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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Regras de combate do Kak Kan Chun Internacional- By Grão Mestre Makáo

                               

                               Iremos abordar nesta postagem, a filosofia marcial mais completa desta arte, que por muitos é considerada a mais eficiente modalidade de Kung Fu! Nenhuma arte é mais intimamente ligada às técnicas de "braços" que o Wing Chun! Seus ensinamentos vão muito mais além do que é exposto em livros, filmes e academias, seus ensinamentos vão além da perícia técnica de golpes ou eficiência de ataque e defesa.
                                 Muitos ensinamentos vão além do tempo, sendo conhecidos apenas por uma pequena parte de seus praticantes...Aqui será revelado conceitos e formas de desenvolvimento filosofico desta arte criada por volta do ano de 1664, onde a teoria reforça a prática desta modalidade de Kung Fu, conhecida como  "Vin Tsun", (Wing Chun- Linda Primavera)..
                                  Muitos ensinamentos deste estilo, são verdadeiras obras de filosofia aplicada, buscando dar explicação sólida de seus fundamentos, até hoje pouco conhecido da grande massa de praticantes! Baseada nesta filosofia que o Wing Chun obteve reconhecimento Mundial de seu alto índice de perícia marcial, fato este que iremos aqui revelar, tais princípios hoje são devidamente praticados pelo Estilo Kak Kan Chun, ao qual fui o codificador do estilo em todos os continentes:


                                       Regras do Kak Kan Chun e Vin Tsun
                                   By  Grão Mestre  Makáo

              Regra Nº1- A velocidade de um movimento está diretamente ligado a aplicação contínua de uma sequência de golpes, que por sua vez,  limita o espaço entre os golpes deferidos!
              Regra Nº2- A velocidade do movimento da defesa deve ser em igual equivalência com o ataque, seja no recuo ou no avanço do movimento...
               Regra Nº3-  É mais importante diminuir a lacuna de tempo entre os golpes simultâneos, do que a velocidade dos golpes deferidos!
               Regra Nº4-  Toda a defesa eficiente, segue a regra em que, para cada golpe defendido em bloqueio curvo, um ataque deve ser efetuado simultanêamente em linha curva e oposta!
               Regra Nº5-  Todo movimento de "Pêndulo", deve ser efetuado  oposto ao movimento de ataque, Exemplo:- "Quando o braço segue em direção ao oponente, o corpo deve seguir direçao oposta, sendo assim pêndulo para trás enquanto o braço segue para frente!
                Regra Nº6- A melhor defesa, é o contra golpe no membro que defere o ataque realizado pelo oponente.
                 Regra Nº7- A força de um golpe, jamais supera a velocidade em golpes contínuos!
                 Regra Nº8- Toda defesa segue por fora do golpe de ataque e contra ataca, por dentro do corpo do oponente, jamais ao contrário! 
                  RegraNº9- É mais eficiente "deslizar" sobre o ataque, do que bloquear o ataque, é mais eficiente bloquear o ataque indo em frente em direção ao oponente, do que recuar diante do adversário!
                  Regra 10- Cotovelos circulares defendem cotoveladas giratórios, cotovelos giratórios defendem cotoveladas circulares, esta é a regra dos braços paralelos e dos braços transversos...
                   Regra Nº 11- Para cada movimento de ataque do oponente, deve-se aplicar um golpe no membro que defere o golpe, em seguida um golpe no eixo central do corpo do adversário e em seguida restringir o espaço na luta com golpes curtos e continuos..
                   Regra Nº 12- Jamais deferir um golpe mantendo distância do oponente, mas sim ao contrário, diminuindo o espaço elimina-se a possibilidade do contra ataque!
                    Regra Nº 13- Socos devem ser deferidos em áreas moles, articulares ou junções musculares! Regra  Nº 14- Evitar golpes solitários (um único golpe deferido), sempre que possivel atuar com golpes simultâneos acima de 4 ao mesmo tempo e sempre em lugares diferentes no corpo do oponente!
                       Regra Nº 15- "Um tiro de um revolver e vários tiros de uma metralhadora são iguais em velocidade, o que difere um do outro é o espaço que existe entre um tiro e outro, assim é o golpe contínuo, não dá espaço entre um golpe e outro!"
                       Regra Nº 16- Quanto mais longa seja a postura dos braços, seja na defesa ou no ataque, mais estará vunerável a contra golpes,  braços curtos coibem ataques longos e penetram o bloqueio com maior facilidade!
                        Regra Nº 17- Movimentos de pernas só devem ocorrer simultâneamente com os braços, jamais de forma independente.
                        Regra Nº 18- Qualquer golpe de braço (socos) deve enfatizar como alvo principal, os membros superiores (braços-ombros-pescoço  tórax e cabeça) da mesma forma buscar atingir membros inferiores (pernas, joelhos- bexiga- virilha- canelas). O mesmo ocorre com os pés!
                        
