Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como se preparar para um combate nas artes marciais?




                                         Longe de qualquer prognóstico eficaz, um combate, seja em um torneio, defesa pessoal nas ruas, campeonato ou até mesmo em uma escola de artes marciais, dificilmente poderá ser previamente previsto, pois as possibilidades são múltlipas nestes casos! Mas como se preparar para um combate em confronto total?
                                         É isto que iremos analisar nesta postagem, sejam os princípio básicos de um contato corporal direto ou os mecenismos reais, que determinarão um bom resultado em um  confronto real!


Como se preparar para um confronto e obter bons resultados?

                                         Muitos praticantes de artes marciais acreditam que o treino constante de técnicas de combate resolve qualquer ação de contato direto, mas isto não é bem assim, existem fatores que devem ser levados em conta!
                                          Evidentemente, um bom preparo físico e técnico tem que existir, treinamento de técnicas de combate são fundamentais, mas não significa que sejam o suficiente para ter êxito e determine uma vitória...
                                          A principal metodologia que deve ser aplicada por um praticante está diretamente relacionado aos desenvolvimentos de técnicas onde priorize o "reflexo  imediato e respostas neuromusculares" ou como é chamado... Sinapse neuromuscular!Nestes casos, devemos levar como referência os impulsos elétricos nervosos que são responsáveis por uma respostas imediatas dos reflexos de ataque e defesa! Para isto devemos compreender a Sinapse elétrica:
Sinapse elétrica: É a comunicação nervosa que dispensa mediadores químicos de neurotransmissão.São particularmente úteis nas vias reflexas rápidas e nas respostas sincrônicas de alguns neurônios, que por sua vez, se estabelecem por uma passagem direta de íons, das junções abertas ou comunicantes(Jap Junctions). Para que possamos compreender melhor, devemos entender em quais circunstâncias de combate, onde teremos melhor ou pior reação imediata de nossos reflexos ou respostas neuromusculares e seus impulsos elétricos!



Os reflexos:
                     
                       Existem  treinamentos que poderão ajudar em reflexos mais rápidos, que determinem uma melhor resposta muscular, portanto um melhor desempenho em defesas e ataques ou uma resposta imediata aos movimentos de um oponente! Para isto temos os seguintes fundamentos que devem ser estudados:

a)- Voce é mais ágil nas pernas ou nos braços?
                                Caso seja mais ágil nos braços, tanto em velocidade, como exatidão de golpes, isto significa que terá maior reflexo corporal em perceber movimentos dos membros superiores, portanto terá que preocupar-se com ataques e defesas dos membros inferiores (Exemplo: Boxe, Wing Chun, Judo, Aikido - Karate) ! O mesmo ocorre, quando seus movimentos possuem mais agilidade nas pernas, seus reflexos terão mais dificuldade em reagir com os braços em defesas e ataques nos membros superiores, exemplo: (capoeira e Tae Kwon-Do e Muay Thai e Jiu-Jitsu)! 
                          
b)- Voce é destro ou sinistro?
                               
                              Olhe bem para essa imagem. Se voce ver a menina girar no sentido horario, quer dizer que voce usa mais o lado direito do cerebro, se vc ve ela girar no sentido anti-horario, quer dizer que vc usa mais o lado esquerdo do cerebro: Se voce usa mais o lado direito do cérebro voce deverá manter sua "postura" de defesa voltada pelo lado esquerdo à frente, caso veja o movimento anti-horário, deverá agir com uma "postura" de combate voltada para o lado direito à frente! Sendo assim, que vê a imagem acima girando horário defende melhor o lado esquerdo e ataca pelo lado direito, quem vê a mesma imagem girando pelo lado anti-horário, defende melhor o lado direito e ataca melhor pelo lado esquerdo! Caso voce veja esta mesma imagem, hora girando para um lado, hora para o outro, voce poderá ser considerado um lutados que tanto no ataque como na defesa, terá reflexos imediatos independente do lado que este mesmo golpe seja aplicado! 


c)-Voce  se esquiva para que lado? para o lado oposto ao golpe ou para o mesmo lado do golpe?
                                       Existem técnicas de esquiva em que ao sofrer um golpe vindo pela direita(exemplo: um soco), o praticante se esquiva em pêndulo , para o lado oposto do movimento do soco( que é o correto), mas podemos perceber a dificuldade de outros praticantes neste sentido, eles se esquivam indo em direção ao mesmo lado em que o soco foi direcionado, fatalmente ele irá sofrer o golpe! O treinamento de esquiva é fundamental, principalmente em movimentos de pêndulos, como é comum ver  em técnicas de esquiva do Boxe...Isto é fundamental para "bloqueios"e contra-ataques!

