Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 30 de junho de 2012

ALERTA NAS ARTE MARCIAIS!

                                 
                                  Não fica difícil perceber. o quanto as artes marciais estão sendo modificadas ao redor do mundo, não importa qual seja o método ou estilo, a verdade é óbvia e impossível de ser contestada. Alguns PRATICANTES  podem acreditar que estas modificações sejam a evolução de alguns estilos, outros assumem uma postura  mais tradicionalista e buscam manter as características originais de suas artes. Seja no Kung fu, no karatê, Tae Kwon Do e nas inúmeras artes que podemos encontrar em diferentes regiões do planeta,  podemos perceber as variações de preceitos e ideologias que sofreram modificações que de certa forma, poderíamos considerar como uma verdadeira violência contra as artes marciais... 
                                   Não me atenho nas mudanças  técnicas, nem tão pouco sinto-me no direito de reagir contra esta ou aquela modalidade e suas modificações, mas aí pergunto: Quanto tempo isto irá ocorrer?
                                    Sei que minha postura pode incomodar muitos Mestres e organizações, mas algo deve ser feito para evitar a perda de identidade das artes  em geral, caso contrário, estaremos fadados a ver as artes marciais reduzidas em um punhado de ideologias sem sentido e cada vez mais distantes de seus preceitos de origem... Mais uma vez coloco-me em uma posição de alerta, buscando impedir um total descaso à este respeito! É bem verdade que muitas escolas e técnicas lutam para manter suas características de origem, mas não se pode dar as costas aos seguimentos que manipulam as artes marciais com o único objetivo de sobressair-se, seja financeiramente, socialmente ou até mesmo, criando organizações supostamente fidedignas, mas que por de baixo dos panos, agem de forma manipulativa e tornam-se verdadeiras armadilhas oficializadas...VEJAMOS OS INDÍCIOS À ESTE RESPEITO:

1º- Atualmente existem um total de 815 Organizações Internacionais ou Mundiais, que se intitulam "Confederações e Federações de Artes Marciais de diferentes modalidades", muitas delas, sem qualquer condição organizacional e que angaria milhares de dólares bem como uma grande massa de membros para suas organizações...Tornando assim impossivel o trabalho das Instituições sérias ao redor do mundo!

2º- Nem sempre as Confederações Nacionais possuem apoio ou vínculos com Instituições mundias, salvo as artes  mais tradicionais que possuem Confederações Internacionais Organizadas por mais de meio século em sua existência!

3º- É comum encontrar Instituições tidas como "Associações e Federações Independentes" dos Orgãos Oficiais Internacionais, isto torna mais difícil o trabalho das Instituições sérias que promovem uma conduta ética entre as artes! 

4º - Atualmente existem um total de 114 Instituições Internacionais que se denominam representantes oficiais de "kung Fu ou Wushu", entre elas 25 somente de estilo Wing Chun, estilo ao qual faço parte integrante a mais de 40 anos e represento uma linhagem deste estilo.

5º- Com a busca de se tornar "esporte olímpico", as artes  mudaram alguns conceitos, tornando-se muito distante de seus preceitos originais, não me oponho à este fato, mas porque então, não criar uma "Olimpíada Mundial de Artes Marciais" com suas regras originais? Seria possível que as Instituições Organizadas Internacionalmente, não estejam aptas a realizar tal projeto?

6º- Até o momento, nos últimos 20 anos, mais de 100.000 praticantes de diversos estilos e modalidades a cada  ano, atingem o grau de "professor- faixa preta" em diversas artes, na maioria das vezes, com um preparo técnico com menos de quatro anos de  treino...Seria possivel este praticante estar preparado em tão curto espaço de tempo?

7º- Nenhuma Instituição mundial em artes Marciais, possui total contrôle de suas respectivas artes, salvo as confederações de cada estilo, mas que não se integram entre si, para criar um verdadeiro I.C.M.A"Comitê Internacional de Artes Marciais" ao qual esteja ligitimada por todas métodos espalhados pelo mundo! Não estaria na hora de uma só Instituição ser reguladora destas modalidades, com regras e estatutos para todas as artes, sem ferir seus conceitos de origem nem suas formas de expressão e técnicas tradicionais?

8º- Mais de 1500 pessoas por hora, são vítimas de agressões físicas por pseudos praticantes de artes marciais ao redor do mundo, praticantes estes, de diversas academias clandestinas ou de "professores" sem qualquer preparo ético para com seus alunos! Notem..., nenhuma organização intitucional de diversas artes, responde ou aplica qualquer punição aos infratores de forma mais contundente, isto é real! Isto é alarmante!!!
  
9º- Grandes Mestres,grandes Professores e atletas, por sua vez, buscam lutar contra esta violenta realidade, mas infelizmente a proliferação de péssimos profissionais, se é que podemos qualificá-los como "profissionais",  invadem as academias e escolas de artes marciais, promovendo de forma criminosa a prática da violência desmedida, que vai contra os princípios básicos das artes marciais! Infelizmente, estes pseudos profissionais, são responsáveis pela incrível marca alarmante de vítimas inocentes! 