Estas regras são definitivamente, formas que podem ser aplicados em qualquer arte marcial ou por qualquer praticante, a principal finalidade de expor tais princípios, está relacionado ao fato de ampliar as informações referentes ao meu estilo, bem como promover um estudo mais apurado na ciência das artes marciais!

Grão Mestre Makáo...  

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pontos vitais- Parte III


                                
 Muitos mitos sobre os pontos vitais  podem ser motivos de estudo, pois a realidade que envolve as artes é indiscutível, sendo necessário que as escolas busquem exclarecer aos alunos, as importantes funções de orgãos, músculos, veias e artérias! não basta reconhecer os pontos vitais, torna-se indispensável aos ensinamentos, as consequencias de determinados golpes em algumas regiões do corpo humano! No corpo humano há diversas partes moles podem causar muito dano ao oponente, sensações de desmaio suores frios, perda dos sentidos e até a morte. Infelizmente, muitas escolas ao serem questionadas neste respeito, declinam das perguntas e evitam comentar a respeito do assunto, seja por falta de conhecimento ou por simples descaso, mas é importante deixar claro, que nenhum praticante estará apto em qualquer atividade marcial, sem que tenha uma profunda sabedoria à respeito deste  importante assunto!
                                    Nosso Blog, dividiu em 3 partes este assunto, ao qual, finalizamos este assunto nesta postagem, os assuntos abordados nesta ultima parte dos "pontos vitais" irá abordar os tipos de efeitos e traumas que possam ocorrer em determinadas partes do corpo ao se deferir específicos golpes!
                                     Não posso deixar de exclarecer aos leitores, que os ensinamentos aqui mencionados, são em sua maioria, tidos como segrêdos de algumas artes, mas tais segredos tornaram-se muito mais que uma simples conduta técnica de alguns estilos, hoje, fica evidente que muitos praticantes de artes marciais, acabam ferindo, lesionando e até mesmo incapacitando de forma definitiva alguns atletas marciais, podendo até mesmo levar a óbito, pela falta de conhecimento...Por este motivo, resolvi revelar neste blog, os perigosos pontos vitais, como forma de alerta aos praticantes, para evitar que golpes acabem sendo responsáveis por danos fatais e criminosos!
                                        A arte marcial tem como objetivo principal, "proteger a vida", tornar possivel a guarda do pequeno, do idoso ou do mais fraco e mais frágil, contrário de alguns fundamentos de algumas escolas, que filosoficamente sustentam a agressão como um caminho de vitória...Que na verdade, incentivam
mais e mais a violência. Meu objetivo como Mestre de Kung Fu, está no exclarecimento e auxilio aos estudiosos nas artes marciais, como um alerta deve ser visto os ensinamentos que apartir de agora, aqui deixarei registrado!

PONTOS VITAIS:

Linhas de Compressão- São pontos considerados  como responsáveis pela mobilidade do sangue e de oxigenação do corpo humano! golpes nestas áreas podem provocar desmaios e vomitos, parada respiratória!
Local: garganta, nuca, estomago e visícula biliar

Linhas de Amortecimentos- São pontos de impacto direto, onde provocam perda de reflexo cognitivo nervoso, onde podem gerar uma simples perda de movimentos até mesmo uma suspensão definitiva de mobilidade!
Local: Braços, antebraços, coxas, pélvis e coluna vertebral.

Linhas de Convulsões- São pontos que provocam espasmos musculares e convulsões nervosas!
                                     O espasmo é causado por mau funcionamento dos nervos , pode se tornar muito mais grave, e permanente se não for tratado.Em casos muito graves, o espasmo pode induzir as contrações musculares, golpes nestas regiões  podem causar tendões e ligamentos rompidos,
Local: - Musculos e ligamentos, maxilar, temporas, terceira vertebra cervical, queixo.

