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quinta-feira, 14 de junho de 2012

ORIGEM DOS ESTILOS DE KUNG FU CLÁSSICO功夫

                                     Aqui nesta postagem, estou deixando relacionado "todos" os estilos considerados "Classicos" do Kung Fu, alguns "tradicionais, quase todos em sua maioria, sendo que alguns passaram por alterações no decorrer dos séculos!
                                    Faço isto, para informar aos meus leitores, quais os estilos realmente considerados "legítimos" na história do Kung fu. É bem verdade que existem muitos outros estilos, mas são considerados como sendo uma segunda linhagem dos estilos raízes que aqui menciono! Isto não significa serem "sub-estilos", mas sim, estilos codificados em uma nova linguagem dos outrora existentes...
                                      Outra grande dificuldade encontrada pelos estudiosos na arte do Kung Fu, está na dificuldade em encontrar uma relação dos Abades (Mestres), dos templos Shaolins no decorrer da história. Estes Grandes Mestres jamais devem cair no esquecimento, portanto, deixo aqui, também registrado a relação completa de todos os honoráveis mestres do Kung fu, responsáveis pelo ensino milenar de todos os estilos de Kung Fu: (segue abaixo)

Genealogia dos abades do Tempo Shaolin

DinastiaNomeData
Wei do norteBa-tuo跋陀495-520
Seng-chou僧稠520-560
Zi-yun资云Data incerta
TangZhi-cao志操-621-
Yi-jiang义奖-704-
Hui-jue慧觉-723-
Wei-ji惟济-770-
Ling-cou灵凑-791-
Cinco dinastiasXing-jun行钧880-925
Hong-tai宏泰925-?
Song ddo norteZhi-hao智浩?-1059?
Zheng-wu Xiao-yu证悟脩颙1056-1060
Guang-qing广庆1084-1087
Bao-en报恩Antes 1093
Qing-jiang清江1101-1105
Zhi-tong智通Antes 1111
Fo-deng Hui-chu佛灯惠初1111-1126
JinShan-ying Fa-he善应法和1140-1141
Zu-duan祖端1145-1160
Fa-hai法海1161-?
Zheng-wu悟鉴Cerca de 1179
Pu-zhao普照1190-1194
Xing-chong兴崇1204-1208
Xu-ming虚明1208-1212
Xi-xi Hong-xiang西溪宏相1212-1215?
Dong-lin Zhi-long东林志隆1217-1223
Guang-zhu广铸1224
Mu-an Xing-ying木庵性英1225-1233
Ru-feng De-ren乳峰德仁C.1239-1248
Xue-ting Fu-yu雪庭福裕1249-1255
Fu-an Yuan-zhao复庵园照Cerca de 1260
Yuan-ming圆明Cerca de 1270
Zu-an Hui-su足庵慧肃Cerca de 1268
Ling-yin Wen-tai灵隐文泰1273-?
Lin-zhong Zhi-tai中林智泰1282-1290
Yue-yan Yong-da月岩永达1291-1294
Huan-yuan Fu-yu还原福遇1295-1299
Yue-yan Yong-da月岩永达1300-1306
Gu-yan Pu-jiu古岩普就1313-1317
Yue-zhao Jiang-gong月照江公Cerca de 1320
Ju-an Fa-zhao菊庵法照1322-1323
Chun-zhuo Wen-cai淳拙文才1324-1329
Feng-lin Zi-gui凤林子珪1332-1335
Xi-an Yi-rang息庵义让1336-1340
Sun-an Hong-yi损庵洪益1340
Wu-wei Fa-rong无为法容1341-1343
Chun-zhuo Wen-cai淳拙文才1345-1352
Hai-yin海印Cerca de 1354
MingSong-xi Zi-ding嵩溪子定1360-1363
Song-xi Zi-ding嵩溪子定1368-1369
Song-ting Zi-yan松庭子严1369-1382
Ning-ran Zi-gai凝然子改1390-1392
Ren-shang Yi-gong仁山毅公1393-1405
Zu-an Zi-ren竹庵子忍antes 1422
Ju-kong Qi-bin俱空契斌1449-1452
Wu-fang Ke-cong无方可从1474-1483
Gui-yuan Wu-shun归源可顺1498-1499
Zhuo-an Xing-chaeng拙庵性成1483-1487
Gu-shan Ke-xian古山可仙1488-1496
Jing-an Wu-ta静庵悟榻1488-1536
Jing-an Wu-ta静庵悟榻?-1552
Gu-mei Zu-ting古梅祖庭1497- ?
Gu-mei Zu-ting古梅祖庭1501-1505
Yue-zhou Wen-zai月舟文载1510-1522
Zong-lin Yu-tang宗琳玉堂1537-1538
Zhu-dong Wu-wan竺东悟万1552-1558
Xiao-shan Zong-shu小山宗书1558-1565
Yin-shan Xian-gong隐山贤公? -1574
Huan-xiu Chang-run幻休常润1574-1579
Wu-yan Zheng-dao无言正道1592-1609
Rui-guang瑞光-1622-
Han-hui Hui-xi寒灰慧喜1624
Bi-an Hai-kuan彼岸海宽1639-?
QingBi-an Hai-kuan彼岸海宽1646-?
Chun-bai Yong-yu纯白永玉? antes. 1664
Xin-yun Qing-ning心云清宁1742-1750-?
Yuan-jin Ling-shan圆今灵山Data incerta
Xing-yuan Zhi-wu行愿智吾Data incerta
Xin-yun Qing-ning心云清宁1742-1750-?
Qing-tai Ying-shi清泰颖石Data incerta
Heng-lin恒林?-1923
Miao-xing妙兴1923-1927
Chun-pu淳朴Data incerta
Zhen-xu贞绪Data incerta
Xingzheng行正1949-1988
Yongxin永信1988-presente


