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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FUNDAMENTOS DO KAK KAN CHUN DO BRASIL

                          No final dos anos 80, o Kak Kan Chun iniciava sua trajetória nas artes marciais, MESTRE MAKÁO, após ter praticado por 20 anos o Kung Fú tradicional, tornando-se conhecedor e especialista em Wing Chün ( Linda Primavera), Méi Máo Ai (Sobrancelha Branca), Quán Tóu Jian (punho da rocha) , ao qual desenvolveu-se com seu Mestre "Chen Lo".
                          Mestre Makáo ainda contava com a idade de 32 anos, quando definitivamente criara um estilo baseado em seus conhecimentos, nascia assim o Kak Kan Chun, onde unificou os punhos ,  as formas e os conceitos destes três estilos sem alterar seus fundamentos!
                          As bases do KAK KAN CHUN:

1- Nenhum movimento de defesa pode ser realizado, sem que seja simultaneamente efetuado um golpe de ataque!
2-Qualquer golpe com os punhos são efetuados por deslizamento ou aderência, sejam golpes diretos ou circulares.
3-Qualquer movimento de defesa e de ataque simultâneo visa sempre o meridiano central do corpo e três quadrantes ao mesmo tempo!
4-Qualquer que seja a defesa ou ataque simultâneo deve ser realizado com quatro movimentos consecutivos e colineares ou seja, que permitam um traçado linear entre defesa e ataque!
5-Todo bloqueio de defesa é realizado inversamente proporcional ao ataque!
6-Quinze golpes de defesa e ataque simultâneo não podem ultrapassar cinco segundos em sua aplicação!
7-O uso das pernas em chutes são aplicados simultâneamente com a aplicação dos punhos!
8-Todo e qualquer movimento, não possui  fixamente uma base de defesa ou ataque, tornando-se flexivel e adere ao movimento do oponente...
9-São usados somente oito tipos de socos e posturas de mão tanto no ataque como na defesa, com variação de movimentos de braços em cada soco!
10- São denominadas as variantes de punhos em quatro critérios: braços de aderências, punhos deslizantes  socos angulares e golpes lineares!     
11- A base principal de postura do Kak Kan Chun é frontal e nunca lateral ou seja se coloca de frente ao oponente!
12- São usados como referência de defesa e ataque, socos verticais, socos horizontais, socos inversos, socos transversos, socos angulares e lineares, bem como dorso das mãos, palmas e os dedos das mãos!
13-Nenhum golpe pode ser realizado sem que possua quatro itens: Velocidade, precisão, pressão e equilíbrio!
14- O estilo Kak Kan Chun é um estilo com 108 movimentos de ataque e defesa simultânea, dividindo-se em cinco módulos denominados  como "C'huan Dao"!
15- O estilo Kak Kan Chun unifica técnicas de braços e pernas dentro dos critérios estabelecidos pelas técnicas de sua origem!
16- Todo movimento da Kak Kan Chun difere na aplicação dos golpes mas não em suas formas de origens!
17- Por ser um estilo rápido em sua aprendizagem, todo praticante , atinge um grau de eficiência no tempo de seis anos de treino aproximadamente! 
" Maiores informações sobre Kak Kan Chun pelo EMAIL- mestremakao@hotmail.com"

terça-feira, 18 de outubro de 2011

OS GOLPES MAIS EFICIENTES NAS ARTES MARCIAIS E SEUS TORNEIOS

                        Não podemos ter dúvida, que todas as artes marciais posssuem seus golpes mais ou menos eficientes, durante uma vida de treinos e aprendizagens, o praticante de arte marcial, começa a defenir quais os golpes que produzem melhor efeito em uma determinada ação de combate, seja em campeonatos ou para defesa pessoal...Muitas vezes vemos praticantes inexperientes, criarem rivalidades furtuitas entre estilos, cada qual querendo provar que sua técnica é melhor que a outra, mas até onde isto é real? existe uma técnica melhor que a outra? Na verdade não! Existem golpes que produzem melhor efeitos e finalizações, mas isto depende profundamente de quem aplica! Atualmentes são praticadas 30 artes marciais no mundo, sem contar as artes marciais confinadas em uma pequena região qualquer do planeta, estamos falando daquelas que são mais praticadas ao redor do Terra...São elas:


-Aikido- Capoeira- Full Contact- Free style- Hapkido-  Jeet Kune Do- Judô- Jiu Jitsu- Krav Maga-  Kêndo- Kendo kempô- Karatê- Kung Fú-  Muay Thai- Mazandaran- Ninjitsu- Savat- Sipalki Do- Sumô- Soo Do Moo Duk Bahk Kwan- Tai chi chuan- Tae Kwon Do- Tang Soo Do- Tahtib(Egito)- Viet Vo Dao( Vietnã)- Yng Boxe (Boxe Chinês)- Vajramushti (India)- Silat-  Kajukenbo (Havaí)- Wrestling (África e E.U.A).  As características de cada uma destas artes Marciais são definidas principalmente com as técnicas relacionadas por quatro aspectos; Golpes de mão, golpes de cotovelos, golpes de joelhos, golpes de canelas, golpes de pés! Outras modalidades são técnicas que  possuem variações de golpes de bloqueios, agarramentos e golpes de solo, tidos como golpes de submissão, por fim teremos o terceiro grupo de artes marciais que possuem a atribuição de artes mistas!
                                 Mas basicamente, "todas", em combate, demonstram poucas variações de ataque e defesa, mesmo possuindo uma centena de golpes diferentes, limitam-se no máximo em 17 aplicações de golpes, são eles:
Chutes de giro- chutes frontais e laterais- joelhadas, cotoveladas, socos diretos, socos em gancho, socos transversos (Jabs), estrangulamentos e mobilizações de pescoço, pernas ou de braços.


 Defesas de antebraços, defesas de canelas, defesas de punhos, defesas de cabeça e ombros!
 Esquivas de quadril, esquivas de tronco, de pescoço e por fim saltos!
                             Concluimos então, que os golpes e suas aplicações são similares em todas as artes marciais diferenciando-se apenas na condição que cada qual atribui esta ou aquela condição de ataque ou defesa!
                               Mas falar de combate e aplicação de golpes, torna-se dificil, ao fato de que jamais veremos uma arte como o Sumô, entrar em combate com um lutador de Jiu-Jitsu, um lutador de capoeira  lutando com um oponente de Tae Kwon Do ou um Boxer tradicional contra um oponente de Muay Thai! As modalidades dificilmente se misturem em um torneio de "TOTAL STYLE", somente assim, poderiamos verdadeiramente analizar as propriedades de cada arte marcial! Isto não ocorre nos torneios atuais, mesmo no M.M.A ou U.F.C, isto não ocorre, estes tipos de torneio podemos perceber a falta de técnicas marciais, limitando-se apenas em estilos de chão (Jiu-Jitsu) e técnicas de chute -boxe ( Muay Thai), portanto não pode ser reconhecido como uma modalidade de confronto marcial, mas o encontro apenas de "duas" artes marciais!
                            A maior dificuldade em criar um torneio legítimo de Arte Marcial, está em criar regras aos competidores, sem que com isto impossibilte ao participante de demonstrar a sua arte,  luvas, protetores, facilitam para alguns e são inviáveis para outros. Da mesma forma a vestimenta é imprecindível para um lutador de judô, os braços livres e punhos para o Kung Fú, como criar um torneio de arte marcial "sem arte"? Hoje os torneios visam as competições "Olímpicas", por causa disto, perdem a notoriedade como "arte" e tornam-se apenas mais um "esporte", não levando em conta sua filosofia, história e técnicas Marciais! Em breve, as artes marciais se tornarão extintas, os golpes serão esquecidos, a identidade totalmente violada, caso nada seja feito à respeito!   Que se faça um "Olimpíada de Artes Marciais", com critérios que protejam seus competidores, mas que jamais amputem seus estilos! Hoje vemos socos e pontapés, joelhadas e cotoveladas, mobilizações e nada mais, sem arte, sem fundamentações marciais, apenas... um amontoado de golpes desconexos! Vencer uma luta não é o bastante, caso contrário, não haverá diferença entre uma "rinha de galo e estes lutadores  de  supostos estilos livres". 
                             Arte marcial é muito mais que um "ataque e uma defesa", arte marcial é a sublime arte da superação e obstáculos humanos, o confronto entre estilos é menos importante que seus legados para a humanidade, que vive em um mundo caótico, conturbado e inseguro...As artes marciais não buscam a violência da vitória ou a insatisfação vergonhosa da derrota! As artes foram criadas para lapidar o caráter humano, fluir o potencial interior do indivíduo, mas acima de tudo, tornar o ser humano mais capaz de responder e proteger sua essência espiritual. Arte Marcial, seja qual for é acima de tudo, reflexão e conhecimento!                                

domingo, 16 de outubro de 2011

KUNG FÚ SEM FRONTEIRAS: O Blog de artes marciais mais completo da atualidade!

KUNG FÚ SEM FRONTEIRAS: O Blog mais completo das artes marciais na atualidade, venha conferir

Os exercícios físicos mais efetuados nas artes marciais!