10º- Acredita-se que haja no mundo um total de 900 modalidade de artes marciais, entre estilos, sub-estilos e modalidades de diferentes regiões do planeta, muitas delas desconhecidas pela grande maioria, artes estas, que dividem-se entre: Estilos clássicos, estilos tradicionais, estilos codificados, estilos unificados, estilos modernos e por fim , estilos olímpicos! Cada qual buscando sua fatia no crescente mercado das artes marciais, inevitavelmente vemos a necessidade de um Orgão regulador universal que delimite ou proteja as Instituições sérias das demais oportunistas!

                                  "Meu objetivo com este Blog, sendo este, um canal de voz das artes marciais ao redor do mundo, é alertar aos praticantes de artes marciais, o perigo que ronda nossas artes, faço parte de uma geração de Mestres e praticantes, que lutam pela "imagem" das artes, sejam elas quais forem". 
                                    Cabe aos Grandes e Honoráveis Mestres espalhados pelo mundo, uma união efetiva de forças, união de métodos, estilos e conduta de ensino que institua um total controle mundial das diferentes atribuições institucionais, que ultrapasse as fronteiras e determine condutas, estipulem regras para todas as artes marciais, criando uma cúpula das "Nações das Artes Marciais", somente assim, as tradições serão mantidas, os profissionais serão valorizados e os futuros Mestres serão dignos de serem chamados como tal! Abro aqui esta voluntária "marcha" de integração social das artes marciais, não como um Mestre, mas como um apaixonado pela sua arte, como acredito que muitos sejam! Itália, China, Estados Unidos, Egito, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Suiça, Bélgica, India, Grécia, Canadá, Brasil, Argentina, Onduras, Rússia, República Dominicana, Africa e todos os demais países que acompanham diariamente este blog, acredito no futuro das artes marciais, mas isto só será possivel se mantivermos o passado legitimado como herança recebida pelos inúmeros grandes Mestres da História mundial das Artes Marciais!
                                      Peço que mostrem esta postagem para seus amigos ao redor do mundo, incluam nas redes sociais, compartilhem suas visitas, mostrem em suas escolas e academias, criando assim uma motivação mundial entre as Organizações mundiais! A omissão de muitos , são os principais quesitos para a deformação de nossas tradições e o crescimento alarmente do uso indevido de nossas artes!
                                       Praticantes de Karate, Tae kwon Do, Kung Fu, Judo, Jiu-Jitsu, Capoeira, Muay Thay, Krav Magá, Hapiki-Do, Kempo, Aiki-Do enfim.. todas as artes, unam-se nesta jornada de "União", em nome de suas escolas, de suas academias e de seus amados Mestres...Peço as Instituições sérias que façam o mesmo, proliferando esta idéia, que não é apenas minha...É nossa!
                                      
Obrigado!!!
Great Master James Makáo





quinta-feira, 28 de junho de 2012

Arte Marcial Filosófica - 哲學武術

                        
                       Nenhuma arte marcial pode existir sem que tenha uma sólida formação filosófica, não basta apenas atribuir técnicas variadas ou estilos de defesa e ataque, uma arte marcial tem como fundamentação, seus ensinamentos filosóficos, atribuidos aos Grandes Mestres, pensadores e estudiosos da natureza humana... 
                        Qualquer que seja o desenvolvimento de uma arte marcial, tem como objetivo principal, doutrinar o indivíduo dentro de uma conduta ética e moral, acima de tudo, condicioná-lo a percepção sutil no que se refere as leis naturais e princípios universais da espiritualidade humana...
                          Um praticante de arte marcial busca o equilíbrio da mente, do corpo e da alma, unindo os princípios básicos da filosofia oriental, que chega até nós por  vários séculos!
                         Eu em minha jornada de prática no "Kung Fu ou Wushu", por um período de 43 anos, percebi o verdadeiro significado dos conhecimentos desta arte, por meio de pensamentos filosóficos orientais, que são a verdadeira raíz dos ensinamentos dos templos da China, conhecidos como Templos Shaolins! 
                          Nossas mentes são os principais instrumentos de aprendizagem, não tenhamos a ilusão de que um corpo bem preparado pode superar uma mente em equilíbrio, somente a unificação de ambas tornam os indivíduos aptos no decorrer de suas vidas...Uma mente bem trabalhada, reconhece de diferentes formas, tudo aquilo que seus sentidos podem perceber. Assim sendo, as artes marciais são condutores de uma auto-disciplina, que sublima o tempo ao seu favor, permitindo que seu praticante disponha em seu poder, um vasto e rico conteúdo de conceitos que lhe permitem acima de tudo, conhecer seu universo interior...
                           Deixo aqui registrado alguns destes conceitos, muitas vezes distantes do conhecimento público, restrito muitas vezes ao Mestres, Monges e estudiosos do que chamamos aqui de...
                             