                                      As informações aqui descritas tem como objetivo, divulgar a relação dos estilos, para todas as pessoas, sejam elas leigas ou praticantes, desta forma, poderão buscar maiores informações  e escolas relacionadas que realmente mantenham suas tradições, sejam no Oriente ou no Ocidente! Muitos seguidores de meu blog ao redor do mundo pediram-me esta relação, pois aí está...
                                 Estes são os estilos originais dos templos Shaolin, sejam de escolas "externas" ou "internas", do norte ou do sul. Pela dificuldade que os adeptos do Kung fu e estudiosos sentem em localizar uma relação de estilos, deixo aqui registrado tal relação! 

                                             
  
RELAÇÃO DOS ESTILOS CLÁSSICOS DE KUNG FU: 
       
Bagua zhang (八卦掌)

Baji quan (八極拳)

Bak Mei (白眉拳)

Cha quan (查拳)

Chang quan (長拳)

Chuo Jiao ()

Choy Gar (蔡家)

Choy Li Fut (蔡李佛)

Da cheng quan (大成拳)

Di tang quan (地躺拳)

Duan Quan (短拳)

E mei quan (峨嵋拳)

Fan zi quan (翻子拳)

Ng buddha (五祖拳)

Ng Pak (五形)

Fujian (福建白鶴拳)

Bai He Quan (白鶴拳)

Fu Jow Pai (虎爪派)

Fut Gar (佛家)

Gou quan (狗拳)

Kakka Kuen (客家拳)

Hap Ga (俠家)

Hou quan (猴拳)

Monkey (醉猴)

Hsing-i Ch'uan (形意拳)

Hei hu quan (黑虎拳)

Hua quan (華拳)

Hung Fut (洪佛)

Hung Ga (洪家拳)

Jing Wu Men (精武門)

Jow-Ga Kung Fu (周家)

Lama Pai (喇嘛派)

Pak Mei (豹拳)

Li Gar (李家)

Liu He BA fa Chuan (六合八法)

Long quan  (龙拳)

Luo han Quan (羅漢拳)

Mei Hua Quan (梅花拳)

Mian Quan (棉花拳擊)

Mi zong Yi (迷蹤拳)

Mok Gar (莫家拳)

 Hou quan (猴拳)

Nam Pai Chuan (南北拳)

Nan quan (南拳)

Mantis (北派螳螂拳)

Bei Shaolin (北少林)

Pao chui (炮捶)

PI gua quan (劈掛拳)