                               

                                      Não se pode falar em artes marciais, sem que se fale primeiramente em exercícios físicos, afinal de contas, todo bom praticante de artes marciais deve acima de tudo, preocupar-se com sua resistência física, mobilidade, flexibilidade e acima de tudo um bom condicionamento físico compatível a arte ao qual pratica! Muitos pensam que os exercícios basicamente são os mesmos , seja qual for a arte marcial praticada, grande erro! É importante salientar a importancia do exercício correto para cada modalidade pretendida, casa contrário, ao invés de melhorar e aprimorar as condições do praticante, poderá ocorrer exatamente ao contrário... Mostraremos aqui, somente os exercícios básicos  de condicionamento físico e não os exercícios de desenvolvimento marcial! Vejamos:
                                    Capoeira- necessita exercícios de flexibilidade e resistência dos músculos lombares, das pernas e dos braços, para isto deve condicionar seu corpo nestas principais atribuições, para isto, o capoeirista deve acima de tudo fazer exercícios de alongamento e principalmente de resistência contínua, pois os movimentos da capoeira, sem dúvida exigem 50% mais do corpo que as demais artes, por manter-se continuamente em movimento na hora de efetuar seus movimentos. Em uma "roda de capoeira" todos os movimentos são contínuos, exigindo uma maior condição de oxigenação pulmunar e tonicidade muscular que as demais artes, que possibilitam ao seu praticante pequenos intervalos entre um golpe e outro!


                        Exercícios de capoeira- Como podemos ver acima, é importante para a capoeira movimentos de impulso, alongamento e flexibilidade em exercícios contínuos! A capoeira salientiza acima de tudo exercícios que fortifiquem os músculo lombares, a capicidade de impulso vertical das pernas e movimentos onde o abdome desenvolva a contração necessária para suspender e absorver impulsos de giros e saltos...

                        Exercícios de Boxe-  A maioria dos exercícios de boxe, buscam muito a fortalecimento dos membros superiores por meio de flexões, as pernas e resistência respiratória por meio de exercícios de pular corda...


                                           Como podemos notar no video acima, o condicionamento físico do Boxe, deferente da capoeira, visando principalmente a força e resistencia muscular, não deixando de lado, é claro, os movimentos de condicionamento e explosão dos braços, por meio de técnicas de esquivas e bloqueios diretos, inclusive o boxe se serve também de aparelhos de musculação com repitições longas para maior volume muscular do bíceps e triceps dos braços, garantindo assim maior estabilidade dos socos!


                                          No MMA e no Jiu - Jitsu como podemos ver acima, os exercícios visam principalmente dar ao praticante destas modalidades, a capacidade de impulso progressivo e impulso direto, principalmente em técnicas de arremesso do oponente ao chão, obrigando-o a exercícios de flexo-extensão por meio de séries com uso de pesos, onde possibilitem explosão muscular em alavancas e chaves! Como o boxe, também se faz usuário de continuas formas de flexões, para fortalecimento do abdome e musculos toráxicos e lombares!

                                           Muay- Thai  (acima) valoriza principalmente os exercícios de pernas e joelhos, principal objetivo deste tipo de luta, onde a velocidade de troca de pernas, posturas e golpes dependem acima de tudo de um bom rendimento de flexibilidade e explosão dos membros inferiores. O Muay-Thai, promove golpes de braços similares ao boxe tradicional,  com ganchos, esquivas, jabs e cruzados com diferenciação no fato do uso dos cotovelos, por este motivo, muitos exercícios encontrados no boxe, também se encontra no Muay-Thai, mas a maior atenção desta modalidade está no desenvolvimento e alongamento dos membros inferiores, com explosão e impulso imediato de seus golpes laterais e frontais ou de giros! 
                                          Tae Kwon Do, como a maioria das artes orientais de luta de pé, enfatizam principalmente os exercícios de alongamento dos membros inferiores, que lhes permitam maior impulso e velocidade nas pernas, como veremos no video abaixo, a maioria dos exercícios buscam a ampliação de grau de abertura para chutes elevados, bem como exercícios de alongamento de brações e fortalecimento do abdome...


                                        Karatê- A  arte marcial japonesa, tem como fundamento golpes de explosão direta e movimentos de profundidade, onde a força e resistência possui graus de maior importância.   
                                      Portanto, a força e explosão de impacto são mais afloradas nos exercícios efetuados, é normal a preocupação com os exercícios que amplifiquem a tonicidade muscular principalmente nos membros superiores, não obstante, as pernas possuem aplicações de chutes de média e longa altura, como forma de bloqueio ou golpe de finalização, como diz o nome desta arte Karatê significa "Mãos Vazias", mostrando assim, que os exercícios visam mais os braços e punhos! 
                                           
                                          O Krav Maga tem como principal fundamentação como arte marcial Israelense, o uso dos braços em movimentos e golpes aplicativos do Boxe tradicional, movimentação de defesa pessoal  aplicativa em chaves e bloqueios como o Aiki-do e Kung -Fú, chutes e giros do Muay Thai e Tae Kwon do! Técnica usada pelo exército Israelense... Seus exercícios básicos como podemos ver abaixo no video, buscam principalmente o desenvolvimento de braços e impulsos de chutes de explosão vertical!