A arte das esquivas e pêndulos são indispensáveis para um bom desempenho nas Artes Marciais


                                         "Instintos (naturais) nos levam a defender o território, enquanto os reflexos são instrumentos que desenvolvemos para tirar melhor proveito de nossos instintos". Sendo assim, os treinos constantes de técnicas marciais, servem para lapidar nossos instintos a tal ponto que ampliem nossos reflexos, na maioria das vezes, restritos e  condicionados às necessidades puramente cotidianas! 
                    
d)-  Voce sabe a distância exata de seu oponente em caso de defesa ou de ataque?


Divisão e etapas de desenvolvimento dos reflexos na arte da luta: 

1º- Reflexo de distâncias: Este treinamento tem como objetivo principal, dar ao praticante a noção exata de distância para ataque e defesas, onde não seja necessário movimentos no vazio, caso o espaço entre o alvo e o golpe esteja fora de alcanse! 

2º-  Reflexo de trajeto de movimento: Esta prática requer a abservância dos golpes do oponente, onde cada ataque possui uma trajetória de movimento ao qual permite uma boa defesa, isto requer reflexo que após desenvolvidos, permitirão o movimento correto na hora certa", para isto, será necessário reflexos condicionados ao movimento do oponente! Resumindo: Mova-se igual e contrário ao seu oponente, nunca sob o mesmo ângulo de ação! 

Voce se cansa rápido ao lutar, fica com o corpo pesado após alguns minutos de combate?

Isto nem sempre significa que voce está fora de forma, mas existe uma grande possibilidade de que esteja "queimando" muita energia muscular ou vascular no momento de aplicar golpes de defesa ou de ataque. Primeiramente voce deverá analisar se existe maior desgaste na "defesa" ou no "ataque"...Em ambos os casos, isto significa que seus golpes são extremos em aplicação, bem mais que necessários e sofrem alto índice de "stress"...Um bom golpe tem que despreender o mínimo possivel de desgaste. Outro fator é a respiração, deve ser sincronizada com o movimento pretendido, com capacidade de oxigenação relativa aos movimentos realizados, sendo assim, golpes curtos exigem menor oxigenação, golpes longos, maior oxigenação... 



3º- Reflexos são reações cognitivas involuntárias em resposta a um estímulo externo e consiste nas primeiras formas de movimento humano. Estas formas são impusos que se armazenam no córtex cerebral! Por serem movimentos involuntários, o praticante de arte marcial desenvolverá seus reflexos, a medida que põe à prova seus institos de sobrevivência ou  em situação de ameaça real! Não basta saber chutar ou socar de uma forma potente ou veloz, será necessário apenas ultrapassar os limites de reflexo de seu oponente, que nem sempre estará condicionado...Isto significa que devemos treinar os "disparos" de golpes em um curto espaço de tempo, tempo este bem menor que a capacidade de reflexo cognitivo do oponente! Isto damos o nome de "realtime explosion" ou simplismente Shíshí yǐng xiǎng ( tempode disparo-實時影響).

Instintos versus Reflexos, Quem ganha?

                            Os instintos nos fornecem o momento de agir mas não determinam como agir. Este é o trabalho da "perícia técnica marcial, condicionamento físico e psicológico!"
                           Já os reflexos nos fornecem a visão dos "instintos do oponente" e suas intenções imediatas, permitindo que em questão de milésimos, saibamos como reagir!
                 

Conclusões finais!

Voce pode ser um grande especialista em artes marciais, exímio nas artes dos chutes e socos, bem como em mobilizações e quedas, mas se seu desempenho não for amparado pelo treino árduo de seus reflexos e contrôle de seus instintos, fatalmente voce estará sujeito a derrota em um combate real!
Saber como agir (golpes) não é o suficiente, deve-se descobrir "quando" agir, que "distância" terá que agir, em qual velocidade deve atuar, que supere os reflexos de seu oponente, que "tipo de respiração" deve fluir, pois cada golpe exige um "tipo" de respiração! Como exemplo temos a natação, isto também ocorre nas artes marciais!


