Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Katis- A arte do movimento!

                      
        Para muitos, os movimentos do Kung Fú parecem possuir uma leveza, para outros, fica dificil acreditar que possam esconder em seus movimentos leves, uma força que poderia derrotar um oponente! Diante das demais artes marciais tidas como "duras e com movimentos aparentemente solidificados pela força", o Kung Fu cria uma falsa interpretação no que diz respeito aos suas "formas".
                                Todo e qualquer praticante de Kung Fu, seja qual for o estilo escolhido, terá que praticar horas e horas um conjunto de movimentos, que buscam aprimorar as técnicas repetidamente como método de combate simulado, conjunto este que são chamados de "Katis"!   
                                Os Katis, variam de estilo para estilo, os seus movimentos variam em quantidade e aplicação, alguns estilos possuem katis que ultrapassam 500 movimentos! Estilos de Kung Fu podem ter  de 10 à 50 katis, dependendo dos casos até mais...
                                  Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, não sendo uma exclusividade das artes chinesas, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no  Kung Fu é chamado de kati, nas artes marciais niponicas são chamados de katas, nas entre as artes coreanas é chamado de Pumsae!O termo "kati" é a forma cantonesa do termo em mandarim "jiàzi",
                                   Apesar da semelhança sonora, não há proximidade etimológica entre "kati" e "kata", nome genérico utilizado para identificar as rotinas nas artes marciais japonesas. Em japonês, "kata" se escreve "", termo que, em chinês, é lido como "xíng" (significando "tipo" ou "modelo"). O termo “kati” é o termo popularizado fora da China para “tàolù”. O termo kati foi usado inicialmente pelo governo chinês quando o Kung Fu começou a se popularizar fora da China .um kati consiste em uma rotina específica de movimentos para se: treinar técnicas específicas do estilo, fortalecer base, aumentar condicionamento físico, treinar concentração mental e equilibrar a energia do corpo (através de técnicas de respiração).
                                              Um Kati segue os seguintes princípios marcias:
1º- Com um Kati (táolú), busca-se primeiramente o controle do equilíbrio!
2º- Após o equilíbrio, busca-se desenvolver o trajeto do movimento!
3º- Sabendo projetar o movimento em um determinado trajeto, busca-se a precisão do mesmo,em direção ao alvo pretendido!
4º- Após ter atingido o equilíbrio necessário, o trajeto do movimento, a precisão do golpe, deve-se buscar agora a velocidade correta que impeça qualquer defesa!
5º- Atingindo a velocidade necessária, busca-se a potência necessária para efitivar o movimento como golpe correto!
6º- Porem após ter atingido todos os itens anteriores, ainda será necessário obter-se a resistência física e respiratória em cada movimento!
7º- Quando "tudo" for conquistado, todos os itens mencionados, o adepto deverá buscar o "Caminho da não violência", nos "Punhos Sagrados" do Kung Fu! Praticando a meditação constante para livrar-se do ato agressivo, aí então, deve buscar o último ítem:
8º- O Caminho do Tao...onde o equilíbrio da mente, o trajeto correto dos ideais, a precisão do raciocínio, a velocidade do pensamento, a energia do Chi(qi- eu interior), permitam que seus movimentos, estejam alinhados com a energia do universo interior em direção ao universo exterior! Isto é Kung Fu (homem hábil)...
                   

"A Arte imitando a natureza, a natureza sendo Mestra de todas as formas de vida, isto é Kung Fu"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.