                                     O Kung Fú, arte chinesa, possui uma série de exercícios para cada estilo, sendo estes, em grande quantidade, desenvolveu-se uma infinidade de exercícios, seja para a mobilidade, flexibilidade ou alongamento como podemos ver no video abaixo!


                                   
                                        Não importa a arte marcial que se pratica, na verdade todas possuem como principal característica, a busca de um desenvolvimento físico que possibilite a maior integração entre o corpo e o espírito, tendo como ponte, a mente sadia e equilibrada. Toda e qualquer modalidade marcial é a certa convicção de que podemos superar nossas fraquezas, angústias e limitações!
    


                               Grão Mestre Makáo            I.C.M.A- 56865/54       I.G.S - 13542

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jeet Kune Do

  












                   
                               Jeet Kune Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator Bruce Lee, seu sistema representa a unificação de duas "formas" de artes marciais. o Boxe Chinês e Wing Chun, TAMBÉM TROUXE PARA AS ARTES MARCIAIS OS MOVIMENTOS DA ESGRIMA, POR ACHAR EXTREMAMENTE NECESSÁRIO UMA MOVIMENTAÇÃO RÁPIDA  DOS MEMBROS INFERIORERES`. MAS SUA PREOCUPAÇÃO MAIOR, ESTAVA LIGADA A PERDA DE ENERGIA QUE OUTRAS LUTAS DEMONSTRAVCAM! Mas ao decorrer de seus estudos e elaborações, enfatizou os punhos aderentes e deslizantes do Wing Chun, ao qual desenvolveu com seu antigo Mestre Ip Man. Bruce Lee sempre esteve incomodado com a quantidade enorme de movimentos (katis) do kung fú, buscando entre centenas de movimentos, aqueles que fossem mais objetivos e diretos, desenvolveu aquilo que mais tarde seria conhecido como "o caminho da simplicidade! Bruce Lee percebeu a ineficiência para combates reais advindos dos floreios das técnicas clássica do Kung Fú, achava ele, que perdia-se tempo com muitos golpes e posturas forçadas, que na maioria das vezes ao serem aplicadas em um combate real, jamais teriam a eficiência diante de demais lutas! O Jeet Kune Do- Caminho da simplicidade, busca em sua filosofia marcial, enfatizar os gorpes de punhos , esquivas e bloqueios ensinados pelo seu Mestre, o lendário Ip Man, ao qual o ensinou por cinco anos, os "punhos soberanos" do Wing Chun (Vin Tsun). A principal característica de seu novo estilo estava na velocidade que se aplicava os golpes, que por sua vez, elaborou golpes retos ao invéz dos famosos golpes curvos das escolas de Kung Fú!
                         Jeet Kune Do transcende qualquer conceito de estilo já criado até os dias atuais. Suas técnicas têm o intuito de fazer o praticante desenvolver seu potencial marcial ao máximo!

                                   Bruce buscou nos ganchoe do Boxe tradicional, por intermédio de seu amigo e fã, Mohamed Ali, o desenvolvimento técnico deste grande campeão, em seguida apromorou as esquivas do boxe tradicional, aos conceitos de golpes comumente praticados no Wing Chun! Mas a principal característica de seu estilo era a eficiência de seus chutes "ampliados", onde como uma mola recolhida, buscava o maior impulso na hora do chute! Muitos de seus colegas de escola (Wing Chun) criticaram-no, por alterar alguns movimentos e golpes do Wing Chun, mas isto não importava muito para ele, afinal Lee bucava como sempre a perfeição...






Seu maior popilo e amigo, sem dúvida Dani Inosanto, ao qual tornou-se instrutor de seu estilo e representante do Jeet Kune Do após a sua morte.


                          Para pdermos explicar melhor os conceitos do Jeet Kune Do, nada melhor que estudar as frases de seu criador, ou seja Bruce Lee:

"As defesas não precisam ser fortes; apenas o suficiente para evitar o ataque. Em JEET KUNE DO, evitar é tão eficiente quanto bloquear."
 Eu ensino o estilo LEE JUN FAN( Bruce Lee). Ele não é um estilo e também não é um esporte. Ele é defesa pessoal."
Rolando as mãos tanto em harmonia quanto em contraste, os praticantes cultivam a energia fluente."
"A verdadeira observação começa quando o indivíduo esta além dos sistemas."

Para mim, o aspecto extraordinário das artes marciais está em sua simplicidade. O modo fácil é também o modo certo. Quanto mais próximo do verdadeiro caminho das ARTES MARCIAIS, menos desperdício de expressão haverá."