Shaolin Quan (少林拳

She quan (蛇拳

Shuai jiao (摔跤)

Nan Mantis (南派螳螂拳)

Tien Shan Pai (天山派)

Tong bei quan (通背拳)

Wing Chun (詠春 or 永春)

Wu dang quan (武當拳)

Xing y iquan (形意拳)

Yau Kung Mun (软功門)

Ying zhao quan (鷹爪拳)

Yue jia quan (岳家拳)

Yi quan (意拳; )

Zi Ran   Men (自然)
                                    Seja qual for o estilo praticado atualmente, que não esteja nesta relação, pode ser considerado como "estilo codificado" ou até mesmo  como sub-estilo, ainda poderemos encontrar estes mesmos estilos com variações de dialetos chineses, reformulados no decorrer da história, de acordo com a trajetória política ou social da China! Muitos nomes de estilos tem a sua origem no dialeto Cantonês, podendo sofrer alterações na escrita ou na pronúncia quando transferido para o Mandarim!
                                      Na história do Kung Fu fica impossível determinar quantos estilos realmente existiram, mas atualmente estão catalogados 300 estilos praticados na China e fora dela! Estes estilos que não constam nesta relação, possuem a credibilidade como "estilos mistos, estilos herdeiros ou ramificados", nem por isto são considerados "falsos" mas não são considerados tradicionais ou clássicos".

By
Great MasterJames Makáo詹姆斯








埃斯特博客鬥爭報一個忙做功夫少林積分





domingo, 10 de junho de 2012

Termos usados no Wing Chun...


Termos usados nas escolas de Wing Chun:
Wing Chun- Kung Fu Quan 咏春拳 功夫. Parece natural começar por analisar o nome da arte marcial que praticamos:
(Os termos variam de acordo com o dialéto chinês empregado)
咏: linda - canto- tempo - eterna [Wing]
春: Primavera [chun]
拳: punho, boxe [Kuen-Chuen-Chuan- Quan]
功夫: O termo kung fu [Gong fu] é um conjunto de atividades, que representa a habilidade humana em uma determinada ação ou podemos assim dizer,"homem Hábil"


 Formas:

Sin lim Tao -pequena grande idéia .
A transcrição chinesa de Sin lim Tao é 小念头.
小: pequeno - jovem [Shao - Sin]
念: conceito, idéia [lim- lam - lin]
头: forma - grande - universal [tao]


Sin Lin Tao

Chiu Kiu.
Chiu Kiu está escrito 寻桥 ou chinês simplificado

寻: pesquisa- Atravessando [xun- Chiu - Siu]
桥: ponte [Qiao - kiu]



Siu Kiu


Nin Lan Fay - ( Todos os punhos dos 4 monges - dos 16 Mestres e dos 32 alunos).
Técnica usada entre poucas famílias do Wing Chun (total 6 famílias atuais ao redor do mundo).


Nin Lan Fay

Biu Gee.
Biu Gee está escrito 镖指.

镖: lançar, forma de lança- alongart [biu]
指: dedos - pontas [zhǐ - Jií - Gee ]




Chi sau 粘手. Não é forma mas, um exercício.
粘: pegajoso - aderente [chi]
手: braços - mãos [shou - Sau - Sao]




Nenhuma surpresa aqui, Chi Sau significa mãos pegajosas ou braços aderentes

Tan sao 摊手
摊手: mão desdobramento, que dispersa [tan shou]

Huen sao 圆 手

圆 手: a mão que transforma [yuan shou]

Wu sao 护 手

护 手: a mão que protege [shou hu]

Jet ( Chi sau) sao 窒 手

窒 手: a mão que tamancos [zhi shou]

Fuk sao 伏 手

伏 手: a mão que se dobra [Fu Shou]

Pak (sau) sao 拍手

拍手: a mão impressionante (bofetada) [pai shou]

Gum sao 沉 手

沉 手: mão fluindo, o que reduz [Chen Shou]

Garn São 耕 手

耕 手: arado de mão, cavando [geng shou]

Bong sao  膀 手

膀asa média de um pássaro
膀手pode resultar na mão asa [estrondo shou]

Lap sau 拉手

拉手: a mão que puxa o [shou]

Obs: Wing Chun, escrito também Ving Tsun, Wing Tsun, Win Tzun ou Ving Chun; dependendo da escola ou organização que o ensine ou deéndendo do dialéto chinês empregado.