Linhas de Parada Cardíaca-  A bradicardia pode causar baixa pressão, devido à diminuição do esforço do músculo cardíaco. A bradicardia pode causar danos ao organismo devido a menor circulação do sangue, levando menos oxigênio às células, neste caso pode ser ocasionado por golpes diretamente no coração ou quatro dedos acima do mesmo, podendo ocorrer ainda  a parada cardíaca por meio de forte pressão no tórax  na mesma região, comum com golpes de cotovelo ou socos verticais neste local (coração).
Linhas de Asfixia ou esganadura-A asfixia mecânica por esganadura, também conhecida por enforcamento com a utilização das mãos, é definida doutrinariamente da Ciência Médico Legal: “ é a asfixia mecânica em que existe embaraço à livre entrada e saída do ar do aparelho respiratório, por uma constrição da região anterior do pescoço, feita pela mão.”
Local:- A esganadura é de natureza mortal, podem ainda ser realizadas por chaves de braço no pescoço, como golpes conhecidos como garrote, guilhotina ou mata leão! Golpes com os dedos na traquéia lateralmente, provocando perda dos sentidos  em função de interrupção de oxigenação nas vias aéreas superiores!
Linhas da Ação de equilíbrio corporal- golpes no crânio podem ocorrer vertigens sendo uma falsa sensação de movimento ou de rotação ou a impressão de que os objetos se movem ou rodam. Geralmente, ela é acompanhada por náusea e perda do equilíbrio. Alguns indivíduos utilizam o termo tontura para descrever a vertigem, uma sensação de “estar fora do espaço”, o desmaio ou a fraqueza, neste caso podem ocorrer diante ao fato de sofrer golpes de chutes ou joelhadas no crânio próximo ao sistema periférico nervoso , bem próximo das orelhas ou acima delas! Chutes e cotoveladas na nuca ou próximo a jugular ou acima dos musculos conhecidos como trapezios, O músculo trapézio, de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço. Divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos especificos, golpes nestas áreas, provocam desmaios ou perda de equilibrio corpóreo. Outros locais:- rins, estômago e Baço!
 


OBS: - "Qualquer ação mencionada acima, tem como cunho informativo técnico nas artes marciais, para melhor entendimento dos praticantes, dos possiveis efeitos nocivos ou fatalistas, em alguns golpes praticados de forma abusiva e sem sentido técnico, veja esta postagem como um "alerta", evitando golpes nestas regiões!

 Grão Mestre - Makáo 

KUNG FÚ- A ARTE MARCIAL SEM FRONTEIRAS by Mestre Makáo: Mestre Makáo responde!!!!

KUNG FÚ- A ARTE MARCIAL SEM FRONTEIRAS by Mestre Makáo: Mestre Makáo responde!!!!

domingo, 13 de novembro de 2011

Mestre Makáo responde!!!!

Mestre Makáo responde:

                                                  Oi amigos!! Nesta postagem de meu Blog, pretendo responder algumas perguntas que constantemente me fazem, ao longo de meus quarenta anos de Kung Fu! Dando dicas, respondendo seguidores do mundo inteiro, que me acompanham nesta jornada do KUNG FU SEM FRONTEIRAS...Aqui ficará registradas algumas perguntas e respostas, caso queiram ter suas perguntas respondidas, mandem suas perguntas aqui neste blog ou pelo facebook, (James Makáo) ou por Email- mestremakao@hotmail.com:



-Mestre Makáo, gostaria de saber como posso defenir que estilo de Kung Fu é o mais indicado para mim? Cláudio R. Zenner
- Cláudio, qualquer estilo pode ser praticado, mas é importante saber antecipadamente, quais as características do estilo, sua origem e principalmente a fundamentação da escola ao qual voce pretende praticar. Para isto, busque o Professor ou Mestre responsável e informe-se à respeito de todas as características e métodos por ele ensinado! Muitos Mestres irão fazer uma avaliação de suas atribuições físicas para defenir se aquele estilo é compativel ou não!
- Mestre Makáo, gostaria de saber se o Kung Fu tem graduação de faixa? -Aline Bastos 
- Aline,o Kung Fu tradicional "não" possui atribuição de faixas como critério de graduação, mesmo assim, nos anos 90, a China em comum acordo com Federações Internacionais, definiram tal possibilidade apartir do momento em que foi oficializado que todos os estilos e modalidades de artes Marciais Chinesas, seriam elas, denominadas de WUSHU, com isto muitos estilos resolveram adaptar-se com a inclusão de faixas em seus exames, buscando assim dar ao aluno um incentivo ao aluno, pois, até então as graduações eram feitas por tempo de prática e exames com certificados de graduação. Mesmo assim, alguns estilos não admitem este método que é comum em outras artes, mantendo-se dentro das tradições milenares!
- Mestre, quanto tempo é necessário de prática no Kung Fu, para se tornar um Mestre? -Luís Leonardo Bell.  
- Luis,isto varia de estilo para estilo,o tempo depende das diferentes fases de aprendizagem, alguns métodos estabelecem um período de dez anos para o aluno chegar ao grau de Mestre, outros formam seus alunos em Mestre após um período de vinte anos de prática. Estilos mais conservadores, permitem o grau de Mestre somente após o falecimento do Mestre efetivo, enfim, o grau de Mestre é muito mais que conhecer um estilo de luta, é ter didática, conhecimento filosófico,  método de ensino e fundamentação psicológica ao acompanhar o aluno em questão! A graduação de Mestrado atualmente, em diferentes partes do mundo, tornaram-se mais amenas em questão ao tempo de formatura, existem estilos que reduziram este tempo em cinco anos! Ao meu ver, o tempo necessário de se formar um aluno em Mestre depende de muitas atribuições que o aluno deve atingir.
-Quais dos estilos Shaolins , possui mais qualificação técnica, Shalin do Norte ou Shaolin do Sul - Abhdull Nasser. 
-Abhdull, as duas técnicas, possui atribuições distintas, O Shaolin do Norte possui características de uma arte praticada em lugares com montanhas, ali ela se desenvolveu, portanto possui um método voltada a fortificar as pernas para aquela região, já os estilos do Sul, eram técnicas usadas em lugares planos, portanto, são técnicas mais flexiveis e velozes, cada qual com suas características possibilitam um desenvolvimento peculiar a sua região, os movimentos do Norte são mais forte e mais longos, enquanto os movimentos do Sul, são mais curtos e penetrantes, sendo assim ambas se equivalem, cada qual em suas características peculiares!
-O Kung Fu, não é um estilo de luta que foge aos conceitos modernos? Não é uma forma ultrapassada?- Maurice Stern. 
- Maurice, as artes marciais são defenitivamente ajustáveis aos conceitos do mundo moderno em que vivemos, não existe arte ultrapassada mas sim, modalidades mais ou menos formal, o kung fu é uma arte milenar que possui características próprias, ela é uma arte extremamente complexa diante de outras artes mais simplificadas, a primeira vista, o Kung Fu por sua complexidade, pode parecer dificil de ser aceita em um mundo que que deseja técnicas imediatistas, mas o fato é que o Kung Fu agrupa em suas técnicas, todas as demais, pois se existem as demais artes, pode ter certeza que se originaram dela! Métodos são criados diariamente, cada qual buscando ser mais eficiente que as demais, mas somente o Kung Fu, possui uma linhagem de mais de cinco mil movimentos somados de seus diversos estilos!
- Makáo, porque o Kung Fu não participa de eventos do M.M.A, já que é uma arte completa?- Ronaldo Zimmer
-Ronaldo, o M.M.A, possui suas regras, baseada em suas normas, fica impossivel um lutador praticante de Kung Fu, fazer parte deste tipo de competição, haja vista que a maioria dos golpes de Kung Fu, tem como finalidade atingir articulações, orgãos e ossos, que em sua maioria são proibidos neste tipo de modalidade!
ficando assim ao lutador de Kung Fu demonstrar suas técnicas, existem alguns estilos que buscam os métodos de estilos livres ou mistos, o Wushu atual busca conciliar suas técnicas as modalidades existentes, mesmo assim fica limitado tecnicamente, como muitas artes que praticam o M.M.A! Não somente o Kung Fu, mas o Tae Kwon Do, Karate, Krav Magá e outras artes, são em suas características fundamentalmente mortais caso aplicadas com seriedade, por este motivo, fica dificil para o Kung Fu participar deste tipo de evento.
-Mestre Makáo, li todas as suas postagens e aprendi muito, mas gostaria de perguntar se não existe métodos de defesa que sejam mais rápidos, já que não pretendo ser um Mestre, nem tão pouco ser um profissional, quero somente aprender a me defender sem exames e graduações, isto é possivel ? - Pierre Antoine
-Pierre, as artes marciais em sua maioria, possui técnicas primárias que possibilitam tal prática, como um curso básico de defesa pessoal, basta buscar a arte pretendida e pedir ao técnico ou professor este tipo de aprendizagem, mas se voce quer uma arte que permita uma aprendizagem rápida neste sentido, te aconselho o Savat, Muai thay, Krav Magá ou Jiu jitsu!Mesmo assim, as demais artes tambem agregam técnicas unicamente de defesa pessoal