                Zhéxué -Wǔshù  哲學武術
                                  ou
                 Arte Marcial Filosófica
                    Para muitos, os ensinamentos e pensamentos orientais nas artes marciais, são totalmente desconhecidos, muito se vê falar a respeito dos "Templos Shaolins", mas poucos são os conhecimentos reais de sua filosofia que chegam ao Ocidente, sendo até mesmo na própria China, muito dificil de encontrar tais preceitos, em função deste início de século, em que valores são mudados e condutas sociais e interesses mundiais, colocam a filosofia em segundo plano! Sinto-me na obrigação com meus leitores, em fornecer estes conceitos, para que possam dimencionar em suas vidas, a grandiosidade destes conhecimentos! Espero que esta postagem traga para cada um, o conteúdo necessário, para seu desenvolvimento, como trouxe em minha vida!
                                                                             Great Master Makáo
                                                   Zhéxué -Wǔshù  哲學武術
                                                     E seus ensinamentos!
"Nenhum obstáculo é intransponível quando temos a certeza do que buscamos além do próprio obstáculo!"- Ban Zhao  班昭
"Aquele que não compreende o significado da paz em seu mundo interior, comete crimes no mundo exterior, pois agimos no mundo  da mesma forma que agimos no interno".- Linji Yixuan  臨濟義玄
"Tudo que lutamos para conquistar em nossas vidas é reflexo de tudo aquilo que não conquistamos interiormente, se lutamos é para vencer os fracassos nada mais...Fracassos interiores"-Zhufuzi 朱熹
"Tudo que teu corpo pode fazer depende do que tua mente pode aceitar"-
Hui Shi 惠施
"Horas de meditação trazem perdas; perdas de conflitos, perdas de ansiedades, perdas de falsos interesses..."- Xi Kang 葛洪
"Um bom lutador é aquele que vence uma luta, sem se quer levantar um braço para se defender"- Ge Hong 葛洪
"O mundo tem muitos perigos a serem enfrentados, mas o mais importante é não se tornar mais um destes perigos que ameaçam o mundo" - Sun Tzu孫武
"Tememos que nosso espaço seja ameaçado, porque é o único espaço que conecemos, ao meditar encontraremos espaços muito maiores que jamais serão ameaçados"- Yang Zhu 漢語
"A constante busca da perfeição elimina o inconstante medo da imperfeição"- Lao Tsé  老子
"Para ser imbatível, será necessário não ser visto como tal, assim ninguém o desafiará ou  o colocará a prova!" -  Zhao Buzhi 晁补之
 "Invencível é aquele que não sucumbe diante de uma derrota." - 
    Chuang Tzu 庄子
 " Um golpe com os punhos só são eficientes na defesa, quando a mente não teme o ataque, a mente defende-se e o corpo obedece" - Wang Chong 王充 
  
  " Um bom iniciante nas artes de Shaolin segue 5 princípios:
1º- Não teme o golpe que sofre...
2º- Não teme a dor, do golpe sofrido...
3º- Não teme o próximo golpe que virá a sofrer,
4º- Não teme a dor do próximo golpe que sofrerá,
5º- Não teme nenhum golpe que receba, apenas aqueles golpes que comete...
A dor dos golpes que sofremos são bem mais fáceis de superar, do que aqueles que cometemos, estes, deixam marcas na alma" - 4º Patriarca Zen Shaolin -Huineng 慧能
"Muitos lutadores sentem prazer em vencer uma batalha, para estes lutadores não existe sabedoria, somente vitórias. Enquanto um lutador sábio não sente prazer na batalha, nem na vitória, sente-se ofendido por não ter evitado a luta..." - Cheng Wo  
" A simplicidade de um golpe, está diretamente ligada a simplicidade de quem o aplica, a grandiosidade de um praticante é relacionado com a maneira grandiosa, que aplica humildemente o conhecimento adquirido, não existe homen hábil (kung fu功夫), quando a habilidade é restrita somente do lado de fora do praticante... ". Mestre makáo私服澳門
"A maior sabedoria é manter-se livre de tudo que adquirimos, conquistando a liberdade dos apegos não significa abdicar, mas conviver harmoniosamente com o que se tem.                  
                    Realizar os sonhos nos obriga cada vez mais... a compreender a realidade.
                    Não existe realidade sem o sonho, não existe o sonho sem a consciencia da realidade, a vida é isto, diferenciar o sonho da realidade e perceber a sutileza entre ambas dentro e fora de si." -Zhou Xia Chen 陳水扁 


By Great Master James Makáo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Wing Chun - Seus princípios Básicos




