Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 2 de junho de 2012

Shaolin do Norte e Shaolin do Sul e suas diferenças!

                                     
                         Venerable Shi Haikuan- Atual comando do Templo Shaolin

                                    De uma forma geral, cada estilo foi desenvolvido de acordo com as condições geográficas do norte e sul da China.
                                      A parte norte da China é uma região montanhosa desta forma, com difícil condição de mobilidade , por isso o uso das pernas no Shaolin do Norte é mais acentuado. Ter uma base sólida com pernas fortes e resistentes. No sul da china se cultivam os arrozais, que são campos alagados, onde as pessoas tinham que se equilibrar em cima das barcas.
                                     Por isso o uso acentuado dos braços, com ataques rápidos e fortes.Lembrando que os dois estilos tem movimentos que envolvem o uso de pernas e braços, mas cada um com suas características específicas, ambos frutos de desenvolvimento dos monges de diversos templos espalhados por toda a China.
world heritage - shaolin
           Imagem real dos monges Shaolins da atualidade
                                        A própria tradição shaolin divide as escolas em duas: -A do norte e a do sul . Todos os chineses conhecem as expressões PERNA DO NORTE, PUNHO DO SUL, distinção fundamental entre as duas grandes correntes.


                           Entrada do Templo Shaolin
                                       O norte da China é a parte do País das grandes planícies onduladas onde as pessoas estão habituadas a percorrer a pé ou a cavalo longas distâncias. Essa necessidade foi em parte responsável pelo desenvolvimento das pernas dos homens que passaram a usar esses membros como arma de ataque ou defesa.

                                        Já o sul da China é recortado por imensa rede de recursos de água ao longo dos quais vive a população. A prática do remo e da pesca acabou por desenvolver os músculos dos braços e dos punhos, o que levou muitos homens a fazer dessa parte do corpo suas armas principais.
                                        O Shaolin do Norte mantém como base as 10 mãos de Shaolin do Sul e conta com formas e técnicas adicionais como Luo Han, Liu He, Zha Quan, Tan Tui e outras. As 10 mãos de Shaolin preserva a arte marcial do Tempo Shaolin, unindo eficácia e beleza nos movimentos.          
                                    Estão divididas em 10 formas de mãos, cinco curtas e cinco longas.Vin Tsun( Wing Chun), Baak Mei (Pak Mei), Hung Gar e outros sistemas de Kung Fu, todos fazem referência ao incêndio do Templo Shaolin em suas tradições. A maioria dessas lendas não faz distinção entre os Templos Shaolin do Norte e Sul.         Membros sobreviventes espalharam através das províncias do Sul as técnicas dos templos destruidos. Para os leigos, atualmante, existe somente alguns estilos em evidência, mas na época do incêndio muitos estilos Sulinos foram desenvolvidos em diferentes partes da China,  um exemplo disto é o estilo de Wing Chun, na verdade existem 3 ramificações deste estilo: o Wing Chun Tong, como o Chi Sim Weng Chun Kuen e o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
                                        Estas variações ocorrem exatamente ao fato de um ser praticado no Templo antes de ser destruido (Wing Chun Tong  praticado por Ng Mui 吴梅大師), outro (Chi Sim Weng Chun Kuen após a destruição praticado e reformulado por Yn Wing Chun 严咏春 - discípula da Mestra Ng Mui).Por último, as variações(Hung Fa Yi Wing Chun Kuen) decorrentes dos ensinamentos transmitidos  pelos seus discípulos, entre estes, o renomado Dr.Leung Jan 梁贊.
                                         As 2 últimas técnicas acima mencionadas são variantes do  estilo "Wing Chun Tong" criada por Ng Mui "A monja".
                                         Sendo que a primeira é do templo Shaolin do Sul, a segunda considerada externa da região Central da China e por fim a ultima que foi difundidapela China inteira! Poucas sãos as variações, mas cada qual desenvolveu seu próprio método de técnica de punhos do Sul!
                                          Da mesma forma que o "Wing Chun" , outros estilos tiveram diversas variações em função das mudanças ocasionadas pela destruição de alguns templos, outros estilos simplismente se apagaram no tempo, perdendo-se simplismente  nos caminhos da história!

Obs:-Termos chineses para ambos os métodos de Kung Fu 功夫!

Bei Shaolin  ou Bak Sil Lum (Shaolin do Norte - 北少林)

Nan Shaolin (Shaolin do Sul - 南北少林).

O termo Shaolin Quan ( 少林拳) Que representa todos os métodos ensinados pelos monges Shaolins, sejam dos templos do Norte ou do Sul!
O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros.
                                         O estilo Shaolin e seus métodos são compostos por mais de 300 formas de mão, sendo que aproximadamente 192 estilos são técnicas do Sul e 108 são técnicas do Norte!


Venerável Mestre Shaolin Shi Haikuan, atual mentor do Templo Shaolin, ser de maior expressão entre todas as escolas de kung fu no mundo, onde todos os estilos, Grão Mestres, Mestres, discípulos e alunos praticantes devem acima de tudo reverenciar como a imagem viva da história, filosofia nas artes marciais!

By
Great master Makáo - Nan Shaolin (Shaolin do Sul - 南北少林).
                      Wing Chun and Kak Kan Chun Style
                 América do Sul  -   Brasil    -   Paraná   -   Curitiba 
                                 mestremakao@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.