     "Mandem suas perguntas para o endereço acima ou no facebook para James Makáo!"

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Katis- A arte do movimento!

                      
        Para muitos, os movimentos do Kung Fú parecem possuir uma leveza, para outros, fica dificil acreditar que possam esconder em seus movimentos leves, uma força que poderia derrotar um oponente! Diante das demais artes marciais tidas como "duras e com movimentos aparentemente solidificados pela força", o Kung Fu cria uma falsa interpretação no que diz respeito aos suas "formas".
                                Todo e qualquer praticante de Kung Fu, seja qual for o estilo escolhido, terá que praticar horas e horas um conjunto de movimentos, que buscam aprimorar as técnicas repetidamente como método de combate simulado, conjunto este que são chamados de "Katis"!   
                                Os Katis, variam de estilo para estilo, os seus movimentos variam em quantidade e aplicação, alguns estilos possuem katis que ultrapassam 500 movimentos! Estilos de Kung Fu podem ter  de 10 à 50 katis, dependendo dos casos até mais...
                                  Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, não sendo uma exclusividade das artes chinesas, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no  Kung Fu é chamado de kati, nas artes marciais niponicas são chamados de katas, nas entre as artes coreanas é chamado de Pumsae!O termo "kati" é a forma cantonesa do termo em mandarim "jiàzi",
                                   Apesar da semelhança sonora, não há proximidade etimológica entre "kati" e "kata", nome genérico utilizado para identificar as rotinas nas artes marciais japonesas. Em japonês, "kata" se escreve "", termo que, em chinês, é lido como "xíng" (significando "tipo" ou "modelo"). O termo “kati” é o termo popularizado fora da China para “tàolù”. O termo kati foi usado inicialmente pelo governo chinês quando o Kung Fu começou a se popularizar fora da China .um kati consiste em uma rotina específica de movimentos para se: treinar técnicas específicas do estilo, fortalecer base, aumentar condicionamento físico, treinar concentração mental e equilibrar a energia do corpo (através de técnicas de respiração).
                                              Um Kati segue os seguintes princípios marcias:
1º- Com um Kati (táolú), busca-se primeiramente o controle do equilíbrio!
2º- Após o equilíbrio, busca-se desenvolver o trajeto do movimento!
3º- Sabendo projetar o movimento em um determinado trajeto, busca-se a precisão do mesmo,em direção ao alvo pretendido!
4º- Após ter atingido o equilíbrio necessário, o trajeto do movimento, a precisão do golpe, deve-se buscar agora a velocidade correta que impeça qualquer defesa!
5º- Atingindo a velocidade necessária, busca-se a potência necessária para efitivar o movimento como golpe correto!
6º- Porem após ter atingido todos os itens anteriores, ainda será necessário obter-se a resistência física e respiratória em cada movimento!
7º- Quando "tudo" for conquistado, todos os itens mencionados, o adepto deverá buscar o "Caminho da não violência", nos "Punhos Sagrados" do Kung Fu! Praticando a meditação constante para livrar-se do ato agressivo, aí então, deve buscar o último ítem:
8º- O Caminho do Tao...onde o equilíbrio da mente, o trajeto correto dos ideais, a precisão do raciocínio, a velocidade do pensamento, a energia do Chi(qi- eu interior), permitam que seus movimentos, estejam alinhados com a energia do universo interior em direção ao universo exterior! Isto é Kung Fu (homem hábil)...
                   

