Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Wing Chun - Seus princípios Básicos




                                        o Wing Chun pode ser considerado um dos estilos de Kung Fu mais eficientes nas técnicas de defesa com os punhos, sua supremacia está em manter como base, o princípio de ângulos de defesa bem elaborados, de tal forma que os braços agem como "dupla hélice", criando de certa forma, um escudo de defesa e de ataque simultâneo. Muitos livros sobre Wing Chun tentam demonstrar alguns movimentos técnicos (Sin Lin Tao- Bill Gee - Lap Sao...Etc), mas o principal é o fato que a dinâmica dos movimentos do Wing Chun, propõe ao praticante manter sua conduta o mais próximo possivel de seus movimentos naturais, evitando posturas que inflijam a dinâmica de movimento e obriguem ações forçadas...
                                          WING CHUN é acima de tudo a quebra de algumas convenções praticadas por muitas artes marciais, que determinam ao praticante, posturas com "bases" extremamente desconfortantes e de dificil mobilidade na hora de um contato corporal ou combate. Para que se possa compreender de forma mais simples o Wing Chun, sem buscar designações e termos técnicos, será preciso mapear algumas de suas característica de origem:
- Este estilo como todos sabem, foi criado por uma mulher (Ng Mui), só este fator, por si só torna-o especial. Sua criadora buscou movimentos simples e ordenados que pudessem enfrentar homens troculentos, pesados ou  extremamente hábeis na arte da luta...Para isto, precisava criar movimentos que pudessem sobrepujar a força masculina e ao mesmo tempo obtivesse êxito em seus ataques! Assim nascia a arte do WING CHUN".´

 - É dificil para muitos, imaginar uma mulher sendo capaz de enfrentar um homem expecialista na arte da luta, seja pelo seu preparo físico ou pela sua força, mas acreditem, isto é possivel quando praticado o Wing Chun de forma correta. O principal princípio que possibilita tal façanha é a pratica de movimentos de "pêndulos e esquivas", tal como no boxe, o Wing Chun criado por Ng Mui, estabelece em sua técnica, variações de movimentos de quadril, de ombros e pernas, que irão agir como um bambú, que se molda ao vento, não criando resistência ao ataque, mas sim, movimentando-se em um eixo de gravidade que lhe possibilite afastar-se por pouco centímetros, de golpes que venha a sofrer. Não como um movimento de fuga ao ataque, mas acompanhando o movimento do golpe agressor, como um bambú ou uma folha de árvore planando ao vento...

 -  Uma das grandes características do Wing Chun é relacionada a sua incrível qualidade de não "bater de frente" com um golpe que venha em sua direção, seus bloqueios circulares buscam "desviar" a direção dos golpes, sem gerar perda de energia com movimentos  bruscos e de impácto, pois nestes casos, uma mulher fatalmente sofreria lesões na defesa, para isto Ng Mui valeu-se do princípio dos "braços deslizantes e braços aderentes". Na técnica dos braços deslizantes, o praticante age como se tivesse passado óleo nos braços, tenta "escorregar" o ataque do oponente ao invés de impactár o golpe com movimentos que exijam força de bloqueio. Já nos braços aderentes, o objetivo principal do praticante do Wing Chun vai "absorver" o impácto de um golpe (soco ou chutes), como se estivesse usando uma luva de beisebol, que recebe uma bola ´rapida e com grande força de arremesso, a luva em questão seria a mão que se fecha diante do impácto, curvando-se para dentro, absorvendo a maior força do movimento de ataque, flexível projeta-se com o golpe ao invés de enfrentar a ação por meio de rigidez ou força contrária!


