Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os punhos, socos e garras do Kung Fú tradicional

                                            Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia Shang(1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. As técnicas e suas variações são legitimamente identificadas pelas formas e punhos que determinam o estilo praticado.
                                             Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Posteriormente, este estilo gerou outras maneiras de serem aplicadas, surgindo assim, 13 punhos básicos que derminaram a criação de mais de 300 estilos de Kung Fu!
                                             O Kung Fú pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Uma das grandes diferenciações do Kung Fú com as demais artes marciais orientais, está diretamente ligada, aos inúmeros golpes e posturas de mãos, que variam de estilo para estilo!


                                   Na maioria dos punhos acima demonstrados, o Estilo Kak Kan Chun, utiliza cada uma das formas de punhos, palmas e braços, dentro das características aplicativas de seus movimentos, mas podemos encontrar as mesmas formas entre outros estilos, diferenciando-se apenas, na maneira de aplicar ou no nome ou dialeto chinês que são representadas pela escola ao qual é praticada! Alguns punhos, são aplicados em formas diferentes, outros deferem golpes em partes correspondentes as marcações em vermelho, mas em sua maioria, os estilos usam 13  formas de punhos separadamente de acordo com a identidade de seu método ou de forma  agrupada como é o caso do Wing Chun e o Kak Kan Chun e outros estilos que são aplicados mais punhos que movimentos de pernas ou chutes!
                                             Estilos de Kung Fú possuem características próprias, alguns destes estilos aprimoram-se no uso dos dedos, outros em palmas e garras, mas todas ou pelo menos a maior parte, unificam 13 formas de punhos que se equivalem, cada qual em sua técnica, não havendo melhor ou pior forma de aplicação!   Uma técnica de punho, ao ser escolhida deve-se levar em consideração, a anatomia do punho do praticante, análise dos dedos, se são curtos ou longos, o mesmo ocorre com os braços e pernas, atualmente não se leva muito isto em questão nas escolas, mas creio que isto ainda seja fundamental, seria o mesmo que por uma pessoa baixa  para jogar basquete ou pequena demais para jogar volei! cada modalidade exige uma anatomia adequada, isto tambem ocorre para o estilo de kung fu que se pretende praticar! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.