)- É o primeiro kuen zeoi, forma de punho do estilo. Siu Nim Tau ou Sin Lin Tao, quer dizer "uma pequena idéia". O siu nim tau contém todas as técnicas do estilo Wing Chun!
Zam Kiu (Siu Kiu) ou (Chun Kiu)- É o segundo kuen zeoi do estilo e significa "buscar e afundar a ponte" do adversário como: braços e pernas. Complementa a primeira forma e exige mais força física e potência interna. Siu Kiu é um kuen zeoi (exercício)mais movimentado com andadas, giros e chutes. Deve ser praticado com energia.
Biu Zi ou Biu Gee- É a terceira forma do wing chun. O termo Biu Zi (Biu Gee) pode ser traduzido como "dedos voadores", ou ainda “dedos como ponteiro”. Seus movimentos mostram as características da serpente e da garça
Muk Zong (Mudjong)- Há ainda, além de outros tantos recursos de prática, um treinamento avançado, utilizando como adversário o chamado “boneco de madeira” ou Muk Zong, onde se aplicam todos os golpes aprendidos nas três formas. A prática no Muk Zong aumenta a resistência dos braços, pernas e corpo de um modo geral.
Luk Dim Bun Gw Bart Cham Dao an  ou (Luk Dim Boon Kwun) -Após este estágio acima mencionado, há o aprendizado do bastão longo - Luk Dim Bun Gwan - e da faca curta - Bat Zam Dou
Bat Zam Dou ou ( Bart Cham Dao) A Bat Zam Dou representa o mais alto nível do estilo wing chun!
Chao lan Dao- Movimentos contínuos de ataque e defesa com movimentos das pernas em direção ao oponente, técnica que nem todas as escolas de Wing Chun praticam atualmente!
Nin Lan Fayou (lin Lan Fou)- Técnica que desenvolve todos os punhos do Wing Chun, com sequência de 4, 8.16 e 32 movimentos por série aplicativa! Técnica pouco praticada nas escolas de Wing Chun, somente algumas escolas tradicionais mantém como parte integrante de seus ensinamentos!
Lap Sau (Sao) - Movimentos de braços que baseam-se no Chi Sao, com golpes contínios de ataque em combate real!
Lap Dao- Golpes treinados com variações de objetivos a serem aplicados, dividem-se por golpes de arremesso,golpes de braços, golpes de pernas, golpes de braços e pernas simultâneas, golpes de defesa e ataque com cotovelos seguidos de socos, sendo hoje praticado como parte do Chi Sao!

                                                                                        By Grand Master Makáo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Kak Kan Chun- estilo unificado fundado pelo Mestre Makáo em 1990

               A Kak Kan Chun, é sem dúvida um estilo que tem como principal característica o desenvolvimento do seu praticante, pelas técnicas aprimoradas do Wing Chun e aplicações destas mesmas técnicas com o diferencial de ter em seu estilo, as técnicas do "Leão", onde os mesmos golpes e posturas podem também serem aplicadas com movimentos deste felino ou seja, garras e patadas do leão!
                Isto não significa qualquer mistura de estilos, o "Wing Chun" é ensinado na integra sem qualquer alteração, estilo este, dentro das características tradicionais da Família Li Chen Wong, ao qual faz parte!
                Não obstante, o Kak Kan  tem como origem, as fundamentações de um estilo Shaolin do Sul, estilo este, anterior a própria criação do Wing Chun (1664), onde era conhecido como "Leão de Jade (1634)". Este estilo foi criado por San Huo ( três chamas), monge  Shaolin  que mais tarde transmitiu seu estilo para 25 discípulos que mantiveram a tradição de seu legado! Ao decorrer dos séculos seguintes, este estilo chegou quase a extinção, salvo por alguns praticantes no sul da China, entre estes, destacou-se Ya Bing (250 anos após a morte de San Huo), este tornou-se o único representante desta linhagem, ensinando o estilo para 56 alunos em mesdos do  século 19!
                   Entre seus alunos o honorável Mestre  Chen Bao, onde transmitiu ao seu filho Chen Lo o  estilo Kak Kan, na mesma época, seu filho era praticante do estilo Wing Chun com o Mestre Li Chen Wong, estilo este, que o acompanhou por toda a sua vida. Mestre Chen Lo, sentiu-se na obrigação de ensinar para seus filhos ( Chen Kao Hsiang e Célia Chen) os "dois estilos( kak kan ensinado pelo seu pai e Wing Chun ensinado pelo Mestre Wong).
                     Junto dos  filhos de Chen Lo, o seu principal aluno e discípulo (Makáo), tornou-se seu representante direto da linhagem, tanto no estilo Kak Kan como no estilo da família Wong  do Wing Chun, diante ao fato de que seus filhos, tomaram outros caminhos  fora do Kung Fu, assumindo outras atividades! Desta forma, ao passar dos anos, Makáo já havia assumido o lugar de seu Mestre falecido (Chen Lo), com a legitima aprovação dos filhos de seu Mestre, apartir daí, Makáo por 10 anos elaborou uma forma aplicativa de ensino onde permitiria ensinar aos seus alunos, os dois estilos aos quais  foram transmitidos pelo seu Mestre, sem que houvesse perda de características de cada qual. Assim nasceu o Kak Kan Chun, cada qual com suas características, foram reunidos em duas formações distintas mas que se completam de forma íntegra e sem alterações! Hoje o Kak Kan Chun é reconhecidamente respeitado por instituições Internacionais e considerado um "duplo estilo unificado", mantendo sempre as tradições, conceitos e formas separadamente! Hoje o Kak Kan Chun, ainda tem como seu principal divulgador o Mestre Makáo, que mantem-se em atividade no Brasil e possui praticantes no Brasil, E.U.A, Argentina, Paraguai, Portugal e Canadá! Seguindo a sua linhagem, seu filho Kauê, inicia sua aprendizagem para dar continuidade ao trabalho de seu pai, levando assim, a tradição deixada pelos Mestres que fizeram a história desta arte até os dias atuais!
Grão-Mestre Makáo e seu filho Kauê em 2011