Símbolo do Wing Chun:

 A flor de ameixeira é tida não só como o símbolo do sistema assim como de toda a China devido primeiramente ás suas cinco pétalas, que simbolizam os cinco povos que formaram a china (Han, Tibetanos, Mongóis, Mulçumanos e Hindus ), a sua cor avermelhada remete á tempos antigos onde era atribuída aos heróis lendários chineses, verdadeiros espadachins errantes que vagavam pela china lutando contra a tirania e as invasões bárbaras. Notou-se que a flor de ameixeira desabrochava no rigor do inverno chinês (diga-se de passagem, onde se faz um frio extenuante e neva em demasia)...

By
Great Master James Makáo - 9º Level - Brazil
Lignage: Great Master (Wong) Li Chen and Great Master Chen Lo   
International Wing Chun Organization Brazilian School (詠春學社)
President:International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Style (1990)
                                           Great Master James Makáo

                                    mestremakao@hotmail.com


sexta-feira, 8 de junho de 2012

NINJAS 忍者 ou SHIONOBI 忍び - A ARTE DAS SOMBRAS



                                             Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás.
                                           As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês) e assassinos de aluguel. Mas aí vem a pergunta: Quem foram estes homens dotados de conhecimentos marciais, que tornaram-se mitos na arte da camuflagem, dos venenos mortais e das armas? Como surgiram? É isto que iremos  conhecer nesta postagem, deixo claro, que todas as informações aqui contidas, vem de uma série de pesquisas e metodologia marcial histórica, onde cada informação a respeito do assunto, exigiu profunda análise de fatos, onde deveria se separar fatos e mitos... que resultou esta postagem com o título:

                                             Ninja 忍者 OU shinobi 忍び- 
                                       A arte  das Sombras...


                                          Provavelmente há 800 anos atrás, no extremo Oriente, eles representavam o perigo mais aterrador que um homem pudesse encontrar em seu caminho, estar diante de um "ninja" era sinônimo de morte, por maior que fosse a perícia técnica de um lutador, seria muito dificil escapar das artimanhas bem planejadas de um ninja, que para atingir seu objetivo, não media esforços e nem mesmo buscava colocar-se diante de seu oponente, poderia atacar em qualquer condição e a qualquer momento...De preferência, sem que pudessem reagir ao ataque dos ninjas, agiam nas sombras das árvores, arbustos, nas águas ou nos telhados, esperando o momento certo para atacar!
                          A origem do ninja é obscura e difícil de determinar, mas presume-se que ocorreu por volta do século XIV. No entanto, os antecedentes do ninjas podem ter existido tão cedo quanto o Heian e no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos para detalhar as atividades do ninja. A palavra shinobi não existia para descrever um ninja como agente até o século XV, Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa, os ninjas caíram novamente no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, manuais como o Bansenshukai (1676), muitas vezes centrados em torno da filosofia militar da China, apareceram em número significativo. Estes escritos revelaram uma variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. As palavras Ninjutsu e Ninjitsu mais tarde viriam a descrever uma grande variedade de práticas relacionadas A imagem do ninja entrou na cultura popular com os ninjas modernos!