By
Great Master Makáo 



sábado, 24 de novembro de 2012

KAK KAN CHUN E SEU SISTEMA....



                                    Em meados dos anos 90, eu me preocupei em codificar um sistema de arte marcial, que tornasse possivel, a unificação de dois estilos aos quais eu dediquei a maior parte de minha vida ou seja, o "Wing Chun" que herdei de meu primeiro Mestre (Chen-Lo da linhagem de seu antecessor, Mestre Wong li Chen), que mais tarde tornara-me, seu sucessor direto. E o estilo do "Leão da Montanha" conhecido também como Kak Kan, originando assim, o "Měi zhōu shī 美洲獅"  ou como preferirem, "Leão da montanha da Primavera" OU SIMPLISMENTE "KAK KAN CHUN" ! 


                                     Este sistema integra os punhos curtos, médios e longos do Wing Chun, com a peculiaridade das "patas e garras do Leão (Shīzi)獅子.
                                      O Wing Chun 詠春  (eterna primavera) sem dúvida alguma é o estilo de Kung Fu mais eficiente já criado, no que concerne ao uso dos punhos em pequena e média distância, no entanto a técnica do Leão é a representatividade máxima das "três garras supremas" (Tigre, leopardo e gato). Este estilo foi difundido em meados dos anos de 1554, no templo寺廟 "Shīzi-Sìmiào shān shī".

                                      O Kak Kan Chun, não modifica a diretriz de nenhum dos dois estilos, tanto o Vin Tsun (Wing Chun)  como o Měi zhōu shī (Kak Kan), são praticados na integra  separadamente, posteriormente ambas são unificadas na forma e movimentos.
Sistemas do Kak Kan Chun (Měi zhōu shī) :
 拳頭獅子(Shīzi- Quán tóu)- Punhos do Leão- dividem-se em:
garras que penetram 拳頭穿孔 (Quán tóu- chuān kǒng) 30 MOVIMENTOS - garras que arrastam 拖動拳頭(Quán tóu -Tuō dòng ) 58 MOVIMENTOS - Garras que aderem拳頭粘附(Quán tóu- zhān fù) 25 MOVIMENTOS - garras que deslizam 拳頭滑動 (Quán tóu- huá dòng) 54 MOVIMENTOS.

"Todos os tipos de garras do Leão, se adecuam aos movimentos do Vin Tsun, sejam nos movimentos do Chi Sao, Bö Kuen, Bart chao Lan Dao, Siu Kiu e demais técnicas".

Formas sistêmicas de movimento:
1ª forma - 走在橋上 (Zǒu zài qiáo shàng) Caminhando sobre a ponte 7 variações
2ª forma- 爬山 (Páshān) Subindo a montanha  8 variações
3ª forma- 鋪平了道路 (Pū píng le dào lù) abrindo  caminho 10 variações
4ª forma- 打破石頭 (Dǎ pò shí tou) quebrando a rocha 8 variações


Técnicas de combate 打擊 (Dǎjí):
1º- Rasgando a casca da árvore - 撕裂的樹 (Sī liè  shù) 5 variações
2º- Agarrando o peixe no rio-抓住 (huā zhù yú) 5 variações
3º- descendo a montanha-下山 (Xià shān)- 10 variações

Obs: Todo o sistema integrado do Kak Kan Chun, atualmente é ensinado unicamente pelo Grão Mestre Makáo, codificador deste estilo ao redor do mundo! Dedico esta postagem aos meus alunos e descendentes desta linhagem! O estilo Měi zhōu shī ou Kak Kan Chun como é conhecido no Ocidente, tem como finalidade manter os métodos do Wing Chun e do estilo Leão da montanha na mais alta tradição que são características de cada qual".
          O estilo Kak Kan Chun tem como critério de seus ensinamentos, preparar seu adepto em um período de 4 anos de prática de seu método!