                                        o Wing Chun pode ser considerado um dos estilos de Kung Fu mais eficientes nas técnicas de defesa com os punhos, sua supremacia está em manter como base, o princípio de ângulos de defesa bem elaborados, de tal forma que os braços agem como "dupla hélice", criando de certa forma, um escudo de defesa e de ataque simultâneo. Muitos livros sobre Wing Chun tentam demonstrar alguns movimentos técnicos (Sin Lin Tao- Bill Gee - Lap Sao...Etc), mas o principal é o fato que a dinâmica dos movimentos do Wing Chun, propõe ao praticante manter sua conduta o mais próximo possivel de seus movimentos naturais, evitando posturas que inflijam a dinâmica de movimento e obriguem ações forçadas...
                                          WING CHUN é acima de tudo a quebra de algumas convenções praticadas por muitas artes marciais, que determinam ao praticante, posturas com "bases" extremamente desconfortantes e de dificil mobilidade na hora de um contato corporal ou combate. Para que se possa compreender de forma mais simples o Wing Chun, sem buscar designações e termos técnicos, será preciso mapear algumas de suas característica de origem:
- Este estilo como todos sabem, foi criado por uma mulher (Ng Mui), só este fator, por si só torna-o especial. Sua criadora buscou movimentos simples e ordenados que pudessem enfrentar homens troculentos, pesados ou  extremamente hábeis na arte da luta...Para isto, precisava criar movimentos que pudessem sobrepujar a força masculina e ao mesmo tempo obtivesse êxito em seus ataques! Assim nascia a arte do WING CHUN".´

 - É dificil para muitos, imaginar uma mulher sendo capaz de enfrentar um homem expecialista na arte da luta, seja pelo seu preparo físico ou pela sua força, mas acreditem, isto é possivel quando praticado o Wing Chun de forma correta. O principal princípio que possibilita tal façanha é a pratica de movimentos de "pêndulos e esquivas", tal como no boxe, o Wing Chun criado por Ng Mui, estabelece em sua técnica, variações de movimentos de quadril, de ombros e pernas, que irão agir como um bambú, que se molda ao vento, não criando resistência ao ataque, mas sim, movimentando-se em um eixo de gravidade que lhe possibilite afastar-se por pouco centímetros, de golpes que venha a sofrer. Não como um movimento de fuga ao ataque, mas acompanhando o movimento do golpe agressor, como um bambú ou uma folha de árvore planando ao vento...

 -  Uma das grandes características do Wing Chun é relacionada a sua incrível qualidade de não "bater de frente" com um golpe que venha em sua direção, seus bloqueios circulares buscam "desviar" a direção dos golpes, sem gerar perda de energia com movimentos  bruscos e de impácto, pois nestes casos, uma mulher fatalmente sofreria lesões na defesa, para isto Ng Mui valeu-se do princípio dos "braços deslizantes e braços aderentes". Na técnica dos braços deslizantes, o praticante age como se tivesse passado óleo nos braços, tenta "escorregar" o ataque do oponente ao invés de impactár o golpe com movimentos que exijam força de bloqueio. Já nos braços aderentes, o objetivo principal do praticante do Wing Chun vai "absorver" o impácto de um golpe (soco ou chutes), como se estivesse usando uma luva de beisebol, que recebe uma bola ´rapida e com grande força de arremesso, a luva em questão seria a mão que se fecha diante do impácto, curvando-se para dentro, absorvendo a maior força do movimento de ataque, flexível projeta-se com o golpe ao invés de enfrentar a ação por meio de rigidez ou força contrária!


- Os braços do Wing Chun, como eu havia dito antes, agem como duas hélices, que hora giram para a mesma direção, hora giram em direções contrárias, na maioria das vezes, estes movimentos ocorrem "do cotovelo até as mãos" , mantendo os ombros e braços colados ao corpo, desta forma o centro do corpo fica amparado pelo bloqueio giratório do antebraço, enquanto as laterais do corpo (costelas, quadril e cintura), ficam protegidos pelo ombro, braços (bícipes e trícepes e cotovelos). Sem dúvida o Wing Chun, por se tratar de um estilo "feminino", porém não menos eficiente que os demais estilos masculinos, aborda em sua técnica  a necessidade de ampliar os golpes de "velocidade" para compensar a menor força de impácto de um golpe feminino em um ataque, sendo assim Ng Mui propõe em sua TÉCNICA, variações de socos consecutivos, dois, três, quatro até mesmo cinco socos, um atrás do outro, na mesma direção e no mesmo alvo de ataque, para isto, os socos consecutivos devem ter a mesma velocidade que "um soco" do oponente! Velocidade, precisão nos golpes e mobilidade no ataque e na defesa de forma simultânea, são os principais quesitos do Wing Chun para seus praticantes.
- O praticante de Wing Chun deve levar em consideração os seguintes principios na prática desta modalidade de arte marcial:
(a)- Nenhuma articulação do corpo deve se manter rígida, ao contrário, deve manter-se flexivel e em ângulo, comumente chamado no Wing Chun de "triangulação", sendo assim, jamais veremos um praticante deste estilo com braços ou pernas totalmente esticados ou retesados, salvo em golpes que exijam joelhadas ou cotoveladas...
(b)- Por se tratar de uma técnica feminina de defesa, todos os golpes aplicados buscam acima de tudo, atingir partes consideradas "moles" do corpo humanos (garganta- nariz- olhos- orgãos digestivos - orgãos genitais - boca- orelhas -rins - baço - tendões e articulações), evitando gastar golpes em áreas protegidas por musculaturas, caso o faça, devem ter como objetivo atingir "entre os músculos" e não diretamente neles!
(c) - Para o Wing Chun o mais importante é evitar um contra-ataque, para isto, seus golpes de ataque são aplicados no mesmo momento em que se vê obrigado a elaborar uma defesa, nunca aplicar a defesa e depois o ataque, mas sempre  que possível ao mesmo tempo e de forma consecutiva, aplicar no mínimo 3 golpes de ataque no corpo do oponente para cada defesa efetuada!
(d) - Todo praticante de Wing Chun deve eliminar conceitos, de golpes que buscam a "força" como princípio, pois a potência dos punhos do Wing Chun prezam a agilidade e mobilidade contínua, "como um rio que corre continuamente sem paradas, levando tudo que está a sua frente". A força é restrita somente no momento do impácto de um determinado golpe, não antes...Fluir como água! (Frase de Bruce Lee).



