Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

KUNG FÚ - A arte que se espelha nos animais

                                  Muitas pessoas costumam me perguntar, quais são os motivos que levaram monges a criarem estilos de lutas (KUNG FU), baseando-se em animais....Na verdade, os primeiros estilos de Kung fú, não tinham como finalidade as artes marciais como muitos imaginam, a finalidade principal dos monges, era desenvolver uma técnica de exercícios, que desse aos monges a possibilidade de criar mecanismos de movimentos  para reagir o organismo, depois de horas e horas em posturas de meditação e orações, na verdade, os monges levavam uma vida muito sedentária, eram em sua maioria, homens gordos e fora de forma!
 
                                                          Bodhidharma ou Ta-Mo, como era conhecido na China, ali, pelo ano de 525 da era Cristã, atravessou a fronteira Chinesa, vindo da Índia, pelo "Caminho da Seda", o 28º patriarca do Budismo que chamava-se Bodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma, esse monge constatou a diversificação dos dogmas do Budismo Chinês e, em busca da Iluminação, ingressou no Templo Shao-Lin, na província de Honan e, pôs-se a meditar durante nove anos frente a um muro.  (VER NESTE BLOG SUA BIOGRAFIA). Ele na verdade trouxe da India seus conhecimentos de diversos exercícios Indianos, possibilitando aos monges uma melhor forma física! Mas notem, o Templo Shaolin já existia  antes de sua chegada, após sua morte, Ta-Mo foi definitivamente  reconhecido como codificador das artes marciais, pelo fato de que seus ensinamentos e seus exercícios, foram de grande valia para criar o 1º estilo de Kung Fú, Ch'uan Fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou na China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C.
                                                         O estilo Ch'uan Fa é a forma de Kung Fú mais antiga que se tem notícias, dele originou-se os demais estilos chineses, pois naquela época, os grandes guerreiros usavam armas, espadas e escudos, herança herdada dos mongóis! Até então, não se tinha notícias de que alguem possuia alguma técnica de punhos vazios, que fossem usados como armas.... Durante esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung!
                                            
                                            Estilo Ch'uan Fa- 1º estilo de Kung Fú

                                             Após a criação do estilo "dos punhos"(Ch'uan Fa), suas posturas e formas de ataque e defesa, foram copilados por outros estilos, que por sua vez se baseavam nos movimentos dos animais, acreditando que a supremacia dos movimentos instintivos dos animais, poderiam suplantar as armas até então usadas, mas o que realmente contribuiu para o Kung Fú se solidificar como arte marcial, foi o fato de que os monges pretendiam desenvolver uma técnica de defesa, que fosse praticada sem chamar a atenção dos soldados do império! Vistos como pessoas dóceis, pacifistas desejavam não chamar a atenção para si, praticando seus estilos, eram vistos no inicio como formas somente como exercícios, mas no decorrer do tempo, mais e mais estilos foram sendo criados, chamando a atenção do império que acabou sendo responsável pelo incêndio dos templos Shaolins por toda a China! 
                                               Por mais de três séculos, os monges ensinaram seus discípulos de forma incógnita, na maioria das vezes, constituidos de pequenos grupos de agricultores, pobres de vilarejos ou crianças orfãs, frutos dos desmandos do Império Chinês, assim silenciosamente, os grandes lutadores de Kung Fú, começaram a surgir, com isto, o império ameaçado, começou a luta contra os pugilistas dos templos rebeldes! Mas já era tarde, o Kung Fú e seus diversos estilos já faziam parte da vida de cada habitante dos vilarejos e cidades, nascendo assim o Kung Fú que conhecemos!
                                               Abaixo descrevo os estilos mais importantes das formas tradicionais que descendem dos templos shaolins: 
                                               Estilos Chineses
                                          Deixo claro, que muitos estilos se perderam com o tempo, outros se mantém sob sigilo e pouco se sabe de sua existência atual ou de seus praticantes, mas acredita-se que desde sua origem, foram criados 200 estilos!










































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.