Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AS DIFERENTES FORMAS DO WING CHUN- A VERDADE SOBRE OS PUNHOS SOBERANOS!

                               Muitas são as dúvidas a respeito das diferentes escolas e segmentos existentes do Wing Chun ao redor do mundo, na verdade, existem variações desde estilo, que na maioria das vezes, são pouco comentadas entre leigos e praticantes! Após as destruições dos templos shaolins, muitos monges criaram verdadeiras sociedades secretas, para dar continuidade aos seus ensinamentos.
                               A verdade é que mais de 20 monges sobreviveram ao desastre e ajudaram a promover o crescimento de três principais estilos de lutas entre as sociedades secretas. Esses estilos são Garça, Hung Gar e Wing Chun. A arte marcial Wing Chun, kung fu, na verdade é uma arte do templo Shaolin do sul.   
                               Existem algumas versões sobre a fundação do Wing Chun, algumas atribuem somente a uma monja chamada Ng Mui, mas existem ramificações, que mesmo sendo ela uma das personagens envolvidas na criação deste estilo, comprovadamente existem outros envolvidos, provocando assim uma grande questão à este respeito! Isto é o que veremos a partir de agora! Primeiramente, deixo aqui meu testemunho como praticante de Wing Chun a quase quarenta anos, sendo eu, aluno de Mestre Chen Lo (in memmoriun), ao qual represento como seu sucessor na "família " desde 1973.
                              A história do Wing Chun inicia-se a partir da destruição dos templos shaolins do norte, como havia dito anteriormente, mas após este fato, alguns monges sobreviventes, iniciaram muitos de seus discípulos nas artes do Kung Fú, entre estes, o primeiro era um monge budista originalmente do templo Shaolin do Norte cujo  o codinome era “Chun Yuen”. Seu nome real era “Chun Ming”. Chun Ming fazia parte do clã da Famíla Ming, que lutava contra os Manchus, ele refugiou-se nos templos, aprendendo as diferentes formas e estilos de Kung -fú.
                             Não menos importante, outro personagem desta história, que também fazia parte de um templo do Sul,  figura principal nas atividades revolucionarias dos monges usava o codinome “Da Jung”. Grande Mestre de kung fú, revolucionou o ensino desta arte milenar e introduziu o estilo Xian Da Cha'o, como ele, outras linhagens surgiram tais como, Cheung Ng, que muitos acreditam ser a linhagem direta do Wing Chun, na verdade houve exatamente sete linhagens de representatividade no surgimento do Wing Chun! São elas:
 Linhagem- Chun Yuen - 
 Linhagem- Da Jung
 Linhagem- Cheng Ng
 Linhagem -Cheng Sing
 Linhagem -Ng Mui 
 Linhagem -Wu Fan Lin
 Linhagem -Yat Chun Daí
                             Cada uma destas linhagens trazem para si, a fundação deste estilo, alguns com atributos diferentes um do outro, algumas linhagens usam braços exclusivamente curtos, outros usam braços longos, por sua vez outras linhagens introduziram chutes altos, enquanto a maioria usavam chutes baixos! Algumas linhagens afirmam a inexistência da linhagem de Ng Mui, por ser ela mulher e acreditam haver má interpretação de sua existência na história das artes chinesas! Mas a verdade que ninguém quer admitir, é que o estilo Wing Chun, possui duas variantes de ensino, uma delas é a escola de punhos "masculinos" e outro, de punhos "femininos", com performance de golpes de aderência e deslizamentos de punhos compatíveis as técnicas atribuídas a Ng Mui! No passar dos séculos, as Linhagens do Wing Chun, se auto-intitulavam  os verdadeiros fundadores do estilo, tentando desmistificar as demais, o que resultou diversos segmentos do estilo! Atualmente, a maioria das linhagens sobreviventes, se assemelham em técnicas, com poucas diferenças em suas aplicações, Bill Gee, Chun Kiu, Siu Nim Tau, Bart Cham Dao, Muk Yan Jong, Luk Dim Boon Kwun, Lap Sau, Chi Sau, Sin Lin Tao, Sin Lin Fay, Huen Sau, C'han Lan Dao, Chan fan Dao, Bo Ho, são algumas formas e técnicas que em sua maioria são desenvolvidas por todas as escolas. Algumas, com pequenas variações, outras de forma reduzida! O estilo sofreu transformações, escolas  buscaram ramificações distintas, mas unidas em sua natureza mãe!
                                Algumas escolas espalhadas pelo mundo, são consideradas herdeiras diretas de cada linhagem, outras apenas estilos não tradicionais, pelo fato de reformularem alguns conceitos de formas e aplicações! Mas indiscutilvelmente, o WING CHUN é e sempre será um estilo de 70% de sua aplicação em técnicas exclusivas de braços, 20% de técnicas de pernas, 10% braços e pernas!
                                Desde sua criação mais de 400 golpes foram abolidos, sendo poucas escolas que ainda se mantém com estes mesmos golpes, tornando-se assim, o estilo mais curto da história do Kung Fú, por este motivo, o mais procurado, pela praticidade e por ser rápida sua aprendizagem, em média de 5 anos aproximadamente, diferente de muitos outros estilos!

                                          Técnica virtual de Chi Sau

                                           Técnica de Bill Gee(jee) virtual

                                              Técnica básica de Muk Yan Jong virtual

                                            Grão Mestre Ip Chun  filho de Ip Man praticando Chi Sau

                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.