                               A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpo (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios basilares.
                              As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana(espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo (utilizando-se do tronco todo como força-motriz, ao invés de apenas os braços, como faziam os samurais), um ocultamento e transporte mais fáceis. Porém nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a Shinobi katana uma arma também muito popular na época.
                               Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizado para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça Kemuridama para facilitar suas fugas.
Shurikens, as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.
                                Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como Espião. Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características delas, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento normal junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento especial na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de Veneno e usavam o Tesen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas.
                               Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações secretas de que precisavam. Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários.
                               Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade (na verdade, da camuflagem), luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com corrente e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas especiais de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
                             Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra 1939-1945.
                                    As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técnicas tendo como origem os monastérios do Tibet, desenvolvendo-se por completo nos Templos Shaolin na China.                           " Os Ninjas possuem uma resistência ao frio e a dor, era prodigiosa sua capacidade de auto cura (chi Kung). Sua coragem era superior ao do samurai. O ninja antigo, sem dúvida não considerava desonroso fugir, porque assim teria uma segunda oportunidade para atacar. O que importava era cumprir a sua missão. Se era capturado preferia se suicidar, não porque não dava valor a vida, mas porque sabia que seria submetido a torturas das mais cruéis para delatar suas famílias. Por isso não duvidavam em se suicidar, pela honra da sobrevivência de sua espécie".                                             Em Japonês, Nin-jutsu se escreve com dois ideogramas. Nin que significa natureza da arte e Jutsu a técnica. O ideograma Nin é ele mesmo formado por dois caracteres. O superior que significa "lagrimas". O inferior "coração". O Conjunto significa " O caminho do coração", mas também resistência e perseverança. No pensamento ocidental, poderíamos traduzir esses ideograma por "enfrentar com o espírito a ameaça do inimigo". Eventualmente driblar essa ameaça". Abaixo a relação de técnicas praticadas pelo ninja desde a tenra idade dos 8 anos de idade, crianças  sem família, sem uma história  ou um passado, eram na maioria das vezes, as principais escolhas das sociedades ninjas, eram treinadas emocionalmente, sendo frios e por desconhecerem a relação familiar em suas vidas, pouco sofriam na hora de agir!  
                            
  • Seishin-teki kyōkō (refinamento espiritual)
  • Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
  • Kenjutsu (luta com espada)
  • Bōjutsu (luta com cajado)
  • Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
  • Sōjutsu (luta com lança)
  • Naginatajutsu (luta com naginata)
  • Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
  • Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
  • Hensōjutsu (disfarce)
  • Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
  • Bajutsu (equitação)
  • Sui-ren (treinamento aquático)
  • Bōryaku (tática)
  • Chōhō (espionagem)
  • Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
  • Tenmon (meteorologia)
  • Chi-mon (geografia)
  • Idiomas, pelo menos os Orientais e o Inglês
  • Chi lung chinês
  • Uma ou duas técnicas de Kung Fu chinês
  • Qi Bhay- técnica de aparentar a morte.
  • Yo Shu- A arte de imitar o son dos animais
  • Ho Shi- A arte deda transmutação
VESTIMENTA ANTIGA DOS  NINJAS CHINESES -JAPONESES E COREANOS:

                                            
                          Raramente encontramos indícios históricos com referências que possam ser levados a sério e que sejam fontes críveis ao ponto de permitir maiores estudos a respeito, bem verdade, que a arte ninja é reconhecidamente uma "Instituição Secreta" ou uma "Ordem" espalhada pelo mundo inteiro, os verdadeiros ninjas não são vistos ou reconhecidos junto a sociedade em que vivemos, um ninja prefere a morte do que afirmar a quem quer que seja, a sua vida dupla!
                           Um ninja, pode ser um empresário ou operário, um político ou mesmo um sacerdote, eles se infiltram na sociedade atual, como meros cidadãos, jamais revelam suas identidades, seja qual for o motivo, suas identidades jamais são reveladas!
                           Mas não posso deixar de tocar no assunto que se refere as normas e preceitos da arte ninja, mais que meros assassinos como muitos leigos afirmam, a arte dos ninjas possui um código de honra, como todas as artes marciais, muitos estudiosos e conhecedores desta arte se omitem em afirmar tais conceitos, seja por medo ou por "lei do silêncio", mas a verdade é que esta arte é fruto da mais profunda busca do conhecimento, o Seishin-teki kyōkō para a arte ninja japonesa ou Qi Tai Tse Gung para os ninjas chineses (refinamento espiritual), possui extrema importância para o praticante desta arte das sombras, como havia citado anteriormente, muitas "ordens ninjas", buscam ingressar em seu meio, crianças na mais tenra idade, para ensiná-los, prepará-los como membros de um clã, até atingia a idade adulta, tornando-os verdadeiros mestres em sua arte, a única família que conhecem são seus colegas e mestres, vivendo por quase duas décadas em regime quase monásquico, estudam arte,  música, literatrura universal, técnicas multiplas de meditação, muitos são conhecedores de anatomia, química e história das artes marciais...O preparo é sem limites, após sairem de suas "Ordens", assumem cargos e profissões que passam despercebidos a sociedade que os cercam, vivem uma vida semelhante a qualquer cidadão, mas estarão sempre a disposição de seus "Clãs" caso sejam necessários em qualquer parte do mundo! Muitas fontes afirmam que prestam serviços a governos de diversas partes do mundo, seja na atribuição de espiões ou mesmo prestar serviços de caças à terroristas em países diversos! Muitos afirmam que estas "Ordens" prestam serviços a muitos países, mas jamais criando qualquer vínculo político ou social!