"Como a água, um combate não pode ter forma definida."

"Socos e chutes são ferramentas para matar o ego. As ferramentas representam a força de direção intuitiva ou instintiva que, ao contrário do intelecto ou do ego complicado, não se divide, bloqueando a própria liberdade. As ferramentas movem-se para diante sem olhar para trás ou para os lados."
"A confiança nasce do conhecimento."

"Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido."



                                        Para Bruce Lee, o Jeet kune do era um método pessoal que se desenvolve no íntimo de cada um e a sua filosofia não se limita apenas a um conjunto de movimentos, mas sim à “liberdade de expressão” que um lutador tem e manifesta em combate. Um lutador deve ser capaz de responder de forma espontânea a qualquer tipo de situação e deve fazer isso sem a limitação de uma determinada arte marcial. Assim sendo, o praticante deve adaptar o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo. Com este processo, o mestre Bruce Lee procurou demonstrar que um lutador não precisa de dominar mecanicamente todas as técnicas de uma determinada arte marcial, pois o corpo humano pode responder de uma forma mais eficiente ao utilizar várias técnicas em conjunto. Lee comparou a sua filosofia ao trabalho de um escultor e indicou que este trabalha o barro para ter uma peça única e o Jeet kune do “deita fora tudo o que é inútil” e trabalha apenas o que é essencial para a melhor prestação de um lutador em qualquer tipo de combate!


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

KUNG FÚ SEM FRONTEIRAS: AS DIFERENTES FORMAS DO WING CHUN- A VERDADE SOBRE...

KUNG FÚ SEM FRONTEIRAS: AS DIFERENTES FORMAS DO WING CHUN- A VERDADE SOBRE...: Muitas são as dúvidas a respeito das diferentes escolas e segmentos existentes do Wing Chun ao redor do mund...

AS DIFERENTES FORMAS DO WING CHUN- A VERDADE SOBRE OS PUNHOS SOBERANOS!

                               Muitas são as dúvidas a respeito das diferentes escolas e segmentos existentes do Wing Chun ao redor do mundo, na verdade, existem variações desde estilo, que na maioria das vezes, são pouco comentadas entre leigos e praticantes! Após as destruições dos templos shaolins, muitos monges criaram verdadeiras sociedades secretas, para dar continuidade aos seus ensinamentos.
                               A verdade é que mais de 20 monges sobreviveram ao desastre e ajudaram a promover o crescimento de três principais estilos de lutas entre as sociedades secretas. Esses estilos são Garça, Hung Gar e Wing Chun. A arte marcial Wing Chun, kung fu, na verdade é uma arte do templo Shaolin do sul.   
                               Existem algumas versões sobre a fundação do Wing Chun, algumas atribuem somente a uma monja chamada Ng Mui, mas existem ramificações, que mesmo sendo ela uma das personagens envolvidas na criação deste estilo, comprovadamente existem outros envolvidos, provocando assim uma grande questão à este respeito! Isto é o que veremos a partir de agora! Primeiramente, deixo aqui meu testemunho como praticante de Wing Chun a quase quarenta anos, sendo eu, aluno de Mestre Chen Lo (in memmoriun), ao qual represento como seu sucessor na "família " desde 1973.
                              A história do Wing Chun inicia-se a partir da destruição dos templos shaolins do norte, como havia dito anteriormente, mas após este fato, alguns monges sobreviventes, iniciaram muitos de seus discípulos nas artes do Kung Fú, entre estes, o primeiro era um monge budista originalmente do templo Shaolin do Norte cujo  o codinome era “Chun Yuen”. Seu nome real era “Chun Ming”. Chun Ming fazia parte do clã da Famíla Ming, que lutava contra os Manchus, ele refugiou-se nos templos, aprendendo as diferentes formas e estilos de Kung -fú.
                             Não menos importante, outro personagem desta história, que também fazia parte de um templo do Sul,  figura principal nas atividades revolucionarias dos monges usava o codinome “Da Jung”. Grande Mestre de kung fú, revolucionou o ensino desta arte milenar e introduziu o estilo Xian Da Cha'o, como ele, outras linhagens surgiram tais como, Cheung Ng, que muitos acreditam ser a linhagem direta do Wing Chun, na verdade houve exatamente sete linhagens de representatividade no surgimento do Wing Chun! São elas:
 Linhagem- Chun Yuen - 
 Linhagem- Da Jung
 Linhagem- Cheng Ng
 Linhagem -Cheng Sing
 Linhagem -Ng Mui 
 Linhagem -Wu Fan Lin
 Linhagem -Yat Chun Daí
                             Cada uma destas linhagens trazem para si, a fundação deste estilo, alguns com atributos diferentes um do outro, algumas linhagens usam braços exclusivamente curtos, outros usam braços longos, por sua vez outras linhagens introduziram chutes altos, enquanto a maioria usavam chutes baixos! Algumas linhagens afirmam a inexistência da linhagem de Ng Mui, por ser ela mulher e acreditam haver má interpretação de sua existência na história das artes chinesas! Mas a verdade que ninguém quer admitir, é que o estilo Wing Chun, possui duas variantes de ensino, uma delas é a escola de punhos "masculinos" e outro, de punhos "femininos", com performance de golpes de aderência e deslizamentos de punhos compatíveis as técnicas atribuídas a Ng Mui! No passar dos séculos, as Linhagens do Wing Chun, se auto-intitulavam  os verdadeiros fundadores do estilo, tentando desmistificar as demais, o que resultou diversos segmentos do estilo! Atualmente, a maioria das linhagens sobreviventes, se assemelham em técnicas, com poucas diferenças em suas aplicações, Bill Gee, Chun Kiu, Siu Nim Tau, Bart Cham Dao, Muk Yan Jong, Luk Dim Boon Kwun, Lap Sau, Chi Sau, Sin Lin Tao, Sin Lin Fay, Huen Sau, C'han Lan Dao, Chan fan Dao, Bo Ho, são algumas formas e técnicas que em sua maioria são desenvolvidas por todas as escolas. Algumas, com pequenas variações, outras de forma reduzida! O estilo sofreu transformações, escolas  buscaram ramificações distintas, mas unidas em sua natureza mãe!
                                Algumas escolas espalhadas pelo mundo, são consideradas herdeiras diretas de cada linhagem, outras apenas estilos não tradicionais, pelo fato de reformularem alguns conceitos de formas e aplicações! Mas indiscutilvelmente, o WING CHUN é e sempre será um estilo de 70% de sua aplicação em técnicas exclusivas de braços, 20% de técnicas de pernas, 10% braços e pernas!
                                Desde sua criação mais de 400 golpes foram abolidos, sendo poucas escolas que ainda se mantém com estes mesmos golpes, tornando-se assim, o estilo mais curto da história do Kung Fú, por este motivo, o mais procurado, pela praticidade e por ser rápida sua aprendizagem, em média de 5 anos aproximadamente, diferente de muitos outros estilos!