By 
Great Master Makáo
                                       

domingo, 18 de novembro de 2012

BRUCE LEE, O WING CHUN


                                   Muito já foi dito sobre a vida e arte de Bruce Lee, sua habilidade é retrada em filmes, sua arte o "Jeet Kune Do" é praticado por muitos, mesmo após a sua morte, Lee Jun Fan (seu verdadeiro nome), ainda é mantido na lembrança de todos, como sendo o ícone das artes marciais, mesmo que para alguns, isto seja visto como mera publicidade! Na verdade, Bruce sempre será lembrado como o maior exemplo de dedicação e exemplo marcial...Livros, revistas, vídeos na internet, imagens e filmes, ainda são os mais procurados entre "todos" os demais artistas marciais ou lutadores da atualidade! Sua vida foi retrada de diferentes formas, seja na infância, seja na sua carreira ou treinos, mas o que realmente´é  pouco mencionado é o inicio de sua busca pelas artes marciais. As informações que chegam de sua trilha no Kung Fu, restringe-se apenas em poucos relatos, documentários e fotos! 
                                      Todos sabem que Bruce Lee treinou Wing Chun, na escola de seu Mestre Ip Man, fato este que deu reconhecimento e notoriedade a escola por ele frequentada, mesmo após a sua morte! Mas muitos fatos ficaram relevados ao silêncio, por décadas perguntas ficaram sem respostas: Porque Bruce Lee jamais demonstrou seus conhecimentos na arte do Wing Chun em seus filmes?  
                                         Seria possivel que o grande artista marcial tivesse motivos para não revelar a sua arte de origem? Poucos relatos dele mencionam a sua convivência com seu Mestre (Ip Man), em poucos momentos de sua vida após a fama , Bruce mencionou sua linhagem junto de seu amado Mestre! Por que?


                                          Na verdade, até mesmo os fãs mais fieis a memória de Bruce, reconhecem a distância de Bruce ao seu estilo inicial e que mais tarde, foi uma das bases da fundação de seu estilo próprio (Jeet Kune Do).
                                           Para podermos entender estes fatos bem como responder a estas indagações, teremos que retornar ao passado, mais propriamente dito no início dos anos 60...Período este em que Bruce Lee era apenas um praticante de Kung fu ainda desconhecido.... Bruce Lee na verdade, treinou Wing Chun por um curto espaço de tempo (treinou de 1954 a 1958), tempo este insuficiente para se tornar um "mestre".
                                            Sem qualquer sombra de dúvida, Ip Man representou os primeiros passos de Bruce ao seu longo caminho nas artes marciais e o Wing Chun foi de extrema inportância para seus conhecimentos futuros, mesmo que ele tenha procurado outras artes marciais para ampliar sua perícia técnica até criar o seu estilo próprio! Bruce começou a treinar Wing Chun quando ainda era um menino (13 anos), antes disto, treinou com seu pai o Tai Chi Chuan, o pequeno Bruce, sempre foi um garoto esperto e com grande personalidade, isto transformou sua vida em uma série de contratempos, brigas e dificilmente conquistava anigos ao seu redor. Para que o jovem Bruce obtivesse um pouco de disciplina, seus pais contrataram o "Mestre Ip Man, para ensiná-lo a arte do Wing Chun". No início Ip Man deu aulas particulares na residência dos pais de Bruce, mas no decorrer do tempo, Ip Man achou mais produtivo levá-lo para sua escola, para obter um pouco mais de convívio com os outros alunos.


                                               Bruce sendo um jovem de temperamento difícil e profundamente arrogante, de imediato foi repudiado entre seus colegas de escola, mesmo assim, continuou seus treinos, sempre buscando demonstrar superioridade técnica entre os demais, muitas vezes colocando-se em combate violento com os outros alunos de seu Mestre. até o momento em que todos os alunos se recusaram a treinar com ele, por sua vez, Bruce lentamente se afastou de seus colegas e escola, para tristeza de seu Mestre! Mesmo assim Bruce continou seus treinos no Wing Chun, sempre que possivel sob a supervisão de seu Mestre...Até a partida para o Ocidente (E.U.A). Ao chegar nos Estados Unidos, Bruce ao longo do tempo, criou sua escola de Kung Fú, com poucos alunos, pois seguia a tradição de ensinar somente chineses.

                                                  Sua escola (Lee jun Fan Kung fu), teve que abrir  inscrições para os "não chineses", fato este que criou revolta entre os demais mestres chineses de Kung Fu, que tentaram impedir que Bruce tivesse alunos "brancos". 
                                                    Os Mestres em questão, percebendo que Bruce mantinha sua postura de dar aula de Kung Fu para alunos "não chineses", primeiramente entraram em contato com seu Mestre "Ip Man", para que viesse a convencer Bruce a parar de ensinar os "Americanos", mesmo com esta tentativa, nada conseguiram, Lee, manteve sua decisão mesmo diante de seu Mestre, com isto, a relação de ambos sofreu um pequeno abalo, fazendo com que Bruce Lee a partir daquele momento viesse a buscar um novo caminho para sua arte e sua escola! 