"A Arte imitando a natureza, a natureza sendo Mestra de todas as formas de vida, isto é Kung Fu"!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os punhos, socos e garras do Kung Fú tradicional

                                            Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia Shang(1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. As técnicas e suas variações são legitimamente identificadas pelas formas e punhos que determinam o estilo praticado.
                                             Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Posteriormente, este estilo gerou outras maneiras de serem aplicadas, surgindo assim, 13 punhos básicos que derminaram a criação de mais de 300 estilos de Kung Fu!
                                             O Kung Fú pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Uma das grandes diferenciações do Kung Fú com as demais artes marciais orientais, está diretamente ligada, aos inúmeros golpes e posturas de mãos, que variam de estilo para estilo!


                                   Na maioria dos punhos acima demonstrados, o Estilo Kak Kan Chun, utiliza cada uma das formas de punhos, palmas e braços, dentro das características aplicativas de seus movimentos, mas podemos encontrar as mesmas formas entre outros estilos, diferenciando-se apenas, na maneira de aplicar ou no nome ou dialeto chinês que são representadas pela escola ao qual é praticada! Alguns punhos, são aplicados em formas diferentes, outros deferem golpes em partes correspondentes as marcações em vermelho, mas em sua maioria, os estilos usam 13  formas de punhos separadamente de acordo com a identidade de seu método ou de forma  agrupada como é o caso do Wing Chun e o Kak Kan Chun e outros estilos que são aplicados mais punhos que movimentos de pernas ou chutes!
                                             Estilos de Kung Fú possuem características próprias, alguns destes estilos aprimoram-se no uso dos dedos, outros em palmas e garras, mas todas ou pelo menos a maior parte, unificam 13 formas de punhos que se equivalem, cada qual em sua técnica, não havendo melhor ou pior forma de aplicação!   Uma técnica de punho, ao ser escolhida deve-se levar em consideração, a anatomia do punho do praticante, análise dos dedos, se são curtos ou longos, o mesmo ocorre com os braços e pernas, atualmente não se leva muito isto em questão nas escolas, mas creio que isto ainda seja fundamental, seria o mesmo que por uma pessoa baixa  para jogar basquete ou pequena demais para jogar volei! cada modalidade exige uma anatomia adequada, isto tambem ocorre para o estilo de kung fu que se pretende praticar! 



terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Linhagem do Mestre Makáo e seu Mestre "CHEN LO"

          





Grão Mestre Chen Lo- (in Memorium-1972)
         
         Tenho nesta postagem, a grata satisfação de levar aos meus alunos e para todos os que compartilham deste Blog, a origem da linhagem de Kung Fú ao qual faço parte, bem como, a herança marcial ao qual recebi, desta vertente de Mestrado. Segue abaixo em seqüencia, os nomes dos Mestres ! Nesta linhagem encontraremos duas vertentes sendo que aqui fica registrado, aquela ao qual me inclui por meio de meu amado Mestre Chen Lo!
Leung Bok Toa
Leung Lan Kwai
Wong Wah Bo
 Leung Yee Tei
Leung Jan -
Chan Wah Sun -
Li Chen Wong  e Leung Bik
• Chen Lo, aluno da escola Vin Tsun Chen Wong e Chang Wü Li ambos Mestres de Makáo
James. Makáo - atuando desde 1972, como direto da linhagem do Grão Mestre Chen Lo!
                                Kak Kan Chun- Técnica desenvolvida pelo Mestre Makáo, atribuida aos recusros do Wing Chun, arte ao qual iniciou em meados dos anos 70, com seu Mestre CHEN lO, mais tarde, em conjunto de outros estilos ao qual se especializou, após o falecimento de seu Mestre, teve como seu 2º Mestre, Chang Wü Li, colega de Mestre Chen Lo na Escola "Vin Tsun Chen Wong". 
                               Após 10 anos de treinamento sob supervisão do Mestre Chang Wü Li, em 1983, desenvolve estilo próprio  até 1991, sem afastar-se do seu estilo de origem, criando o Kak Kan Chun, atualmente praticado em diversos países, ministrando hoje no Brasil ambos os estilos, Kak Kan Chun e Wing Chun... A kak Kan Chun comemora sua fundação em seu 20º aniversário, dia 26 de novembro de 2011! Data comemorativa também, do falecimento do Grão Mestre Chen Lo, 39 anos de sua morte!


Os quatro princípios da Escola  Kak Kan Chun!