                                          Técnica virtual de Chi Sau

                                           Técnica de Bill Gee(jee) virtual

                                              Técnica básica de Muk Yan Jong virtual

                                            Grão Mestre Ip Chun  filho de Ip Man praticando Chi Sau

                                            

domingo, 9 de outubro de 2011

Os pontos vitais II - E suas aplicações na arte da luta!

                                Falar em arte marcial, combates, sem que possamos nos aprofundar nos pontos vitais na fisiologia humana, seria impossivel. Mais que um estudo é uma obrigação dos praticantes, reconhecer, determinar e acima de tudo, tornar-se ciente dos danos que possa ocasionar caso defira determinados golpes, bem como dimensionar os riscos da prática das artes marciais sem o devido conhecimento, seja como um simples praticante amador ouaté mesmo como profissional!
                                Infelizmente, na grande maioria das escolas e academias ao redor do mundo, os instrutores, professores e Mestres, parecem não valorizar tais conhecimentos, pois buscam apenas a prática de suas artes sem se preocupar em transmitir pelo menos na teoria, a fundamentação básica dos traumas, lesões que possam ocorrer em determinados golpes e técnicas de chaves, socos,chutes e mobilizações!
                               Fica claro a periculosidade da transmissão de aplicações de golpes ao aluno, sem a devida informação a respeito dos perigos que envolvem o fato. Desta forma, o aluno e praticante pode tornar-se um perigo para a segurança física de seus oponentes bem como para sua própria vida!
                               Por este motivo, venho tocar neste assunto mais uma vez, agora de forma mais profunda, para que todo o praticante assuma as consequencias de seus atos no momento de um combate, bem como, criar uma obrigação entre aqueles que ministram aulas, é inadmisível alguém ser formado como profissional ou ser considerado um instrutor técnico, professor ou mestre, sem que tenha a bagagem de conhecimento teórico de fisiologia, anatomia e pontos vitais, para que possa transmitir aos seus alunos e praticantes! Sou um grande adepto de que as Universidades ao redor do mundo, tenham uma cadeira de artes marciais, com qualificação em nível superior, obrigando que os profissionais destas áreas tenham uma formação academica além da arte pretendida! é caso de se pensar!!!
                              Não é uma questão de elitismo, mas de preparo sério e preparação de bons profissionais! Bem, sigamos então em nossos estudos: 


                             OS PONTOS VITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES AVANÇADAS! 
                             