Com o passar dos anos, Bruce Lee criou muita antipatia de muitos Mestre Tradicionais Chineses, por dar aula para os "não chineses".


                      Sua fama cada vez mais crescia, o Kung fu era pouco difundido entre os americanos, somente quando Bruce quebrou as regras chinesas em ensinar qualquer pessoa que viesse até ele, o Kung fu e o estilo do Wing Chun começou a ser conhecido no Ocidente, afinal de contas, seu Mestre era bem conhecido na China, mas não era conhecido no Ocidente! Mesmo que Ip Man e sua escola não concordassem com as atitudes de Bruce Lee em ensinar Wing Chun aos ocidentais, mantiveram-se distante de suas atribuições marciais, preferindo manter-se distante...
                        Bruce mesmo assim, sentia-se comprometido com seu Mestre, por ele mantinha grande respeito e admiração, mas sabia ele, que enquanto ensinasse Wing Chun, ficaria limitado aos conceitos tradicionais de sua escola, sua carreira como artista marcial poderia sofrer, caso as amarras de estilo fossem mantidas!


                         Bruce Lee então criou seu próprio estilo de arte marcial, assim evitaria futuras complicações com seu Mestre e com outros estilos de Kung Fu, assim  nasceu o Jeet Kune Do截拳道 (Caminho da simplicidade ou Caminho do golpe que intercepta).
                      Este estilo por ele criado, era união dos movimentos e golpes do Wing Chun, do Boxe Chinês , boxe Inglês, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling).



Bruce Lee, por muito tempo foi negligenciado pelos Mestres chinêses, até mesmo por seus colegas de Wing Chun, mas seu Mestre mantinha-se sereno a seu respeito, poucas foram as vezes que Bruce teve contato com seu Mestre, mas quando isto acontecia, ambos mantinham um grande afeto mútuo, evitando tocar no assunto a respeito de suas trajetórias fora do estilo! a maior prova disto é a presença de Lee no velório de Ip Man, mesmo assim foi condenado por muitos alunos por não acompanhar o enterro do Mestre!



Funeral do Mestre Ip Man com a presença de Bruce Lee


                              Mesmo Bruce Lee tendo se afastado de seu Mestre, por motivos profissionais, sua vida e seu legado mantinha em sua alma os ensinamentos de seu Mestre, mesmo após a sua morte, seu filho Brandon Lee (também falecido), buscou os ensinamentos do Wing Chun, como princípio de origem marcial de seu pai! 

A união do Mestre e discípulo jamais se quebrou, o amor de gerações se manteve!






Brandon Lee- Filho de Bruce no colo de seu Mestre Ip Man.
Três gerações. três legados do Wing Chun, uma só história eternizada e jamais igualada!


By
Great Master Makáo






                       

sábado, 10 de novembro de 2012

Princípios do Wing Chun e suas normas para um bom desempenho!

                                 


                                  Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, onde sua aplicação tem como objetivo, o mínimo de desgaste corporal... Esta técnica se difere das demais pela sua velocidade e golpes de defesa e ataque simultâneo!
                                    Muitas técnicas hoje aplicadas nas artes marciais e por muitos estilos clássicos, reconhecem a versatilidade do Wing Chun, como sendo uma forma simplificada e objetiva na arte de defesa, mesmo assim, a dificuldade maior em sua prática, está diretamente ligada em eliminar movimentos desnecessários e posturas extremamente cansativas. Para muitos estudiosos do Wing Chun, esta arte manifesta a dinâmica do movimento natural, explorando principalmente o reflexo, instinto natural de defesa e auto preservação corporal!
                                    Vin-Tsun, como também é conhecido, possui alguns critérios específicos para a sua prática:



1º-Continuo movimento de ataque, proporcional a manifestação de defesa.

2º-Direcionar movimentos curtos de ataque, objetivando menor percurso de movimento, possibilitando golpes consecutivos em um menor espaço de tempo!