domingo, 4 de dezembro de 2011

Relação de todos os alunos da escola de Kung Fu do Grão Mestre Makáo!Inclui: alunos, instrutores, professores e Mestre formados. Inclui também alunos alunos excluidos- em formação- em atividade ou afastados!

A História do Wing Chun da Família Li Chen Wong no Brasil
.por James Makáo, domingo, 4 de Dezembro de 2011 às 12:05.=Família Li Chen Wong
Escola reconhecida pela International Federation Wing Chun of Cingapure - Associação Internacional de Wing Chun de Hong Kong- Conselho Mundial de Wing Chun- International Society of Grand Master- Athletic Vin Tsun Association Ip Chun (Hong Kong)-

Grão Mestre Chen, discípulo direto de Li Chen Wong,


Chen Lo, Chen Kao Hsiang( filho do Mestre Chen)- Célia Hsiang ( filha do Mestre Chen)-
James Gonçalves Junior(Makáo, discípulo e herdeiro da linhagem do Mestre Chen)

Grão Mestre Makáo

 'Alunos formados como Instrutores, Professores e Mestres pelo Grão Mestre Makáo'(REPRESENTANTE OFICIAL DA LINHAGEM DESDE 1973): -Ariovaldo Queiroz (Gordo) -Pedro Campos da Costa (Maranhão) -Jackson Kozak (Jack), Maurilio Alves de Lima (corvo)-Claudio Felix -Mário Félix Filho (Marinho) -Luciano da Cunha Sell -Carlos Alexandre Caselli -Frank Mariano -Antonio Amaro Gonçalves (Cunhan) -Silvio Robert Wash -Valdecir Bento Laurindo (Tai Fu) -Roberto do Amaral (Demônio) -Daniel Li ( China) -Juan Mendoza (Juan- Paraguai/Brasil) -Sandro David Machado -André Soares (Andrezinho) -Ellon Daniel (Popye) -Bob Sakamura ( Mura-Japão) -Rosangela de Bastos Yamauti (Tata- Japão) -Jonathan Richard Simpson (Rich- E.U.A) -Silvana Chang (Chang Si) -Mariana Medeiros (Medeiros) -Claudio Fung (Fung-Portugal) -Chang Lee- (Changuinho) -Fernandes Guerra (guerrinha) -Sérgio da Rocha Queiroz (Serginho) -Emerson Saad (Saad) -Marcos Nossaki -André Luiz Adans -Anderson Adans -Pierre A.Nunes -Adrian Willian Casteleins -Cleverson Weiber -Eduardo Bernardes Ferreira -Arlliuse H. Ribeiro -Algacir Alberti Junior -Eduardo Poloni Silveira -Alexdandre Luiz Contin -Carla Demário dos Santos -Alexandre Moura Freitas - Moisés Apolonio Cunha -Adilson da Silva -Aurélio Orlando da Silva -Jocilei Ivankio -Ricardo Schuch -Yeh Yau Iy- (Yeh) -Saulo Bonatto -Kauê Dejavite Gonçalves (filho do Grão Mestre Makáo e futuro sucessor da Linhagem) -Jéssica Duarte -Nicole Miara Gonçalves (esposa do Grão Mestre Makáo) -Isadora Carvalho( Leoa) -Victor Portugal -Mateus Todeschini -Mazen Assef Ali -Rafael Marangoni -Samuel Goes (Samuca) -Nicholas Giacomitti

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