Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 16 de outubro de 2011

Os exercícios físicos mais efetuados nas artes marciais!

                               

                                      Não se pode falar em artes marciais, sem que se fale primeiramente em exercícios físicos, afinal de contas, todo bom praticante de artes marciais deve acima de tudo, preocupar-se com sua resistência física, mobilidade, flexibilidade e acima de tudo um bom condicionamento físico compatível a arte ao qual pratica! Muitos pensam que os exercícios basicamente são os mesmos , seja qual for a arte marcial praticada, grande erro! É importante salientar a importancia do exercício correto para cada modalidade pretendida, casa contrário, ao invés de melhorar e aprimorar as condições do praticante, poderá ocorrer exatamente ao contrário... Mostraremos aqui, somente os exercícios básicos  de condicionamento físico e não os exercícios de desenvolvimento marcial! Vejamos:
                                    Capoeira- necessita exercícios de flexibilidade e resistência dos músculos lombares, das pernas e dos braços, para isto deve condicionar seu corpo nestas principais atribuições, para isto, o capoeirista deve acima de tudo fazer exercícios de alongamento e principalmente de resistência contínua, pois os movimentos da capoeira, sem dúvida exigem 50% mais do corpo que as demais artes, por manter-se continuamente em movimento na hora de efetuar seus movimentos. Em uma "roda de capoeira" todos os movimentos são contínuos, exigindo uma maior condição de oxigenação pulmunar e tonicidade muscular que as demais artes, que possibilitam ao seu praticante pequenos intervalos entre um golpe e outro!


                        Exercícios de capoeira- Como podemos ver acima, é importante para a capoeira movimentos de impulso, alongamento e flexibilidade em exercícios contínuos! A capoeira salientiza acima de tudo exercícios que fortifiquem os músculo lombares, a capicidade de impulso vertical das pernas e movimentos onde o abdome desenvolva a contração necessária para suspender e absorver impulsos de giros e saltos...

                        Exercícios de Boxe-  A maioria dos exercícios de boxe, buscam muito a fortalecimento dos membros superiores por meio de flexões, as pernas e resistência respiratória por meio de exercícios de pular corda...


                                           Como podemos notar no video acima, o condicionamento físico do Boxe, deferente da capoeira, visando principalmente a força e resistencia muscular, não deixando de lado, é claro, os movimentos de condicionamento e explosão dos braços, por meio de técnicas de esquivas e bloqueios diretos, inclusive o boxe se serve também de aparelhos de musculação com repitições longas para maior volume muscular do bíceps e triceps dos braços, garantindo assim maior estabilidade dos socos!


                                          No MMA e no Jiu - Jitsu como podemos ver acima, os exercícios visam principalmente dar ao praticante destas modalidades, a capacidade de impulso progressivo e impulso direto, principalmente em técnicas de arremesso do oponente ao chão, obrigando-o a exercícios de flexo-extensão por meio de séries com uso de pesos, onde possibilitem explosão muscular em alavancas e chaves! Como o boxe, também se faz usuário de continuas formas de flexões, para fortalecimento do abdome e musculos toráxicos e lombares!

                                           Muay- Thai  (acima) valoriza principalmente os exercícios de pernas e joelhos, principal objetivo deste tipo de luta, onde a velocidade de troca de pernas, posturas e golpes dependem acima de tudo de um bom rendimento de flexibilidade e explosão dos membros inferiores. O Muay-Thai, promove golpes de braços similares ao boxe tradicional,  com ganchos, esquivas, jabs e cruzados com diferenciação no fato do uso dos cotovelos, por este motivo, muitos exercícios encontrados no boxe, também se encontra no Muay-Thai, mas a maior atenção desta modalidade está no desenvolvimento e alongamento dos membros inferiores, com explosão e impulso imediato de seus golpes laterais e frontais ou de giros! 
                                          Tae Kwon Do, como a maioria das artes orientais de luta de pé, enfatizam principalmente os exercícios de alongamento dos membros inferiores, que lhes permitam maior impulso e velocidade nas pernas, como veremos no video abaixo, a maioria dos exercícios buscam a ampliação de grau de abertura para chutes elevados, bem como exercícios de alongamento de brações e fortalecimento do abdome...


                                        Karatê- A  arte marcial japonesa, tem como fundamento golpes de explosão direta e movimentos de profundidade, onde a força e resistência possui graus de maior importância.   
                                      Portanto, a força e explosão de impacto são mais afloradas nos exercícios efetuados, é normal a preocupação com os exercícios que amplifiquem a tonicidade muscular principalmente nos membros superiores, não obstante, as pernas possuem aplicações de chutes de média e longa altura, como forma de bloqueio ou golpe de finalização, como diz o nome desta arte Karatê significa "Mãos Vazias", mostrando assim, que os exercícios visam mais os braços e punhos! 
                                           
                                          O Krav Maga tem como principal fundamentação como arte marcial Israelense, o uso dos braços em movimentos e golpes aplicativos do Boxe tradicional, movimentação de defesa pessoal  aplicativa em chaves e bloqueios como o Aiki-do e Kung -Fú, chutes e giros do Muay Thai e Tae Kwon do! Técnica usada pelo exército Israelense... Seus exercícios básicos como podemos ver abaixo no video, buscam principalmente o desenvolvimento de braços e impulsos de chutes de explosão vertical!



                                     O Kung Fú, arte chinesa, possui uma série de exercícios para cada estilo, sendo estes, em grande quantidade, desenvolveu-se uma infinidade de exercícios, seja para a mobilidade, flexibilidade ou alongamento como podemos ver no video abaixo!


                                   
                                        Não importa a arte marcial que se pratica, na verdade todas possuem como principal característica, a busca de um desenvolvimento físico que possibilite a maior integração entre o corpo e o espírito, tendo como ponte, a mente sadia e equilibrada. Toda e qualquer modalidade marcial é a certa convicção de que podemos superar nossas fraquezas, angústias e limitações!
    


                               Grão Mestre Makáo            I.C.M.A- 56865/54       I.G.S - 13542

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.