3º-Tornar os movimentos circulares como referência de defesa enquanto os movimentos de ataque, são aplicados em trajeto linear e tendo como alvo os quadrantes centrais do corpo do oponente.

4º-Evitar recuos desnecessários, mesmo quando isto venha a ocorrer, os golpes de ataques devem avançar enquanto o corpo toma uma postura de defesa ou de recuo...

5º-Golpes de bloqueios são importantes como forma de defesa ou ataque, sendo sempre usados de forma simultânea em ambos os casos!

6º- Para cada defesa, um golpe de ataque deve ser aplicado ao mesmo tempo!

7º- Qualquer movimento aplicado, tem como princípio, a mobilidade de deslocamento 
do eixo de equilíbrio por intermédio da triângulação das pernas e articulações!

8º- A força de um golpe de nada é relacionado com a "rigidez" de um movimento!

9º- O princípio da velocidade supera o índice da resistência diante de um impácto.

10º- Quanto mais flexível é uma defesa, mais dinâmico é o ataque...

11º- A melhor defesa é aquela que restringe um ataque, por meio da antecipação de golpes.

12º- Todo golpe de defesa e ataque, deve ser aplicado somente quando invadido em seu eixo de ação, nenhum golpe é perigoso se distante do alcanse dos braços e pernas!

13º- Não existe golpe potente que não possa ser desviado, não existe golpe de ataque definitivo se não houver defesa difinitiva!

14º- Quanto menor é a distância entre um ataque e uma defesa, maior será a perícia de um praticante de Wing Chun!

15º-Uma boa defesa não é aquela que se fecha diante de um ataque, mas sim aquela que permite, que se abra um alvo de ataque.

16º- Desviar não é o mesmo que esquivar-se, este é o princípio do "pêndulo" do Vin Tsun!

17º- Movimentos contínuos geram golpes definitivos...

18º- Um golpe de profundidade muitas vezes independe de um golpe de impácto, mas quase sempre depende da objetividade e explosão direcionada com velocidade e precisão do golpe!

20º- O melhor golpe é aquele que quebra a sincronicidade do oponente...Usando a dinâmica de seu ataque contra ele mesmo!

21º- Bloquear, deslizar, escorregar, desviar, aderir, grudar e colidir são os princípios da ação do Vin Tsun...

22º- O maior índice de alcanse de um golpe, depende do menor índice de distância entre a aplicação entre o ataque e a defesa.

23º Nem sempre um  ataque registra a perícia do melhor golpe...Mas sim a continuidade de movimentos que impedem uma reação do oponente...

                                    Estes são os princípios básicos do VIN TSUN!
By
Great Master Makáo

domingo, 4 de novembro de 2012

TUDO QUE VOCE GOSTARIA DE SABER SOBRE O KUNG FU






O Kung Fu atualmente possui um total aproximado de 500.000 praticantes ao redor do mundo, mas apenas 20% desta quantia de adeptos, tornam-se Mestres devidamente reconhecidos em sua linhagem de estilo... 


"Chutar alto" no kung fu nunca foi na verdade um hábito.
Tal costume adquiriu-se nos últimos 30, 40 anos, quando esta arte ficou mundialmente conhecida, mas na verdade, os chutes na maioria dos estilo tradicionais, buscam chutes baixos ( na linha do estômago) ou rasteiras. Os estilos do Shaolin do Norte usam 70% de pernas e apenas 30 % de socos, enquanto o Shaolin do Sul aplicar seus movimentos de pernas exatamente inverso ao Shaolin do Norte, sendo 70% o uso de braços...


É considerado "Mestre" de Kung Fu, aquele praticante que atingiu alguns quesitos necessários para esta função:

Tempo de prática- Varia de acordo com o estilo, mas uma escola tradicional de Kung fu, na maioria dos casos, exige de seu aluno pelo menos 10 anos de prática para atingir o nível de Mestre!