(e)- A prática do Wing Chun requer um constante trabalho de (espelhamento) junto ao oponente em combate, sendo assim, o praticante deve desenvolver a percepção do movimento do adversário e aplicar seus golpes de tal forma, que seus movimentos interajam paralelamente e na  direção contrária aos golpes aplicados pelo seu adversário! Mobilidade e harmonia flexível as mudanças impostas pelo movimento do oponente, esta é a regra, "jamais" se movimentar sem necessidade! Um alvo aparentemente parado parece ser fácil de ser atingido, engano!!! uma serpente naja  desmistifica este princípio!  

                           
(f)- As pernas e chutes do Wing Chun, possuem um papel importante em bloqueios de meia cintura, bloqueios de chutes e movimentam-se sempre  em meia lua, seja para frente, para trás ou para os lados! A movimentação deve ser flexível como se estivesse apenas caminhando, evitando posturas rígidas ou com bases que fogem a regularidade de um passo normal! Resumidamente podemos afirmar que o Wing Chun "anda ou caminha" quando outras artes, se raizam no chão, para que possamos analisar tal princípio, imaginemos  uma pessoa andando em uma "corda bamba", seria impossivel manter-se em equilíbrio caso as pernas não obtivessem uma flexibilidade ou se mantivesse com as pernas rígidas, nem mesmo as pernas poderiam dar a devida sustentabilidade caso os passos fossem longos, assim é o Wing Chun, passos curtos, pernas flexíveis nas articulações, moldando-se as variações como se estivesse em uma corda bamba! Isto define este estilo; simplicadade nos golpes, respeito pela simetria de movimentos,  leveza e velocidade mesclada com objetividade e precisão!
Isto é WING CHUN!!!



By
Great Master James Makáo of Wing Chun and Kak Kan Chun    

sábado, 23 de junho de 2012

Pontos Vitais nas artes marciais











                               Acima temos exemplificado os principais pontos vitais em áreas definidas como focos de ação de impácto, onde obtemos uma série de reações físicas.
                                Pela crescente busca deste assunto entre os meus visitantes, resolvi  ampliar as informações nesta postagem! Percebo que os praticantes de artes marciais, sentem uma grande dificuldade de encontrar elementos de estudo sobre os "fundamentos das reações fisiológicas de combate" de forma simplificada e de fácil compreensão...Buscando acima de tudo alertar aos meus leitores, que não basta conhecimento técnico de golpes, mas como e onde aplicar, a responsabilidade desportiva de um combate, pode acarretar danos irreversíveis em uma luta.
                                  Muitas escolas, Professores e Mestres, devem salientar os riscos de um combate sem os devidos conhecimentos à este respeito, caso não o façam, poderão gerar danos aos seus alunos... Busquem maiores informações em suas escolas, com seus educadores.... Mas de qualquer forma, estou ao seu dispor para maiores informações, pelo E-Mail: mestremakao@hotmail.com
                                                                     ou
                                                           http://www.mestremakao.com/

Obrigado... By Great Master James Makáo



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sanshou 散手- Métodos de combate no Wushu (武術)

                                 
                                   As artes marciais chinesas chamam-se kung fu (功夫) – “dom” ou “habilidade” – Já no Ocidente ou na China e em outros países asiáticos elas são mais conhecidas como Wu-Shu (武術), ou “a arte do combate”.

                                  Sanshou (散手) não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu 武術 (Kung Fu 功夫 ).
                              