                                       Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, um deles o japão, onde a Arte Marcial que praticavam deu origem a varias outras artes, o ninjutsu foi uma destas, monges residentes nas montanhas das regiões de Iga e Koga tiveram contatos com Ronins que lá constituíram família, Da mistura do Kempo Chinês (Kung Fu) e das Artes Samurais, nasceu o que hoje conhece como Ninja, que seguiam um código de conduta diferente dos Samurais
A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.
Kyoketsu Shoge: Similar a kusarigama, corrente e arco metálico.
Shuriken: Estrela de arremesso
Shaken: Dardo de arremesso.
Bo: Bastão longo (1,8 metros).
Hanbo: Bastão curto (0,90 metro).
Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
Te yari: Lança pequena com gancho.
Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.
Naginata: Bastão com facão (Alabarda).
Kama yari: Bastão longo com foice.
Yumi ya - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).
Fukiya: Zarabatana
Sai: Tridente (Utilizado para lutar contra espada).
Tonfa:Arma de madeira usada por agricultores para defesa.
Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
Shikomi Zue: Cajado de madeira com espada camuflada.
Shinobi Zue: Bastão com corrente camuflada.
Tessen: Leque metálico (utilizado por mulheres)
Tetsubishi: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição.
Kaginawa: Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.
Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.
Kunai: Era um tipo de shuriken, uma lâmina de ferro usada para arremessar e as vezes
escalar.
Nunchaku: Dois bastões ligados por corrente/corda.


Hierarquia Ninja:
Escolas externas orientais do Japão/China.
Gennin/ Ho Fan (下忍) Chuunin/ Si Joe (中忍) Tokubetsu Jounnin/ C'han Tsu (上忍下) Jounnin/ mah chuan (上忍) ANBU/ Sai Ch'an Tsé  (暗殺戦術特殊部隊) Nukenin/ Bo Hö Kuen (抜け忍) Oinin/ Ta Mei (追い忍)

                   "Enfim,  o Ninja é mais uma personalidade inigmática das artes marciais, para muitos um simples mito ou lenda, para outros um membro de uma Organização Criminosa Internacional, ao meu ver, "herdeiros" da mistica "Ordem das Sombras".
HOMI-TAO- HÖ!

By
Great Master Makáo.





sábado, 2 de junho de 2012

Shaolin do Norte e Shaolin do Sul e suas diferenças!

                                     
                         Venerable Shi Haikuan- Atual comando do Templo Shaolin

                                    De uma forma geral, cada estilo foi desenvolvido de acordo com as condições geográficas do norte e sul da China.
                                      A parte norte da China é uma região montanhosa desta forma, com difícil condição de mobilidade , por isso o uso das pernas no Shaolin do Norte é mais acentuado. Ter uma base sólida com pernas fortes e resistentes. No sul da china se cultivam os arrozais, que são campos alagados, onde as pessoas tinham que se equilibrar em cima das barcas.
                                     Por isso o uso acentuado dos braços, com ataques rápidos e fortes.Lembrando que os dois estilos tem movimentos que envolvem o uso de pernas e braços, mas cada um com suas características específicas, ambos frutos de desenvolvimento dos monges de diversos templos espalhados por toda a China.
world heritage - shaolin
           Imagem real dos monges Shaolins da atualidade
                                        A própria tradição shaolin divide as escolas em duas: -A do norte e a do sul . Todos os chineses conhecem as expressões PERNA DO NORTE, PUNHO DO SUL, distinção fundamental entre as duas grandes correntes.