Conhecimento necessário para se tornar um Mestre de Kung Fú:

-Conhecimento de todas as formas e movimentos do estilo.
-Conhecimento e especialização no mínimo em 3 armas clássicas, sendo na maioria das vezes uma arma de lâmina( espada, facão, Suriken,  punhais ou derivados), bastão (curto, médio ou longo, incluindo os diversos tipos de lanças nestes casos), por último uma arma articulada (correntes, bastões articulados conhecidos como Nunchaku, chicotes e outros). Abaixo algumas armas de especialidade do Kung Fu, praticadas por alunos até o Mestrado:



 
· KWÂN (BASTÃO)
- tai mei kwân: bastão normal, tem a altura até a sombrancelha do praticante.
- sam ti kwân: bastão articulado em três partes; três pequenos bastões interligados com correntes.
- lean ti kwân: bastão de duas partes, podendo ser de dois tipos: dois pequenos bastões interligados por uma corrente (conhecido como nunchaku), ou então um bastão maior e outro menor, interligados também por uma corrente.
- si mei kwân: bastão bastante longo (com aproximadamente três metros de comprimento), chamado de bastão rabo de rato, sendo que uma das extremidades é mais grossa que a outra.

· TCHAN (LANÇA)
- tan tau tchan: lança de uma ponta ou uma cabeça.
- chan tau tchan: lança de duas pontas ou cabeça dupla.
- sei jen tchan: lança de ponta de cobre.
- gi nga tchan: lança meia lua.
· KIM (ESPADA)
- tan kim: espada simples.
- sheang kim: espada dupla.
- tuim kim / pei sao: espada curta ou punhal.
- keq: espada grossa, cheia de espinhos.
· TOU (FACÃO)
- tan tou: facão simples. Arma muito utilizada devido à sua eficácia nos golpes cortantes.
- sheang tou: facão duplo
- tai ma tou: facão grande de cabo curvo, muito utilizado à cavalo
- wu tip tou: facão duplo borboleta, facão mais curto que o tan tou, usado normalmente aos pares e muito eficaz contra armas maiores como a lança. É colocada ao lado do tambor nas festividades.
- kan van tou: facão de nove argolas
- kwan tou: facão do Kwan Kun, arma tradicional chinesa, ensinada a alunos escolhidos.
· PA (TRIDENTE)
Arma longa, é um bastão de madeira com um tridente na ponta; no Norte da China esta arma é menor e mais fina, no Sul ela é mais grossa e mais pesada
· NGÂU (GANCHO)
Arma mais utilizada entre os estilos do norte da China
- tan ngâu: gancho simples
- sheang ngâu: gancho duplo
- fu tao ngâu: gancho cabeça de tigre
· PIN (CORRENTE OU CHICOTE)
Arma muito perigosa, que exige grande habilidade.
- tan pin: corrente simples
- sheang pin: corrente dupla, usada uma em cada mão
- fu mei pin: corrente rabo de tigre, constituída de sete pedaços
- fun von pin: chicote de pavão, constituída de nove pedaços
· GI GA TCHAN (PÁ MEIA LUA)
Arma muito antiga, utilizada pelos monges
· FEI -TOÉ uma ponta de lança amarrada à uma corda, usada como se fosse uma corrente, com o objetivo de atacar inimigos à distância.
· FU (MACHADO)
· TCH'OI (MARTELO)
· PÁ SIN (LEQUE)
O lutador possuía seu leque com varetas de bambu ou ferro e sua utilização era bem parecida com a do punhal.
· SIN (FLAUTA)
Muito utilizada por músicos, podia ser confeccionada de bambu ou ferro, como se fosse um bastão pequeno.
· KWAI TCHAN (BENGALA)
Muito usada pelos anciãos e por pessoas com problemas físicos.
· GI SAN (GUARDA CHUVA)
Instrumento de uso diário dos chineses, muito popular.
· TCHEAN TAN (PEQUENO BANCO COMPRIDO)
Constituído por uma tábua e quatro pés, também é muito popular na China. Para os ocidentais pode parecer estranho o uso desses tipos de armas, mas na China elas são normais.
· KUN TIN (ARCO E FLECHA)
· AM REI (ARMA ESCONDIDA)
No ocidente ela é conhecida como "Suriken", pequena estrela que é arremessada à distância.
· TAN PAI (ESCUDO DE VIME)
LANÇA DE DUAS PONTAS: ·  CHAN TAN TCHAN - lança de duas pontas ou de duas cabeças. Arma de manejo difícil e extremamente perigosa, inclusive para o praticante, que deve ter bastante agilidade na hora de girá-la, para que não pegue em seu próprio corpo. Antigamente, era muito usada no teatro. Nas peças teatrais, havia sempre a participação de um mestre em armas marciais e todos os artistas eram verdadeiros praticantes, pois durante as viagens eram constantemente atacados.
Esta é uma arma que desenvolve a velocidade do praticante e que, antigamente, era muito considerada. É especial porque na China ela é composta por duas partes, que o praticante pode desencaixar de acordo com a necessidade e utilizar como duas lanças curtas.