                                   A maior parte das centenas de artes marciais chinesas pode ser classificada em estilos “duros/externos” ou “suaves/internos”. Os estilos “duros” incluem lutas rápidas e potentes, como o Shaolin chuan, enquanto os estilos “suaves”, como o tai chi chuan, se concentram mais em elementos internos, como a consciência do espírito e a regulação do chi, ou “energia”.
                                    Podemos considerar como artes marciais chinesas (中國武術), as seguintes técnicas e modalidades  incluindo perícia em armas, comumente praticado entre diversas ""famílias ou clãs" (家, jiā):
                          Técnicas de Sanshou (散手):

1º-Armas chinesas: como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.
2º-Técnicas de combates diretos:

Treinamento DIRETO: Shaolin chuan ou Quan  (少林拳) é essencialmente uma arte marcial de estilo externo, que explora a força física e a os pontos fracos dos músculos, ossos e tendões. Uma característica do sistema Shaolin são as 10 séries usando as mãos sem proteção, assim como séries com armas. Existem dois estilos diferentes de Shaolin – o estilo do Norte, que mistura técnicas com mãos e pés, e o estilo do Sul, que usa predominantemente técnicas usando as mãos, como exemplo o Wing Chun (詠春) .
                                       O Shaolin (少林) é famoso por seus “Cinco Animais”, movimentos modelados com base nos movimentos da cobra, grou, leopardo, tigre e dragão. Dizem que o Bodhidharma (Patriarca do Kung fu) começou a imitar os movimentos da cobra e do grou depois de testemunhar uma luta entre esses animais.
                                      Hoje existem centenas de escolas seculares em todo o mundo, que ensinam Shaolin Quan, de uma forma ou de outra.

    Métodos de Combate (Sanshou-散手)

1º- O Sanshou como método de combate, ensina que existem cinco formas de derrotar o inimigo – Travar articulações, chutes e bloqueio de pernas, golpes com as mãos, bloqueios com os braços e cotovelos  e o uso de armas.

                           Travar articulações發音 :


                       Este método de treinamento, busca evitar com que o adversário possa cumprir o intento de atingir seu objetivo com determinados golpes, o treino é basicamente bloquear o movimento com golpes que "travem" o movimento do oponente em suas articulações!
                      Diferente de muitas artes, o "Wushu= Kung Fu" por intermédio do combate direto (Sanshou), não bloqueia o golpe apenas, mas sim, ataca as articulações com golpes precisos mudando a trajetória do ataque cometido pelo adversário...
                       Travar a articulação é o mesmo que interromper um ataque antes que este mesmo ataque, chegue ao máximo de sua trajetória, forçando que o "golpe" se recolha! Esta técnica é comum em golpes de braços e punhos, comumente aplicado nas técnicas do estilo Wing Chun...Resumidamente é o mesmo que dizer: - Não defenda, ataque o golpe do oponente, se "ele" soca,.. Soque o braço que te soca!!!  

                  Chutes e bloqueio de pernas :

                       
                         É incomum nas artes marciais em geral, o ataque direto como forma de defesa, isto ocorre nas artes chinesas, como pudemos perceber nas técnicas de "travas de articulações", o mesmo ocorre com o uso das pernas em chutes e bloqueios. As pernas devem buscar interromper o desenvolvimento do chute do oponente, no exato momento em que a perna se eleva para aplicar o chute, atingindo o oponente em seu próprio golpe. Sendo assim, podemos dizer que deve-se "chutar o chute, ao invés de apenas defender, seja evitando o chute do oponente com uma simples interceptação de movimento ou atingindo sua "perna de apoio".



                               Golpes com as mãos沖床:



                         A maioria das modalidades de artes marciais, usam os atributos dos punhos, simplesmente em deferimentos de golpes e socos diretos no corpo do oponente, limitando em muito as possibilidades de um ataque eficaz, no Sanshou (combate chines), o método mais eficiente, está diretamente ligado a aplicação de "golpes nos golpes" ou seja: "Se o oponente ataca com um soco..., soque o braço dele, antes que o soco dele seja finalizado!"
                          Um soco pode ser muito mais eficiente atingindo os membros de ataque do oponente, retirando dele a eficiencia de seus golpes1 As mão possuem um papel importante em um combate, onde devemos ter calma, sem buscar o nocaute direto, mas "minar" os braços, as pernas do oponente, desta forma ele perderá a força, a resistência à dor e principalmente a sua capacidade de movimentação de ataque. Socar o braço que soca, socar a perna que chuta, socar o soco enfim é principalmente vencer a luta pelo combate psicológico...

                           Bloqueios com os braços e cotovelos:


                Bloqueios são acima de tudo, maneiras de tornar as atividades de golpes do oponente sem efeito, mas os bloqueios chineses vão além de proteger determinadas partes do corpo, como é feito no Boxe tradicional ou no Muay Thay...  
                       Os bloqueios são acima de tudo "golpes" , onde a prática e treino requer uma série de objetivos:
1º- Defender simultâneamete enquanto o ataque é feito, bloquear um golpe é tornar este mesmo golpe, uma armadilha para o adversário. muitas artes marciais usam joelhos e cotovelos para atacar, com giros e golpes diretos, principalmente na cabeça e no abdomem, pois bem... Bloquear nestes casos, significa deferir golpes nas junções musculares, nos tendões e articulações do oponente, exatamente no momento do golpe deferido, seja no bícipes (musculo do braço), no quadrícepes (musculo da coxa), nos tendões articulares, tornando impossivel o golpe do oponente, seja pelo traumatismo articular ou muscular, a dor gerado pelo bloqueio imediato no meio dos musculos, tendões e articulações... Sendo assim, nem sempre um soco na cara surtirá melhor efeito que um golpe na virílha ou um soco ou dedada no meio do bícepes...            