- Os braços do Wing Chun, como eu havia dito antes, agem como duas hélices, que hora giram para a mesma direção, hora giram em direções contrárias, na maioria das vezes, estes movimentos ocorrem "do cotovelo até as mãos" , mantendo os ombros e braços colados ao corpo, desta forma o centro do corpo fica amparado pelo bloqueio giratório do antebraço, enquanto as laterais do corpo (costelas, quadril e cintura), ficam protegidos pelo ombro, braços (bícipes e trícepes e cotovelos). Sem dúvida o Wing Chun, por se tratar de um estilo "feminino", porém não menos eficiente que os demais estilos masculinos, aborda em sua técnica  a necessidade de ampliar os golpes de "velocidade" para compensar a menor força de impácto de um golpe feminino em um ataque, sendo assim Ng Mui propõe em sua TÉCNICA, variações de socos consecutivos, dois, três, quatro até mesmo cinco socos, um atrás do outro, na mesma direção e no mesmo alvo de ataque, para isto, os socos consecutivos devem ter a mesma velocidade que "um soco" do oponente! Velocidade, precisão nos golpes e mobilidade no ataque e na defesa de forma simultânea, são os principais quesitos do Wing Chun para seus praticantes.
- O praticante de Wing Chun deve levar em consideração os seguintes principios na prática desta modalidade de arte marcial:
(a)- Nenhuma articulação do corpo deve se manter rígida, ao contrário, deve manter-se flexivel e em ângulo, comumente chamado no Wing Chun de "triangulação", sendo assim, jamais veremos um praticante deste estilo com braços ou pernas totalmente esticados ou retesados, salvo em golpes que exijam joelhadas ou cotoveladas...
(b)- Por se tratar de uma técnica feminina de defesa, todos os golpes aplicados buscam acima de tudo, atingir partes consideradas "moles" do corpo humanos (garganta- nariz- olhos- orgãos digestivos - orgãos genitais - boca- orelhas -rins - baço - tendões e articulações), evitando gastar golpes em áreas protegidas por musculaturas, caso o faça, devem ter como objetivo atingir "entre os músculos" e não diretamente neles!
(c) - Para o Wing Chun o mais importante é evitar um contra-ataque, para isto, seus golpes de ataque são aplicados no mesmo momento em que se vê obrigado a elaborar uma defesa, nunca aplicar a defesa e depois o ataque, mas sempre  que possível ao mesmo tempo e de forma consecutiva, aplicar no mínimo 3 golpes de ataque no corpo do oponente para cada defesa efetuada!
(d) - Todo praticante de Wing Chun deve eliminar conceitos, de golpes que buscam a "força" como princípio, pois a potência dos punhos do Wing Chun prezam a agilidade e mobilidade contínua, "como um rio que corre continuamente sem paradas, levando tudo que está a sua frente". A força é restrita somente no momento do impácto de um determinado golpe, não antes...Fluir como água! (Frase de Bruce Lee).



(e)- A prática do Wing Chun requer um constante trabalho de (espelhamento) junto ao oponente em combate, sendo assim, o praticante deve desenvolver a percepção do movimento do adversário e aplicar seus golpes de tal forma, que seus movimentos interajam paralelamente e na  direção contrária aos golpes aplicados pelo seu adversário! Mobilidade e harmonia flexível as mudanças impostas pelo movimento do oponente, esta é a regra, "jamais" se movimentar sem necessidade! Um alvo aparentemente parado parece ser fácil de ser atingido, engano!!! uma serpente naja  desmistifica este princípio!  

                           
(f)- As pernas e chutes do Wing Chun, possuem um papel importante em bloqueios de meia cintura, bloqueios de chutes e movimentam-se sempre  em meia lua, seja para frente, para trás ou para os lados! A movimentação deve ser flexível como se estivesse apenas caminhando, evitando posturas rígidas ou com bases que fogem a regularidade de um passo normal! Resumidamente podemos afirmar que o Wing Chun "anda ou caminha" quando outras artes, se raizam no chão, para que possamos analisar tal princípio, imaginemos  uma pessoa andando em uma "corda bamba", seria impossivel manter-se em equilíbrio caso as pernas não obtivessem uma flexibilidade ou se mantivesse com as pernas rígidas, nem mesmo as pernas poderiam dar a devida sustentabilidade caso os passos fossem longos, assim é o Wing Chun, passos curtos, pernas flexíveis nas articulações, moldando-se as variações como se estivesse em uma corda bamba! Isto define este estilo; simplicadade nos golpes, respeito pela simetria de movimentos,  leveza e velocidade mesclada com objetividade e precisão!
Isto é WING CHUN!!!



By
Great Master James Makáo of Wing Chun and Kak Kan Chun    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.