- Conhecimento a respeito de filosofia Budista ou Taoísta e práticas de concentração, meditação e história de sua escola e estílo!
- Conhecimento sobre as escrituras sagradas dos templos e suas aplicações diárias!





O Mestrado possui 13 níveis, do 1º nível até o  8º, são graus de "Mestre", acima e a partir do 9º nível são graus de título de "Grão Mestres", por último, os níveis 11º, 12º e 13º são graus de título de "honoráveis". Estes níveis são chamados de "Gun" ou  "Dù"!



Graduação dos Mestres de Kung Fu    




SIFU ou Si-Fo -  Nome dado aos Professores - Professores Instrutores e Instrutores Mestres (Um Grau abaixo do nível de Mestre).
Zhǔ (主) ou Sí Zhü- Nome dado ao Mestre 1º nível
Sí Chan - Nome dado ao Mestre do 2º nível ao 8º
Qí shèng  ou Qi Chan (棋圣)- Nome dado aos Mestres 9º nível e 10º
Guāng cǎi ou Gung Qi (光彩)- Nome dado aos Mestre 11º Nível ao 13º 

Tipos de Escolas de Kung Fu



 
Existem catalogados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung Fu/Wushu/Kuoshu, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna ( Escolas que buscam movimentos flexíveis e o estudo da mente em conjunto com o físico). Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: Emeishan, Fukien, Huanshan. Tal escola visa prioritariamente a prática para o desenvolvimento externo, ou seja, para o desenvolvimento propriamente físico ou marcial, são estilos de Kung Fu classificados como Duros, enquanto os internos a aprimoração do adepto como um todo.




                         
                       Os nomes que podemos encontrar na história, para a arte do "Kung Fu(功夫- Habilidade)".


-Wushu (武术 -  Arte da Guerra)   - Guoshu (国书- perícia ou credenciais)
- Gông-fu (esforço) - Zhōngguó rén dǎ (中國人打-Luta chinesa).
BY
Great Master Makáo-  10º Gun


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Chia Tzu Quan - Kung Fu estilo Escorpião

                                           

                                          Esse estilo de Kung Fu exótico é bastante letal e mortífero.  A maioria das técnicas do Boxe do Escorpião visam o combate de curto alcance e são executadas no solo; os socos geralmente são executados de mão abertas em formas de garras, com o punho fechado ou com o dedo para pressionar pontos e lugares sensíveis. Os chutes geralmente são executados com a ponta dos pés visando sempre pontos específicos. É um estilo difícil de ser dominado, pois requer bastante flexibilidade e técnica para executar a principal postura do estilo, assim como suas manobras. Este estilo é um dos mais eficientes em técnica de movimentos de ataque duplo, com pernas e braços, sendo sua principal característica é o fato de usar as pernas como a calda do escorpião! Como muitos estilos de Kun Fu, este também tem como origem os templos Shaolim...Sua técnica exige de seu praticante uma perfeita harmonia de movimento e perícia absoluta dos chutes...Conhecido como o "Boxe do Escorpião"



Escorpião é o estilo de Kung Fu que enfatiza o uso das pernas e seu trabalho requer extrema mobilidade rente ao chão, muito percebem muitos golpes semelhantes a "Capoeira e ao Tae Kwon Do"



Os exercícios fundamentais do estilo do Escorpião predominam na flexibilidade das pernas e na profunda versatilidade dos chutes!


                                 Este estilo tem como origem na China, também difundido por um Mestre Japonês considerado um dos maiores especialista deste estilo de Kung fu , também denominado como "Punho de Escorpião' ensinado  pelo Mestre Shidoshi Hatoro Hanzo. O estilo do escorpião é considerado por muitos, como a técnica mais perigosa no uso de chutes e saltos, sua perícia em bloqueios e movimentos rente ao chão servem de inspiração para muitas outras modalidades de artes marciais, bem como para outros estilos de Kung Fú! Muitos dados documentais comprovam que sua origem está na data de 1530 em um templo Shaolin próxima das montanhas do norte da China! 

By
Great Master Makáo