                             Os pontos vitais se subdividem em quatro funções aplicativas nas artes marciais, são eles:

1º- Áreas de pressão e compressão (áreas vasculares), 2º áreas de lesões (ósseas, articulares e musculares), 3º áreas de congelamentos dos sentidos (nervos e tendões), 4º- áreas de impáctos flutuantes (orgãos internos digestivos, renais e reprodutor).
                
                              Como vemos a seguir na imagem abaixo, o tronco humano, possui pontos onde encontraremos áreas de pressão e compressão, lesões, congelamentos e de impácto flutuante simultâneamente,  perfazendo um total de 14 pontos básicos no tronco frontal e  12 pontos básicos no troco costal!                            
                              São considerados pontos de pressão, os três primeiros pontos de cima para baixo (coração-29- esôfago-30 e pulmão-31). Em seguida teremos o quarto ponto de cima para baixo, que representa uma área  considerada área de lesão (osso esterno-32), posteriormente a este ponto, teremos duas áreas de impacto flutuante (fígado-33.1 e estômago-33.2), vimos até este momento seis áreas descritas abaixo, o próximo ponto (sétimo) de cima para baixo, indica um ponto de lesão ou seja a costela flutuante!
Teremos abaixo da costela flutuante (34), à esquerda o oitavo ponto, possui o cólon ascendente, que é uma área também de impa cto flutuante, bem como os quatro pontos centrais no meio do abdome (intestino delgado-jejuno e ilio- 36), seguido do ponto da pelve (37) que é uma área de pressão e ao mesmo tempo de lesão, seguido do ponto genital (38), considerado  de impacto flutuante!
          Todos estes pontos fazem parte das quatro áreas respectivas de aplicações de golpes, sendo que cada  qual poderá ser atingido por golpes peculiares de cada técnica marcial (Ver aqui  no blog dos pontos vitais parte- I).
                                                    O mesmo ocorre com os membros inferiores, na prática podemos perceber seis pontos de áreas de aplicação de golpes  nas pernas, na área frontal, teremos áreas simultâneas de golpes de lesões e congelamentos, pois são locais que refletem lesões ósseas, nervosas e de tendões.  As áreas atingidas podem ser vistas na imagem abaixo! Sendo o primeiro ponto de lesão (femur- 39) em seguida a patela (joelho-40) também de lesão a articulação de joelho (42) , mais abaixo, dois pontos de lesão e congelamento (tíbia e fíbula 41 e 44), e por fim o ponto de congelamento (metatarso- 45). Qualquer aplicação de golpes na região das pernas que não provoquem lesões ósseas ou de tendões, poderá refletir principalmente como congelamento dos sentidos nervosos e impulsos musculares, na maioria das vezes ocasionados por chutes nestas regiões, mas podendo ainda ser constatado técnicas de chaves de pernas, trações  e golpes de mobilizações!
                                




                                                      Nos membros superiores (braços), os pontos que se seguem, são áreas de lesões, congelamento respectivamente: (Bíceps 22, longo supinador 23, flexor do antebraço 24, cubital anterior 25 e cubital posterior), todos estes pontos são focos de memória muscular onde os impulsos nervosos desta região, ao serem aplicados golpes de bloqueios,   irão reagir com congelamentos dos sentidos fibrosos, tornando limitado os movimentos, e podem ocorrer lesões musculares ou articulares até mesmo nos punhos e mãos 26,27 e 28. Veja abaixo:            



                                      O corpo humano possui na sua totalidade 108 pontos vitais, que são divididos em meridianos e quadrantes, por sua vez, cada alinhamento destes pontos reagem em níveis, (profundos ou superficiais),  os pontos considerados profundos ao sofrerem impactos por meio de golpes de punhos, irão gerar hemorragias internas, enquanto os golpes de baixa profundidade (superficiais) provocam congelamentos momentâneos, tirando qualquer iniciativa de contra-ataque! Os meridianos passam pelo centro do corpo da cabeça aos pés como duas linhas invisiveis paralelas, entre elas encontraremos os principais orgãos de manutenção da vida! Os quadrantes se dividem em três partes, quadrante superior (da cabeça ao osso esterno), quadrante central (do estômago à bexiga, por fim o quadrante inferior da pelve aos pés! Cada quadrante possui 36 pontos vitais (36 X 3= 108),  os quadrantes superiores são chamados de  corrente dos punhos de pressão e é chamado de aquecedor central pelo fato de ser responsável pelo elemento do ar (coração e pulmão), golpes nestes locais podem gerar parada cardíaca e respiratória, sendo assim, os golpes mais comuns são socos de punhos fechados, golpes com as palmas das mãos, golpes com as pontas dos dedos e cotoveladas! Isto varia de estilo para estilo! No eixo do quadrante central, denominamos como sendo  corrente do duplo aquecedor (fogo e água), pois respectivamente encontraremos estes dois elementos nos orgãos internos, golpes nesta região podem causar lesões hemorrágicas! Juntos, o quadrante superior e quadrante central, são denominados como Quadrante triplo aquecedor ou Caminho do Dragão!
                      Por fim teremos o quadrante inferior, responsável pela mobilidade e reflexo de esquivas dos quadrantes superiores e centrais, as pernas são na verdade o principal mecanismo de equilíbrio sensorial em um combate, para isto o treino constante deste quadrante, irá liberar alto indice de equilíbrio postural no combate! É chamado de fluxo da serpente, pelo fato de ser esta área responsável pela vascularização profunda dos membros inferiores. Ataques nestas regiões, na maioria dos caso com chutes, acarretam uma perda de equilíbrio, disfunção motora ou abalo dos sentidos de defesa!