Serenidade em momentos de conflito!
Equilíbrio em momentos de decisão!
Observância ao transpor obstáculos!
Unidade com o Todo, para a neutralidade dos opostos!!
Serenidade- Equilíbrio- Observância- União








domingo, 30 de outubro de 2011

Os sete caminhos práticos de combate efetivo no estilo Kak Kan Chun do Brasil - Kung Fú

                                                     Uma das maiores dificuldades existentes, no desenvolvimento de um praticante das artes marciais, está diretamente ligado ao fato de que a aplicação real dos ensinamentos marciais, nem sempre é simples,. Por mais que seja praticado movimentos, condicionamentos físicos e combates simulados, o adepto sente dificuldade em efetivar os golpes em um combate real!
                                                       Isto é evidenciado em todas as artes, seja elas quais forem, basta ver que após o aluno aprender centenas de movimentos e golpes, somente uma pequena parte o praticante realmente  aplicará em um combate real, na verdade, 20% serà aplicado de todo o método por ele desenvolvido! Outro fator que realmente é motivo de estudos está ligado ao fato de que todo praticante marcial, consegue muitas vezes ter um bom rendimento em combate em sua escola, mas se este mesmo combate for realizado "fora" de sua escola, fatalmente veremos uma queda de rendimento técnico, um deficit  aplicativo de golpes e acima de tudo, uma perda considerável de reflexo, podendo muitas vezes ocorrer uma derrota simples e injustuficada! Na maioria dos casos, o praticante de artes marciais, limita-se a uma meia dúzia de chutes e pontapés, socos sem direção e movimentos corporais sem qualquer postura de guarda ou de equilíbrio postural! Rara são as excecões em que um atleta marcial (lutador), seja graduado ou um simples aluno, consegue efetivar seus golpes com desenvoltura, embasamento técnico e com volume de golpes além dos 20% que é comum entre a maioria dos praticantes! Porque? Vejamos...
                                                          Tenho 40 anos de prática de Kung Fú, pratiquei ao longo de meus estudos, uma série de técnicas, estilos e métodos de combate. Mesmo assim, percebi ter uma dificuldade neuro-mecânica de responder de imediato aos golpes que meus oponentes lançavam em minha direção, praticamente eu respondia com defesas viciosas que se repetiam constantemente, limitando-me na defesa e no ataque,isto realmente me incomodava. Praticava muito, inumeros golpes de defesa e de ataque, mas na hora "H", resumia meus movimentos como todos faziam, mesmo que eu fosse vencedor em um torneio, sentia-me limitado, então busquei criar um método em que eu colocasse em prática o que realmente adquiri de conhecimento, assim nasceu o estilo KAK KAN CHUN! Meus estudos desenvolveram-se por mais de dez anos, percebi então que a resposta era bem simples, eu deveria criar um método em que o o conhecimento técnico racional desse lugar ao conhecimento instintivo programado, para melhor explicar, percebi que por maior que fosse minhas aptidões marciais, qualificação técnica e física, neurologicamente e psicologicamente, eu reduzia todo meu conhecimento aos golpes que racionalmente eu achava eficaz, mas, no momento em que eu tinha que aplicar estes mesmos golpes, o instinto  automático não tinha o arquivo de conduta necessária, reduzindo assim, todo o meu conhecimento a uma fagulha de opções!  Busquei então criar u m método em que meus movimentos e golpes de defesa e de ataque, conhecimento de diversos estilos pudessem realmente serem postos em prática sem limitações!
                               Até aquele momento era como se eu estivesse com fome, diante de uma mesa farta de opções de um buffet e no momento de escolher a comida, eu resumia minhas opções a duas colheiradas de arroz e nada mais! Isto ocorre também nas Artes Marciais, podemos ter um grande Mestre que nos ensine, com um farto arsenal de conhecimento e nos limitamos a este ou aquele golpe! Analizando tudo isto, percebi que se tratava apenas de "conduta de treino". Todo praticante ao treinar, busca desenvolver técnicas, golpes e posturas que ficam presos à sua visão de si mesmo em um combate, mas ele não treina e nem se desenvolve buscando uma visão do outro, fato este comum no "jogo de  xadrez", onde cada peça movida é baseada nas possiveis próximas 3 jogadas do oponente!  Sendo assim, criei o método Kak Kan Chun, 
que tem como princípio, praticar golpes e técnicas, que permitam ao praticante, treinar golpes de defesa e ataque, que institivamente o façam perceber os 3 próximos possiveis movimentos de seu oponente, de acordo com o golpe aplicado sobre ele, como ocorre em um jogo de xadrez!  
                                Primeiramente estabeleci um critério em que se dividia em 7 princípios básicos a arte da "luta", chamei este critério de "Sete Caminhos da Habilidade" (GONG QI CHÀ).     
              Abaixo o diagrama chinês "gông" que tem como significado "habilidade", em seguida e logo abaixo o diagrama do número 7 (Qi ) e por último o diagrama da palavra "Caminho" ou seja CHÀ!
     