                           Entrada do Templo Shaolin
                                       O norte da China é a parte do País das grandes planícies onduladas onde as pessoas estão habituadas a percorrer a pé ou a cavalo longas distâncias. Essa necessidade foi em parte responsável pelo desenvolvimento das pernas dos homens que passaram a usar esses membros como arma de ataque ou defesa.

                                        Já o sul da China é recortado por imensa rede de recursos de água ao longo dos quais vive a população. A prática do remo e da pesca acabou por desenvolver os músculos dos braços e dos punhos, o que levou muitos homens a fazer dessa parte do corpo suas armas principais.
                                        O Shaolin do Norte mantém como base as 10 mãos de Shaolin do Sul e conta com formas e técnicas adicionais como Luo Han, Liu He, Zha Quan, Tan Tui e outras. As 10 mãos de Shaolin preserva a arte marcial do Tempo Shaolin, unindo eficácia e beleza nos movimentos.          
                                    Estão divididas em 10 formas de mãos, cinco curtas e cinco longas.Vin Tsun( Wing Chun), Baak Mei (Pak Mei), Hung Gar e outros sistemas de Kung Fu, todos fazem referência ao incêndio do Templo Shaolin em suas tradições. A maioria dessas lendas não faz distinção entre os Templos Shaolin do Norte e Sul.         Membros sobreviventes espalharam através das províncias do Sul as técnicas dos templos destruidos. Para os leigos, atualmante, existe somente alguns estilos em evidência, mas na época do incêndio muitos estilos Sulinos foram desenvolvidos em diferentes partes da China,  um exemplo disto é o estilo de Wing Chun, na verdade existem 3 ramificações deste estilo: o Wing Chun Tong, como o Chi Sim Weng Chun Kuen e o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
                                        Estas variações ocorrem exatamente ao fato de um ser praticado no Templo antes de ser destruido (Wing Chun Tong  praticado por Ng Mui 吴梅大師), outro (Chi Sim Weng Chun Kuen após a destruição praticado e reformulado por Yn Wing Chun 严咏春 - discípula da Mestra Ng Mui).Por último, as variações(Hung Fa Yi Wing Chun Kuen) decorrentes dos ensinamentos transmitidos  pelos seus discípulos, entre estes, o renomado Dr.Leung Jan 梁贊.
                                         As 2 últimas técnicas acima mencionadas são variantes do  estilo "Wing Chun Tong" criada por Ng Mui "A monja".
                                         Sendo que a primeira é do templo Shaolin do Sul, a segunda considerada externa da região Central da China e por fim a ultima que foi difundidapela China inteira! Poucas sãos as variações, mas cada qual desenvolveu seu próprio método de técnica de punhos do Sul!
                                          Da mesma forma que o "Wing Chun" , outros estilos tiveram diversas variações em função das mudanças ocasionadas pela destruição de alguns templos, outros estilos simplismente se apagaram no tempo, perdendo-se simplismente  nos caminhos da história!

Obs:-Termos chineses para ambos os métodos de Kung Fu 功夫!

Bei Shaolin  ou Bak Sil Lum (Shaolin do Norte - 北少林)

Nan Shaolin (Shaolin do Sul - 南北少林).

O termo Shaolin Quan ( 少林拳) Que representa todos os métodos ensinados pelos monges Shaolins, sejam dos templos do Norte ou do Sul!
O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros.
                                         O estilo Shaolin e seus métodos são compostos por mais de 300 formas de mão, sendo que aproximadamente 192 estilos são técnicas do Sul e 108 são técnicas do Norte!


Venerável Mestre Shaolin Shi Haikuan, atual mentor do Templo Shaolin, ser de maior expressão entre todas as escolas de kung fu no mundo, onde todos os estilos, Grão Mestres, Mestres, discípulos e alunos praticantes devem acima de tudo reverenciar como a imagem viva da história, filosofia nas artes marciais!

By
Great master Makáo - Nan Shaolin (Shaolin do Sul - 南北少林).
                      Wing Chun and Kak Kan Chun Style
                 América do Sul  -   Brasil    -   Paraná   -   Curitiba 
                                 mestremakao@hotmail.com