                                         O uso de armas...

                       É bem provável que as artes chinesas sejam as artes que mais enfatizam o treino com "armas", entre todas as demais artes.
                                Esta busca de combate com armas, tem como objetivo principal, dar ao praticante uma noção clara de distância do adversário, visão de ataque e acima de tudo, ultrapassar as limitações aplicativas dos braços e das pernas em um combate...Existem armas praticadas que exigem de seu praticante, movimentos que muitas vezes jamais seriam realizados sem as devidas armas, giros, saltos e esquivas produzem uma grande capacitação no momento de combate!
                               Um exemplo que pode ser dado é controlar uma corrente em movimento e seu retorno, nem sempre é uma tarefa fácil, ao fazê-lo,  a capacidade do praticante é aumentada consideravelmente,  seus reflexos serão mais dinâmicos, a exatidão de seus golpes serão mais expressivos, seus movimentos serão mais amplos e sua defesa mais definida! As armas são na verdade, um prolongamento dos braços, permitindo que tenhamos uma visão mais definida do alvo a ser atingido.
                               Defender-se de uma arma requer mais astúcia do que defender-se de um simples soco ou chute, possibilitando reflexos instintivos diante de uma ameaça mais expressiva. A esgrima oriental, os bastões longos e curtos, os facões e lanças são constantemente aplicados como treino de um combate que exige melhor movimentação de seu praticante, dando-lhe uma incrível capacidade de movimentação em esquivas, fugas e defesas corporáis que nem sempre se tem, quando se pratica somente combate corpo a corpo! Sendo assim...Bons treinos!
                            A PRÁTICA DE UM BOM TREINO DE COMBATE REQUER  ACIMA DE TUDO, DEDICAÇÃO E CONSTANTE CONTRÔLE DA ANSIEDADE DE VENCER UMA LUTA, PARA VENCER UM COMBATE É NECESSÁRIO PENSAR COMO O OPONENTE, ANALISAR SEUS MOVIMENTOS, PERSEGUIR O ALVO ATÉ O MOMENTO EXATO DO GOLPE A SER DEFERIDO! NÃO TEMER O GOLPE APLICADO PELO ADVERSÁRIO MAS SIM, IMPEDIR QUE O MESMO VENHA A REPETIR O MESMO GOLPE DUAS VEZES...NEM SEMPRE VENCER UMA LUTA SIGNIFICA VENCER UM ADVERSÁRIO, VENCER UMA LUTA DEPENDE APENAS DE TÉCNICA APLICADA, ENQUANTO VENCER UM ADVERSÁRIO É VENCER SUAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES DIANTE DE UM PERIGO EMINENTE! 

By
Great Master James Makáo
    

sábado, 16 de junho de 2012

O WING CHUN SECRETO!

                                      Primeiramente, devo deixar claro aos meus leitores, a grande dificuldade existente no que diz respeito ao "Wing Chun" atual!
                                     São muitas as diferenças entre as "formas" praticadas de escola para escola, as "Linhagens do Wing Chun", dividem-se em três seguimentos básicos:

-Os praticantes de Wing Chun, que  desenvolvem  as formas (movimentos) criadas pela Monja Ng Mui 五梅大師 (Fundadora do estilo em 1664) estilo baseado na técnica Ching I e Pa Kua e Tai Chi Chuan (estilos do templo Siu Lun = Shaolin)  . 

2º- Os praticantes de Wing Chun que aplicam as formas baseadas no aprimoramento do estilo, por intermédio de Yim Wing Chun também escrito: Yim Wing Chun, Yim Ving Tsun ou Yim Wing Tsun (discípula direta de Ng Mui, ao qual o estilo recebeu seu nome como homenagem em 1672 aproximadamente).

3º-  Os praticantes de Wing Chun, que treinam as formas desenvolvidas pelo marido de Yim Wing Chun (Leung Bok Chau ou Leung Bok Toa) e praticante do estilo Hung Gar por muitos anos.
                                       Após perder uma luta para sua mulher, ele (Leung Bok Chau ou Leung Bok Toa)  quis aprender com ela. Mais tarde, ele mudou o nome do sistema para Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).
                                          Se formos analisar estes três critérios, poderemos perceber os seguintes princípios de aplicação do Wing Chun: 
    1º- Estilo codificado por Ng Mui, baseado pelos estilos praticados por ela no templo Shaolin ( Pa Kua- Ching I- TaiChi Chuan), que mais tarde seria chamado de Vin Tsun ou Wing Chun,  atualmente Wing Tsun Kuen! 

    2º-  Estilo com características próprias por Ng Mui, transmitido à sua discípula Yim Wing Chun... 