"Os sete caminhos da Habilidade"( GÔNG QI CHÀ)
Métodos de desenvolvimento e aplicação.
Estilo Kak Kan Chun
by
Grão Mestre Makáo.






OBs: Os movimentos e golpes tem como principal característica, o fato que o mesmo golpe deferido pode ser usado, tanto para defesa como para ataque e na maioria das vezes são golpes simultâneos de ataque e defesa, jamais realizados separadamente ou em momentos diferentes!






1º Caminho da Habilidade



Caminho dos punhos e dos braços



técnicas a serem desenvolvidas pelo adepto do Kak Kan Chun
-caminho dos braços interceptadores
-caminho dos braços deslizantes
-caminho dos braços aderentes
-caminho dos punhos angulares
-caminho dos punhos inversos
-caminho dos punhos paralelos
-caminho dos punhos transversos
-caminho dos punhos circulares
-caminho dos braços lineares
-caminho do soco inverso
-caminho dos punhos que afastam ou arremessam



2º Caminho da Habilidade
 Caminho das pernas e pés



- caminho das pernas interceptadoras
-caminho das pernas que varrem
-caminhos das pernas angulares
caminho dos pés que pressionam
-caminho dos pés que comprimem
-caminho dos pés que esmagam
-caminho do chute linear
-caminho do chute angular
-caminho do chute inverso
-caminho do chute oblíquo



3º Caminho da Habilidade
Caminho da mobilidade



-caminho do pêndulo inverso ao golpe
-caminho do pêndulo transverso ao golpe
-caminho do pêndulo de eixo contrário ao golpe
-caminho do pêndulo linear ao golpe






4º Caminho da Habilidade
Caminho do aremesso e da imobilização



-caminho do arremesso articular
-caminho do arremesso paralelo ao golpe
-caminho de arremesso de eixo
-caminho  imobilizante articular
-caminho imobilizante neuromuscular
-caminho imobilizante vertebral
caminho imobilizante respiratório
Obs: "Nenhum dos métodos aplicados pelo Kak Kan Chun tem como objetivo imobilizações de chão, mas a imobilização por meio de interrupção de sentidos neuro-motores, realizados na maioria das vezes em pé!



5º Caminho da Habilidade
Caminho do movimento e das posturas de combate



-caminho do passo que penetra
-caminho do passo que esquiva
-caminho do passo que desliza
-caminho do passo que adere
-caminho do passoque engana
-caminho do passo que flutua
-caminho do passo que prende
-caminho do passo curvo
-caminho do passo que circunda
-caminho da postura linear
-caminho da postura circular



6º Caminho da Habilidade
Caminho do ar ou da respiração



-caminho da respiração do peso
-caminho da respiração da velocidade
-caminho da respiração da força
-caminho da respiração do equilíbrio



7º Caminho da Habilidade
Caminho dos cinco estágios do combate



-caminho da espera do ataque 
-caminho do avanço do ataque
-caminho da espera da defesa
-caminho do contra ataque
-caminho da contra defesa
-caminho do golpe contínuo
-caminho da troca de  golpes contínuos  
Este é o método aplicativo ensinado nas escolas Kak Kan Chun, método este, que viabiliza os movimentos de combate de forma contínua onde o praticante administra sua aprendizagem por módulos, onde cada "CAMINHO" é profundamente condicionada a efitiva prática de cada iten dos sete caminhos aqui mencionados!
Este método é codificado e fundamentado pelo seu criador- Mestre Makáo em 1991- aluno de Mestre Chen Lo -1897-1972 (in Memorrium)
Bases de fundamentação- Wing Chun- Park Mei- Yon Mei Ho.
Estrutura técnica de aperfeiçoamento:- Bo Ho- Nin Lan Fay, Lap Sau Gung, Lap Chi Dao,
Chi Sao e Shang Shaolin Tsu