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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

KUNG FÚ - A arte que se espelha nos animais

                                  Muitas pessoas costumam me perguntar, quais são os motivos que levaram monges a criarem estilos de lutas (KUNG FU), baseando-se em animais....Na verdade, os primeiros estilos de Kung fú, não tinham como finalidade as artes marciais como muitos imaginam, a finalidade principal dos monges, era desenvolver uma técnica de exercícios, que desse aos monges a possibilidade de criar mecanismos de movimentos  para reagir o organismo, depois de horas e horas em posturas de meditação e orações, na verdade, os monges levavam uma vida muito sedentária, eram em sua maioria, homens gordos e fora de forma!
 
                                                          Bodhidharma ou Ta-Mo, como era conhecido na China, ali, pelo ano de 525 da era Cristã, atravessou a fronteira Chinesa, vindo da Índia, pelo "Caminho da Seda", o 28º patriarca do Budismo que chamava-se Bodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma, esse monge constatou a diversificação dos dogmas do Budismo Chinês e, em busca da Iluminação, ingressou no Templo Shao-Lin, na província de Honan e, pôs-se a meditar durante nove anos frente a um muro.  (VER NESTE BLOG SUA BIOGRAFIA). Ele na verdade trouxe da India seus conhecimentos de diversos exercícios Indianos, possibilitando aos monges uma melhor forma física! Mas notem, o Templo Shaolin já existia  antes de sua chegada, após sua morte, Ta-Mo foi definitivamente  reconhecido como codificador das artes marciais, pelo fato de que seus ensinamentos e seus exercícios, foram de grande valia para criar o 1º estilo de Kung Fú, Ch'uan Fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou na China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C.
                                                         O estilo Ch'uan Fa é a forma de Kung Fú mais antiga que se tem notícias, dele originou-se os demais estilos chineses, pois naquela época, os grandes guerreiros usavam armas, espadas e escudos, herança herdada dos mongóis! Até então, não se tinha notícias de que alguem possuia alguma técnica de punhos vazios, que fossem usados como armas.... Durante esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung!
                                            
                                            Estilo Ch'uan Fa- 1º estilo de Kung Fú

                                             Após a criação do estilo "dos punhos"(Ch'uan Fa), suas posturas e formas de ataque e defesa, foram copilados por outros estilos, que por sua vez se baseavam nos movimentos dos animais, acreditando que a supremacia dos movimentos instintivos dos animais, poderiam suplantar as armas até então usadas, mas o que realmente contribuiu para o Kung Fú se solidificar como arte marcial, foi o fato de que os monges pretendiam desenvolver uma técnica de defesa, que fosse praticada sem chamar a atenção dos soldados do império! Vistos como pessoas dóceis, pacifistas desejavam não chamar a atenção para si, praticando seus estilos, eram vistos no inicio como formas somente como exercícios, mas no decorrer do tempo, mais e mais estilos foram sendo criados, chamando a atenção do império que acabou sendo responsável pelo incêndio dos templos Shaolins por toda a China! 
                                               Por mais de três séculos, os monges ensinaram seus discípulos de forma incógnita, na maioria das vezes, constituidos de pequenos grupos de agricultores, pobres de vilarejos ou crianças orfãs, frutos dos desmandos do Império Chinês, assim silenciosamente, os grandes lutadores de Kung Fú, começaram a surgir, com isto, o império ameaçado, começou a luta contra os pugilistas dos templos rebeldes! Mas já era tarde, o Kung Fú e seus diversos estilos já faziam parte da vida de cada habitante dos vilarejos e cidades, nascendo assim o Kung Fú que conhecemos!
                                               Abaixo descrevo os estilos mais importantes das formas tradicionais que descendem dos templos shaolins: 
                                               Estilos Chineses
                                          Deixo claro, que muitos estilos se perderam com o tempo, outros se mantém sob sigilo e pouco se sabe de sua existência atual ou de seus praticantes, mas acredita-se que desde sua origem, foram criados 200 estilos!