Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pontos vitais- Parte III


                                
 Muitos mitos sobre os pontos vitais  podem ser motivos de estudo, pois a realidade que envolve as artes é indiscutível, sendo necessário que as escolas busquem exclarecer aos alunos, as importantes funções de orgãos, músculos, veias e artérias! não basta reconhecer os pontos vitais, torna-se indispensável aos ensinamentos, as consequencias de determinados golpes em algumas regiões do corpo humano! No corpo humano há diversas partes moles podem causar muito dano ao oponente, sensações de desmaio suores frios, perda dos sentidos e até a morte. Infelizmente, muitas escolas ao serem questionadas neste respeito, declinam das perguntas e evitam comentar a respeito do assunto, seja por falta de conhecimento ou por simples descaso, mas é importante deixar claro, que nenhum praticante estará apto em qualquer atividade marcial, sem que tenha uma profunda sabedoria à respeito deste  importante assunto!
                                    Nosso Blog, dividiu em 3 partes este assunto, ao qual, finalizamos este assunto nesta postagem, os assuntos abordados nesta ultima parte dos "pontos vitais" irá abordar os tipos de efeitos e traumas que possam ocorrer em determinadas partes do corpo ao se deferir específicos golpes!
                                     Não posso deixar de exclarecer aos leitores, que os ensinamentos aqui mencionados, são em sua maioria, tidos como segrêdos de algumas artes, mas tais segredos tornaram-se muito mais que uma simples conduta técnica de alguns estilos, hoje, fica evidente que muitos praticantes de artes marciais, acabam ferindo, lesionando e até mesmo incapacitando de forma definitiva alguns atletas marciais, podendo até mesmo levar a óbito, pela falta de conhecimento...Por este motivo, resolvi revelar neste blog, os perigosos pontos vitais, como forma de alerta aos praticantes, para evitar que golpes acabem sendo responsáveis por danos fatais e criminosos!
                                        A arte marcial tem como objetivo principal, "proteger a vida", tornar possivel a guarda do pequeno, do idoso ou do mais fraco e mais frágil, contrário de alguns fundamentos de algumas escolas, que filosoficamente sustentam a agressão como um caminho de vitória...Que na verdade, incentivam
mais e mais a violência. Meu objetivo como Mestre de Kung Fu, está no exclarecimento e auxilio aos estudiosos nas artes marciais, como um alerta deve ser visto os ensinamentos que apartir de agora, aqui deixarei registrado!

PONTOS VITAIS:

Linhas de Compressão- São pontos considerados  como responsáveis pela mobilidade do sangue e de oxigenação do corpo humano! golpes nestas áreas podem provocar desmaios e vomitos, parada respiratória!
Local: garganta, nuca, estomago e visícula biliar

Linhas de Amortecimentos- São pontos de impacto direto, onde provocam perda de reflexo cognitivo nervoso, onde podem gerar uma simples perda de movimentos até mesmo uma suspensão definitiva de mobilidade!
Local: Braços, antebraços, coxas, pélvis e coluna vertebral.

Linhas de Convulsões- São pontos que provocam espasmos musculares e convulsões nervosas!
                                     O espasmo é causado por mau funcionamento dos nervos , pode se tornar muito mais grave, e permanente se não for tratado.Em casos muito graves, o espasmo pode induzir as contrações musculares, golpes nestas regiões  podem causar tendões e ligamentos rompidos,
Local: - Musculos e ligamentos, maxilar, temporas, terceira vertebra cervical, queixo.

Linhas de Parada Cardíaca-  A bradicardia pode causar baixa pressão, devido à diminuição do esforço do músculo cardíaco. A bradicardia pode causar danos ao organismo devido a menor circulação do sangue, levando menos oxigênio às células, neste caso pode ser ocasionado por golpes diretamente no coração ou quatro dedos acima do mesmo, podendo ocorrer ainda  a parada cardíaca por meio de forte pressão no tórax  na mesma região, comum com golpes de cotovelo ou socos verticais neste local (coração).
Linhas de Asfixia ou esganadura-A asfixia mecânica por esganadura, também conhecida por enforcamento com a utilização das mãos, é definida doutrinariamente da Ciência Médico Legal: “ é a asfixia mecânica em que existe embaraço à livre entrada e saída do ar do aparelho respiratório, por uma constrição da região anterior do pescoço, feita pela mão.”
Local:- A esganadura é de natureza mortal, podem ainda ser realizadas por chaves de braço no pescoço, como golpes conhecidos como garrote, guilhotina ou mata leão! Golpes com os dedos na traquéia lateralmente, provocando perda dos sentidos  em função de interrupção de oxigenação nas vias aéreas superiores!
Linhas da Ação de equilíbrio corporal- golpes no crânio podem ocorrer vertigens sendo uma falsa sensação de movimento ou de rotação ou a impressão de que os objetos se movem ou rodam. Geralmente, ela é acompanhada por náusea e perda do equilíbrio. Alguns indivíduos utilizam o termo tontura para descrever a vertigem, uma sensação de “estar fora do espaço”, o desmaio ou a fraqueza, neste caso podem ocorrer diante ao fato de sofrer golpes de chutes ou joelhadas no crânio próximo ao sistema periférico nervoso , bem próximo das orelhas ou acima delas! Chutes e cotoveladas na nuca ou próximo a jugular ou acima dos musculos conhecidos como trapezios, O músculo trapézio, de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço. Divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos especificos, golpes nestas áreas, provocam desmaios ou perda de equilibrio corpóreo. Outros locais:- rins, estômago e Baço!
 


OBS: - "Qualquer ação mencionada acima, tem como cunho informativo técnico nas artes marciais, para melhor entendimento dos praticantes, dos possiveis efeitos nocivos ou fatalistas, em alguns golpes praticados de forma abusiva e sem sentido técnico, veja esta postagem como um "alerta", evitando golpes nestas regiões!

 Grão Mestre - Makáo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.