    3º - Após a morte de Ng Mui, Yim Wing Chun e seu marido Leung Bok Toa, criam algumas mudanças no estilo, onde outrora foi conhecido como Wing Chun Kuen !
                                          Portanto temos aqui três variações do mesmo estilo, mesmo sendo pequenas variações, elas existem e isto nenhuma escola de Wing Chun  e suas linhagens podem afirmar de forma contrária! O que veremos a seguir nesta postagem, está relacionado a um sistema de Wing Chun dificilmente praticado atualmente, este sistema é sem dúvida o mais próximo que podemos chegar ao estilo criado pela monja Ng Mui em 1664.
                                            
                         "Lei Phai Quan - SEGUINDO O PUNHO DA GARÇA " 
                                               (O Wing Chun Secreto) 
                                          É um sistema de Kung Fu tradicional que teve seu início de desenvolvimento no Tibet no ano 1400. Também conhecido como Lei Phai Quan  e quase não possui movimentos acrobáticos, sendo um estilo voltado ao combate com uso de socos, golpes de mão aberta, chutes e defesas ageis incluindo o uso de diversas armas e tecnicas de defesa pessoal através de ataques a pontos vitais, agarramento (dominação), torções de articulações, projeções! Deste estilo originou-se o Wing Chun atual, ensinado por muitas "famílias" desta técnica.
                                            Mas aí vem a pergunta: Quais as diferenças do Wing Chun Kuen ensinado na atualidade e o Wing Chun baseado no Lei Phai Quan ?  É isto que veremos a seguir...

                                   Características do  Lei Phai Quan 

                                              Esta técnica Tibetana (Kung Fu tibetano) e mais tarde assimilada pelos Templos Shaolins do Sul da China, possuia variações multiplas de técnicas de punhos, conhecidas como "Nan Lei Phai no Tibet ou Nin Lan Fay na China". Estas formas de defesa e ataque tinham como princípio 10 variações:
1- Braços que deslizam
2- Punhos que interceptam
3- Mãos que bloqueiam
4- Punhos que arrastam
5- Palmas que grudam
6- Braços que penetram
7- Mãos que enganam
8- Punhos que flutuam
9- Mão que esconde10- Punhos que torcem
                                            Esta técnica conhecida como Nin Lan Fay 林蓝凡, era a base suprema do futuro estilo criado por Ng Mui, também conhecido como estilo:
Quántóu 拳頭(Punhos)
Yīngtáo櫻桃 (cerejeira)
Ou: "Punhos da Cerejeira" -  櫻桃手柄- Yīngtáo shǒubǐng
                                             Sendo assim, o estilo criado inicialmente como "Os punhos da cerejeira (櫻桃手柄)" deraram origem ao estilo futuramente conhecido como Wing Chun". O Nin林 Lan蓝 Fay凡 (floresta toda azul)com seus 284 movimentos de punhos, braços e palmas, em um só complexo de movimentos consecutivos, foram as principais bases no desenvolvimentos de variações do Wing Chun, sendo o Nin Lan Fay, hoje pouco praticado entre as linhagens do Wing Chun, sendo apenas 6 linhagens que ainda mantém esta prática entre os movimentos do Wing Chun atualmente praticado no mundo inteiro! Esta série de movimentos foram excluidos das formas ensinadas do Wing Chun Kuen, mesmo assim, seis famílias de linhagem Wing Chun, as mantém como "princípio" básico de seus ensinamentos!
                       Já as demais escolas oriundas do Wing Chun ensinado por "Yim Wing Chun e seu marido Leung Bok Chau ou como muitos preferem,  Leung Bok Toa, este responsável pela exclusão do Nin Lan Fay, das formas ensinadas, não aplicavam mais esta série de movimentos, como era ensinado por Ng Mui, mas sim foram divididas em vários seguimentos até os dias atuais! Minha escola ainda mantém o Nin Lan Fay entre seus ensinamentos em conjunto das demais formas praticadas do Wing Chun, pois a linhagem que faço parte e represento mundialmente (Wong Li Chen), mantém estes critérios como referência a sua fundadora (Ng Mui)!

Resumo: "As três variações"

 Linhagem de Ng Mui (Matriarca do Wing Chun e praticante do estilo  Lei Phai Quan Tibetano  ).


Ng Mui

 Linhagem de Yim Wing Chun (Codificadora do estilo Wing Chun e discípula de Ng Mui).

Ng Mui e sua aluna Yim Wing Chun






 Linhagem de Leung Bok Toa ( da linhagem Leung e responsável pela "forma" atualmente praticada sem o Nin Lan Fay).

Leung Bok Toa e Yin Wing Chun (sua esposa)
1º Leung -Patriarca da linhagem que leva seu nome!



  Obs: Todos os "ramos" das linhagens do Wing Chun praticam as mesmas formas com  suas diferenciações em virtude das três variações acima citadas, explicando assim os reais motivos de tantas alterações de escola para escola!

          
            By Great Master Makáo